Tremoço, uma leguminosa pouco conhecida que é consumida pela humanidade há milhares de anos. Inclua-o também em sua dieta.

Quando dizemos tremoço ou tremoço, geralmente imaginamos uma planta com flores roxas distintas que podem ser vistas em jardins e à beira da estrada.

Pouca gente sabe que também existe uma versão comestível dela, que classificamos como leguminosa.

Assemelha-se à soja em seu uso.

Era um alimento popular no antigo Egito, Grécia e Roma.

Por que e como você também deve incluí-lo em sua dieta?

Acompanhe conosco os passos dessa planta meio esquecida.

O que é tremoço?

O tremoço é a designação de um género de plantas que pertence à família das leguminosas. Por esta razão, o nome tcheco tremoço é tão amplamente utilizado. Existem quase 200 tipos diferentes de tremoço na natureza, e isso está ligado ao equívoco de que o tremoço é principalmente a erva com flores roxas, rosa ou azuis em forma de uva que a maioria de nós conhece.

Esta é apenas uma espécie, o que também não é muito interessante. Mas isso não se aplica a outras espécies. Do ponto de vista do consumo, as espécies mais importantes são os tremoços brancos e amarelos, que são classificados como leguminosas.

Qual é a aparência e o sabor do tremoço?

As sementes de tremoço branco e amarelo são consumidas principalmente como alimento. As sementes amarelo-esbranquiçadas estão escondidas em vagens. Eles se assemelham a feijões em forma e tamanho, mas são ligeiramente mais achatados.

Seu tamanho é de cerca de 1,5 cm. O sabor do tremoço é levemente adocicado, para algumas pessoas lembra nozes. É consumido principalmente no sul da Europa, Egito e América do Sul.

Sementes de tremoço na palma da mão.
fonte: christianascucina.com

Tipos de tremoço e seus usos

Os tipos mais famosos de tremoço incluem:

  • Tremoço (Lupinus albus) – uma antiga cultura cultivada que vem do Mediterrâneo Oriental, as sementes são consumidas principalmente como leguminosa. Além disso, a partir dele são feitos farinha, leite vegetal e substituto do café. Também é usado em cosméticos, auxilia na regeneração da pele. Por último, mas não menos importante, também é usado como forragem.

  • Tremoço amarelo (Lupinus luteus) – originário do Mediterrâneo ocidental, as sementes amarelas também são consumidas como acompanhamento ou aperitivo, ou em conserva.

  • Tremoço multifolhado (Lupinus polyphyllus) – é originário da América do Norte, mas também se espalhou pelo nosso território, onde é considerado uma espécie invasora, mas é plantado como planta ornamental em parques e jardins por suas belas cores. Suas sementes contêm alcaloides venenosos.

  • Tremoço de folhas estreitas (lupinus angustifolius) – mais frequentemente usado na agricultura como forragem para animais de fazenda, com menos frequência na indústria alimentícia para a produção de farinha.

  • Lupina hispanicus – cresce principalmente na Península Ibérica.
Plantas com flores de tremoços brancos.
fonte: european-seeds-com

O tremoço como leguminosa ou o que contém o tremoço?

O tremoço é muito rico em vários nutrientes. Contém principalmente uma grande quantidade de proteínas e fibras, ao contrário da soja, por exemplo, tem um teor de gordura muito menor. O tremoço não contém glúten, pelo que também pode ser consumido por celíacos. Entre os minerais, destaca-se sobretudo pelo seu alto teor de potássio, magnésio, zinco e ferro. Quanto às vitaminas, é rico em toda a gama de vitaminas B.

Valores nutricionais, vitaminas e minerais no tremoço

É interessante comparar o tremoço cru com outras leguminosas comuns, como feijão branco, ervilha, lentilha e soja.

Tremoço
100g
Soja
100g
Grão de bico
100g
Feijão branco 100g Ervilha
100g
Lentilha
100g
Energia 371 kcal 446 kcal 378 calorias 333 calorias 81 kcal 352 calorias
Água 10,4 g 8,54 g 7,68 g 11,3 g 78,9 g 8,26 g
Carboidratos 40,4 g 30,2 g 63g 60,3 g 14,4 g 63,4 mg
Proteínas 36,2 g 36,5 g 20,5 g 23,4 g 5,42 g 24,6 mg
Gorduras 9,74 g 19,9 g 6,05 g 0,85 g 0,4 g 1,06 mg
Fibra 18,9 g 9,3 g 12,2 g 15,2 g 5,7 g 10,7 mg
Tremoço
100g
Soja
100g
Grão de bico
100g
Feijão branco 100g Ervilha
100g
Lentilha
100g
Vitamina B1 0,64 mg 0,874 mg 0,477 mg 0,437 mg 0,266 mg 0,873 mg
Vitamina B2 0,22 mg 0,87 mg 0,212 mg 0,146 mg 0,132 mg 0,211 mg
Vitamina B3 2,19 mg 1,62 mg 1,54 mg 0,479 mg 2,09 mg 2,6 mg
Vitamina B5 0,75 mg 0,793 mg 1,59 mg 0,732 mg 0,104 mg 2,14 mg
Vitamina B6 0,357 mg 0,377 mg 0,535 mg 0,318 mg 0,169 mg 0,54 mg
Vitamina C 4,8 mg 6 mg 4mg 0 mg 40 mg 4,5 mg
Potássio 1010 mg 1800 mg 718 mg 1800 mg 244 mg 677 mg
Fósforo 440 mg 704 mg 252 mg 301 mg 108 mg 281 mg
Magnésio 198 mg 280 mg 79 mg 190 mg 33 mg 47 mg
Sódio 15mg 2mg 24 mg 16 mg 5mg 6 mg
Cálcio 176 mg 277 mg 57 mg 240 mg 25mg 35mg
Zinco 4,75 mg 4,89 mg 2,76 mg 3,67 mg 1,24 mg 3,27 mg
Ferro 4,36 mg 15,7 mg 4,31 mg 10,4 mg 1,47 mg 6,51 mg

Por que incluir o tremoço na dieta?

As sementes de tremoço são ricas em proteínas, fibras e têm baixo teor de óleo e amido, por isso são frequentemente recomendadas para perda de peso, por exemplo. O tremoço também contém o aminoácido arginina, que ajuda a baixar a pressão arterial, reduz os níveis de colesterol, triglicerídeos e açúcar no sangue. Por último, mas não menos importante, também atua como prebiótico, melhorando a saúde do nosso intestino.

  • Sistema digestivo e sistema imunológico – o consumo regular de tremoços apoia a saúde intestinal e ajuda a prevenir a constipação, a síndrome do intestino irritável e outros problemas relacionados ao sistema digestivo. Graças ao seu alto teor de fibras, são bons prebióticos, ou seja, substâncias que nutrem as bactérias boas do intestino. A pesquisa também mostrou uma ligação direta entre essas bactérias saudáveis e o estado do sistema imunológico.

  • Doença cardiovascular – o tremoço ajuda a reduzir a pressão arterial elevada, os extratos de proteína do tremoço demonstraram corrigir a disfunção endotelial vascular. Ao proteger contra a hipertensão, o tremoço também reduz o risco de ataque cardíaco ou derrame. Comer tremoço também reduz o açúcar no sangue e o colesterol alto, que são fatores de risco para doenças cardíacas.

  • Proteção contra anemia – o tremoço contém uma quantidade relativamente grande de ferro, que ajuda na formação da hemoglobina. O conteúdo de vitamina C, posteriormente, ajuda a absorção de ferro. A anemia, ou anemia, pode causar muitos problemas, como fadiga, falta de ar, pele pálida.

  • Efeito positivo na pele – os antioxidantes contidos no tremoço ajudam a combater os radicais livres nocivos. Entre outras coisas, os radicais livres podem levar ao envelhecimento prematuro da pele associado à formação de manchas senis e rugas. As vitaminas e minerais contidos no tremoço também nutrem a pele e lhe dão uma aparência saudável e radiante.

  • Cabelo saudável – nosso cabelo é composto de proteínas. O alto teor de proteína nos tremoços ajuda, portanto, na formação de uma estrutura capilar saudável. O cabelo fica mais forte, mais denso e mais durável.

  • Redução de peso – graças ao alto teor de fibras e proteínas, comer tremoços faz com que você se sinta saciado por mais tempo e reduz a sensação de saciedade. Isso é usado em muitos tipos de dietas de redução.

Caspa e toxicidade

As sementes da maioria das variedades de tremoço contêm alcalóides e aminoácidos, que em caso de consumo prolongado em grandes quantidades e na forma seca podem ter um efeito negativo em nosso organismo. Mas também existem variedades que não contêm essas substâncias perigosas ou contêm apenas uma quantidade mínima.

É o caso dos tremoços brancos e amarelos. No entanto, recomenda-se deixar o tremoço de molho por várias horas e cozinhá-lo como prevenção contra o possível conteúdo dessas substâncias venenosas. Isso elimina quaisquer alcalóides e o consumo de tremoço tratado desta forma é absolutamente seguro.

Como comer tremoço?

A preparação do tremoço é muito simples. Antes de preparar seus próprios tremoços, verifique-os e jogue fora as sementes danificadas. O tremoço seco deve ser embebido antes de cozinhar. A recomendação geral é de um copo (250 ml) de tremoço para usar aproximadamente três copos (750 ml) de água.

É melhor deixar o tremoço de molho durante a noite, por 12 horas. Em seguida, despeje a água de imersão e lave o tremoço em água corrente. Isso elimina as substâncias causadoras de gás. Em seguida, cozinhe delicadamente em uma panela com água, dependendo do tempo de imersão, o tempo de cozimento é em torno de uma hora.

Sementes de tremoço em um prato pronto para comer.
fonte: shelovesbiscotti.com

Os tremoços e a farinha de tremoço, que é feita a partir deles, têm usos semelhantes na cozinha como a maioria dos legumes.

  • O tremoço cozido pode ser facilmente utilizado não só como acompanhamento, mas também pode ser adicionado a várias saladas ou misturas de legumes, também pode ser usado em receitas de goulash , pode ser uma alternativa interessante ao goulash de feijão.

  • O tremoço cozido misturado pode ser aromatizado com especiarias e ervas para criar uma pasta saborosa e saudável.

  • Os tremoços também podem ser facilmente transformados em um lanche saudável. Nesse caso, recomenda-se deixar os tremoços de molho por dois dias, trocando a água todos os dias. Depois cozinhamos o tremoço até ficar macio, enxaguamos e espalhamos em um prato. Antes de servir, regue com sumo de limão e polvilhe ligeiramente com sal e cominho.

  • Você pode usar farinha de tremoço, por exemplo, em várias receitas de panquecas , a vantagem será um sabor levemente noz e sem glúten. Em geral, pode-se dizer que a farinha de tremoço sozinha não é recomendada para assar massas com fermento.

produtos de tremoço

Além do tremoço seco, você também pode encontrar toda uma gama de outros produtos de tremoço.

A farinha de tremoço é procurada não só pelo seu sabor ligeiramente a noz, mas também pelo seu valor nutricional e pela sua natureza sem glúten. Uma característica interessante é sua cor levemente amarelada, que também agrega aos pratos. É utilizado não só para assar, mas também para engrossar sopas, molhos e como um dos ingredientes de pratos de carne picada.

Café tremoço – uma alternativa descafeinada muito popular ao café clássico. São sementes de tremoço torradas e moídas. O preparo da bebida é bem simples, basta despejar água fervente sobre a mistura.

Tempeh de tremoço – é produzido de forma semelhante ao tempeh de soja mais conhecido, ou seja, por fermentação de grãos de tremoço.

Tremoço em conserva ou tremoço – são sementes em conserva em picles salgado ou mesmo doce, que depois são facilmente utilizadas em saladas ou como acompanhamento, pois não necessitam de molho .

Com a popularidade dos alimentos saudáveis, outros produtos estão surgindo, como a massa de tremoço ou os substitutos do leite de vaca.

Tigela com farinha de tremoço.
fonte: ketoconnectet.com

cultivo de tremoço

O tremoço é uma erva anual da família das leguminosas que atinge cerca de um metro de altura. É caracterizada por folhas compostas com pecíolo, que geralmente são feitas de 7-9 folhas em forma de ovo.

O verso das folhas é coberto de pelos. A inflorescência de todos os tipos de tremoço é um racemo, que pode atingir um comprimento de até 20 cm. Dependendo da variedade, as flores são brancas, amarelas, roxas, rosa ou azuis. As flores então formam uma vagem, que contém um pequeno número de sementes, geralmente em torno de cinco.

Várias espécies de tremoço são encontradas na Europa, América do Norte e do Sul e Oriente Médio.

A evidência mais antiga de tremoço como uma cultura cultivada remonta ao século 22 aC, suas sementes foram encontradas nos túmulos dos antigos faraós egípcios. O maior produtor de tremoço hoje é a Austrália, seguida pela Polônia e Rússia.

O tremoço às vezes é cultivado nos campos não apenas como cultura, mas também como forragem para animais de fazenda, ou às vezes também é arado no solo, pois fornece vários nutrientes necessários. Por outro lado, devido ao fato de muitos tipos de tremoço conterem alcaloides venenosos, por exemplo, o tremoço de várias folhas, que cresce relativamente abundante na República Tcheca, seu eventual consumo pode representar um perigo para os animais selvagens.

Tremoço multifolhas de crescimento livre.
fonte: giardinaggio.it

O tremoço como alimento do futuro

Devido à sua despretensão, uso na alimentação e na agricultura e excelentes valores nutricionais, o tremoço é frequentemente discutido como uma possível cultura do futuro, especialmente em áreas do terceiro mundo. É, portanto, considerada uma das culturas que podem ajudar na escassez de alimentos em algumas partes do mundo devido ao constante crescimento da população.

Lupino no jardim

Se você decidir cultivar o tremoço como flor ornamental em seu jardim, ficará satisfeito não apenas porque seu cultivo não requer nenhum cuidado específico, mas também porque, se você remover seus caules gastos, poderá desfrutar de suas flores durante todo o verão.

É mais fácil cultivar tremoços a partir de sementes, o pré-plantio não é necessário. Você só precisa plantar as sementes no canteiro no outono e no próximo ano, em junho, poderá desfrutar de suas flores coloridas.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X