A hortelã-pimenta não é adequada apenas para mojitos ou chá. Inclua-o em sua dieta, não só seu estômago agradecerá.

O que costumamos buscar nos dias quentes de verão?

Depois de um mojito.

E o que procuramos quando queremos refrescar o hálito?

Depois de mascar chiclete.

O que essas duas coisas tem em comum?

Hortelã-pimenta.

Todo mundo conhece seu sabor e cheiro.

Aprenda a usar hortelã na culinária também.

O que é Hortelã-pimenta?

Quando ouvimos falar de menta, muitos de nós pensamos imediatamente não apenas na popular bebida mojito, mas em toda uma gama de outros produtos com sabor de menta, desde goma de mascar e balas até pasta de dente. A hortelã-pimenta ou Mentha piperita pertence a uma grande família de plantas de hortelã-pimenta.

O gênero da hortelã (Mentha) inclui várias dezenas de espécies que se cruzam entre si, criando híbridos naturais. Uma delas é a própria hortelã-pimenta. Além do fato de que a hortelã é um remédio muito conhecido, ela também pode ser usada para preparar várias bebidas e pratos.

Folhas de hortelã.
fonte: gardeningknowhow.com

tipos de menta

Todas as plantas do gênero menta contêm óleos essenciais, taninos e flavonóides semelhantes, graças aos quais também têm efeitos medicinais semelhantes e podem ser usados da mesma forma para dar sabor aos pratos. Entre os representantes mais famosos, vamos citar pelo menos:

  • Hortelã-pimenta (Mentha piperita) – uma planta que é um híbrido natural de menta aquática e hortelã. Tem sido usado por seus efeitos medicinais desde os tempos antigos. Além disso, também é utilizado na culinária pelo seu aroma.

  • Hortelã aquática (Mentha aquatica)

  • Hortelã (Mentha spicata)

  • Hortelã de folhas longas (Mentha longifolia)

  • A hortelã-pimenta (Mentha suaveolens), dependendo da variedade, pode ter cheiro de limão ou maçã.

  • Mentha arvensis – muitas vezes considerada uma planta daninha.

O que a hortelã contém?

Como outras ervas medicinais, a hortelã-pimenta também é rica em várias substâncias que promovem a saúde, incluindo alguns minerais e vitaminas. Os valores indicados aplicam-se após hortelã-pimenta fresca.

hortelã-pimenta
100g
Energia 70 calorias
Carboidratos 14,9 g
Proteínas 3,75 g
Gorduras 0,94 g
Fibra 8 g
Vitamina B1 0,082 mg
Vitamina B2 0,266 mg
Vitamina B3 1,71 mg
Ácido fólico 0,338 mg
Vitamina C 31,8 mg
Potássio 569 mg
Fósforo 73 mg
Magnésio 80 mg
Manganês 1,18 mg
Cálcio 243 mg
Zinco 1,11 mg
Ferro 5,08 mg

Para que serve a hortelã?

O consumo de hortelã-pimenta traz uma série de efeitos positivos para o nosso organismo, que a humanidade já utiliza há milhares de anos. As folhas de hortelã-pimenta contêm vários óleos essenciais, incluindo mentol, mentona e limoneno, que lhe conferem não apenas seu aroma característico, mas também várias propriedades medicinais.

  • Alivia problemas digestivos – A hortelã-pimenta alivia problemas digestivos, como gases, inchaço e indigestão. As substâncias nele contidas relaxam o sistema digestivo e impedem a contração dos músculos lisos, o que ajuda a aliviar os espasmos nos intestinos. Além disso, também auxilia no bom funcionamento da vesícula biliar, fígado e pâncreas. Cápsulas contendo óleo de hortelã-pimenta reduziram a incidência e gravidade de náuseas e vômitos em um estudo em pessoas submetidas a quimioterapia. Por último, mas não menos importante, a hortelã também ajuda nos enjôos da gravidez.

  • Refresca o hálito – além do cheiro agradável, a hortelã-pimenta possui propriedades antibacterianas que ajudam a destruir os germes que causam a placa dentária, o que também pode melhorar nosso hálito. Por esse motivo, é um ingrediente comum em cremes dentais e enxaguatórios bucais.

  • Ajuda com dores de cabeça e enxaquecas – Como a hortelã atua como relaxante muscular e analgésico, pode aliviar alguns tipos de dores de cabeça. O mentol no óleo de hortelã-pimenta aumenta o fluxo sanguíneo e proporciona uma sensação refrescante. A aplicação de óleo de hortelã-pimenta na testa e nas têmporas é especialmente recomendada.

  • Desobstrui o Seio Congestionado – Graças aos seus efeitos antibacterianos, antivirais e anti-inflamatórios, o chá de hortelã-pimenta ajuda a combater o congestionamento do seio causado por infecções, resfriados e alergias. A pesquisa mostrou que o mentol melhora a percepção do fluxo de ar na cavidade nasal. Portanto, o vapor do chá de hortelã-pimenta pode ajudá-lo a respirar melhor. A inalação de vapor é usada para resfriados e gripes.

  • Ajuda a reduzir a fadiga – os compostos naturais da hortelã têm um efeito benéfico na nossa energia. Descobriu-se que a aromaterapia com óleo de hortelã-pimenta reduz a incidência de sonolência diurna.

  • Alivia as cólicas menstruais – a hortelã atua como um relaxante muscular, por isso pode aliviar as cólicas menstruais. Em um estudo de mulheres com períodos dolorosos, as cápsulas de extrato de hortelã-pimenta foram tão eficazes quanto os anti-inflamatórios não esteróides na redução da intensidade e duração da dor.

  • Ajuda a combater infecções bacterianas – O óleo de hortelã-pimenta destrói e previne o crescimento de bactérias comuns de origem alimentar, incluindo E. coli, listeria e salmonela. O óleo de hortelã-pimenta também mata vários tipos de bactérias que causam doenças, incluindo estafilococos e bactérias associadas à pneumonia.

  • Melhora a concentração – beber chá de hortelã pode ajudar a melhorar a capacidade de foco e concentração. Em um estudo, os jovens pontuaram significativamente melhor em testes cognitivos quando receberam cápsulas de óleo de hortelã-pimenta, outro estudo descobriu que cheirar o óleo de hortelã-pimenta melhorou a memória e o estado de alerta em comparação com outro óleo essencial popular.

  • Melhora as alergias sazonais – A hortelã-pimenta contém ácido rosmarínico, um composto vegetal que tem sido associado à redução dos sintomas de reações alérgicas, como coriza, espirros, coceira nos olhos e asma.

  • Melhora o sono – o chá de hortelã-pimenta é uma escolha ideal antes de dormir porque naturalmente não contém cafeína. Além disso, ajuda a relaxar melhor graças às suas capacidades de relaxamento muscular.

  • Pode ajudar na perda de peso – o chá de hortelã-pimenta é naturalmente isento de calorias e tem um sabor agradavelmente doce, tornando-o uma escolha inteligente quando você está tentando perder peso.

chá de menta

A hortelã é mais frequentemente consumida na forma de chá de menta. Pode ser preparado a partir de folhas frescas ou secas. Para hortelã fresca, use aproximadamente uma colher de sopa de folhas de hortelã fresca por xícara; para hortelã seca, uma colher de chá é suficiente.

Despeje 250 mililitros de água quente, mas não fervente, sobre a hortelã. Em seguida, deixe o chá em infusão por aproximadamente 7 a 10 minutos, de preferência coberto. Isso garantirá que os óleos essenciais de cura não evaporem junto com o vapor. Depois, você pode aromatizar o chá com limão e mel.

Uma xícara de chá de menta feito de hortelã fresca.
fonte: medicalnewstoday.com

Para que serve o chá de menta?

O chá de menta é especialmente recomendado para vários problemas digestivos, mas também alivia resfriados, dores menstruais e dores de cabeça. Se você tiver problemas para dormir, pode usar seus efeitos calmantes à noite antes de dormir. Em geral, não é recomendado ultrapassar três xícaras de chá de hortelã por dia.

Efeitos colaterais da hortelã

Embora a hortelã seja geralmente considerada uma erva segura, não é recomendado usá-la em quantidades excessivas e por muito tempo. A hortelã também não deve ser consumida por pessoas com problemas de azia ou refluxo. O óleo de hortelã-pimenta não se destina a uso oral, inalação ou aplicação tópica não deve ser usado por crianças menores de dois anos de idade.

Hortelã na cozinha

Você pode incluir hortelã em sua dieta não apenas na forma de chá de menta tradicional. Recomenda-se consumir folhas de hortelã especialmente na forma fresca. As folhas frescas têm um forte sabor aromático e são utilizadas em pratos em quantidade mais moderada. A hortelã seca pode estar na forma de folhas inteiras ou moídas. Por último, mas não menos importante, a hortelã fresca também pode ser congelada, se necessário.

  • Folhas de hortelã fresca, suco de limão, mel e água podem ser usados para fazer uma deliciosa limonada de menta que irá refrescá-lo agradavelmente nos dias quentes de verão.

  • Você também pode usar hortelã originalmente na produção de compotas caseiras . Mais adequado para morangos ou mirtilos. Além disso, uma geléia de menta separada pode ser feita com menta, açúcar, limão e água.

  • Adicione algumas folhas de hortelã ao preparar uma variedade de sopas e molhos. Experimente, por exemplo, em receitas de sopa de ervilha .

  • Esta erva aromática também acompanha bem alguns tipos de carne. Pode acompanhar peixe assado ou grelhado ou em receitas de borrego .

  • Por último, mas não menos importante, as folhas de hortelã também podem ser usadas em receitas de marinadas de carne , nas quais você marina vários tipos de carne antes de grelhar.
Salada de frutas com hortelã fresca.
fonte: ricola.com

Para que serve a hortelã?

Devido aos seus muitos efeitos medicinais, vários produtos diversos também são produzidos a partir da hortelã-pimenta.

  • Chá de menta – está disponível tanto na forma a granel quanto em saquinhos de chá, além disso, a menta também faz parte de muitas misturas de chá.

  • Doces e pastilhas de hortelã-pimenta – eles não só ajudam a refrescar o hálito, mas também aliviam dores de garganta.

  • Goma de mascar com sabor de menta – a menta é um dos ingredientes mais comumente usados para dar sabor à goma de mascar.

  • Óleo essencial de hortelã-pimenta – tem uma variedade de usos na aromaterapia, tem um efeito benéfico não apenas nos problemas digestivos e respiratórios, mas também nas dores de cabeça.

  • Xarope de menta – feito de folhas de hortelã fresca, água, açúcar e limões. No inverno, pode ser usado para preparar limonada de menta ou para adoçar o chá.

  • Pastas dentífricas e enxaguatórios bucais – devido aos efeitos benéficos da menta na cavidade oral e no hálito, é frequentemente utilizada como um dos ingredientes de pastas dentífricas e enxaguatórios bucais.

  • Repelentes e repelentes de insetos – o aroma distinto da menta repele os insetos, razão pela qual é adicionado a vários repelentes de insetos.

  • Géis e cremes refrescantes – a menta também é usada como ingrediente em muitos produtos para membros cansados.

Cultivar hortelã

A hortelã-pimenta é uma erva perene que pertence à extensa família dos sedums. Provavelmente vem originalmente da Inglaterra, onde foi criado pelo cruzamento de menta aquática e hortelã. Atualmente cresce em regiões temperadas ao redor do mundo.

Ela prospera especialmente em lugares mais úmidos e suas características incluem, além de seu cheiro típico, um caule coberto de pêlos com flores arroxeadas dispostas em inflorescências pontiagudas. Suas folhas em forma de ovo são usadas principalmente.

Flores de hortelã roxa.
fonte: naturalologica.it

Como cultivar sua própria hortelã?

A hortelã-pimenta também pode ser cultivada com muita facilidade em jardins ou em um vaso de flores na varanda. Em particular, requer umidade suficiente, por isso, ao crescer em um vaso de flores, um recipiente maior é adequado, o que reterá melhor a umidade. Você pode cultivar hortelã diretamente das sementes ou comprar uma muda já cultivada.

Além da clássica hortelã-pimenta, é possível cultivar muitas variedades especiais em casa, que foram cultivadas para que seu aroma e sabor sejam mais específicos. Hortelã-limão, hortelã-morango, hortelã-coquetel ou hortelã-tangerina são especialmente populares.

Comparação de hortelã seca e fresca.
fonte: trendbuzzer.com

Quando e como coletar hortelã?

A hortelã autocultivada pode ser colhida durante todo o verão. Recomenda-se colher as folhas com folhas antes da floração, pois contém a maior quantidade de óleos essenciais nessa época. Se você quiser usar hortelã fresca, as folhas são removidas dos caules, se a hortelã for para secar, geralmente todo o caule e as folhas são secas.

Secagem de menta

A hortelã deve ser seca à sombra ao ar livre ou usando um secador elétrico. É importante não expô-la à luz direta do sol ou a temperaturas excessivamente altas, pois as folhas podem escurecer. Após a secagem, as folhas podem ser amassadas junto com os talos, ou apenas as folhas podem ser utilizadas.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X