Hissopo é uma planta perene versátil que tem muitos usos.
Você pode prepará-lo como chá ou usá-lo como tempero em diversos pratos.
Você sabe quais são seus benefícios para a saúde?
E como é cultivado?
Você aprenderá tudo isso e muito mais em nosso artigo!
O que é hissopo?
Hissopo (Hyssopus officinalis) é uma erva perene perene da família Lamiaceae, cultivada por suas folhas e flores aromáticas. É usado como remédio, mas também pode ser usado na cozinha. São usadas folhas frescas ou secas, que têm um sabor distinto, levemente amargo, picante e um cheiro que lembra um pouco a cânfora.

Benefícios para a saúde do hissopo
O hissopo tem muitos efeitos positivos na saúde. Seu uso inclui o tratamento das seguintes doenças médicas:
- mata células cancerígenas
- ajuda com resfriados e dores de garganta
- suporta a digestão
- ajuda com problemas de fígado
- luta contra a doença da vesícula biliar
- cura úlceras
- ajuda no tratamento da asma
- retarda o envelhecimento da pele
- suprime o armazenamento de gordura no corpo
- tem propriedades antimicrobianas, antioxidantes e antivirais
- ajuda nas dores intestinais
- tem efeitos diuréticos
- alivia cólicas menstruais
- também funciona localmente para queimaduras, contusões e congelamento
Efeitos adversos do hissopo
Mesmo os tratamentos naturais podem ter efeitos colaterais indesejados, e o hissopo não é exceção. Acredita-se que esta erva seja relativamente segura em quantidades normais, mas pode causar alguns problemas em altas doses. Algumas pessoas devem evitar completamente o hissopo.
Possíveis efeitos colaterais incluem:
- Reações alérgicas
- vômito em altas doses
- não deve ser consumido por pessoas com epilepsia – pode aumentar o risco de convulsões, especialmente em altas doses
- as mulheres grávidas também devem evitá-lo – pode causar contrações uterinas e até aborto espontâneo
Contra-indicações com drogas
O hissopo pode interagir negativamente com alguns medicamentos e suplementos dietéticos. Fale com o seu médico ou farmacêutico antes de utilizar hissopo se estiver a tomar algum dos seguintes medicamentos:
- medicamentos anti-convulsivos ou suplementos
- medicação para diabetes
- suplementos que alteram os níveis de açúcar no sangue
- medicamentos ou suplementos para baixar o colesterol
- drogas antivirais
- glicocorticóides
- drogas imunossupressoras
Como é o hissopo?
O hissopo é uma pequena planta perene com cerca de 0,5 metros de altura com hastes quadradas lenhosas finas. As folhas elípticas estreitas pontilhadas têm cerca de 2 a 3 cm de comprimento e crescem aos pares no caule. Suas flores são azuis, mas também foram criados hissopo com flores brancas (Hyssopus officinalis Albus) e hissopo com flores rosas (Hysspus officinalis Roseus). Os frutos posteriormente se desenvolvem em pequenos aquênios alongados.
Como usar o hissopo na cozinha?
O hissopo é mais frequentemente usado como tempero para dar sabor a alimentos e bebidas, chás e licores (como o absinto). Tem um sabor forte, por isso é recomendável usar apenas algumas folhas e flores frescas no prato.
Suas folhas são adicionadas a saladas de legumes, marinadas para carnes e também a sopas, molhos ou recheios de carnes . Uma pequena quantidade desta erva fresca picada ou uma pitada de hissopo seco acompanha bem ervilhas, couves, lentilhas vermelhas, cenouras, abóbora e cogumelos e confere um sabor único a compotas de fruta, molhos, bolos, mas também a sobremesas de sabor forte como damascos, cerejas, framboesas ou pêssegos.
Você também pode polvilhar legumes assados, vários molhos, pratos de massa, frango assado com limão ou cordeiro com folhas secas e esmagadas . Também tem um ótimo sabor em combinação com o jogo .
Misture folhas frescas de hissopo picadas finamente com manteiga e você terá uma ótima iguaria que pode ser servida com carne e legumes.
As flores de hissopo têm um sabor mais suave do que as folhas, então você pode adicioná-las às saladas como uma guarnição bonita e saborosa .
Esta erva é uma das 130 diferentes ervas e flores usadas pelos monges em Chartreuse, na França, para fazer um licor vendido desde 1840.
O hissopo tem propriedades digestivas e é freqüentemente usado como ingrediente em tônicos .
Você também pode secá-lo e usá-lo da mesma forma que sua versão fresca. Folhas e flores secas podem ser armazenadas em um recipiente hermético por até 18 meses. Guarde o hissopo fresco frouxamente embrulhado em um saco na geladeira por até uma semana.
Um chá forte feito das folhas e adoçado com mel é um remédio tradicional para doenças do nariz, garganta e pulmões, e às vezes é aplicado externamente em hematomas. O mel feito de pólen de hissopo é considerado particularmente suave. As folhas contêm um óleo usado por perfumistas.
chá de hissopo
Você vai precisar de:
- 1 colher de sopa de hissopo seco (ou três colheres de sopa fresca)
- 230 ml de água fervente
- 1 colher de chá de suco de limão (opcional)
- 1 colher de mel
Como fazer isso?
- Despeje água fervente sobre as folhas de hissopo e deixe em infusão por 10 minutos em um recipiente tampado.
- Adicione o limão e o mel.
- Beba devagar e inale o vapor do chá profundamente em seus pulmões.
- Você pode repetir duas vezes por dia.

Usando hissopo em receitas
cultivo de hissopo
O hissopo cresce no Mediterrâneo, mas também no Cáucaso e na Sibéria. Só é cultivado aqui. Então, vamos ver juntos como cultivar hissopo corretamente.
Onde plantar hissopo?
O hissopo cresce melhor sob luz solar direta, mas também pode tolerar sombra parcial.
Plante o hissopo em solo bem drenado e rico em composto. Adicione composto envelhecido ou mistura de envasamento orgânico comercial. O hissopo cresce melhor em solo com pH de 7,0 a 8,0 – ligeiramente alcalino.
Quando plantar hissopo?
Semeie sementes de hissopo dentro de casa no início da primavera, cerca de uma semana antes da última geada. Deixe germinar sob lâmpadas fluorescentes – a germinação leva cerca de 14 dias. Em seguida, transplante-o para o jardim. Você pode colocar a muda e o recipiente do lado de fora já em abril, mas deixe-o do lado de fora por dias inteiros apenas na segunda quinzena de maio. Se você estiver plantando hissopo diretamente no canteiro de flores, faça-o na primavera após as últimas geadas. O hissopo pode ser cultivado não apenas a partir de sementes, mas também por divisão ou estacas.
Como plantar hissopo?
Semeie as sementes com cerca de 0,6 cm de profundidade e cubra-as levemente.
Como regar e fertilizar o hissopo?
Deixe a camada superficial do solo secar entre as regas. Não derrame. O hissopo prefere a secura em vez da umidade excessiva. No primeiro ano, regue com mais regularidade para que crie raízes bem, nos anos seguintes, regue apenas quando estiver seco.
Fertilize o hissopo no início da primavera e depois você pode completar um pouco no outono.
Como cuidar do hissopo?
Remova as flores gastas para prolongar o tempo de floração e promover o crescimento espesso. Também vale a pena cortá-la em cerca de 20 cm no outono para que não fique lenhosa.
Como colher o hissopo?
Colha as folhas de hissopo sempre que necessário antes que a planta floresça. Eles podem ser coletados mesmo no inverno, porque o hissopo é verde mesmo nesta época do ano. Recolha as flores quando estiverem três quartos abertas. Eles são coletados principalmente em junho e julho. Colha as flores pela manhã, quando o orvalho secar.
Ao colher um pequeno número de folhas, corte partes do caule para uso imediato e, em seguida, remova as folhas do caule. Se quiser secar as folhas ou flores, corte os galhos inteiros.
história do hissopo
Nativo da costa norte do Mediterrâneo e partes do Oriente Médio, o hissopo é usado desde os tempos antigos e já foi considerado uma panacéia para várias doenças. Como medicamento natural, foi prescrito por farmacêuticos para aliviar problemas respiratórios, problemas digestivos e reumatismo. As folhas eram usadas para tinturas e pomadas para feridas ou contusões. Diz-se que as mulheres européias cheiravam flores secas de hissopo que pressionavam em seus livros de salmos para mantê-las acordadas na igreja. O hissopo foi introduzido no Novo Mundo pelos colonos em 1631.
Muitos acreditam que o nome Hyssop foi derivado da palavra hebraica “Aesob” que significa erva sagrada e também da palavra grega “Hysoppus”. Diz-se que séculos atrás a erva era usada para purificar lugares sagrados.