O tomate, uma cultura excepcional, sem a qual nem só a cozinha italiana não seria o que é.

Quase sempre podemos encontrá-lo nos jardins tchecos.

Um tomate cultivado à mão é uma sinfonia de sabores e aromas.

Adoramos cru, como ingrediente principal do molho de tomate e em combinação com massas.

Você ainda está se perguntando se um tomate é uma fruta ou um vegetal?

Você sabia que existem variações em quase todas as cores do arco-íris?

Seu consumo pode realmente nos proteger do câncer?

E como cultivá-lo não só no jardim, mas também na varanda?

Contaremos tudo isso e muito mais em nosso artigo.

O tomate é uma fruta ou um legume?

Você consegue imaginar seu cardápio sem tomates? Nenhum molho de tomate ou sopa e muitos outros pratos seriam muito mais pobres sem eles. O tomate é uma das culturas que são utilizadas na cozinha das mais diversas formas. O tomate comestível em latim, Solanum lycopersicon, também é frequentemente referido como a maçã do paraíso . Ambos os nomes, tomate e maçã do paraíso, evocam a palavra paraíso, supostamente devido ao seu sabor delicioso.

Quando dizemos maçã, pensamos imediatamente em fruta. Mas determinar se um tomate é uma fruta ou um vegetal é sempre um pouco problemático.

Por que?

Depende de qual ponto de vista olhamos para o tomate . Muitas pessoas o consideram um vegetal com base em seu uso e sabor específico. Também pode ser encontrado entre vegetais nas lojas. Os jardineiros também se inclinam para o fato de ser um vegetal, pois cultivam tomates como plantas anuais, o que não se pode dizer de outras frutas. No entanto, do ponto de vista botânico, o tomate é uma fruta. É um arbusto perene cujos frutos contêm sementes.

Como conhecer os tomates?

Atualmente, os tomates são cultivados em muitas variedades diferentes, cujos frutos diferem entre si em tamanho, forma, cor e sabor. A cor típica do tomate é o vermelho, mas o tomate também pode ser amarelo, laranja, verde, roxo ou esbranquiçado.

Do ponto de vista do tamanho da planta e suas especificidades de cultivo, o tomate é dividido em vários tipos diferentes. De um lado, tomates grandes e “carnudos”, do outro, pequenos tomates “cereja”. Entre eles, é claro, há uma grande variedade de frutas de diferentes tamanhos.

tomates de arbusto

Às vezes, eles também são chamados de tomates determinantes, porque crescem apenas até uma altura limitada, no máximo cerca de 70 cm. Sua característica básica é que eles não beliscam e são cultivados principalmente sem suporte, então eles assumem a forma de um pequeno arbusto ou até rastejam pelo chão.

Muitas vezes são cultivadas para uso industrial, como ketchups, purês ou sucos, pois exigem menos trabalho e podem ser colhidas por máquinas. A maioria das espécies também possui menor teor de água e mais matéria seca, o que as torna mais adequadas para o processamento industrial.

Variedade arbustiva de tomate cultivada sem suporte.
fonte: garden.org

Pique os tomates

Também conhecidos como tomates indeterminados, como o nome indica, eles precisam de suporte para seu crescimento. Eles geralmente têm a forma de um caule principal, portanto requerem beliscões regulares. Ao contrário dos tomates silvestres, que produzem um grande número de frutos em um curto período de tempo, os tomates-pau frutificam durante toda a estação. A maioria das variedades cultivadas em jardins são tomates-pau. Dependendo das condições, podem crescer vários metros de altura.

Vara de variedade de tomate com um suporte para o seu crescimento.
fonte: bonnieplants.com

tomate varanda

O tomate é uma das culturas que você pode cultivar mesmo em um apartamento se tiver terraço ou varanda. Existem variedades especiais de tomate para esse fim, principalmente variedades de arbustos anões que podem ser plantadas em recipientes menores, mas também existem variedades em bastão.

Tomate cereja, tomate coquetel e outros tomates “frutados”

Além dos tomates varanda, os tomates tipo fruta também têm se popularizado nos últimos anos, geralmente caracterizados por frutas menores, sabor mais doce e muitas tonalidades de cores. Eles são especialmente adequados para cozinhas frias. Seus nomes eram frequentemente derivados dos nomes das frutas com as quais se assemelham. O exemplo mais famoso é o tomate cereja, mas também existem tomates uva, ameixa, pêra, tâmara e groselha, além do tomate coquetel, que é um pouco maior que o tomate cereja, mas igualmente doce e suculento.

Comparação de tomates cereja e tomates uva em termos de forma e tamanho.
fonte: healthmagazine.ae

tomates silvestres

Além dos tomates silvestres, que não requerem poda, também existem os tomates silvestres, menos cultivados e, portanto, com frutos menores, mas ao mesmo tempo mais resistentes a várias doenças e pragas. Eles crescem bastante luxuriante e, portanto, requerem uma quantidade maior de espaço.

Valores nutricionais, vitaminas e minerais em tomates

A maior proporção de um tomate cru é água, quase 95%, e seu baixo valor calórico também está relacionado a isso. Os 5% restantes consistem principalmente em carboidratos e fibras. Do ponto de vista vitamínico, é uma rica fonte de vitamina C e beta-caroteno e, em menor quantidade, várias vitaminas do complexo B. É interessante comparar o tomate cru com sua forma seca e típica produtos de tomate, como purê de tomate, ketchup e suco.

tomate cru
100g
tomate seco
100g
Purê de tomate
100g
Ketchup
100g
Tomate
suco
100g
Energia 18 calorias 213 calorias 82 kcal 24 kcal 17 calorias
Água 94,5 g 53,8 g 73,5 g 91,3 g 94,2 g
Carboidratos 3,89 g 23,3 g 18,9 g 5,31 g 3,53 g
Proteínas 0,88 g 5,06 g 4,32 g 1,2 g 0,85 g
Gorduras 0,2 g 14,1 g 0,47 g 0,3 g 0,29 g
Fibra 1,2 g 5,8 g 4,1 g 1,5 g 0,4 g
tomate cru
100g
tomate seco
100g
Purê de tomate
100g
Ketchup
100g
Tomate
suco
100g
Betacaroteno 449 µg 901 µg 8280 µg 270 µg
Vitamina B1 0,037 mg 0,193 mg 0,06 mg 0,024 mg 0,1 mg
Vitamina B2 0,019 mg 0,383 mg 0,153 mg 0,065 mg 0,078 mg
Vitamina B3 0,594 mg 3,63 mg 3,08 mg 0,991 mg 0,673 mg
Vitamina B5 0,089 mg 0,479 mg 0,142 mg 0,309 mg
Vitamina B6 0,08 mg 0,319 mg 0,216 mg 0,098 mg 0,07 mg
Vitamina C 13,7 mg 102 mg 21,9 mg 7mg 70,1 mg
Potássio 237 mg 1560 mg 1010 mg 297 mg 217 mg
Fósforo 24 mg 139 mg 83 mg 27 mg 19mg
Magnésio 11 mg 81 mg 42 mg 15mg 11 mg
Sódio 5mg 266 mg 59 mg 11 mg 10 mg
Cálcio 10 mg 47 mg 36 mg 14 mg 10 mg
Zinco 0,17 mg 0,78 mg 0,63 mg 0,22 mg 0,11 mg
Ferro 0,27 mg 2,68 mg 2,98 mg 0,96 mg 0,39 mg

Tomate para a saúde

Os tomates são uma importante fonte do antioxidante licopeno. Além disso, são uma boa fonte de várias vitaminas e minerais, como vitamina C, betacaroteno, potássio, vitamina K e ácido fólico. Seu consumo regular ajuda, assim, a prevenir uma série de problemas de saúde.

  • Licopeno milagroso – clorofilas e carotenóides como o licopeno são responsáveis pela rica cor dos tomates. Quando o processo de amadurecimento começa, ocorre a degradação da clorofila (verde) e a síntese de carotenóides (vermelho). O licopeno é o carotenoide mais abundante no tomate maduro, sendo a maior concentração encontrada na casca. Em geral, quanto mais vermelho o tomate, mais licopeno ele contém. Este antioxidante está associado a muitos benefícios para a saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas e câncer.

  • Doença cardiovascular – estudos relacionam baixos níveis sanguíneos de licopeno e beta-caroteno a um risco aumentado de ataque cardíaco e derrame. Mais e mais pesquisas também sugerem que a suplementação com licopeno pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL, e os tomates também demonstraram ter um efeito positivo na camada interna dos vasos sanguíneos e ajudam a reduzir o risco de coagulação sanguínea.

  • Prevenção do câncer – estudos observacionais associaram tomates e produtos à base de tomate a uma menor incidência de câncer de próstata, pulmão e estômago. Acredita-se que o alto teor de licopeno seja o responsável, mas são necessárias mais pesquisas para confirmar esses efeitos benéficos. Altas concentrações de carotenóides, que são encontrados em grandes quantidades no tomate, também ajudam a proteger contra o câncer de mama.

  • Saúde da pele – Tomates e outros alimentos ricos em licopeno e outros compostos vegetais podem proteger contra queimaduras solares.

  • Sistema imunológico – devido ao alto teor de vitamina C e outras substâncias, o consumo regular de tomate fortalece nosso sistema imunológico.

Os tomates são mais saudáveis crus ou cozidos?

Para ser honesto, não há uma resposta clara para essa pergunta. Claro que é verdade que algumas substâncias valiosas são destruídas por tratamento térmico ou seu conteúdo é reduzido. No entanto, quando se trata do licopeno acima mencionado, a sua absorção é, pelo contrário, muito mais fácil para o nosso organismo a partir de tomates submetidos a tratamento térmico.

Com pele ou sem pele?

Embora algumas pessoas achem a pele desconfortável porque “gruda no paladar ou fica presa nos dentes” e algumas receitas exigem que você remova a pele dos tomates, geralmente é melhor não descascar os tomates e comê-los inteiros. . A casca contém a maioria dos compostos vegetais que têm um efeito comprovadamente positivo em nossa saúde.

Tirando a pele do tomate.
fonte: receita30.com

Quando e por que não comer tomate?

Comer tomates verdes verdes pode causar envenenamento. Tomates verdes, bem como manchas verdes no caule, contêm o veneno tomanina. Isso é semelhante à substância solanina, que está contida em batatas verdes. A tomanina não pode ser destruída por tratamento térmico. O envenenamento se manifesta por náusea, dor de cabeça, cólicas estomacais, vômitos ou queimação na garganta.

Devido ao maior teor de ácido málico e cítrico, o consumo de tomate também pode desencadear a produção de quantidades excessivas de ácido estomacal. Isso pode ser a causa da azia. Você não deve consumir tomates mesmo que sofra de diarréia, pois eles agem como um laxante natural e podem piorar sua condição. Por último, mas não menos importante, pessoas com doenças renais e do trato urinário devem ficar atentas ao consumo excessivo de tomate.

Tomates verdes verdes como fonte de tomanine venenoso.
fonte: southeastagnet.com

Como comer tomates?

Uma das vantagens do tomate é que ele pode ser consumido e preparado das mais diversas formas, tanto na culinária fria quanto na quente. Muitas vezes são consumidos crus como parte de saladas e aperitivos, cortados em fatias finas e servidos em sanduíches ou adicionados a vários pratos de massas, carnes e vegetais. Eles também são usados em sopas, ensopados e molhos.

Tomates crus

Os tomates frescos maduros têm um sabor realmente único. Além do fato de que você pode comê-los sozinhos ou como acompanhamento, certamente também pode usá-los no preparo de deliciosas saladas de tomate . O seu sabor vai bem com vários tipos de queijos, como mozzarella, feta ou parmesão, outros vegetais, lembre-se da salada Šop, por exemplo, e ervas aromáticas, especialmente o manjericão. Tomates combinados com pão torrado ou bruschetta também são únicos. Recentemente, o consumo de suco de tomate também se tornou muito popular, assim como a combinação de tomates com outros tipos de frutas e vegetais e seu processamento em um smoothie de tomate saudável .

Molhos e sopas de tomate

Os tomates processados termicamente fazem parte de toda uma gama de pratos diversos. Em primeiro lugar, é claro , vêm à mente várias receitas de sopa de tomate . Isso pode ser feito com tomates frescos ou enlatados ou até mesmo com purê de tomate, depende apenas de suas preferências. Além disso, na hora de preparar outro clássico, o molho de tomate, você pode usar tanto os tomates já processados em forma de purê quanto os frescos. Você sabe preparar o melhor molho de tomate que vai agradar o seu paladar? O segredo está no caldo.

tomate e macarrão

Um capítulo separado da arte culinária é o uso de tomates na culinária italiana. Várias iguarias tradicionais italianas, incluindo massas e pizzas, não existiriam sem tomates. O tomate é chamado de pomodoro ou maçã dourada em italiano. Anime seu cardápio com receitas de espaguete ao pomodoro , o preparo é muito simples, o sabor é único. Claro, o espaguete à milanesa ou à bolonhesa também pertence a outros clássicos.

tomates assados

Você pode facilmente encher tomates maiores com várias misturas de queijos, ervas e outros vegetais e depois assá-los no forno. Em alternativa, podem também ser assados simplesmente regado com azeite e ligeiramente temperados, o resultado será um acompanhamento original e muito saboroso para a carne.

tomate seco

Na verdade, são tomates cortados em rodelas ou cortados ao meio e depois secos ao sol ou no forno. Ao secar, o tomate adquire um sabor doce intenso e uma textura bastante mastigável. Os tomates secos ao sol estão disponíveis sozinhos ou geralmente são conservados em azeite para amolecê-los. Tomates secos ao sol sem óleo devem ser embebidos em água para reidratá-los antes do consumo. Quer fazer o seu em casa? O processo de fazer tomates secos é muito simples e você pode usá-los na preparação de uma grande variedade de pratos. Eles são usados para dar sabor a pratos de massas, vegetais e carnes, também são adicionados a sopas e molhos e, por último, mas não menos importante, você pode usá-los em receitas de pastas de tomate seco ao sol .

Tomates secos ao forno.
fonte: simplebites.net

Como escaldar e descascar tomates?

No preparo de sopas ou molhos, não precisamos descascar os tomates, pois a casca se desprende sozinha durante o cozimento, e costumamos coar ou triturar esses pratos antes de servir. Para outros pratos, no entanto, é melhor descascar os tomates antes de adicioná-los aos outros ingredientes. Não há nada de complicado nisso. Simplesmente corte os tomates ligeiramente em cruz e mergulhe-os em água quente por alguns segundos ou despeje água fervente sobre eles. Em seguida, retire os tomates e mergulhe-os em uma tigela com água gelada. A casca pode ser facilmente removida com uma faca.

Como remover as sementes?

Algumas receitas exigem a remoção das sementes dos tomates. Simplesmente corte-os ao meio transversalmente, esprema o tomate delicadamente e use uma colher de chá para remover as sementes de cada “câmara”.

produtos de tomate

Claro, muitos outros produtos são feitos de tomate, que têm uma ampla gama de usos na cozinha. Além dos tomates secos, que costumam ser vendidos em conserva em óleo, outros produtos clássicos de tomate são principalmente pasta de tomate, purê e ketchup.

Ketchup – um dos produtos típicos feitos de tomate, ou mais precisamente de purê de tomate. Esta é a diferença básica entre ketchup e purê. Enquanto o purê é feito de tomate, o ketchup é feito apenas de purê de tomate. Além dele, outros ingredientes são água, açúcar, sal, amido, vinagre fermentado e outros ingredientes, por exemplo, dependendo se o ketchup deve estar quente ou não. Os ingredientes são primeiro misturados a frio e depois aquecidos a uma temperatura de aproximadamente 90°C.

Purê de tomate – é muito melhor usar o purê de tomate para cozinhar, que é feito de tomates maduros que foram retirados da pele e sementes, os outros ingredientes são cebola, alho e temperos. Você também pode fazê-lo facilmente em casa, fazer purê de tomate não é complicado e você também pode preparar diferentes variantes especiais com vários temperos ou ervas.

Tomates enlatados enlatados – se você quiser ter pedaços de tomate em seu prato, tomates enlatados são melhores do que purê. São tomates maduros pelados, ora inteiros, ora fatiados, que são conservados para maior durabilidade. Se esses tomates pelados forem coados, é criado um purê de tomate .

Suco de tomate – se você tem um fraco por essa bebida, pode facilmente fazer em casa. Basta cortar os tomates frescos maiores em pedaços e cozinhar delicadamente em uma panela com um pouco de água. Em seguida, misture e coe a mistura para remover as peles e sementes. Em seguida, dilua o suco a gosto com água e, se necessário, acrescente mel ou especiarias.

Vinagre de tomate – é o vinagre fermentado do suco de tomate espremido na hora.

Vários molhos de tomate prontos também são produzidos a partir do purê em combinação com outros ingredientes.

Purê de tomate caseiro em uma tigela.
fonte: eatthis.com

Cultivo de tomates

Os tomates estão entre as culturas mais cultivadas em nossos jardins e muitas vezes podemos vê-los em varandas ou terraços nas cidades. Os tomates cultivados em casa têm um sabor muitas vezes melhor do que os comprados. No entanto, seu cultivo tem suas armadilhas, que vale a pena conhecer.

crescendo no jardim

Os tomates gostam de calor, por isso é mais adequado que sejam cultivados em estufa, estufa ou em canteiro protegido por papel alumínio. É melhor pré-cultivar as mudas de tomate em casa em um vaso ou xícara. O plantio das sementes geralmente é feito no mês de março, a maioria das variedades precisa de cerca de dois meses para que a muda cresça e fique forte o suficiente para ser transplantada.

O transplante geralmente é feito depois de meados de maio, quando não há mais ameaça de geadas no solo que possam colocar em risco as plantas. Os tomates são relativamente exigentes no solo, o conteúdo de cálcio e fósforo é importante e requerem fertilização regular. É melhor plantar as plantas mais fundo para torná-las mais estáveis, os tomates em pau, é claro, precisam de suporte.

Mudas de tomate pré-cultivadas em vaso.
fonte: modernfarmer.com

crescendo na varanda

Mesmo no cultivo em varanda ou terraço, é aconselhável pré-cultivar as plantas primeiro e depois plantá-las em vasos, caixas ou caixas suficientemente grandes. É aconselhável colocar um dreno no fundo do recipiente, que irá drenar o excesso de água.

Cuidados e poda de tomate

Os tomates estão entre as plantas para as quais a rega regular é importante. A rega desigual, principalmente quando as plantas já têm frutos, pode fazer com que os tomates rachem. No entanto, é necessário regar as plantas de forma que suas folhas não fiquem molhadas. Fique atento também a derramamentos, que podem causar mofo. Como já mencionamos, a fertilização regular é importante, nitrogênio, potássio e fósforo são elementos importantes para o tomate. Os tomates são relativamente delicados, por isso é necessário protegê-los, por exemplo, de chuva intensa ou vento. Outro problema é o ataque frequente de várias doenças e pragas.

Os tomates em forma de bastão devem ser regularmente beliscados ou removidos dos brotos laterais, chamados de válvulas, durante o crescimento. Estes são todos os brotos que crescem entre o caule principal e a folha. É aconselhável verificar as plantas regularmente todas as semanas para que o crescimento dos filodes do tomate não enfraqueça e sua remoção não cause danos à planta. O tempo de colheita depende da variedade, há precoces e tardias. Os frutos devem ser colhidos quando estiverem profundamente coloridos, mas ainda firmes, não moles.

As seguintes variedades de tomate são adequadas para cultivo doméstico:

  • Tornado F1 – variedade universal de tomate vermelho em forma de bastão
  • Tumpling Tom Red or Yellow – uma variedade pendente de tomate cereja com frutas vermelhas ou amarelas adequadas para cultivo em varandas
  • Vilma – casta pendente com frutos vermelhos muito saborosos e aromáticos
  • Beefsteak – uma variedade americana de tomates carnudos com frutas vermelhas grandes e firmes
  • Rosso Sicilian – uma variedade arbustiva com frutas vermelhas com nervuras que se assemelham a uma flor quando cortadas
  • Perun – uma variedade com frutas amarelas em forma de pêra
  • Cherolla F1 – tomate groselha
  • Black Krim – variedade com vinho escuro a frutas negras
A variedade Rosso Siciliana, que quando cortada se assemelha ao formato de uma flor.
fonte: totalmentetomatoes.com

Armazenando tomates

A maioria de nós armazena tomates na geladeira. Se, por um lado, duram mais tempo nele, por outro, o excesso de frio faz com que percam parte do sabor e do aroma e se tornem farináceos. Se possível, é melhor armazenar os tomates à temperatura ambiente. Quando os tomates amadurecem, o gás etileno é liberado. Por isso, não deve ser armazenado junto com outras frutas ou vegetais, pois o etileno acelera a deterioração.

Alternativamente, tomates picados ou purê de tomate também podem ser congelados. Quando os pedaços de tomate são descongelados, eles não ficam firmes e não são adequados para sanduíches ou saladas. No entanto, os tomates congelados são uma adição saborosa a pratos como molhos para massas ou sopas.

A origem do tomate

Até a descoberta da América, o mundo não conhecia o tomate. Assim como a batata, o pimentão ou o milho, o tomate é uma cultura originária da América Latina. Chegou à Europa apenas no século 16 devido às descobertas no exterior e, além do sul da Europa, também se espalhou rapidamente para a Ásia. Um fato interessante é que em alguns países, por muito tempo, o tomate foi cultivado como planta ornamental, não para consumo. A China é atualmente o maior produtor de tomate, seguida pela Índia e Turquia. Na Europa, o tomate é amplamente cultivado, especialmente na Itália e na Espanha.

O tomate comestível, ou Solanum lycopersicum, é um representante da extensa família de plantas de berinjela. É uma planta perene, mas é cultivada como anual. Dependendo da variedade, a planta pode atingir uma altura inferior a 1 metro ou superior a 5 metros. A inflorescência do tomateiro é uma panícula com três a vinte flores, que são bissexuais, em sua maioria brancas ou amarelas. A fruta é uma maçã do paraíso, do ponto de vista botânico é uma baga. Os caules, folhas e raízes dos tomates são considerados venenosos desde tempos imemoriais porque contêm o alcaloide tomanina.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X