Você pode usar bolas de zimbro, tipo mirtilo, não apenas ao preparar o jogo!

O zimbro é mais conhecido no mundo como o principal componente aromático do gin.

No entanto, essas bolas eram usadas na cozinha e na medicina já no antigo Egito, Grécia e Roma.

Você sabia que as bagas de zimbro não são realmente bagas?

Com que tipo de carne esse tempero distinto combina melhor?

Com quais problemas de saúde o zimbro pode ajudá-lo?

Siga os passos dessas frutas interessantes conosco.

O que é zimbro?

É o fruto aromático da conífera zimbro comum. Embora todos pensemos nessas frutas como bagas, botanicamente elas não são, pois são pequenos cones em uma casca carnuda. Do ponto de vista culinário, no entanto, as pequenas bolas azul-violeta a preto-azuladas são frequentemente chamadas de bagas de zimbro.

O zimbro seco, menos frequentemente também fresco, é usado como aromatizante na culinária do norte da Europa, especialmente na Escandinávia, Alemanha e na região francesa da Alsácia. O mundo inteiro o encontra principalmente na forma de gin, cujo nome vem da palavra holandesa para zimbro. Além de ser uma especiaria popular, o zimbro é usado há muito tempo por suas propriedades medicinais em muitas culturas.

A diferença entre zimbro fresco e seco.
fonte: naturallivingideas.com

Como reconhecer o zimbro?

O zimbro comum (Juniperus communis) é um arbusto conífero perene ou árvore inferior da família dos ciprestes que cresce em muitas partes do Hemisfério Norte, tanto na Europa, América do Norte e Ásia. Produz cones de sementes que são comumente conhecidos como bagas de zimbro ou cicutas.

A casca é escamosa, muito fina, fibrosa e marrom avermelhada. As agulhas são lanceoladas, com cerca de 5-12 mm de comprimento, prateadas esbranquiçadas na parte superior e verde-escuras na inferior, dispostas em espirais de três. O fruto é uma baga esférica com um diâmetro de 6-12 mm, que é verde quando jovem e torna-se azul escuro a preto azulado quando maduro.

Planta de zimbro com frutas maduras e verdes.
fonte: ilgin.it

Quando o zimbro é colhido?

Cada baga contém duas a três sementes. A planta pode ter bagas verdes e totalmente maduras, pois leva vários anos para que as bagas amadureçam completamente. As bagas totalmente maduras, aquelas que são intensamente preto-azuladas, geralmente são colhidas no final de outubro. Lembre-se de que existem muitos tipos de zimbro, mas nem todos são comestíveis.

Qual é o gosto do zimbro?

O zimbro tem um sabor intensamente picante e pungente com um leve toque de pinho e frutas cítricas. Deixa uma sensação levemente amarga e de queimação na boca. Às vezes, seu sabor também é comparado ao alecrim.

É apropriado combinar zimbro com alecrim ou manjerona na preparação de vários pratos. Também é geralmente verdade que a intensidade do seu sabor e aroma depende do país de origem, as especiarias originárias do sul da Europa têm geralmente um sabor mais suave e um aroma mais pronunciado.

fresco vs. zimbro seco

Se quiser que o seu prato adquira um aroma e sabor distintos a zimbro, é aconselhável utilizar frutos silvestres frescos e esmagá-los antes de os adicionar ao molho ou marinada. Você pode assar o zimbro para obter um sabor mais suave, mas tome cuidado para não queimá-lo ou ele ficará amargo.

Para esmagar as bagas, coloque cerca de uma colher de sopa em um saco ziplock e esmague-as levemente com um martelo de carne, martelo ou garrafa de vinho. Assim que as bolas estiverem achatadas, vire-as sobre uma tábua e pique-as finamente com uma faca de chef antes de adicioná-las ao prato.

Zimbro seco esmagado.
fonte: spicejungle.com

Junípero na cozinha

Antes de adicioná-lo aos seus próprios pratos, o zimbro geralmente é esmagado para liberar seu aroma. Bagas de zimbro trituradas podem ser esfregadas em carnes selecionadas ou marinadas antes de assar. Na maioria dos casos, recomenda-se adicionar no máximo 8 bolas ao prato.

Para realçar o leve sabor cítrico das bagas de zimbro, a maioria das receitas recomenda adicionar outras frutas, como maçãs ou ameixas. Para um sabor picante, adicione um pouco de gengibre ou alho à fritura.

  • O zimbro é mais comumente usado em receitas de cordeiro ou carneiro, mas você também pode adicioná-lo e esfregá-lo triturado na carne de porco ou bovina.

  • Você também pode adicionar bolas de zimbro a uma panela com chili com carne, elas darão um sabor rústico ao prato.

  • Bagas de zimbro também são um bom tempero para assar pato festivo , seja em laranjas, maçãs ou mel.

  • Você pode adicionar bolas de zimbro inteiras aos caldos de sopa, terá um sabor picante mais intenso.

  • Por último, mas não menos importante, você pode fazer o recheio especial com zimbro, que depois usará para pato, peru ou frango. Você sabe preparar o melhor frango recheado ? Use o máximo possível de temperos e ervas, que vão penetrar na carne e dar sabor.

  • O uso de zimbro na preparação de chucrute é interessante. Shukrut é um prato muito popular na Alsácia. Contém chucrute com chouriço ou fumeiro e batatas, temperado com pimenta e bagas de zimbro.
Um prato com pato preparado em ameixas e zimbro.
fonte: eatssmarter.com

Com o que substituir o zimbro?

O que você faz quando está cozinhando e de repente percebe que está sem zimbro? Você pode tentar substituí-lo de várias maneiras diferentes. O alecrim, que tem um sabor semelhante, é mais usado como substituto. O alecrim é usado principalmente na preparação de carne de veado e outros tipos de carne.

Ao preparar vários ensopados, é melhor substituir o zimbro por uma mistura de cominho e louro. Use o cominho como substituto das bagas de zimbro ao preparar o chucrute.

Armazenamento Juniper

Armazene as bolas de zimbro em um recipiente hermético longe da umidade em um local escuro. Se necessário, basta esmagá-los antes de adicionar aos pratos.

O que é feito de zimbro?

Este tempero tem outros usos além de apenas preparar uma série de pratos saborosos:

  • Além do gin tradicional, o zimbro também é parte importante de outras bebidas alcoólicas. Bagas de zimbro são usadas para fazer pinheiro eslovaco, cerveja finlandesa Sahti e, na Suécia, o zimbro faz parte da sidra de Natal Julmust.

  • Para preparações médicas , os óleos essenciais são frequentemente obtidos das bagas, que são usados na aromaterapia por suas propriedades relaxantes. O óleo de zimbro também pode ser adicionado a um banho de vapor quente para ajudar nas infecções respiratórias.

  • Além disso, você pode comprar chá de zimbro , que também pode ser facilmente preparado em casa a partir de bagas trituradas.

Como preparar o chá de zimbro?

Uma colher de chá de frutas secas esmagadas é suficiente para preparar uma xícara de chá de zimbro. Ferva as bagas trituradas em uma panela com 300 ml de água. Ferva por 3 minutos e depois deixe em infusão por cerca de 15 minutos. Em seguida, coe o chá e tempere com mel. A quantidade máxima recomendada é de duas xícaras por dia.

Preparação de chá de zimbro.
fonte: growforagecookferment.com

Efeitos medicinais do zimbro

O zimbro é conhecido por seus muitos efeitos benéficos em nosso organismo.

  • Efeitos antioxidantes e antibacterianos – As bagas de zimbro contêm muitos compostos vegetais, incluindo antioxidantes flavonóides e cumarinas, que são compostos químicos com várias propriedades protetoras. Os óleos essenciais voláteis das bagas de zimbro contêm substâncias conhecidas como monoterpenos, que demonstraram ter efeitos anti-inflamatórios, anticancerígenos, antioxidantes e antibacterianos.

  • Efeitos anti-inflamatórios – comprovados em várias condições inflamatórias, incluindo reumatismo, gota e artrite, pois o efeito diurético ajuda a reduzir a retenção de líquidos ao redor das articulações.

  • Efeitos antidiabéticos – as bagas de zimbro têm sido usadas na medicina tradicional para tratar diabetes, e estudos recentes confirmam que podem ter propriedades antidiabéticas. A administração de extrato de baga de zimbro reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue e aumentou os níveis de colesterol HDL protetores do coração.

  • Efeitos diuréticos – devido aos seus efeitos diuréticos juntamente com doenças do trato urinário e renais, como uretrite e cistite.

  • Sistema digestivo – as bagas são usadas para indigestão, flatulência, arrotos, azia, flatulência. O zimbro aumenta a produção de ácido estomacal aquecendo o sistema digestivo, o que ajuda a estimular o apetite, aliviar os gases e acalmar o estômago.

  • Eles apóiam a saúde do coração – o zimbro ajuda a saúde do coração, melhorando o colesterol HDL (bom) e diminuindo os triglicerídeos elevados, bem como o LDL e o colesterol total.

  • Doenças de pele – infusões de bagas de zimbro foram usadas no passado para tratar várias doenças de pele, incluindo psoríase, eczema, verrugas, caspa e acne.

  • Hemorróidas – uma decocção preparada com galhos e frutas jovens pode ser usada para banhos calmantes.

Valores nutricionais, vitaminas e minerais no zimbro

Embora as informações sobre o valor nutricional do zimbro sejam limitadas, sabe-se que ele fornece alguns nutrientes muito valiosos. 28 gramas de zimbro contém:

Caloria Proteínas Gorduras Carboidratos Fibra
87 kcal 3 g 2 g 11g 8 g

Como a maioria das outras “frutas”, as bolas de zimbro são uma boa fonte de vitamina C, essencial para a saúde do sistema imunológico, síntese de colágeno e função dos vasos sanguíneos. Também atua como um poderoso antioxidante. Entre os minerais, podemos encontrar cálcio, magnésio, fósforo, potássio e ferro.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X