Legumes saborosos com efeitos curativos excepcionais. Conheça a raiz preta.

Quando dizemos vegetais de raiz, geralmente queremos dizer cenoura, salsa ou aipo.

Mas há muito mais raízes comestíveis, saborosas e saudáveis.

Você já ouviu falar em raiz negra ou picada de cobra?

Caso contrário, teremos o maior prazer em apresentá-lo a você.

Seu consumo beneficia o coração, o cérebro, o sistema digestivo e os cabelos.

Você pode usá-lo para preparar toda uma gama de pratos frios e quentes.

Venha conosco nas pegadas dessa safra meio esquecida.

O que é raiz negra?

Raiz pouco conhecida, cujo nome se refere ao fato de que, ao contrário da cenoura ou da salsa, que mais se assemelham em sua aparência, sua cor é marrom-escura a preta. Além do nome raiz negra, você também pode encontrar o nome cabeça de cobra espanhola.

Diz-se que o nome está relacionado à crença popular de que se você colocar essa raiz na boca de uma cobra, ela a matará. A propósito, e por esse motivo, no passado, as folhas de raiz preta também eram usadas como “remédio” contra picada de cobra. O nome latino é Scorzonera hispanica.

Raiz preta em uma placa pronta para processamento.
fonte: ghettotext.com

Como é uma picada de cobra?

A raiz preta, com seu formato cônico, lembra uma cenoura ou salsa, seu comprimento, dependendo da variedade, pode atingir em torno de 40 cm, diâmetro em torno de 3 cm. A pele é preta ou marrom escura e a polpa branca está escondida sob ela.

A pele preta da raiz geralmente é removida antes do consumo. Se a raiz preta for perturbada de alguma forma, quebrando-a ou cortando-a, um suco branco e espesso escorrerá, que secará após alguns minutos.

Qual é o sabor da raiz negra?

Ao transportar alimentos, é sempre necessário evitar que o suco branco e espesso entre neles, pois tem um sabor muito amargo. A própria raiz negra, com seu sabor adocicado, lembra uma mistura de salsa e amêndoas ou coco. No entanto, você também pode encontrar opiniões de que seu sabor lembra ostras, alcachofras ou aspargos.

O que contém a raiz negra?

À primeira vista, a raiz preta é muito mais calórica em comparação com outros tipos de vegetais de raiz comumente usados, como salsa, cenoura ou aipo. A razão é principalmente o dobro do teor de carboidratos, o que lhe confere seu sabor doce típico.

Valores nutricionais da raiz negra

Raiz preta crua 100 g salsa crua
100g
cenoura crua
100g
Aipo cru 100 g
Energia 82 kcal 36 kcal 41 kcal 42 kcal
Água 77 g 87,7 g 88,3 g 88 g
Carboidratos 18,6 g 6,33 g 9,58 g 9,2 g
Proteínas 3,3 g 2,97 g 0,93 g 1,5 g
Gorduras 0,2 g 0,79 g 0,24 g 0,3 g
Fibra 3,3 g 3,3 g 2,8 g 1,8 g

Vitaminas e minerais

Snake mord é um verdadeiro tesouro de minerais, incluindo quantidades significativas de ferro, potássio, cálcio, manganês, fósforo, magnésio e cobre. Mas também contém várias vitaminas.

Raiz preta crua 100 g salsa crua
100g
cenoura crua
100g
Aipo cru 100 g
Betacaroteno 0 µg 5050 µg 8280 µg 0 µg
Vitamina B1 0,08 mg 0,086 mg 0,066 mg 0,05 mg
Vitamina B2 0,22 mg 0,098 mg 0,058 mg 0,06 mg
Vitamina B3 0,5 mg 1,31 mg 0,983 mg 0,7 mg
Vitamina B5 0,371 mg 0,4 mg 0,273 mg 0,352 mg
Vitamina B6 0,277 mg 0,09 mg 0,138 mg 0,165 mg
Vitamina C 8 mg 133 mg 5,9 mg 8 mg
Potássio 380 mg 554 mg 320 mg 300 mg
Fósforo 75 mg 58 mg 35mg 115 mg
Magnésio 23 mg 50 mg 12 mg 20 mg
Sódio 20 mg 56 mg 69 mg 100 mg
Cálcio 60 mg 138 mg 33 mg 43 mg
Zinco 0,38 mg 1,07 mg 0,24 mg 0,33 mg
Ferro 0,7 mg 6,2 mg 0,3 mg 0,7 mg

Por que incluir raiz preta na dieta?

Graças a muitas vitaminas, minerais e alto teor de fibras, o consumo regular de raiz preta ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde.

  • Sistema digestivo – esta raiz vegetal contém uma grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, o que tem um efeito positivo em nossos intestinos. Um dos problemas que o consumo regular de raiz preta ajuda a prevenir é a prisão de ventre. Além disso, a raiz negra tem um efeito positivo em outros órgãos, como fígado, vesícula biliar ou pâncreas .

  • Doenças cardiovasculares e saúde cerebral – rica em potássio e pobre em sódio, a raiz negra pode melhorar significativamente os problemas de pressão arterial, relaxando os vasos sanguíneos, reduzindo o estresse no sistema cardiovascular e prevenindo coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e derrames.

  • Saúde dos ossos e articulações – a raiz negra contém uma quantidade significativa de minerais. Isso ajuda a prevenir doenças comuns relacionadas à idade, como osteoporose e artrite, que podem ocorrer quando os ossos começam a se degradar e o tecido conjuntivo deixa de manter a integridade das articulações.

  • Sistema imunológico – a raiz negra é uma das melhores fontes de inulina na dieta. A inulina é um tipo de polissacarídeo que se comporta de forma semelhante à fibra no intestino. Oferece uma série de benefícios para a saúde, muitos dos quais são atribuídos à capacidade da inulina de estimular o crescimento de bifidobactérias que vivem no intestino grosso. Essas bactérias são importantes não apenas para uma digestão adequada, mas também para o nosso sistema imunológico. Graças ao teor de inulina, o consumo de raiz preta também é adequado para diabéticos. Claro, a vitamina C também fortalece o sistema imunológico.

  • Melhora a circulação sanguínea e a saúde do cabelo – o alto teor de ferro e cobre significa que sua circulação sanguínea melhorará, pois tanto o ferro quanto o cobre são essenciais para a formação de glóbulos vermelhos. Mais glóbulos vermelhos significa melhor oxigenação de tecidos e órgãos importantes, incluindo folículos pilosos. Foi demonstrado que a raiz negra estimula o crescimento do cabelo. Além disso, o cobre está associado ao aumento da força do cabelo e à redução do envelhecimento prematuro.

  • Cataplasmas – folhas de raiz preta podem ser usadas como cataplasmas para problemas de reumatismo, hemorróidas ou vários problemas de pele.

Como preparar raiz negra?

Uma das vantagens deste tubérculo é que ele pode ser preparado de várias maneiras, desde saladas com raiz crua até fervura ou ensopado, assado ou frito. A raiz preta combina bem com laticínios, como manteiga, creme e queijo, bem como com outros vegetais ou ervas, como louro ou tomilho. Além da raiz, as folhas novas também podem ser consumidas.

Descascar ou não descascar?

A espessa casca negra da raiz negra é geralmente considerada não comestível e pode ser removida antes ou depois do cozimento. Se a pele for removida antes do cozimento, a raiz descascada deve ser imediatamente imersa em água misturada com vinagre ou suco de limão para evitar a descoloração.

Se não fizermos isso, a raiz ficará marrom. Como a cobra mord produz um suco branco pegajoso quando a raiz é quebrada, é preferível descascá-la somente após 20 a 25 minutos de fervura. Se quiser consumir a raiz preta crua, escalde-a com água quente antes de descascar.

Diferença entre raiz preta com pele e sem pele.
fonte: growveg.com

O que cozinhar de picada de cobra?

  • A raiz preta costuma ser consumida junto com outros vegetais, como ervilhas e cenouras. Você pode cozinhá-lo ou cozinhá-lo junto com eles e servir como um acompanhamento saudável para pratos de carne.

  • Você pode cortar a raiz preta crua em rodelas ou ralar e animar saladas de cenoura com ela . Se você deseja consumir raiz preta crua, é recomendável usar raízes jovens.

  • A raiz preta servida como espargos em molho branco, por exemplo béchamel ou mostarda, é muito saborosa. Você sabe preparar o melhor molho bechamel que vai deliciar o seu paladar?

  • Mord de cobra cozido pode ser facilmente misturado em um purê, que pode ser servido como acompanhamento ou usado, por exemplo, para engrossar molhos. Você também pode adicioná-lo a várias receitas de aipo , especialmente a sopas cremosas, purê de aipo ou rissóis.

  • A raiz preta cozida também pode ser embrulhada em três pacotes de massa e frita como um schnitzel.

  • Se você gosta de assar, também pode ralar raiz preta em receitas de bolo de cenoura . A massa adquirirá um sabor delicioso e ficará mais elástica.

  • Se você tem uma queda por espaguete ou macarrão de abobrinha, certamente ficará interessado em saber que “macarrão” também pode ser feito de raiz preta de maneira semelhante.

  • Por último, mas não menos importante, você pode adicionar picada de cobra ao sabor de várias sopas de vegetais ou adicioná-la a pastas.

Raiz preta descascada com ervas em uma panela.
fonte: sarabackmo.com

Cultivo de raiz negra

A raiz negra pertence à extensa família das estrelas, por isso está relacionada, por exemplo, ao dente-de-leão ou ao girassol. Originalmente vem de áreas do sul da Europa e do Oriente Médio. Tem sido usado como vegetal e planta medicinal na Europa e na Ásia desde a Idade Média.

Durante a época das descobertas ultramarinas, foi trazido para a América do Norte, onde se tornou popular no século XVIII. Atualmente, os maiores produtores de acidentes ofídicos são os países da União Européia, principalmente Bélgica, França e Holanda. É cultivada apenas excepcionalmente na República Tcheca.

A planta geralmente cresce até uma altura de cerca de 60-70 cm. Três variedades principais de raiz negra são geralmente distinguidas pelo formato das folhas.

  • Scorzonera hispanica Latifolia – com largas folhas em forma de elipse
  • Scorzonera hispanica Glastifolia – com folhas lanceoladas alongadas
  • Scorzonera hispanica Strictifolia – com folhas finas

A floração geralmente ocorre de junho a setembro, as flores são de um amarelo profundo. As flores formam posteriormente uma axila, que contém sementes brancas e lisas.

Folhas de raiz preta crescendo fora do solo.
fonte: victoinanursery.co.uk

Como cultivar seu próprio mord de cobra?

Considerando que infelizmente não encontramos esse vegetal com muita frequência nas prateleiras das lojas, a raiz negra geralmente só pode ser encontrada em mercados de agricultores ou fazendas orgânicas, é melhor cultivá-la você mesmo no jardim. Se possível, escolha um local ensolarado com solo franco-arenoso úmido, que deve ser bem desenterrado e composto antes da semeadura. Se houver seixos no solo, as raízes podem se torcer.

Mord de cobra recém-colhido na grama.
fonte: bolster.eu

As sementes são semeadas em fileiras semelhantes às cenouras, com aproximadamente 1 cm de profundidade. A época usual para a semeadura é a virada de fevereiro e março. Tal como acontece com outras raízes, rega regular e cuidados são necessários durante o crescimento, mudas fracas devem ser arrancadas. A raiz preta geralmente é colhida no final do outono para dar tempo suficiente para desenvolver uma raiz longa e forte.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X