Trigo sarraceno, um alimento versátil e cheio de saúde, com o qual você pode literalmente fazer mágica na cozinha

Pode ser encontrado em supermercados e lojas de produtos naturais.

Pode ser utilizado em mingaus, sopas, pratos de carne, risotos e sobremesas.

O trigo sarraceno foi uma parte importante da cozinha por muitos séculos, depois quase desapareceu.

No entanto, o desejo de um estilo de vida saudável reacendeu o interesse por esta cultura única.

Você também confunde com cereal?

Realmente ajuda com varizes?

Você vai encontrar tudo isso e muito mais em nosso artigo.

o que é trigo mourisco

O trigo mourisco é atualmente um dos alimentos mais populares. Uma parte significativa disso se deve à quantidade de substâncias que promovem a saúde que contém. Devido ao seu uso universal, muitas vezes é considerado um cereal. Botanicamente, no entanto, pertence a um grupo diferente.

Por esta razão, o trigo mourisco, mas também o amaranto e a quinoa, são referidos como pseudocereais. Uma das suas vantagens em relação aos cereais clássicos é que não contêm glúten. O sabor levemente adocicado do trigo sarraceno combina bem com pratos doces e salgados.

Tipos de trigo sarraceno

Podemos comprar trigo mourisco em duas formas, com e sem casca. O trigo sarraceno descascado está então disponível em duas variantes, escuro e claro, surpreendentemente, são sempre as sementes de uma e da mesma planta de trigo sarraceno, ou phygopyrum esculentum. Além do trigo sarraceno comum, o trigo sarraceno tártaro também é cultivado de forma limitada, principalmente como planta produtora de mel.

  • Trigo sarraceno com casca – esta é a forma básica das sementes de trigo sarraceno depois de colhidas. As sementes são cobertas por uma casca dura e não comestível, de modo que não são destinadas ao consumo, mas ao cultivo ou à germinação.

  • Trigo mourisco descascado – são sementes sem a casca dura, que se destinam ao consumo. Dependendo do processo de peeling, uma variante escura ou clara é criada posteriormente. É a matéria-prima inicial para a produção de muitos outros produtos de trigo sarraceno, como farinha, sêmola ou flocos.
    • Trigo sarraceno claro – o descascamento ocorre mecanicamente a frio, a casca da semente é gradualmente desgastada.
    • Trigo sarraceno escuro – a descamação ocorre a quente, a semente é cozida no vapor e a pele posteriormente estoura. O calor fará com que a superfície da semente mude de cor.
A diferença entre trigo sarraceno claro e escuro.
fonte: amêndoabuttermachine.com

Trigo sarraceno claro versus escuro

A diferente tecnologia de peeling afeta ligeiramente o sabor e o teor de nutrientes. Em termos de teor de nutrientes, é melhor dar preferência ao trigo sarraceno light, que é descascado com mais cuidado. O trigo mourisco escuro perde uma certa quantidade de vitaminas e enzimas devido ao calor. Em termos de sabor e aroma, o trigo sarraceno escuro é mais intenso, novamente devido ao efeito do calor. Armazene os dois tipos de trigo sarraceno em local seco e escuro.

Por que incluir trigo sarraceno no menu

O trigo mourisco é muito rico em vários nutrientes. Contém uma grande quantidade de proteínas, fibras solúveis e insolúveis e uma ampla gama de vitaminas e minerais. Seu preparo é muito simples, e incluir o trigo sarraceno em sua dieta vale muito a pena. Dentre os minerais, destaca-se principalmente pelo teor de zinco, cobre, selênio e manganês. Quanto às vitaminas, é rico em toda a gama de vitaminas do grupo B, e é excepcional no seu conteúdo de vitamina P, ou rutina.

Valores nutricionais do trigo sarraceno

É interessante comparar o trigo sarraceno com outros pseudocereais como o amaranto e a quinoa.

Trigo sarraceno claro descascado
100g
Amaranto
100g
Quinoa
100g
Energia 343 calorias 371 kcal 368 calorias
Carboidratos 71,5 g 65,2 g 64,2 g
Proteínas 13,2 g 13,6 g 14,1 g
Gorduras 2,1 g 7,02 g 6,07 g
Fibra 10 g 6,7 g 7 g

O processo de peeling provoca ligeiras alterações nos valores nutricionais.

Trigo mourisco
100g
Trigo sarraceno claro descascado 100 g Trigo sarraceno descascado 100 g
Energia 333 calorias 343 calorias 346 calorias
Carboidratos 62,2 g 71,5 g 75 g
Proteínas 13,3 g 13,2 g 11,7 g
Gorduras 2,22 g 2,1 g 2,71 g
Fibra 2,2 g 10 g 10,3 g

Vitaminas e minerais

Trigo sarraceno claro descascado 100 g Amaranto
100g
Quinoa
100g
Vitamina B1 0,101 mg 0,116 mg 0,36 mg
Vitamina B2 0,425 mg 0,2 mg 0,318 mg
Vitamina B3 7,02 mg 0,923 mg 1,52 mg
Vitamina B5 1,23 mg 1,46 mg 0,772 mg
Vitamina B6 0,21 mg 0,591 mg 0,487 mg
Potássio 460 mg 508 mg 563 mg
Fósforo 347 mg 557 mg 457 mg
Magnésio 231 mg 248 mg 197 mg
Manganês 1,3 mg 3,33 mg 2,03 mg
Cobre 1,1 mg 0,525 mg 0,59 mg
Zinco 2,4 mg 2,81 mg 3,1 mg
Ferro 2,2 mg 7,61 mg 4,57 mg

Trigo sarraceno claro descascado
100g
Trigo mourisco escuro descascado
100g
Vitamina B1 0,101 mg 0,224 mg
Vitamina B2 0,425 mg 0,271 mg
Vitamina B3 7,02 mg 5,14 mg
Vitamina B5 1,23 mg 1,23 mg
Vitamina B6 0,21 mg 0,353 mg
Potássio 460 mg 320 mg
Fósforo 347 mg 319 mg
Magnésio 231 mg 221 mg
Manganês 1,3 mg 1,62 mg
Cobre 1,1 mg 0,624 mg
Zinco 2,4 mg 2,42 mg
Ferro 2,2 mg 2,24 mg

Trigo mourisco e glúten

A vantagem de todos os pseudocereais é que eles são naturalmente isentos de glúten. Por este motivo, são frequentemente consumidos por celíacos e por pessoas que, por diversas razões, procuram limitar o glúten na sua alimentação. Por último, mas não menos importante, o trigo mourisco também tem um baixo índice glicêmico, não aumenta os níveis de açúcar no sangue e, portanto, é adequado para diabéticos.

Trigo mourisco e saúde

Devido ao conteúdo de muitas vitaminas, minerais e fibras, o consumo de trigo sarraceno tem uma série de benefícios para a nossa saúde. Que efeitos queremos dizer especificamente?

  • Antioxidantes – O trigo sarraceno é rico em vários compostos vegetais antioxidantes. Os mais importantes incluem, em particular:
    • Rutina – o principal polifenol antioxidante, reduz o risco de câncer e melhora a inflamação, a pressão arterial e o perfil lipídico do sangue. Além disso, aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos e fortalece suas paredes. Por esse motivo, recomenda-se o consumo de trigo sarraceno para problemas de varizes.
    • Quercetina – um antioxidante que também tem vários efeitos benéficos para a saúde, incluindo a redução do risco de câncer e doenças cardíacas.
    • D-chiro-inositol – um tipo único de carboidrato solúvel que reduz o açúcar no sangue e é benéfico no tratamento do diabetes. O trigo mourisco é a fonte alimentar mais rica deste composto vegetal.

  • Doença cardiovascular – O trigo mourisco possui muitas substâncias saudáveis para o coração, como rutina, magnésio, cobre, fibras e algumas proteínas. A rutina reduz o risco de doenças cardíacas, prevenindo coágulos sanguíneos e reduzindo a inflamação e a pressão sanguínea. O trigo sarraceno melhora o perfil lipídico do sangue, incluindo níveis mais baixos de colesterol ruim e níveis mais altos de colesterol bom. Um perfil lipídico pobre é um fator de risco para doenças cardíacas.

  • Regulação do açúcar no sangue e diabetes – O trigo mourisco, como uma boa fonte de fibras, tem um índice glicêmico baixo a médio. Estudos também associaram a ingestão de trigo sarraceno a níveis mais baixos de açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Acredita-se que esse efeito seja devido ao composto único D-chiro-inositol, que aumenta a sensibilidade das células à insulina.

  • Sistema digestivo – o trigo mourisco contém uma grande quantidade de fibra, que o nosso corpo não consegue digerir, melhorando assim a saúde do sistema digestivo, especialmente do intestino, e prevenindo alguns problemas associados ao sistema digestivo.
Um coração feito de sementes de trigo sarraceno.
fonte: pixabay.com

Efeitos colaterais do trigo sarraceno

O trigo mourisco não é um alimento arriscado, mas como tudo, vale a pena consumi-lo com moderação. Em caso de consumo excessivo, graças ao “calor” do trigo sarraceno, pode-se suar mais. Em casos excepcionais, também pode ocorrer uma alergia, que se manifesta por uma erupção cutânea semelhante a urticária

Almofada de trigo sarraceno

O trigo sarraceno ajuda a nossa saúde não apenas pelo consumo, mas também como parte de produtos e ajudas especiais, como travesseiros especialmente diversos. Mas também é usado para fazer tapetes, assentos e coleiras. Neste caso, são utilizadas principalmente cascas de trigo sarraceno.

A vantagem desses tipos de travesseiros é que eles se adaptam muito bem à coluna cervical e outras partes do corpo. A este respeito, ajudam em vários problemas da coluna cervical ou das ancas, mas também ajudam nas enxaquecas, dores musculares ou articulares. As almofadas também funcionam como uma pequena massagem e também podem ser aquecidas ou, pelo contrário, arrefecidas.

Um travesseiro cheio de cascas de trigo sarraceno.
fonte: hrdsindia.org

Como cozinhar trigo sarraceno

Preparar o trigo mourisco é muito simples. Geralmente existem duas maneiras de cozinhá-lo, dependendo de quanto tempo você tem disponível. Antes de preparar o trigo sarraceno, verifique-o e descarte as sementes danificadas, se necessário. Em seguida, enxágue com água fria. Dependendo da quantidade de trigo sarraceno, adicione 1,5 vezes a quantidade de água fervente, sal, feche a tampa e deixe na panela sem cozinhar por aproximadamente 20-30 minutos.

Na verdade, não é uma culinária clássica, pois no caso ideal, o trigo sarraceno não deve ser fervido, para não destruir algumas das valiosas substâncias que contém. O trigo mourisco acabado é lindamente macio. Em geral, o trigo sarraceno escuro deve ser “cozido” um pouco mais do que o trigo sarraceno claro.

Se você não tiver muito tempo, pode jogar o trigo sarraceno lavado em uma panela com água fervente e continuar cozinhando por aproximadamente 7 a 8 minutos. O trigo mourisco preparado desta forma pode ser utilizado como acompanhamento ou adicionado a outros pratos.

Como disfarçar um sabor típico

Algumas pessoas ficam um pouco incomodadas com o sabor intenso do trigo sarraceno. Nesse caso, você pode disfarçar facilmente com temperos, seja manjerona ou alho, se o trigo sarraceno for usado em pratos doces, a canela é perfeita. Em algumas receitas, você também pode descobrir que o trigo sarraceno é levemente frito em uma panela antes de “cozinhar”.

Tigela com trigo sarraceno cru e cozido.
fonte: honesttogoodness.com.au

Como incluir o trigo sarraceno no cardápio

Esta cultura versátil tem usos muito versáteis na cozinha. Pode ser usado para preparar uma paleta muito variada de pratos diversos, tanto quentes como frios.

Café da manhã

Se você deseja começar o dia com saúde, pode preparar um saboroso e nutritivo mingau de trigo sarraceno com trigo sarraceno, principalmente semolina ou flocos de trigo sarraceno. Dependendo de suas preferências pessoais, você pode cozinhar o trigo sarraceno em água, leite ou leite vegetal. Amêndoa, coco ou soja são os mais usados.

O mingau de trigo sarraceno pode ser preparado em muitas variantes diferentes, tanto doces quanto salgadas. As variantes doces são aromatizadas e decoradas com frutas frescas, nozes, sementes, canela, mel ou xarope de bordo. Ao preparar opções salgadas, você pode usar uma variedade de vegetais e queijos.

Lanche

Não sabe o que preparar para as crianças ou para si mesmo para um lanche? Basta cozer o trigo sarraceno em leite vegetal, triturar, temperar e decorar com maple syrup, baunilha, mel, frutos secos ou fruta fresca. O resultado será um pudim de trigo sarraceno saudável.

Bolos e comidas doces

Muitas sobremesas diversas também podem ser preparadas com trigo sarraceno e produtos de trigo sarraceno. Além de adicionar farinha de trigo sarraceno ou sêmola a uma variedade de massas, você também pode usá-la para preparar panquecas ou bolinhos saudáveis, o procedimento é o mesmo de preparar aveia. Os flocos podem ser usados para preparar biscoitos de trigo sarraceno ou podem ser usados para animar uma migalha para um bolo.

Por último, mas não menos importante, você também pode preparar um corpo de bolo muito original de trigo sarraceno, especialmente lamanka. Nesse caso, basta ferver o trigo sarraceno no leite vegetal, depois adicionar frutas secas e nozes e deixar tudo endurecer em uma forma de bolo. Em seguida, decore com frutas frescas e a guloseima saudável está pronta.

Outro doce popular no qual você pode facilmente usar o trigo sarraceno são os pudins doces. Basta misturar o trigo sarraceno cozido com frutas, por exemplo, maçãs ou ameixas, adicionar nozes, xarope e assar.

Almoço ou jantar

Você gosta de sopas? Nesse caso, você apreciará o trigo sarraceno como uma forma saudável de engrossar várias sopas. O trigo sarraceno é especialmente adequado para batatas fritas ou koulaida, mas você também pode adicioná-lo a caldos. Além das sopas, o trigo sarraceno ou farelo de trigo sarraceno, sêmola ou farinha também podem ser usados \u200b\u200bpara preparar vários hambúrgueres, almôndegas, bolo de carne ou bolinhos.

O trigo sarraceno cozido é outro prato muito saboroso e simples que pode ser preparado de várias maneiras diferentes. O sabor do trigo sarraceno acompanha particularmente bem cogumelos, alho e manjerona, caso em que se cria uma certa variante da tradicional kuba, mas também se pode assar com abobrinha ou carne defumada.

Trigo sarraceno cozido misturado com cebola, alho e outras especiarias é uma mistura interessante que pode ser usada para rechear vagens de pimenta, folhas de couve ou outros vegetais. Em combinação com o espinafre, o trigo sarraceno também pode ser usado na preparação da popular quiche.

Por último, mas não menos importante, você pode usar o trigo sarraceno para preparar o risoto de trigo sarraceno , basta substituir o arroz por trigo sarraceno ou usá-lo junto com o arroz. As variantes mais populares incluem risoto de trigo sarraceno com beterraba, cogumelos ou ervilhas.

Trigo mourisco em uma cozinha fria

Semelhante à quinoa, o trigo sarraceno pode ser usado em uma variedade de saladas de vegetais. Trigo mourisco misturado pode ser aromatizado com especiarias, ervas ou vegetais para fazer uma propagação interessante e saudável. Existe também uma variante do hummus de trigo sarraceno, em que o tradicional grão-de-bico é substituído por este pseudo-cereal universal.

Pão de trigo sarraceno e chá de trigo sarraceno

Além das sementes, o farelo de trigo sarraceno também pode ser consumido. Nesse caso, é utilizado o trigo sarraceno em casca, que pode germinar em uma fina camada de solo. Pode ser consumida como cebolinha, no pão ou adicionada a saladas, risotos e outros pratos. Uma bebida chamada chá de trigo sarraceno também pode ser preparada a partir de trigo sarraceno não descascado ou cascas de trigo sarraceno.

Preparação de chá de casca de trigo sarraceno.
fonte: hofo.pk

O que é feito de trigo mourisco

Uma série de outros produtos são feitos de trigo sarraceno descascado, que tem uma ampla gama de usos na cozinha.

A quebra do trigo sarraceno é a designação das sementes de trigo sarraceno quebradas em pedaços menores. Graças a isso, seu “cozimento” é mais rápido do que no caso de grãos inteiros de trigo sarraceno. É perfeito para preparar vários mingaus, almôndegas, rissóis, pudins ou pastas para barrar, aliás, sempre que precisar de trigo sarraceno para combinar bem com outros ingredientes.

A farinha de trigo sarraceno é criada moendo finamente as sementes de trigo sarraceno. É procurado não só pelo seu sabor ligeiramente a nozes, mas também pela sua natureza sem glúten. Pode ser usado sozinho ou misturado com outros tipos de farinha. É claro que é usado para assar, mas também pode ser usado para engrossar sopas, molhos e carne picada. A farinha de trigo sarraceno também é usada para fazer macarrão de trigo sarraceno , muito popular hoje em dia, e o macarrão de trigo sarraceno é comum na culinária japonesa.

A sêmola de trigo sarraceno também é produzida pela moagem de sementes de trigo sarraceno, é mais fina que a farinha de aveia. É frequentemente usado para preparar mingau de trigo sarraceno, bolinhos, nhoque ou também para engrossar.

Tigela com farinha de trigo sarraceno.
fonte: jack-berry.com

Os flocos de trigo mourisco são produzidos de forma muito semelhante à farinha de aveia, ou seja, cozinhando e esmagando as sementes. Seu uso também é semelhante. Em comparação com a maioria dos outros produtos, eles têm a vantagem de não necessitarem de tratamento térmico. Irá apreciá-los na preparação de mingaus, cremes para barrar e como migalhas para bolos.

O bulgur de trigo sarraceno é feito de forma semelhante ao trigo sarraceno, com a única diferença de que a semente é cozida e seca antes de rachar. Bulgur é especialmente adequado como acompanhamento ou um dos ingredientes de uma salada.

O trigo sarraceno extrusado está disponível principalmente na forma de mingau instantâneo de trigo sarraceno, que é produzido umedecendo o trigo sarraceno e depois expondo-o a altas temperaturas e pressões. A vantagem dos produtos extrusados é a facilidade e rapidez de seu uso, a desvantagem é a perda de alguns nutrientes valiosos.

O mel de trigo sarraceno é um produto feito principalmente de trigo sarraceno tártaro.

Como é o trigo mourisco

O trigo mourisco pertence à família vermelha, por isso é botanicamente relacionado, por exemplo, ao ruibarbo ou à azeda. É uma planta anual com flores brancas ou rosa. A fruta é um aquênio de três lados que se assemelha a uma faia e esconde uma semente. O trigo sarraceno, em latim phygopyrum esculentum, é originário da Ásia. Suas origens remontam pelo menos quatro a seis mil anos.

Um campo de trigo sarraceno em flor.
fonte: thedailygardener.com

Da Ásia, mais tarde se espalhou para a Europa por meio de ataques. Afinal, o nome tcheco trigo sarraceno deriva do fato de ter sido trazido por invasores pagãos, principalmente sarracenos e tártaros. Devido ao fato de que, em comparação com o trigo ou a cevada, prosperou mesmo em áreas climaticamente menos adequadas, tornou-se uma cultura popular não apenas na Europa Central, mas também no Norte da Europa. Chegou à América do Norte com colonos no século XVI.

A Rússia é atualmente o maior produtor de trigo sarraceno, seguida pela China e Ucrânia. Também é cultivado em quantidades limitadas no território da nossa república. Seu cultivo também é adequado para produção ecológica, é resistente a doenças e pragas.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X