Excelente salada de queijo feta e tudo o que você deve saber sobre isso em um só lugar

Provavelmente o queijo mais antigo e hoje referido como o queijo mais insalubre, que já era apreciado pelos antigos gregos.

Como é feito este delicioso queijo salgado e para que serve na cozinha?

Você pode ler sobre os benefícios do consumo de feta, valores nutricionais e outros fatos interessantes em nosso artigo.

Tudo sobre queijo feta

É um queijo salgado macio e quebradiço da Grécia, tradicionalmente feito de leite de ovelha, que contém naturalmente o dobro de gordura que o leite de vaca. O queijo feta existe há séculos e quase todos os pratos gregos contêm queijo feta de alguma forma.

Tem menos gordura e calorias do que queijos como cheddar ou parmesão e tem mais cálcio e vitaminas B do que queijos macios como ricota ou queijo cottage. A salmoura em que o queijo é conservado resulta em alto teor de sódio, portanto o feta não deve ser consumido em dietas com restrição de sal.

O feta é de cor branca cremosa com pequenos orifícios e uma textura quebradiça. Geralmente vem em tortas quadradas sem crosta, mas você também pode encontrar queijo feta esfarelado embalado em recipientes herméticos sem salmoura ou temperos adicionados. Custa mais do que outros queijos comuns, mas um pouco vai longe.

Queijo feta de ovelha.
Fonte: thespruceeats.com

Por que consumir feta?

Costumamos ler sobre este queijo que é o “queijo mais saudável do mundo”, pois contém uma grande quantidade de substâncias necessárias e desejáveis para o organismo. É verdade que contém uma grande quantidade de cálcio e proteína. No entanto, poucas pessoas sabem que 100 g desse queijo também contém mais de 50% da dose recomendada de sódio para um dia. O Feta é um queijo muito salgado, o que não é tão positivo para a saúde, assim como o alto teor de gordura, que lhe confere um sabor excelente.

Valores nutricionais por 100g de queijo

valor energético Proteínas Carboidratos Gorduras Sal
265 calorias 14,21 g 3,88 g 21,49 g 2,85 g

Vitaminas

O queijo feta contém mais de 12 vitaminas. Vitamina B12 (aprox. 70% da dose diária recomendada), vitamina B2 (65%), vitamina B6 (33%), vitamina B5 (19%), vitamina A (14%) e vitamina B1 (13%) são as mais representado.

Vitamina B1 0,154 mg
Vitamina B2 0,844 mg
Vitamina B3 0,991 mg
Vitamina B6 0,424 mg
Vitamina b12 1.690 µg
Vitamina A 125.000 RAE

Minerais

O queijo feta contém mais de 10 minerais. Os mais bem representados são sódio (aprox. 76% da dose diária recomendada), cálcio (49%), fósforo (48%), selênio (27%) e zinco (26%).

Cálcio 493 mg
Ferro 0,650 mg
Magnésio 19mg
Fósforo 337 mg
Potássio 62 mg
Sódio 1139 mg
Zinco 2.880 mg
Cobre 0,032 mg
Manganês 0,028 mg
Selênio 15 µg

Como é feito o queijo Feta?

Na Grécia, os métodos tradicionais de produção começam com a adição de coalho e caseína ao leite pasteurizado ou cru de ovelha, leite de cabra ou uma mistura de ambos. Depois que o leite engrossou, a coalhada é separada, prensada em moldes e o excesso de soro é retirado. Os queijeiros cortam o feta em blocos menores ( feta significa “fatiado” em grego), depois os salgam e secam por dois dias antes de mergulhá-los em salmoura onde envelhecem por uma semana a vários meses.

Produção de queijo Feta grego.
Fonte:servedfromscratch.com

Infelizmente, devido à alta demanda por queijo feta na Grécia e às restrições ao leite não pasteurizado, é difícil encontrar queijo feta grego genuíno fora da própria Grécia. Se você deseja obter um queijo feta original de nós, terá que pagar a mais. Mas você pode tentar fazer em casa com leite de cabra.

Com o que substituir o queijo feta?

O queijo ricota é o substituto mais próximo do feta em termos de sabor, embora geralmente seja menos salgado, mas a textura úmida não combina com ele. O queijo cotija salgado esfarela como queijo feta e é bom para adicionar a saladas. Queijo de cabra fresco ou levemente envelhecido ou queijo dos Balcãs também podem substituir o queijo feta.

A diferença entre queijo feta e queijo dos Balcãs

A principal diferença está no tipo de leite utilizado na produção. O queijo balcânico é um produto completamente diferente, pois é feito de leite de vaca pasteurizado. Em contraste, o feta é feito de leite cru de ovelha e cabra, mantido em salmoura por até um ano.

Como usar queijo feta na cozinha?

O feta é fácil de esfarelar, você pode incluí-lo e como alternativa à mussarela ralada em verdadeiras pizzas e pães italianos . Também fica ótimo polvilhado com vegetais fritos de todos os tipos.

Se você usar queijo feta em pratos não cozidos, como aperitivos, deixe-o atingir a temperatura ambiente para obter o melhor sabor. Você pode servir em um prato de aperitivo junto com fatias de baguete crocante, azeitonas e carne fatiada.

Ou misture em um molho com um pouco de suco de limão e óleo. Você também pode usá-lo em uma torta de quiche tradicional ou outra torta salgada de massa folhada . Feta é uma boa escolha para hambúrgueres grelhados e combina particularmente bem com cordeiro.

Salada com Feta picado.
Fonte: larderlove.com

O feta pode ser tratado termicamente?

Graças à sua consistência, o feta pode ser preparado em cozinha fria ou quente. Inclua-o, por exemplo, em receitas de assados ou tortas salgadas. Você pode polvilhar queijo feta, por exemplo, espaguete ou carne assada.

Como fazer queijo feta caseiro?

How to make Feta Cheese at home? Super Easy & Healthy (Inspired by Iranian Cuisine)

Esta receita em vídeo foi inspirada na culinária iraniana. Em comparação com outras receitas, é fácil e saudável.

Nenhum ingrediente químico prejudicial à saúde foi usado na receita. Faça também o seu próprio queijo feta caseiro e saudável!

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X