Experimente as receitas de St. Martin’s rolls e celebre esta festa com os seus mais próximos e queridos.
Ficará definitivamente encantado com esta pastelaria e terá todo o gosto em voltar a ela todos os anos nessa altura do ano.
Afinal, celebramos São Martinho principalmente com comida e bebida, então com certeza você não passará fome.
Rolinhos clássicos de St. Martin
Que melhor maneira de comemorar um feriado ou evento festivo do que com boa comida? Esta massa tem o seu sabor e consistência característicos e vale mesmo a pena. Afinal, esse feriado também está associado às receitas de ganso assado , que não podem faltar no cardápio.
Ingredientes:
- 200 ml de leite integral
- 1 saco de fermento instantâneo
- 250 g de farinha de trigo
- 250 g de farinha semi-grossa
- 35 g de açúcar granulado
- 3g de sal marinho fino
- 3 ovos
- 100 g de manteiga amolecida
Terminar:
- 100 g de manteiga derretida
- 2 gemas
- 100 g de açúcar mascavo
Método:
- Aqueça o leite, acrescente o açúcar, o fermento seco, um pouco de farinha e deixe o fermento crescer.
- Peneire as duas farinhas, sal, ovos, manteiga amolecida e, finalmente, o fermento pronto em uma tigela. Sove a massa até ficar macia e pegajosa, que é a consistência certa.
- Forme uma bola com a massa pronta e coloque-a em uma tigela de vidro untada com óleo. Deixe crescer até a massa dobrar de tamanho.
- Pré-aqueça o forno a 200 graus e prepare assadeiras.
- Abra a massa com uma espessura de cerca de 3 mm e corte-a em quadrados do mesmo tamanho, cerca de 12×12 cm. Deve haver 16 deles de todo o prato.
- Torça/enrole e modele como um rolo. Coloque-os todos em uma assadeira forrada com papel manteiga e pincele com manteiga derretida.
- Polvilhe com açúcar grosso e leve ao forno pré-aquecido. Deixe assar por cerca de 15-20 minutos. Se assar muito rápido, reduza a temperatura para 180°C.
- Coloque os rolos acabados em uma gradinha e deixe esfriar. Eles ficam perfeitos com manteiga e uma boa marmelada.

Rolinhos de St. Martin recheados com nozes e sementes de papoula
A comida tradicional é o já referido ganso, por vezes também pato, com o doce perfeito na forma de pastéis recheados. Existem dois tipos de recheio para escolher.
Ingredientes:
Massa:
- 100 g de fermento ativo
- 450 g de farinha de trigo comum
- 1 ovo de tamanho médio
- 160 gr de manteiga
- 160 ml de leite
- 8g de sal
- 85 g de açúcar granulado
- 2 colheres de sopa de vinho branco (se não tivermos, podemos substituir por rum)
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- Manteiga derretida para barrar
Recheio de papoula:
- 110 g de sementes de papoula moídas
- 20g de manteiga
- 20g de açúcar
- 2 colheres de compota de fruta
- 2 colheres de rum
- 1/2 colher de chá de tempero de abóbora
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de raspas de limão
- 1 colher de chá de suco de limão
Recheio de Nozes:
- 150 g de nozes moídas
- 40g de açúcar
- 1 colher de mel
- 2 colheres de rum
- 3 colheres de leite
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 colher de chá de suco de limão
Método:
- Começamos preparando os dois recheios. Coloque as sementes de papoula moídas, o leite e o açúcar na panela e cozinhe até a mistura ficar firme. Em seguida, deixe esfriar e misture os outros ingredientes.
- Para o recheio de nozes, coloque todos os ingredientes em uma panela e cozinhe até engrossar, mexendo sempre.
- Misture o fermento, a farinha, os ovos, o leite, o açúcar, o sal, o vinho/rum e o extrato. Processe, adicione a manteiga amolecida e amasse até a massa ficar lisa, macia e elástica.
- Coloque em uma tigela, cubra com um pano e deixe descansar na geladeira. Pela manhã, retire da geladeira e deixe crescer em temperatura ambiente até dobrar de tamanho.
- Divida a massa crescida em duas partes e enrole cada uma em uma panqueca em forma de círculo de 30 cm. Corte 8 triângulos iguais com uma faca, faca ou cortador de pizza.
- Coloque uma colher de recheio de sementes de papoula nos primeiros oito pedaços de massa e recheio de nozes nos segundos oito pedaços. Enrolamos cada rolo do ponto mais largo até a ponta e moldamos em uma ferradura.
- Coloque os rolos prontos em assadeiras e deixe-os crescer novamente. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 210 graus. Adicione os rolinhos e asse por 10 minutos. Em seguida, reduza a temperatura para 180°C e asse até dourar.
- Pincele os pãezinhos quentes com manteiga derretida e coloque-os na grade da cozinha para esfriar. Depois basta adoçar com açúcar de confeiteiro e podemos servir.

ferraduras fermentadas
Massa de fermento simples e deliciosos pãezinhos de St. Martin feitos com ela são uma parte indispensável da panificação festiva. Eles têm uma consistência fina, são macios e são adequados para o chá da tarde, mas também para o café da manhã com café.
Ingredientes:
- 500 g de farinha simples
- 30 g de fermento
- 250 ml de leite integral morno
- 1 ovo
- 80 g de açúcar granulado
- 2 colheres de chá de açúcar de baunilha
- 60 g de manteiga sem sal amolecida
- Uma pitada de sal marinho fino
- 1 colher de sopa de rum
- 1 colher de sopa de casca de limão ralada de um limão não tratado quimicamente
Terminar:
- 1 gema de ovo
- 2 colheres de leite
- Açúcar mascavo para polvilhar
Método:
- Peneire a farinha em uma tigela, faça um buraco no meio e esfarele o fermento. Polvilhe com uma colher de açúcar, 5 colheres de leite e depois misture o fermento com um pouco de farinha com um garfo para que o fermento cresça melhor.
- Cubra com um pano e deixe crescer por 15 minutos. Em seguida, adicione os ovos, o restante do açúcar, o açúcar baunilhado, a manteiga, o sal, o rum, as raspas de limão e o restante do leite.
- Misture tudo e sove até que a massa pare de grudar nas paredes da tigela. Desenforme sobre uma superfície enfarinhada e amasse por mais alguns minutos para tornar a massa perfeitamente lisa e elástica.
- Coloque de volta na tigela e deixe crescer em um lugar quente por 60 minutos. Enquanto isso, prepare 2 assadeiras, que iremos forrar com papel manteiga.
- Esticamos um grande retângulo da massa, cortamos em triângulos, enrolamos em forma de rolo e empilhamos em assadeiras. Cubra com papel manteiga e deixe crescer por mais 15 minutos.
- Pré-aqueça o forno a 200 graus e misture a gema com o leite em uma tigela pequena. Pincele os pãezinhos com isso e polvilhe com açúcar pérola/grosso.
- Coloque no forno e asse por 20 minutos até dourar. Depois de assadas, deixe-as descansar na assadeira por cerca de 5 a 10 minutos, só então coloque-as sobre uma gradinha para esfriar.

Croissants para a celebração de São Martinho
Outra receita tradicional para este feriado são pãezinhos luxuosos de consistência macia e sabor totalmente característico. Pode até ser um ótimo presente para os amantes da gastronomia.
Ingredientes:
- 3/4 xícara de leite morno
- 1 saco de fermento seco
- 4 xícaras de farinha semi-grossa
- 3 colheres de açúcar
- 1/4 colher de chá de sal
- 3 ovos
- 3/4 xícara de manteiga
- 2 gemas
- 1/2 xícara de açúcar mascavo
Método:
- Dissolva o fermento no leite morno. Peneire a farinha em uma tigela, faça um buraco, adicione sal, açúcar e leite com fermento. Fazemos uma massa lisa, cobrimos e deixamos descansar por 1 hora em local aquecido.
- Adicione o ovo, metade da manteiga e trabalhe na massa para torná-la completamente lisa novamente. Se ficar muito pegajoso, adicione um pouco de farinha.
- Derreta a manteiga restante e prepare o açúcar para polvilhar. Se não tivermos açúcar grosso, podemos esmagar cubos de açúcar com um rolo.
- Enrolamos a massa em um grande prato redondo, do qual cortamos 12 a 16 triângulos de tamanhos iguais.
- Pincele cada um deles com manteiga derretida e polvilhe com açúcar grosso. Enrole em um rolo e coloque em uma assadeira.
- Pincele a assadeira com as gemas e polvilhe com mais açúcar. Pré-aqueça o forno a 180 graus.
- Coloque os rolinhos no forno e asse por cerca de 25 minutos até dourar. Deixe os assados esfriarem e acrescente o açúcar.

Descubra dicas semelhantes
Pãezinhos doces rápidos com cheiro de maçapão
Este pastel de São Martinho é na maioria das vezes preparado apenas uma vez por ano, à semelhança das bolachas de Natal no Natal, mas vale mesmo a pena.
Ingredientes:
- 500 g de farinha simples
- 1 cubo de fermento
- 80 g de açúcar granulado
- 80 g de manteiga amolecida
- 1 ovo
- 250 ml de leite morno
- Pitada de sal
- 2 colheres de chá de açúcar de baunilha
- 300 g de maçapão
- 200 g de açúcar em pó
Método:
- Coloque a farinha na tigela do processador de alimentos, adicione o fermento, despeje cerca de 5 colheres de leite e 1 colher de açúcar. Misture levemente usando o acessório de mistura e deixe descansar por 15 minutos.
- Adicione o açúcar, os ovos, a manteiga, o sal e use um gancho de amassar para formar uma massa lisa. Cubra com um pano úmido para evitar que a massa resseque e reserve por mais 15 minutos. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 190 graus.
- Abra a massa em um retângulo e corte de 12 a 15 triângulos iguais usando uma faca afiada.
- Coloque um pedaço de maçapão do tamanho de uma noz em cada triângulo e enrole do lado comprido em direção à ponta.
- Coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal e deixe repousar mais 15 minutos. Em seguida, coloque no forno pré-aquecido e asse por até 20 minutos.
- Quando os pãezinhos estiverem crocantes e dourados, misture o açúcar de confeiteiro com um pouco de água até formar uma pasta grossa e cubra cada croissant com esta pasta. Deixe secar e esfriar.

Crescent recheado com recheio de amêndoa
O aroma de amêndoas e uma deliciosa cobertura de confeitaria transformarão os pãezinhos doces comuns em um deleite luxuoso com café ou chá da tarde, ou com uma xícara de excelente cacau.
Ingredientes:
- 50 dkg de farinha semi-grossa
- 1 cubo de fermento fresco
- 1 xícara de leite morno
- 5kg de açúcar granulado
- 2 gemas
- 1 cubo de manteiga
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 saco de açúcar de baunilha
- 1 ovo
Esmalte:
- 250 g de açúcar em pó
- 1/4 colher de chá de sal
- 2 colheres de chá de açúcar de baunilha
- 1 colher de leite
- 4 – 7 colheres de sopa de água
Recheio de Amêndoa:
- 200 g de amêndoas
- 150 g de açúcar em pó
- 2 – 4 colheres de creme azedo (para combinar os ingredientes)
- 5-8 gotas de óleo de amêndoa
Método:
- Vamos começar preparando o recheio de amêndoa. Moa as amêndoas, misture com o açúcar, o óleo de amêndoa e o creme de leite. Adicionamos o suficiente para manter tudo junto e ter uma consistência adequada, como um recheio clássico de nozes.
- Coloque algumas colheres de leite morno, 1 colher de açúcar, fermento em uma tigela pequena e deixe o fermento crescer.
- Pegamos a segunda tigela e despejamos a farinha nela, despejamos o restante do leite, adicionamos o açúcar, as gemas, o sal, a baunilha e misturamos bem.
- Adicione 5 dkg de manteiga derretida e amasse uma massa lisa. Cubra e deixe crescer por cerca de 1 hora.
- Colocamos a massa num rolo e a partir dele formamos um quadrado, no centro do qual colocamos os restantes 200 g de manteiga, que terá uma temperatura de 23°C.
- Esticamos cada cantinho da massa no centro da manteiga e, por fim, envolvemos de forma que fique totalmente coberto com a massa. Em seguida, usando um rolo, enrole em um retângulo de aproximadamente 8 x 18 cm.
- Dobre, embrulhe e enrole novamente como antes. Repetimos isso quatro vezes seguidas. Em seguida, embrulhe a massa em uma toalha úmida e leve à geladeira por 1 hora e meia.
- Estenda a massa resfriada e corte triângulos do mesmo tamanho. Coloque uma colher de recheio de amêndoa em cada lado largo da massa e enrole em forma de rolo/ferradura.
- Coloque-os em assadeiras forradas com papel manteiga, cubra e deixe descansar por 30 minutos. Enquanto isso, bata um ovo com uma colher de água em uma tigela e pincele a superfície dos rolinhos antes de colocá-los no forno pré-aquecido a 190 graus.
- Asse por 30 minutos até dourar, retire e deixe esfriar para que o glacê não fique pegajoso. Antes de servir, você pode adicionar açúcar ou polvilhar com chocolate.

Pão Fermentado de São Martinho
Se você quer fazer pãezinhos doces, mas não tem a menor vontade de fazer massa, pode comprar massa fermentada pronta para pãezinhos e tortas.
Ingredientes:
- 2 massas de fermento prontas para pãezinhos e um bolo
- 1/4 xícara de sementes de papoula
- 3/4 xícara de nozes picadas
- 1/4 xícara de passas
- 1/4 xícara de amêndoas laminadas
- 1/4 xícara de biscoitos amanteigados triturados
- 3 colheres de creme
- 1/3 xícara de açúcar em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- Pitada de sal
- 1 colher de chá de extrato de amêndoa
Terminar:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/3 xícara de açúcar em pó
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 1/4 xícara de amendoim finamente picado
- Leite conforme necessário
Método:
- Coloque as sementes de papoula, nozes, passas, amêndoas e biscoitos em um processador de alimentos e misture até que tudo esteja bem liso.
- Transfira para uma panela pequena, adicione o creme de leite, o açúcar em pó, a manteiga, uma pitada de sal e leve para ferver. Cozinhe em fogo médio por 5 minutos, mexendo sempre.
- Reserve, misture o extrato de amêndoa e deixe esfriar.
- Desembalamos a massa, desdobramos e dividimos em 16 triângulos. Colocamos um pedaço de recheio em cada um deles no lado mais largo. Usaremos um saco de confeitar ou uma colher.
- Enrole e dê forma a uma ferradura. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Coloque os rolinhos em uma assadeira e asse por cerca de 12 minutos.
- Deixe as ferraduras assadas esfriarem e, entretanto, prepare o glacê/cobertura.
- Misture o açúcar com a manteiga, a baunilha e o leite e pincele os pãezinhos resfriados. Por último, polvilhe com amendoim picado.

Rolos poloneses doces
Os pãezinhos sem fermento de St. Martin de acordo com esta receita têm uma consistência semelhante aos croissants franceses, mas ainda são diferentes. Eles têm um sabor excelente e deixam toda a cozinha perfumada.
Ingredientes:
- 1 saco de fermento instantâneo
- 1 xícara de leite morno
- 1 colher de açúcar granulado
- 3 gemas grandes
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 cubo de manteiga
Enchimento:
- 1 xícara de sementes de papoula
- 1 xícara de recheio de amêndoa
Esmalte:
- 3 xícaras de açúcar em pó
- 2 colheres de sopa de água
- 2 punhados de amêndoas picadas
Método:
- Coloque o fermento, 1 xícara de leite morno, uma colher de açúcar na tigela do processador de alimentos e deixe dissolver.
- Adicione as gemas, o açúcar, a manteiga derretida e misture. Polvilhe a farinha e amasse bem por cerca de 8 a 10 minutos.
- Transfira para uma tigela untada com óleo, cubra e deixe crescer em local morno até que a massa dobre de volume.
- Nós o transformamos na superfície de trabalho, dividimos em duas partes e enrolamos cada uma em um círculo, que dividimos em 8 triângulos iguais.
- Em uma tigela média, misture as sementes de papoula com o recheio de amêndoa e coloque um pedaço em cada pedaço de massa na parte mais larga.
- Enrolamos em forma de rocambole e colocamos num tabuleiro forrado com papel vegetal, onde deixamos levedar novamente cerca de 20 minutos.
- Pré-aqueça o forno a 190 graus, coloque os tabuleiros e leve ao forno cerca de 20 minutos até dourar.
- Deixe esfriar completamente e enquanto isso prepare o glacê. Tudo o que você precisa fazer é misturar o açúcar de confeiteiro e a água em uma tigela para deixar o glacê mais fino.
- Espalhe sobre os rolinhos e polvilhe com amêndoas picadas. Melhor servido com chá ou café quente.

Como preparar café com espuma rica sem uma máquina de café? Dormimos mais no teste do batedor de leite elétrico !
Ferraduras enroladas simples de São Martinho
O ponto ideal é adequado para qualquer ocasião, seja após um almoço farto, em uma festa social ou apenas assistindo seu filme/série favorita.
Ingredientes:
- 500 g de farinha semi-grossa
- 250 ml de leite morno
- 100 g de açúcar granulado
- 1 cubo de fermento
- 1 ovo
- Pitada de sal
- 80 g de manteiga derretida
- 5 colheres de leite
Método:
- Coloque a farinha em uma tigela, faça um buraco e esfarele o fermento nele. Adicione uma pitada de sal, açúcar, 250 ml de leite e misture delicadamente com um garfo. Deixe o fermento crescer.
- Adicione os ingredientes restantes e faça uma massa lisa. Sove até que pare de grudar nas laterais da tigela.
- Deixe crescer por cerca de 40-60 minutos e depois transfira para um rolo, onde apenas enrolamos em um retângulo.
- Dele cortamos triângulos do mesmo tamanho, que espalhamos em uma assadeira forrada com papel manteiga.
- Pré-aqueça o forno a 200 graus e coloque os rolinhos, que assamos por cerca de 20 minutos até dourar.
- Pincele os pãezinhos ainda quentes com leite (5 colheres) e deixe esfriar.

O que é o Dia de São Martinho e por que o celebramos?
Certamente você conhece o ditado de que Martin virá em um cavalo branco e trará o inverno e a neve com ele. Está também relacionado com a boa comida e bebida, parte indispensável e característica desta festa.
Afinal, ganso assado com dumpling e couve, com uma cervejinha gelada, o que mais se poderia pedir? O feriado cai em 11 de novembro. Em nosso país, é basicamente um dia comemorado como o início da temporada de inverno.
Quem realmente St. foi Martinho?
Martinho de Tours viveu nos anos 316 – 397 e foi eremita, soldado romano e bispo de Tours. Ele foi o fundador dos primeiros mosteiros na França. Embora tenha sido aceito involuntariamente na cavalaria imperial, ele não estava entre os soldados clássicos.
Isso está ligado ao ato simbólico que ele fez em 338 quando voltou ao acampamento militar. Ele cortou a capa de seu oficial ao meio com sua espada e deu a outra metade a um mendigo.
Ele queria esmola dele, mas Martin não tinha dinheiro, nem comida ou bebida. Então, pelo menos, ele forneceu parte de sua capa para se aquecer.
Em uma lenda contada há anos, conta-se que na noite seguinte o próprio Cristo apareceu diante dele e estava vestido com a mesma parte do manto que havia dado anteriormente àquele mendigo nas portas do acampamento.
Jesus deveria ter dito que Martin, que está a caminho do batismo, me vestiu com esta capa. Afinal, após essa sequência de acontecimentos, Martin foi batizado e deixou o exército. Ele viveu como eremita pelos próximos 10 anos antes de aceitar a sé episcopal.
O que inclui o feriado?
Definitivamente um ganso de São Martinho assado, que deve ser bem engordado antes. Existem também os pastéis de São Martinho em forma de pãezinhos, chifres ou ferraduras.
Rolls serviu de presente de meninas para seus entes queridos. Um grande rolo recheado com sementes de papoula era destinado à moça ou ao noivo que estava terminando o serviço. Todos os doces tinham recheio de geleia ou granulado de sementes de papoula.
Não podemos esquecer o vinho St. Martin’s, que deve obedecer aos mais rigorosos critérios. Os primeiros vinhos são abertos no dia 11/11 às 11h e devem ser servidos em garrafas, não em barris. O rótulo deve ser decorado com Saint Martin em um cavalo branco.
Antiguidades para São Martinho
- Geralmente há uma boa colcha para São Martinho.
- No dia de São Martinho, sai fumaça da chaminé.
- São Martinho chega em um cavalo branco.
- St. Martin senta-se agradecido ao lado do fogão quente.
- Quando Martin chega em um cavalo branco, nevasca após nevasca o persegue.
- Martin e Kateřina na lama – Natal no gelo.
- No dia de São Martinho, o ganso canta lindamente (na assadeira).
- O ganso é melhor no dia de São Martinho; olhe para o peito e os ossos, você saberá que tipo de frio está chegando.
- Se o gafanhoto do ganso martin for marrom, haverá pouca neve e ele congelará; porém, se for branco, haverá muita neve.
- O gelo de Martin será água agora.
- Vento sul em Martin – inverno ameno.
- São Martinho chega em um cavalo branco. Se estiver cinza, o inverno será alternado; se vier amarelo, o inverno será duro e seco.
- Se estiver nublado no dia de São Martinho, fará frio, se estiver claro, fará frio.
- Se chover perto de St. Martin e nevar imediatamente depois, e a neve permanecer por muito tempo, isso causará danos excelentes à colheita.
- Em St. Martin sob uma nuvem – inverno instável.
- Se estiver nublado em St. Martin, o inverno será barato; se estiver claro, o inverno será rigoroso.
- Para julgar St. Martin, se um dia chuvoso deve significar um inverno ameno e confortável, um inverno claro, mas difícil.
- Se as folhas permanecerem nas árvores até Martin, um longo e duro inverno o aguarda.