Sálvia medicinal, uma discreta erva medicinal e tempero em um. Pode ser cultivada em vaso de flores e no jardim.

Já estamos acostumados a ter manjericão, tomilho ou orégano em casa.

Ainda pensamos na sálvia como um remédio, em vez de uma planta que pode ser aromatizada em muitos pratos diferentes.

Como começar a usá-lo na cozinha?

Com quais problemas o chá de sálvia nos ajuda?

E você sabia que a sálvia esclaréia e o alecrim são parentes próximos?

Vamos descobrir todos os segredos desta planta discreta.

O que é Sábio?

Quando ouvimos sálvia, a maioria de nós pensa em sálvia, uma planta medicinal que associamos, por exemplo, a gargarejos. No entanto, não é tão simples com o sábio. O gênero sálvia (Salvia), que pertence à família das plantas de sálvia, inclui aproximadamente mil espécies diferentes de ervas e arbustos.

Um dos tipos de sálvia é, por exemplo, o alecrim, mais precisamente o alecrim sálvia. Outras ervas que costumamos usar na culinária, como o tomilho e o orégano, pertencem à mesma família da sálvia.

Floração planta sálvia.
fonte: caribbeangardenseeds.com

tipos de sábio

Entre os representantes mais famosos da sálvia, vamos citar pelo menos:

  • Sálvia (Salvia officinalis) – uma planta que tem sido usada por seus efeitos curativos desde os tempos antigos. Além disso, também é utilizado na culinária pelo seu aroma.

  • Alecrim sálvia (Salvia rosmarinus) – mais conhecido como alecrim. Arbusto popular como especiaria, sobretudo na cozinha mediterrânica, devido ao seu aroma característico.

  • Sálvia espanhola (Salvia hispanica) – uma planta cujas sementes são conhecidas como sementes de chia, que são uma parte muito popular de uma dieta saudável.

  • Sálvia milagrosa (Salvia divinorum) – uma planta psicoativa cujas folhas contêm substâncias com efeitos alucinógenos

  • Salvia verticillata – também conhecida como orelha da vovó. Esta planta produtora de mel é conhecida em nosso país graças ao filme A Garota na Vassoura, em que a personagem principal, a bruxa Saxana, a procurava.

  • Sálvia selvagem (Salvia nemorosa) – uma planta que gosta de calor e cresce na natureza e em nosso território.

O que o sábio contém?

Como muitas outras ervas e especiarias, a sálvia esclaréia é muito rica em várias substâncias que promovem a saúde. É interessante compará-lo com outras ervas que costumamos encontrar em nossa cozinha, como alecrim, tomilho ou orégano. Os valores nutricionais são dados na forma seca.

Valores nutricionais da sálvia

Sábio
100g
Alecrim
100g
Tomilho
100g
Orégano
100g
Energia 315 calorias 331 kcal 276 calorias 265 calorias
Água 7,96 g 9,31 g 7,79g 9,93 g
Carboidratos 60,7 g 64,1 g 63,9 g 68,9 g
Proteínas 10,6 g 4,88 g 9,11 g 9 g
Gorduras 12,8 g 15,2 g 7,43 g 4,28 g
Fibra 40,3 g 42,6 g 37 g 42,5 g

Vitaminas e minerais

Devido à quantidade intensa de sálvia contém várias vitaminas e minerais, apenas uma colher de chá de sálvia seca, que corresponde a aproximadamente 0,7 gramas, cobre, por exemplo, 10% da dose diária recomendada de vitamina K ou 1% da dose diária recomendada dose de ferro e manganês.

Sábio
100g
Alecrim
100g
Tomilho
100g
Orégano
100g
Betacaroteno 3480 µg 2260 µg 1010 µg
Vitamina B1 0,754 mg 0,514 mg 0,513 mg 0,177 mg
Vitamina B2 0,336 mg 0,428 mg 0,399 mg 0,528 mg
Vitamina B3 5,72 mg 1mg 4,94 mg 4,64 mg
Vitamina B6 2,69 mg 1,74 mg 0,55 mg 1,04 mg
Vitamina C 32,4 mg 61,2 mg 50 mg 2,3 mg
Vitamina K 1710 µg 1710 µg 622 µg
Potássio 1070 mg 955 mg 814 mg 1260 mg
Fósforo 91 mg 70 mg 201 mg 148 mg
Magnésio 428 mg 220 mg 220 mg 270 mg
Manganês 3,13 mg 1,87 mg 7,87 mg 4,99 mg
Sódio 11 mg 50 mg 55 mg 25mg
Cálcio 1650 mg 1280 mg 1890 mg 1600 mg
Zinco 4,7 mg 3,23 mg 6,18 mg 2,69 mg
Ferro 28,1 mg 29,2 mg 124 mg 36,8 mg

Para que serve a sálvia?

O consumo de sálvia tem vários efeitos positivos em nosso corpo. Além dos aspectos positivos listados abaixo, também está associado a outros benefícios para a saúde, como aliviar a diarreia, apoiar a saúde óssea e combater o envelhecimento da pele.

  • Cavidade oral – a sálvia esclaréia tem efeitos antimicrobianos que neutralizam os micróbios que promovem a formação da placa dentária. Além disso, ajuda a tratar infecções de garganta, abscessos dentários, aftas e úlceras na boca. Além de vários enxágues e tinturas, folhas frescas de sálvia também podem ser mastigadas para refrescar o hálito.

  • Níveis de açúcar no sangue – As folhas de sálvia são tradicionalmente usadas como remédio antidiabético, pois ajudam a diminuir os níveis de açúcar no sangue.

  • Antioxidantes – ajudam a aumentar as defesas do seu corpo e a neutralizar os radicais livres potencialmente nocivos, que estão ligados a muitos benefícios para a saúde, incluindo melhor função cerebral e menor risco de câncer. A sálvia contém mais de 160 polifenóis diferentes, ou compostos de origem vegetal, que atuam como antioxidantes no organismo.

  • Memória e Saúde do Cérebro – Sage contém antioxidantes que demonstraram amortecer o sistema de defesa do cérebro. Estudos confirmam que as pessoas que tomam extrato de sálvia tiveram melhor desempenho em testes que mediram memória, resolução de problemas, raciocínio e outras habilidades cognitivas. Além disso, a sálvia impede a degradação da acetilcolina, que desempenha um papel na memória e cujos níveis diminuem na doença de Alzheimer.

  • Colesterol – A sálvia ajuda a diminuir o colesterol LDL, que pode se acumular nas artérias e potencialmente danificá-las. Em um estudo, consumir chá de sálvia duas vezes ao dia reduziu o colesterol ruim e o colesterol total no sangue, aumentando o colesterol bom.

  • Menopausa – durante a menopausa há uma diminuição natural do hormônio estrogênio. Isso pode causar uma variedade de sintomas desagradáveis, como ondas de calor, suor excessivo, secura vaginal e irritabilidade. A sálvia é tradicionalmente usada para aliviar esses sintomas

Como processar o sábio?

Você pode incluir a sálvia em seu “menu” de diferentes maneiras. As folhas de sálvia podem ser consumidas frescas ou secas. As folhas frescas de sálvia têm um forte sabor aromático e são usadas com moderação nos pratos. A sálvia seca pode estar na forma de folhas inteiras ou moídas. Por último, mas não menos importante, a sálvia fresca também pode ser congelada.

Sálvia fresca e sua forma seca moída.
fonte: simplerecipes.com

Como incluir sálvia fresca e seca em sua dieta?

  • Uma das maneiras mais fáceis de usar sálvia fresca é polvilhar uma variedade de sopas. O seu sabor acompanha bem receitas de sopas de cebola , nas quais pode utilizá-la juntamente com tomilho.

  • Não apenas na Páscoa, a sálvia fresca torna o recheio favorito especial. Você sabe preparar o melhor recheio ? Use tantas ervas frescas quanto possível, não apenas cebolinha clássica, urtiga e salsa, mas também sálvia, orégano ou tomilho.

  • A manteiga de sálvia é muito deliciosa e fácil de preparar. Basta misturar as folhas picadas com um pedaço de manteiga em uma panela. Em seguida, misture a mistura e adicione sal e pimenta. A manteiga de sálvia combina bem com vegetais, peixes e aves.

  • Outra opção é polvilhar sálvia seca nos vegetais antes de colocá-los no forno.

Massa preparada com manteiga de sálvia.
fonte: thepriceeats.com

chá de sálvia

Além de adicionar sálvia a uma variedade de pratos, você também pode tomá-la regularmente na forma de chá de sálvia. Pode ser preparado a partir de folhas frescas ou secas. No caso da sálvia seca, basta adicionar uma colher de chá de folhas secas a 250 mililitros de água fervente e deixar em infusão por alguns minutos. Para sálvia fresca, use cerca de 4-5 folhas para a mesma quantidade de água.

Quando beber sálvia?

O chá de sálvia é recomendado para vários problemas na cavidade oral, como gengivite, problemas dentários ou problemas digestivos, como flatulência ou diarreia. Beber ou gargarejar uma decocção de sálvia com chá também ajuda com dor de garganta ou tosse.

Uma xícara de chá de sálvia e folhas de sálvia.
fonte: realfoodforlife.com

Efeitos colaterais da sálvia

Uma das substâncias que a sálvia contém é a tujona. Esta substância pode causar alguns efeitos colaterais indesejados ao consumir uma grande quantidade de sálvia, especialmente na forma de chá de sálvia, pois pode ter um efeito tóxico em nosso organismo.

Por esse motivo, recomenda-se não ultrapassar a quantidade de 3 xícaras de chá de sálvia por dia. Uma overdose de sálvia pode causar náuseas, ondas de calor, dores de cabeça, vômitos ou perda de consciência. A sálvia geralmente não é adequada para mulheres grávidas e lactantes, bem como para crianças pequenas.

O que é feito de sálvia?

Devido aos seus efeitos medicinais, toda uma gama de produtos é feita a partir da sálvia medicinal, que você pode comprar não apenas na farmácia. Os mais comuns incluem:

  • Chá de sálvia – disponível tanto na forma a granel quanto em saquinhos de chá

  • Rebuçados ou pastilhas de sálvia – ajudam especialmente nas dores de garganta

  • Gargarejo de sálvia – novamente, é usado principalmente para dores de garganta ou inflamação da cavidade oral

  • Óleo essencial de sálvia – tem uma variedade de usos na aromaterapia

  • Xarope de sálvia – para resfriados, problemas respiratórios ou problemas digestivos, você pode usar os efeitos do xarope de sálvia, que é feito frio ou quente com folhas frescas de sálvia, água, açúcar e limões.

  • tintura de sálvia

  • Vinagre de sálvia – feito por infusão de sálvia em vinho ou vinagre de maçã. Posteriormente, é adequado para aromatizar várias saladas ou marinadas.

Sálvia em crescimento

A sálvia medicinal é uma planta perene que pertence à extensa família das ciperáceas. É originário da região mediterrânea, onde tem sido utilizado para diversos fins medicinais desde os tempos antigos. Afinal, o nome latino da sálvia, salvia, é derivado da palavra grega salvare, que significa curar. Nas zonas mais frias cresce até cerca de 30 cm de altura, nas zonas mais quentes mais de meio metro.

As folhas ovais cobertas de pêlos finos são utilizadas na culinária e na medicina, são colhidas nos meses de verão. Sua coloração é geralmente verde prateada, mas também existem variedades com outras cores. Além das folhas, você também pode usar o caule florido, as flores da sálvia medicinal têm uma bela cor azul-violeta.

Planta de sálvia cultivada em vaso.
fonte: gardenseedsmarket.com

Como cultivar sua própria sálvia?

A sálvia pode ser cultivada com relativa facilidade em jardins como planta ornamental e em um vaso de flores na varanda. Devido à sua origem no sul da Europa, prefere um local com bastante luz e calor. Definitivamente, não o coloque na sombra ou no rascunho. É mais adequado para um solo argiloso-arenoso permeável.

Cultivar sálvia a partir de sementes requer tempo e paciência. As sementes germinam muito lentamente, as primeiras plantas aparecem somente após seis semanas. Portanto, é mais fácil crescer a partir de estacas. As plantas jovens requerem rega regular, mas não muito intensa. Nos meses de inverno, reduza muito a rega. Se você cultiva sálvia em um vaso na varanda, no inverno vale a pena levá-la para dentro, por exemplo, para o corredor.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X