Se adora queijos de todos os tipos e não consegue imaginar refeições sem eles, então leia este artigo!
Com o que desfrutar do brynza eslovaco, como é feito, com o que pode ser substituído e como é nutricionalmente, você aprenderá se continuar lendo.
O que é brinza?
O brynza tradicional é um queijo de ovelha 100% macio, misto, salgado e quebradiço, de consistência semi-pastável. Entre os queijos de ovelha, vaca ou cabra, não há substituto em termos de sabor. Ao visitar a Eslováquia, você realmente não pode perder o tradicional prato nacional “brynzové halúšky”.

Como é feito o brinza?
Brynza é feito com um mínimo de 50% de leite de ovelha concentrado, embora esse percentual possa ser muito maior dependendo das preferências do fabricante. É um queijo macio muito semelhante ao queijo feta .
O processo de produção é tal que o leite de ovelha doce é primeiro adoçado. Este é então deixado a secar na quinta, resultando num queijo de ovelha granuloso. Posteriormente, é classificado e lavado com água no curtume. Segue-se a maturação, que decorre a uma temperatura de 20 °C em cubas de queijo. Após o amadurecimento, a casca é retirada, o excesso de soro é espremido e depois triturado. Essa massa triturada é salgada e esfregada em rolos, criando o brynza.

A origem e a história de Brynza
A origem do brynza não pode ser 100% confirmada, pois a palavra vem do romeno e foi mencionada pela primeira vez em Dubrovnik em 1730. Em romeno, brynza significa queijo da Valáquia (que designava qualquer tipo de queijo salgado). por migrantes valáquios. Mas só quando os eslovacos criaram um procedimento em que esse queijo duro é esfarelado, salgado e, portanto, mais fácil de usar e tem uma vida útil mais longa.
Quanto à história na Eslováquia, eles comem brynza desde o século 14 (apesar do fato de que só se tornou comum no século 17). A primeira produção comercial deste queijo começou na década de 1880 na parte norte da Eslováquia central, na região de Liptov.
Bryndza ou Bryndza?
O nome original vem do romeno brînzâ , que é uma palavra antiga para pastores dos Cárpatos. O nome bryndza então pegou em eslovaco. Em polonês é brędza e em ucraniano é brýn(d)za . Em tcheco, o único nome correto é BRYNZA .
Valores nutricionais do queijo brynza por 100 g
Ovelha Brynza | vaca brynza | cabra brynza | |
valor energético | 275 calorias | 246 calorias | 255 calorias |
Proteínas | 16 g | 12 g | 14 g |
Carboidratos | 2 g | 2 g | 0,5 g |
Gorduras | 23g | 21g | 22 g |
Brynza é saudável?
O queijo Brynza está repleto de cerca de vinte espécies de lactobactérias importantes. Essas bactérias se multiplicam no queijo durante o processo de maturação, e existem cerca de um bilhão dessas lactobactérias em 1 g de queijo. Se compararmos iogurtes e bebidas probióticas com brynza, eles contêm apenas 1-2 tipos de culturas vivas, que não podem ser comparadas com brynza.
Brynza reduz o colesterol prejudicial, ajuda a baixar a pressão arterial e regula os níveis de açúcar no sangue. É ótimo na prevenção do câncer de cólon e no aumento da imunidade. Comparado ao leite de vaca, que contém cerca de 1 g de cálcio em 1 litro, o leite de ovelha contém o dobro. Portanto, 1 kg de brynza contém cerca de 6 g de cálcio, o que funciona bem contra o enfraquecimento ósseo.

a melhor brinza
Ao testar dezenas de bryndzas de diferentes origens e de diferentes fabricantes, o bryndza da Agrofarm Červený Kameň – bryndza integral – saiu como o melhor. (Fonte: dTest)

Como usar brynza na cozinha?
Brynza é um queijo muito saboroso e delicioso. É amplamente utilizado no prato tradicional eslovaco – bolinhos de brynza. Você pode experimentá-lo servido com bolinhos de batata, o que lhe dará um sabor rico. Também é excelente em pão fresco ou biscoitos assados. O queijo também funciona muito bem em saladas, como mistura de tomate e pimenta. Também pode ser usado na preparação de vários spreads.
receitas com brinza

Como armazenar Brynza?
Brynza é armazenado no frigorífico a 4-6 °C e preferencialmente num recipiente adequado e que possa ser fechado novamente. Tem validade de 14 dias a partir da data de fabricação e é melhor consumir o mais rápido possível após a abertura. O Brynza também pode ser congelado, mas depois de descongelado será usado todo de uma vez.
Onde comprar brinza?
Os melhores brynzies podem ser adquiridos em mercados de agricultores realizados em diferentes épocas do ano. Você não pode errar aqui. No entanto, se você não tiver um mercado próximo, poderá comprá-lo em lojas especializadas em alimentos saudáveis, mas também em supermercados regulares do departamento de laticínios.
Como fazer Brynz caseiro
Você vai precisar de:
- coalho microbiano
- cloreto de cálcio
- cultura mesófila
- leite – de vaca, cabra, ovelha – o que tiver disponível
Assista à receita em vídeo da tradicional brynza eslovaca:
Se você ainda não sabia o que significa o termo brynza, esperamos que já tenha todo o conhecimento, e em breve você também poderá cozinhar algo bom em casa com este delicioso queijo.
E como você gosta de brynza? Compartilhe conosco nos comentários! 🙂