Quando pensamos em uma rosa, a maioria de nós pensa em uma bela e majestosa flor com espinhos.
Mas uma rosa pode assumir muitas formas.
Ao caminhar na natureza, muitas vezes nos deparamos com uma roseira brava.
Suas flores lindamente perfumadas formarão roseira brava no outono.
Como preparar o chá de rosa mosqueta de forma a preservar o máximo possível de substâncias valiosas?
Qual é a melhor época para colher roseira brava?
Como é feito o vinho de rosa mosqueta?
Contaremos tudo isso e muito mais sobre essa fruta excepcional em nosso guia.
O que são dardos?
Os frutos da rosa mosqueta são geralmente considerados os frutos da roseira brava (Rosa canina), no entanto, é claro, os frutos da roseira também são produzidos por várias outras roseiras, por exemplo, roseira brava (Rosa villosa) ou rosa murcha (Rosa rugosa). A roseira brava cresce livremente na Europa, Ásia, América e Norte da África, na maioria das vezes ao longo de estradas ou à beira de florestas.
De fato, a roseira brava dá frutos, mas são sinoviais, em cuja construção participam os aquênios e algumas partes da flor. As roseiras bravas clássicas originárias de roseira brava têm uma forma alongada e uma cor vermelha ou vermelho-alaranjada. No final da rosa mosqueta estão os restos de uma flor. Dentro da rosa mosqueta há muitas pequenas sementes amarelas com pelos.
A rosa mosqueta é mais consumida na forma de um delicioso chá de rosa mosqueta, mas também pode ser usada para fazer xarope, vinho, marmelada, licor, vinagre e, claro, molho de rosa mosqueta.

Como coletar e secar roseira brava?
Embora seja fácil comprar chá de rosa mosqueta, a maioria de nós prefere colher nossa própria rosa mosqueta. Por um lado, sabemos de onde vêm e, por outro, podemos preparar muitas outras iguarias a partir deles.
Coletando roseira brava
É melhor colher as roseiras bravas quando estão totalmente maduras, quando os frutos estão firmes, brilhantes e de um vermelho intenso, geralmente na virada de setembro para outubro. É quando eles têm o maior teor de substâncias que promovem a saúde. Laranja ou, inversamente, coloração marrom não é desejável. Se você quiser usar a roseira brava para enlatar, pode deixá-la passar pela primeira geada, a roseira brava ficará mais macia.
Equipe-se com tesouras e luvas para coletar roseira brava. É melhor coletar as roseiras bravas em um saco de pano, pois elas podem ser facilmente cozidas no vapor em um saco plástico. Evite coletar roseira brava perto de estradas e ferrovias, sempre lave bem as roseiras com água corrente antes de usar. Em seguida, deixe-os escorrer e remova o caule e as sépalas restantes.
limpeza de roseira brava
Se quisermos fazer marmelada ou molho de roseira brava, devemos limpá-los antes de usá-los, ou seja, livrar-nos de grãos e pêlos espinhosos desagradáveis. É aconselhável realizar a limpeza com luvas.
O procedimento mais simples consiste em cortá-lo longitudinalmente e raspar os grãos e os cabelos. Posteriormente, é necessário enxaguar bem a roseira brava com água.

Secagem de roseira brava
Os frutos da rosa mosqueta podem ser secos de várias maneiras, em um secador elétrico, em um forno a uma temperatura de cerca de 50-60°C ou em aquecimento clássico. A secagem muito lenta em baixas temperaturas pode levar ao mofo, uma temperatura muito alta queimará os frutos da rosa e afetará negativamente o conteúdo de substâncias valiosas.
A roseira brava devidamente seca deve ter uma cor vermelha escura. Muitos de nós secamos as roseiras inteiras, mas nesse caso muitas vezes é necessário esmagar as roseiras secas antes de usar e depois tomar cuidado, por exemplo, para coar bem o chá para que não restem pêlos desagradáveis.
Por isso, às vezes é recomendável picar a roseira brava ou bater levemente no liquidificador antes de secar, pois assim fica mais fácil tirar os pelos das frutas passando por água corrente.

Armazenamento de roseira brava
Você pode armazenar rosa mosqueta seca em frascos herméticos em um local escuro e seco por até um ano. A roseira brava fresca pode ser armazenada na geladeira, mas deve ser usada dentro de uma semana. Por último, mas não menos importante, as roseiras podem ser colocadas em um saco e congeladas.
O que pode ser feito de rosa mosqueta?
Se você gosta de vinhos caseiros, licores, vinagres ou xaropes, a roseira brava lhe dará muitas oportunidades nesse sentido.
chá de rosa mosqueta
O chá de rosa mosqueta é de longe a bebida preparada com mais frequência à base de rosa mosqueta. Pode ser preparado com roseira brava inteira ou triturada. Como a maior parte da vitamina C é perdida da roseira brava com o calor, é importante prepará-la corretamente.
Se queremos que o chá retenha as suas valiosas substâncias, temos de ter em conta que a sua preparação é mais demorada. Coloque as frutas, inteiras ou trituradas, em uma chaleira, cubra com água fria e deixe em infusão durante a noite. De manhã, aqueça levemente a mistura e depois despeje o chá por uma peneira nas canecas. Não é necessário beber o chá todo de uma vez, deixe as roseiras bravas continuarem em infusão no bule e, se necessário, aqueça apenas a quantidade necessária.
Se você quiser regar roseiras com água morna por vários motivos, não deve ser superior a 50°C. A quantidade usual de roseira brava para uma xícara de chá é de seis a oito. By the way, o mesmo roseira brava pode ser usado pelo menos duas vezes para preparar o chá.

xarope de rosa mosqueta
Além da roseira brava fresca, você só vai precisar de água, açúcar e limão para fazer a calda de rosa mosqueta. Cubra as roseiras bravas picadas com água e deixe de molho por 24 horas. Em seguida, aqueça a mistura, mas cuidado para não ferver.
Em seguida, coe a roseira brava e adicione açúcar e suco de limão espremido na hora à infusão coada. Mexa até que o açúcar dissolva. Além do açúcar, você também pode usar mel para adoçar a calda. Você pode usar o xarope caseiro de rosa mosqueta preparado desta forma para preparar limonadas ou adicioná-lo ao chá ou smoothies.

vinho rosa mosqueta
Para quem gosta de vinhos caseiros de frutas, posso preparar vinho de rosa mosqueta. Coloque as roseiras bravas limpas em um copo e cubra com uma mistura resfriada de água e açúcar dissolvido. Em seguida, cubra a jarra ou embrulhe em papel manteiga e deixe fermentar por uma semana.
Em seguida, adicione cravo, canela e pimenta da Jamaica ao vinho. Armazene em um local escuro e fresco e deixe descansar por cerca de três meses. Você pode dizer quando o vinho está pronto quando todas as flechas afundam.
vinagre de rosa mosqueta
Se você gosta de preparar saladas interessantes de vegetais e frutas, experimente aromatizá-las com vinagre de rosa mosqueta, pois isso lhes dará um sabor interessante e muitas substâncias benéficas para a saúde. É muito fácil fazer vinagre de rosa mosqueta, basta misturar rosa mosqueta fresca com vinagre de maçã e deixar em infusão por três dias. Por fim, passe o vinagre por uma peneira fina para retirar os pelos.

Óleo de rosa mosqueta
Além do vinagre de maçã, você também pode misturar rosa mosqueta fresca limpa com azeite, após cerca de duas semanas de maceração você terá um óleo único de rosa mosqueta. Antes de usar, coe novamente bem e depois use colheradas para uso interno ou aplique na pele.

licor de Rosa Mosqueta
Os amantes de álcool mais forte certamente ficarão satisfeitos com o fato de a rosa mosqueta também poder ser transformada em licor. Seu preparo é muito simples, roseira brava purificada é despejada com vodka ou algum conhaque de frutas, e costuma-se adicionar uma pequena quantidade de canela e casca de laranja à mistura. Após duas semanas de maceração, adicione uma pequena quantidade de uma mistura de açúcar fervido e água ao licor.
Para que mais os dardos podem ser usados?
Embora o mais famoso seja o uso da roseira brava para o chá, muitas outras iguarias podem ser preparadas a partir delas.
Você pode fazer marmelada caseira com muita facilidade a partir de roseira brava limpa. Tudo o que você precisa fazer é ferver delicadamente as roseiras bravas em água, coar, adoçar e engrossar em fogo brando. A adição de açúcar nem sempre é necessária, pois a rosa mosqueta tem um sabor relativamente doce por si só. A marmelada pode ser usada no pão e como base para molhos.

O uso de roseira brava em compota é interessante. Neste caso, costumam ser combinados com sorvas.
A maioria de nós conhece javali com molho de rosa mosqueta principalmente graças ao filme Snow White Festival. Como fazer o melhor molho de rosa mosqueta? Sabia que para além da carne de veado, também fica óptimo com lombo de porco?
Quando ouvimos sopa vermelha, a maioria de nós pensa em receitas de sopa de tomate . No entanto, a sopa de vermelho a laranja também pode ser preparada a partir de rosa mosqueta ou marmelada de rosa mosqueta.
Por último, mas não menos importante, a marmelada de rosa mosqueta pode ser utilizada na preparação de vários tipos de doces pegajosos . No entanto, o atolamento pode ser usado não apenas para colar. Se você misturá-lo com açúcar de confeiteiro, clara de ovo e amêndoas moídas, também poderá preparar deliciosos biscoitos de rosa mosqueta.
Você também pode usar geléia de rosa mosqueta em receitas de torta de treliça de maneira semelhante. É especialmente bem combinado com queijo cottage.

O que contém uma flecha?
As flechas contêm toda uma gama de substâncias que promovem a saúde, especialmente antioxidantes. No entanto, é apropriado dizer que o conteúdo de nutrientes depende muito das condições do solo e do método de processamento subsequente.
Por exemplo, o tratamento térmico reduz significativamente o teor de vitamina C, roseira brava que vem de altitudes mais elevadas geralmente tem maiores quantidades de antioxidantes. As tabelas mostram valores para 100 gramas de roseira brava fresca.
Caloria | Água | Proteínas | Gorduras | Carboidratos | Fibra |
162 calorias | 58,7 g | 1,6 g | 0,34 g | 38,2 g | 24,1 g |
As flechas são conhecidas principalmente por seu alto teor de vitamina C. Mas também contêm uma quantidade relativamente grande de vitamina A ou E.
Betacaroteno | Vitamina A | Vitamina B1 | Vitamina B2 | Vitamina B3 | Vitamina B6 | Vitamina C | Vitamina E | Vitamina PARA |
2350 µg | 4320 UI | 0,016 mg | 0,166 mg | 1,3 mg | 0,076 mg | 426 mg | 5,85 mg | 25,9 µg |
Entre os minerais das setas, podemos encontrar, por exemplo, cálcio, manganês ou ferro.
Potássio | Fósforo | Magnésio | Manganês | Cobre | Cálcio | Zinco | Ferro |
429 mg | 61 mg | 69 mg | 1,02 mg | 0,113 mg | 169 mg | 0,25 mg | 1,06 mg |
Efeitos medicinais da rosa mosqueta
As nossas avós preparavam-nos chá de rosa mosqueta especialmente para gripes e constipações, mas estes pequenos frutos vermelhos ajudam numa série de outros problemas de saúde e o seu consumo regular pode prevenir muitas doenças. Como e o que os frutos da rosa beneficiam nosso corpo?
- Antioxidantes – a roseira brava é rica em vários antioxidantes, como vitamina C, catequinas, quercetina e ácido elágico. Uma dieta rica nessas substâncias pode ajudar a reduzir a inflamação e o estresse oxidativo no corpo. Ao fazer isso, ajuda a nos proteger de muitas doenças crônicas, incluindo diabetes, doenças cardiovasculares e câncer.
- Sistema imunológico – devido ao alto teor de vitamina C, o consumo de roseira brava também é muito benéfico para o nosso sistema imunológico. A quantidade de vitamina C na araruta excede em muito a quantidade encontrada em frutas cítricas ou maçãs. Esta vitamina desempenha um papel fundamental na formação de glóbulos brancos.
- Doença cardiovascular – a ingestão regular de vitamina C está associada à redução do nível de colesterol ruim e triglicerídeos no sangue, que são os dois principais fatores de risco para doenças cardíacas. As rosas também têm um alto teor de flavonoides, que têm um efeito positivo na pressão sanguínea.
- Diabetes – alguns estudos relatam que o consumo de roseira brava ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue. Deste ponto de vista, eles também poderiam ser uma certa prevenção contra o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
- Artrite – polifenóis e galactolipídios em roseira brava são conhecidos por seus efeitos anti-inflamatórios. Foi comprovado que eles reduzem a inflamação e a dor nas articulações, especialmente na artrite.
- Saúde ocular – A roseira brava tem uma cor vermelho-alaranjada devido aos pigmentos carotenóides conhecidos como licopeno e beta-caroteno. Esses pigmentos têm um efeito benéfico na saúde e na condição de nossos olhos.
- Envelhecimento da pele – além da vitamina C, que é importante para a síntese de colágeno, os frutos da rosa mosqueta também são ricos em gorduras poliinsaturadas, que sustentam uma membrana cutânea saudável e protegem a pele de agentes inflamatórios, como radiação ultravioleta, fumaça de cigarro e poluição.
- Perda de peso – os próprios frutos da rosa contêm uma quantidade relativamente pequena de calorias e uma grande quantidade de fibras. Além disso, eles também contêm o antioxidante tiliroside, conhecido por seu efeito benéfico na queima de gordura.
Efeitos colaterais da rosa mosqueta
Os dardos são geralmente considerados seguros. Embora não haja pesquisas sobre os efeitos colaterais do consumo de grandes quantidades de roseira brava, o consumo de altas doses de vitamina C pode causar náusea, dor de estômago, constipação e azia. Por último, mas não menos importante, o consumo excessivo de vitamina C pode prejudicar pessoas com cálculos renais recorrentes, doença falciforme e hemocromatose.