Kale, a maravilha verde que você ama ou odeia. Por que levá-la à misericórdia?

O repolho é consumido pela humanidade há milhares de anos, é uma das hortaliças mais antigas do mundo.

Você não tem as melhores lembranças dela da cantina da escola?

Talvez seja hora de repensar sua relação com o repolho.

Poucos vegetais oferecem tantos benefícios à saúde quanto este.

Que efeitos benéficos traz ao nosso organismo?

Descubra o seu segredo e aprenda a prepará-lo de uma forma saborosa e interessante.

Couve e suas espécies

Como couve-flor, repolho, couve-rábano ou brócolis, o repolho é um exemplo de vegetal crucífero. Na Morávia é geralmente chamado de kél ou kelp, que lembra o nome inglês kale. Todos os tipos de repolho que encontramos hoje foram originalmente criados a partir de repolho crucífero. Os tipos mais comuns de repolho incluem:

  • Repolho (Brassica oleracea var. sabauda)
  • Couve (Brassica oleracea var. sabellica)
  • Couve de Bruxelas (Brassica oleracea var. gemmifera)
  • Repolho preto (Brassica oleracea var. lacinato)
  • Repolho ornamental (Brassica oleracea var. acephala)
  • Couve forrageira (Brassica oleracea L. var. acephala)

Como conhecer os repolhos

Cada tipo de repolho é cultivado hoje em muitas variedades, que se distinguem em precoces e tardias. Vamos dar uma olhada nos tipos mais famosos de repolho, que diferem na aparência e, como você aprenderá mais adiante, em algumas das especificidades de seu uso.

Repolho

O tipo mais comum de repolho para a maioria de nós é o repolho. Como o nome já revela, é cultivada por sua cabeça, que consiste em crescer em espiral folhas onduladas com muitas nervuras. Ao contrário do repolho, as folhas do repolho são mais frouxamente dispostas. As folhas são na maioria das vezes verde-escuras, mas também existem variedades verde-amareladas, no caso das variedades ornamentais podemos até encontrar folhas roxas, vermelhas ou amarelas.

Uma visão de perto da dobra das folhas na cabeça do repolho.
fonte: ohga.it

repolho encaracolado

Ao contrário do repolho, não forma cabeça, suas folhas verde-escuras e fortemente onduladas crescem livremente no caule. Esta é a espécie que provavelmente mais se assemelha à espécie selvagem original. Um fato interessante é que esse tipo de repolho tem o sabor mais delicioso nos meses de inverno, depois de passar pela geada.

Porque o amido da planta se transforma em açúcar devido à geada, o que não só suaviza o sabor do repolho, mas também o torna mais digerível. Além do maçarico clássico, existe também o maçarico siberiano, cujas folhas são mais achatadas e de cor verde-esbranquiçada, ou o maçarico russo com folhas vermelhas.

Vista das folhas de repolho crespo de ambos os lados.
fonte: italiafruit.net

couve de Bruxelas

Esta espécie só foi criada no século XVIII na Bélgica. A sua casca está coberta de folhas, em cujas axilas se formam pequenas rosetas firmes, o tamanho das rosetas varia consoante a variedade. A cor das rosetas geralmente é verde claro a escuro, mas também pode ser avermelhada.

Modo de crescimento das rosetas nas axilas das folhas da couve-de-bruxelas.
fonte: calphoto.berkeley.edu

repolho preto

Alguns cultivam esta espécie por sua aparência interessante e outros por seu sabor especial. Assemelha-se parcialmente ao repolho crespo. As folhas grossas e enrugadas têm uma cor verde-azulada escura incomum, às vezes até preta. É usado principalmente na culinária italiana, especialmente toscana.

Repolho preto como um dos tipos menos conhecidos de repolho.
fonte: monaconatureencyclopedia.com

repolho ornamental

O repolho ornamental está relacionado ao repolho tradicional, mas foi criado para ter uma roseta aberta de folhas com um centro de cores distintas. As folhas podem ser levemente ou fortemente onduladas, o centro do repolho ornamental é mais frequentemente colorido de vermelho, rosa ou branco. É interessante que sua coloração ocorre apenas quando as temperaturas noturnas caem abaixo de 10 o C. Além do canteiro, ela também vai muito bem em um vaso de flores na varanda ou no terraço.

Repolho ornamental com centro branco e roxo plantado em um canteiro de flores.
fonte: monaconatureencyclopedia.com

couve forrageira

O repolho forrageiro é usado principalmente como fonte de forragem verde para animais de fazenda. Além disso, se necessário, também pode ser ensilado com palha ou milho.

O que contém o repolho?

O repolho é rico em muitos nutrientes diferentes, todos os tipos de repolho são ricos em fibras e proteínas. Contém quantidades abundantes de vitamina C, vitaminas do grupo B e vitamina K. Também é rico em minerais, especialmente cálcio, magnésio, potássio e ferro. É interessante comparar o repolho com outros representantes de vegetais crucíferos.

Valores nutricionais do repolho

Repolho
100g
couve de Bruxelas
100g
Cabeçalhos
repolho branco
100g
Brócolis
100g
Couve-flor
100g
Energia 25 calorias 36 kcal 25 calorias 26 kcal 22 kcal
Carboidratos 2,4 g 3,3 g 4,2 g 2,5 g 2,3 g
Proteínas 3 g 4,5 g 1,4 g 3,3 g 2,5 g
Gorduras 0,4 g 0,3 g 0,2 g 0,2 g 0,3 g
Fibra 2,5 g 4,4 g 3 g 3 g 2,9 g

Vitaminas e minerais

Repolho
100g
couve de Bruxelas
100g
Cabeçalhos
repolho branco
100g
Brócolis
100g
Couve-flor
100g
Vitamina A 7,5 µg 94 µg 12 µg 114 µg 2 µg
Vitamina B1 0,05 mg 0,13 mg 0,05 mg 0,1 mg 0,1 mg
Vitamina B2 0,07 mg 0,13 mg 0,05 mg 0,2 mg 0,11 mg
Vitamina B3 0,5 mg 0,7 mg 0,3 mg 1,1 mg 0,6 mg
Vitamina B6 0,2 mg 0,3 mg 0,19 mg 0,28 mg 0,2 mg
Ácido fólico 90 µg 101 µg 31 µg 114 µg 88 µg
Vitamina C 50 mg 112 mg 47 mg 115 mg 69 mg
Vitamina E 2,5 mg 0,6 mg 1,7 mg 0,6 mg 0,1 mg
Potássio 236 mg 450 mg 255 mg 256 mg 328 mg
Magnésio 12 mg 22 mg 14 mg 24 mg 17 mg
Cálcio 64 mg 31 mg 45mg 58 mg 22 mg
Ferro 0,5 mg 1,1 mg 0,5 mg 0,8 mg 0,6 mg

Por que incluir o repolho no cardápio?

Devido ao conteúdo de muitas vitaminas, minerais e fibras, o consumo do repolho tem uma série de benefícios para a nossa saúde. Que efeitos específicos queremos dizer?

  • Sistema imunológico – todos os tipos de repolho são muito ricos em vitamina C. Por isso, comer repolho fortalece nosso sistema imunológico e previne várias doenças e inflamações em nosso organismo.

  • Doença cardiovascular – todos os que têm problemas de colesterol ou endurecimento das artérias devem incluir regularmente o repolho em sua dieta. A razão é o alto teor de ácidos graxos essenciais. Caso contrário, devido ao maior teor de vitamina K, as pessoas que tomam anticoagulantes, como a varfarina, devem ter cuidado ao consumir uma quantidade excessiva de repolho. O repolho reduz sua eficácia.

  • Articulações, ossos e dentes – devido ao alto teor de alguns minerais, especialmente cálcio, potássio e fósforo, e à quantidade considerável de proteínas do vegetal, o repolho tem efeitos positivos em nossos ossos, articulações e dentes.

  • Antioxidantes – o repolho também é rico em vários antioxidantes que combatem os perigosos radicais livres em nosso corpo. Ao mesmo tempo, os radicais livres estão associados a toda uma gama de doenças, incluindo câncer, doenças do coração e vasos sanguíneos, bem como a doença de Parkinson.

  • Olhos – um dos importantes antioxidantes encontrados no repolho é a luteína. Tem um efeito muito benéfico em nossa visão. Protege os olhos da formação de cataratas e outras doenças degenerativas.

  • Controle de peso – o repolho contém pouquíssimas calorias, por isso é um dos alimentos recomendados para várias dietas de redução. Ao contrário de alguns outros vegetais, no entanto, graças ao alto teor de fibras e proteínas, eles são mais saciantes.

Repolho e flatulência

Muitas pessoas evitam comer repolho por medo de inchaço. Como outros vegetais crucíferos, o repolho contém rafinose. O problema é que esse trissacarídeo só é digerido por bactérias no cólon, o que causa gases. O repolho cru é o que mais incha, quanto mais você cozinha, menos deve causar esse problema. Além disso, recomenda-se adicionar cominho, sálvia ou tomilho ao repolho nos pratos, que, ao contrário, reduzem a flatulência.

Como cozinhar repolho

O repolho oferece muitas maneiras diferentes de prepará-lo. Vários métodos de tratamento térmico são usados com mais frequência, mas também pode ser consumido cru, por exemplo, na forma de salada.

repolho branqueado

O branqueamento serve principalmente para suavizar a textura dura do repolho e também para melhorar sua digestibilidade. O repolho branqueado é muito mais macio e também mais doce e crocante. Outra vantagem é que o repolho branqueado mantém sua cor tipicamente verde durante o tratamento térmico posterior, e os pratos ficam lindos. Na verdade, o branqueamento significa escaldamento rápido e posterior resfriamento dos vegetais. Coloque as folhas, inteiras ou picadas, em água fervente com sal por 1-2 minutos e depois resfrie-as rapidamente em água fria.

Folhas de repolho branqueadas podem ser tratadas termicamente ou usadas em várias receitas de smoothie verde . Acompanham bem não só outros vegetais verdes, como espinafre ou acelga, mas também abacate, kiwi ou maçã. Por último, mas não menos importante, é aconselhável escaldar as folhas que pretende utilizar na preparação dos rolinhos de couve , o prato resultante manterá a sua cor verde intensa.

Cozinhar repolho em água quente como parte do processo de branqueamento.
fonte: howtohaveitall.net

repolho estufado

Cozinhar no vapor é uma das formas mais comuns de preparar o repolho. O cozimento lento mais longo permite amolecer a estrutura das folhas do repolho, que ficam fragilizadas e absorvem o sabor dos demais ingredientes que você coloca na panela junto com o repolho. A propósito, isso também é usado com frequência ao cozinhar sopas de repolho . Neles, o repolho costuma ser primeiro cozido em caldo junto com outros vegetais e temperos e, possivelmente, misturado em um creme macio.

repolho assado

O repolho também pode ser assado ou assado de várias formas, por exemplo com carne picada, tomate e queijo, e fica uma caçarola muito saborosa. O cozimento é muito usado em receitas com couve de bruxelas , que também podem ser cozidas, cozidas no vapor ou fritas.

Você gosta de batatas fritas? Experimente usar o repolho para fazer uma iguaria muito mais saudável – chips de repolho crocantes. Tudo o que você precisa é de um pouco de óleo, sal e possivelmente outros temperos ou uma pequena quantidade de queijo parmesão. Os chips podem ser feitos com folhas de repolho picadas ou repolho encaracolado. Asse em forno pré-aquecido a aproximadamente 120°C por 10-15 minutos, dependendo do tamanho dos chips e do tipo de repolho utilizado. E você sabe assar repolho como costeletas , que você pode usar como acompanhamento original?

Chips de repolho em uma tigela como exemplo de um dos pratos incomuns que podem ser preparados com repolho.
fonte: giallozafferano.it

repolho frito

Por último, mas não menos importante, o repolho também pode ser frito. Você pode preparar costeletas de repolho revestidas com repolho, mas antes de cortar o repolho em rodelas e fritar, é necessário fervê-lo em água até ficar meio macio. As receitas de almôndegas de repolho são um clássico frito que combina o sabor do repolho com a carne picada. Se preferir formas mais saudáveis de preparar os alimentos do que fritar, também pode assar as almôndegas no forno.

Os melhores métodos de armazenamento

Em comparação com vegetais folhosos, como alface ou espinafre, a couve tem a vantagem de poder ser armazenada na geladeira por um longo período de tempo. Pode durar até duas semanas em um saco plástico ou recipiente hermético. Em contraste, recomenda-se que as couves de Bruxelas sejam consumidas em cinco dias. Se você armazenar repolho encaracolado ou folhas individuais de repolho, não empilhe muitas folhas umas sobre as outras. Um pequeno truque é embrulhar as folhas em um pano úmido ou mergulhá-las em uma tigela com água.

Como congelar repolho?

Se necessário, o repolho também pode ser congelado. Lave o repolho da sujeira, remova as folhas danificadas. Recomenda-se congelar as folhas individuais ou floretes individualmente em uma bandeja primeiro para mantê-los separados, antes de colocá-los em um saco hermético. Se necessário, as folhas podem ser cortadas em pedaços menores.

Um pequeno truque é ferver folhas de repolho ou floretes em água salgada por alguns minutos antes de congelá-los e resfriá-los rapidamente. O repolho preparado dessa maneira terá um sabor mais doce e suave. O repolho pode ser armazenado no freezer por até um ano.

Cultivo e origem do repolho

O repolho (Brassica oleracea) é um vegetal crucífero bienal da família das crucíferas, razão pela qual às vezes é chamado de vegetais crucíferos. É um vegetal antigo que agora é difundido em todo o mundo. É originário do Mediterrâneo oriental e da Ásia Menor, enquanto as primeiras menções de seu cultivo vêm do período da antiga Mesopotâmia e Egito. No território das terras tchecas, seu cultivo é documentado desde o final do século XVI.

A natureza resistente e a versatilidade tornaram este vegetal muito popular. O maior produtor de couve em geral é atualmente a China, seguida pelos Estados Unidos da América e Espanha. Na Europa, além da Espanha, também é amplamente cultivada na Holanda e na Itália e, claro, também podemos encontrá-la em nossos campos.

Um campo com couves de Bruxelas.
fonte: calphoto.berkeley.edu

Como cultivar seu próprio repolho?

Se você deseja cultivar repolho em seu jardim, certamente ficará satisfeito por ser uma planta relativamente pouco exigente e resistente que não requer condições específicas. Tolera bem o frio, se quiser protegê-lo das geadas, principalmente se as temperaturas caírem abaixo de zero, basta cobrir com palha. Podemos cultivá-lo a partir de mudas pré-cultivadas ou de sementes que plantamos no final de fevereiro em uma estufa ou em um vaso de flores em casa.

Variedades precoces de repolho são plantadas em canteiros ao ar livre no início de abril e colhidas, dependendo do clima, em junho ou julho. Variedades tardias são plantadas em maio ou junho e colhidas de agosto a outubro. No entanto, eles podem ficar fora por mais tempo, se necessário.

Pré-cultivo de mudas de repolho crespo em pequenos vasos.
fonte: blog.gardenuity.com

Em termos de solo, solos argilosos de peso médio com húmus e umidade suficientes geralmente se adaptam melhor ao repolho. Regue as plantas regularmente, mas certifique-se de que o solo não esteja muito úmido. No plantio, dê ao repolho um fertilizante com alto teor de nitrogênio. É aconselhável fornecer continuamente o fertilizante, mesmo durante o período vegetativo.

Quanto ao repolho, forma uma cabeça já no primeiro ano. Durante o segundo ano, uma inflorescência simples com flores de antera cresce na cabeça. O fruto é uma vagem contendo sementes pretas redondas.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X