Saturejka, parte do tempero provençal, que pode ser usado facilmente sozinho. Com que pratos combina bem?

Você gosta de cozinha francesa ou balcânica?

Nesse caso, você não pode ficar sem um saturejka.

Seu sabor e aroma combinam bem com muitos pratos de carne e vegetais.

Tem um efeito muito benéfico em nosso sistema digestivo e qualquer um pode cultivá-lo.

Você sabia que no passado era usado como substituto da pimenta cara e como afrodisíaco?

Siga os passos desta planta interessante conosco.

O que é um sábado?

Como a maioria das outras plantas nativas da região do Mediterrâneo, a sálvia é uma erva e uma especiaria ao mesmo tempo. Acha que nunca provou? O fato de ser uma parte importante da popular especiaria provençal pode convencê-lo de que isso não é verdade.

Pertence, como por exemplo o manjericão, o alecrim ou a hortelã, à família das plantas semelhantes ao tojo. O gênero Satureja inclui aproximadamente quarenta espécies, das quais as mais famosas são:

  • Satureja hortensis (Satureja hortensis) – uma planta anual do Mediterrâneo, amplamente utilizada na culinária dos Balcãs, floresce com pequenas flores roxas claras.

  • Satureja montana (Satureja montana) – planta perene originária das regiões montanhosas da Península Ibérica, ao contrário da satureja de jardim, costuma ter flores brancas ou rosadas, também é cultivada como planta ornamental.

Ambas as plantas podem ser usadas na cozinha da mesma forma.

Diferenças entre saturea de jardim e saturea de montanha.
fonte: seedandplants.co.za

Qual é o gosto de saturjejka?

Saturejka é uma planta com sabor e aroma muito interessantes. Suas flores têm um aroma picante distinto, e as folhas e o caule têm um sabor levemente picante e ardente que lembra a pimenta. Afinal, às vezes é apelidado de pimenta de burro. Pode ser usado na forma fresca ou seca, e após a secagem, seu aroma fica ainda mais intenso.

Além do tempero provençal, que vem junto com alecrim, manjericão e tomilho, ele também pode ser encontrado na mistura de temperos čubrica. Esta mistura é frequentemente utilizada na cozinha dos Balcãs, além de saturjeka, também contém pimenta, farinha e sal.

Um pacote de saturjeka recém-colhido com flores.
fonte: spiceography.com

O que contém saturejka?

Ao adicionar saturejka a vários pratos, o corpo pode ser fornecido com várias substâncias promotoras da saúde de uma maneira muito simples. Vamos comparar esta erva do ponto de vista nutricional com outras ervas da família sedum usadas com frequência. Todos os valores nutricionais são dados na forma seca.

Valores nutricionais de saturej

Saturejka
100g
Alecrim
100g
Tomilho
100g
Orégano
100g
Energia 272 calorias 331 kcal 276 calorias 265 calorias
Água 9 g 9,31 g 7,79g 9,93 g
Carboidratos 68,7 g 64,1 g 63,9 g 68,9 g
Proteínas 6,73 g 4,88 g 9,11 g 9 g
Gorduras 5,91 g 15,2 g 7,43 g 4,28 g
Fibra 45,7 g 42,6 g 37 g 42,5 g

Vitaminas e minerais

Saturejka é muito rico em alguns minerais, especialmente cálcio, potássio e magnésio. Das vitaminas, fornece-nos principalmente vitamina C e algumas vitaminas B.

Saturejka
100g
Alecrim
100g
Tomilho
100g
Orégano
100g
Vitamina B1 0,366 mg 0,514 mg 0,513 mg 0,177 mg
Vitamina B2 0,428 mg 0,399 mg 0,528 mg
Vitamina B3 4,08 mg 1mg 4,94 mg 4,64 mg
Vitamina B6 1,81 mg 1,74 mg 0,55 mg 1,04 mg
Vitamina C 50 mg 61,2 mg 50 mg 2,3 mg
Potássio 1050 mg 955 mg 814 mg 1260 mg
Fósforo 140 mg 70 mg 201 mg 148 mg
Magnésio 377 mg 220 mg 220 mg 270 mg
Manganês 6,1 mg 1,87 mg 7,87 mg 4,99 mg
Sódio 24 mg 50 mg 55 mg 25mg
Cálcio 2130 mg 1280 mg 1890 mg 1600 mg
Zinco 4,3 mg 3,23 mg 6,18 mg 2,69 mg
Ferro 37,9 mg 29,2 mg 124 mg 36,8 mg

Para que serve o saturejka?

Saturejka é conhecido por seus vários efeitos benéficos em nosso organismo.

  • Sistema digestivo – graças ao conteúdo de várias substâncias vegetais, tem um efeito muito benéfico no nosso sistema digestivo e alivia toda uma série de problemas desagradáveis, como dores de estômago, flatulência, flatulência, diarreia ou perda de apetite.

  • Sistema imunológico e antioxidantes – como a maioria das outras ervas, saturjeka é rico em vários antioxidantes que ajudam a fortalecer as defesas do nosso corpo e a neutralizar os radicais livres potencialmente nocivos que podem ser a causa de toda uma gama de doenças da civilização.

  • Sistema cardiovascular – saturejka atua como um cardiotônico natural suave, ou seja, um medicamento usado para aumentar a força das contrações cardíacas em vários problemas cardiovasculares.

  • Cavidade oral – saturejka tem efeitos antiinflamatórios relativamente fortes, e gargarejar uma decocção de saturjejka pode, portanto, ser uma ajuda eficaz em várias infecções da cavidade oral ou da garganta.

  • Pele – os efeitos antiinflamatórios do saturjeka também são usados nos cuidados com a pele. Os óleos essenciais contendo carvacrolem e cimolem, que têm efeitos anti-sépticos suaves, ajudam na cicatrização de feridas e melhoram a condição da pele oleosa. Um banho de ervas também é recomendado para problemas de pele. Nesse caso, a sálvia costuma ser misturada com outras ervas, principalmente tomilho, sálvia e alecrim.

Saturejka na cozinha

É muito fácil usar um saturjej ao preparar toda uma gama de pratos diversos. De um modo geral, onde quer que você adicione pimenta, você pode adicionar sal. É utilizado na forma seca e fresca, se necessário também pode ser congelado.

Muitas vezes você pode encontrar Saturejka em receitas da culinária balcânica, francesa e italiana. Devido aos seus efeitos positivos no sistema digestivo, recomenda-se a sua utilização na preparação de pratos carnudos mais gordurosos.

A diferença entre mezu satureka fresco e seco.
fonte: thekitchenmagpie.com

Como incluir saturej no menu?

  • É muito popular adicionar saturejka a várias receitas de carne picada . Com seu sabor e aroma, pode animar almôndegas, bife holandês, bolo de carne e vagens de pimentão recheado.

  • Quando se trata de carne, saturejka é frequentemente usado na preparação de carneiro na culinária dos Balcãs. No entanto, também pode ser utilizado na preparação de pratos de carne de coelho.

  • Você tem um fraco por carne recheada? Saturjejka fresco e seco tornará qualquer recheio especial. Você sabe preparar o melhor recheio ? Use tantas ervas diferentes quanto possível, adicione cebolinha, salsa, sálvia, orégano ou tomilho, além de saturjeka.

  • A manteiga de ervas acompanha muito bem peixes, aves ou vegetais. Basta misturar o saturej picado com um pedaço de manteiga em uma panela, misturar a mistura e adicionar uma pequena quantidade de sal.

  • Os vegetarianos certamente ficarão satisfeitos com o fato de que saturejka também pode ser usado em várias preparações de cogumelos ou legumes. Experimente, por exemplo, em receitas de salada de lentilhas .

  • Se você gosta de molhos tchecos clássicos, use o saturjejk, por exemplo, ao preparar um delicioso molho de lombo . Seu sabor e aroma tornam o prato especial. Da mesma forma, você pode usá-lo em molho de tomate.

  • Saturejka está em casa na cozinha francesa. Não se esqueça de usá-lo em receitas de ratatouille . Você pode prepará-lo de forma vegetariana tradicional ou torná-lo especial com carne.

  • Por último, mas não menos importante, saturejka é frequentemente usado em pratos de caça. Use-o ao preparar carne de faisão , faisão selvagem saboroso ou patê de faisão.
Carne com recheio preparado a partir de saturejka.
fonte: rockrecipes.com

Como substituir o saturej?

Como você pode ver, esta erva tem seus usos em uma ampla variedade de pratos. Mas o que fazer se for mencionado na receita e infelizmente você não tiver em casa? Devido ao seu sabor distinto, o saturjejka às vezes é usado no lugar da pimenta. Portanto, se você não tiver em casa, poderá substituí-lo nas receitas por uma pequena quantidade de pimenta. Quando se trata de ervas, é melhor substituir o tomilho por tomilho.

Uso do saturejka

Devido aos seus efeitos medicinais, o saturejka também é usado na produção de alguns outros produtos.

  • Chá de saturea – para vários problemas digestivos, perda de apetite e bronquite, é possível preparar o chá de saturea. Você está preparando principalmente a partir de sálvia seca, basta derramar uma colher de chá de folhas secas em 250 mililitros de água fervente e deixar em infusão por aproximadamente 10 minutos. O chá é bebido aromatizado com mel, no máximo três xícaras por dia.
  • Tintura de saturex – é sacarose infundida em álcool de alta porcentagem. Macere o saturejka por três semanas em álcool 50% na proporção de 1:5. Após o tempo indicado, filtre a solução e guarde em local fresco.
  • Vinagre – produzido por lixiviação saturejka em vinho ou vinagre de maçã por duas semanas. Posteriormente, é adequado não só para aromatizar várias saladas ou marinadas, mas também para tratar picadas de insetos.
  • Óleo essencial de saturej – tem uma variedade de usos em aromaterapia

Cultivo de saturei

A satureja de jardim (Satureja hortensis) e a satureja de montanha (Satureja montana) pertencem à extensa família das saturaceae. Enquanto a sálvia de jardim é uma erva anual, a sálvia da montanha é perene.

Ambas as espécies são originárias da região do Mediterrâneo, onde foram utilizadas para diversos fins medicinais e culinários já em tempos remotos. Os romanos acreditavam que era um afrodisíaco porque dava força aos homens.

Saturejka cresce até uma altura de cerca de 30 cm. Seus caules costumam ser lenhosos, as plantas mais antigas da satureia da montanha têm a forma de pequenos arbustos. As folhas são pequenas, estreitas, verde-escuras.

Nos meses de verão, as plantas ficam cobertas de pequenas flores. No caso de jardim saturea, com roxo claro, no caso de montanha satura, branco ou rosa. Floresce principalmente de julho a setembro. Recomenda-se colher as folhas e caules antes da floração.

Duas plantas de satureki cultivadas em um vaso de flores.
fonte: gardenerspath.com

Como cultivar seu próprio saturei?

É fácil cultivar sua própria saturei, tanto em um canteiro quanto em um vaso na varanda ou fora da janela. Sua vantagem não é apenas seu uso diversificado como tempero ou remédio, mas também o fato de seu óleo essencial atuar como um ótimo repelente natural para pulgões.

Devido à sua origem mediterrânica, é aconselhável escolher um local ensolarado e quente, é pouco exigente em termos de solo, prefere a seca a regas intensivas. Você pode ver as primeiras plantas duas semanas após a semeadura, geralmente são semeadas a partir de meados de maio.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X