Ginseng tem efeitos benéficos no corpo humano.
Você sabe quais variedades dessa planta existem?
Qual é o melhor para você e onde comprá-lo?
Vamos dar uma olhada em todas as informações importantes que você precisa saber!
O que é ginseng?
Ginseng é a raiz da planta Panax, que contém ginsenosídeos e gintonina.
A medicina tradicional usa essa raiz há séculos, mas a pesquisa moderna ainda não foi capaz de confirmar ou refutar suas propriedades e efeitos medicinais.
A primeira menção do uso desta erva remonta a 196 DC da China. No século 16, tornou-se amplamente utilizado em todo o mundo, mas não foi considerado uma panaceia. Foi usado para pacientes com doenças crônicas e para apoiar a convalescença.
Onde comprar ginseng de qualidade?
Você pode comprar ginseng na forma de chá, comprimidos ou pó. Mas você também pode obter raiz fresca, assim como o gengibre.
Você pode encontrá-lo facilmente em uma farmácia ou loja de ervas. Para raiz fresca, verifique o menu da sua mercearia.
Como usar o ginseng na cozinha?
Na cozinha, você pode usar a raiz fresca para fazer sopa, recheio ou salada. O ginseng também pode ser servido frito ou cristalizado.
Você pode comê-lo cozido, ensopado, frito ou cristalizado. Você não precisa apenas usá-lo fresco em seus pratos, mas também em pó e usá-lo como tempero. Será ideal para pratos asiáticos ou sopas.

Qual ginseng é o melhor?
Podemos encontrar muitos tipos desta erva no mercado. O melhor ginseng é aquele que contém a maior concentração de ginsenosídeos. É este componente que é responsável pelos benefícios para a saúde desta erva.
Na hora de decidir qual produto comprar, você deve levar em consideração dois critérios, o local de origem e o método de secagem. Vamos dar uma olhada nos melhores tipos de ervas que sempre produzem resultados surpreendentes.
ginseng coreano
O ginseng asiático ou coreano é usado com mais frequência e tem os efeitos mais fortes.
Você pode usá-lo para muitos problemas de saúde, incluindo diabetes, hipertensão, menopausa ou disfunção erétil.
O ginseng coreano contém uma alta concentração de ginsenosídeos, e nutricionistas ou fitoterapeutas certamente recomendam essa espécie.
Ginseng selvagem
A variedade americana, conhecida como selvagem, também é popular. Vem da América do Norte.
Ele os considera os melhores para fortalecer o sistema imunológico. Você pode usá-lo para prevenir e tratar infecções respiratórias, mas também melhorará seu bem-estar mental.
ginseng japonês
Esta espécie não é tão conhecida e pesquisada como os tipos anteriores.
Segundo especialistas, o teor de ginsenoside é de duas a sete vezes maior que o da variedade coreana. Isso o torna o melhor ginseng do mundo para incluir em sua dieta.
O tipo japonês tem propriedades antiúlceras, expectorantes e antidiabéticas.
Tipos de ginseng processado
Existem também várias outras variedades para escolher:
- Branco,
- vermelho,
- preto.
O tipo branco é seco ao ar ao sol. Tem um menor teor de ginsenosídeos. Mas você pode usá-lo para baixar o açúcar no sangue e asma.
O ginseng vermelho é seco a uma temperatura de 90 a 100 graus por duas a três horas. Tem um maior teor de ginsenosídeos do que o fresco e o branco. Você pode usá-lo para melhorar as funções cognitivas, diabetes e disfunção erétil.
Finalmente, o tipo preto passa por um longo processo de processamento. O conteúdo de ginsenodis é muito maior do que nas espécies anteriores. Graças a isso, oferece uma ampla gama de usos, pois atua como um poderoso agente antioxidante, antidiabético e emagrecedor.

Benefícios para a saúde do ginseng
Ginseng tem sido usado por séculos para uma variedade de problemas de saúde. Tem grandes benefícios como suplemento dietético. Não é apoiado cientificamente, mas mesmo de acordo com os cientistas, os ginsenosídeos são responsáveis pelos efeitos benéficos. O que você pode esperar ao usar esta erva?
Energia da vida
A planta estimula a atividade física e mental. Pode ajudar muito com sentimentos de fadiga e fraqueza. Indivíduos com fadiga crônica também devem usá-lo.
Segundo a pesquisa, também ajuda a reduzir a fadiga em pacientes com câncer.
Função cognitiva
O ginseng também pode melhorar as funções cognitivas, ou seja, os processos de pensamento, concentração, memória e cognição. Segundo a pesquisa, pode reduzir o estresse oxidativo, levando a uma função cognitiva melhorada.
Estudos demonstraram que o ginseng coreano pode melhorar a função cognitiva mesmo em pacientes com Alzheimer. Especificamente, ele foi capaz de melhorar a função do lobo frontal do cérebro.
Disfunção erétil
Para os homens, esta erva oferece uma grande melhora na vida sexual.
O ginseng vermelho e coreano tem um efeito positivo na disfunção erétil. Poucas pesquisas foram feitas até agora, mas de acordo com as informações disponíveis, o extrato dos frutos desta planta pode melhorar a função sexual geral.
Redução dos níveis de açúcar
Indivíduos com diabetes também devem buscar a erva. Os ginsenosídeos afetam a produção de insulina no pâncreas e melhoram a resistência à insulina.
prevenção da gripe
Graças aos seus efeitos anti-inflamatórios, você também pode usar o ginseng contra gripes, resfriados ou outras doenças respiratórias. A variedade vermelha apoia a saúde pulmonar e pode regenerar as células pulmonares que foram atacadas pelo vírus da gripe.
Efeitos colaterais
Você pode consumir a planta com segurança, mas com o uso excessivo, as pessoas relataram possíveis efeitos colaterais, como:
- dores de cabeça,
- insônia,
- problemas digestivos,
- alterações no açúcar no sangue e na pressão,
- diarréia,
- batimento cardíaco acelerado,
- reação da pele.
Ginseng é um suplemento dietético incrivelmente poderoso. Você pode consumi-lo fresco, em pó ou em comprimidos. Existem muitas variedades para escolher, com as variedades coreana, vermelha e preta tendo os maiores efeitos. Você pode incorporar a raiz fresca em sua dieta através de sopas ou saladas. Se você gosta de chá, o chá de ginseng é uma ótima opção para consumir regularmente.