O que torna a pimenta Kampot tão especial? Não há pimenta como pimenta!

Tudo fica mais gostoso com sal.

Mas geralmente há mais um tempero na mesa além do saleiro.

Um ingrediente pungente com o qual você pode literalmente fazer mágica na cozinha. Estamos falando de pimenta, é claro.

Existem muitos tipos de pimenta, mas a pimenta Kampot é apenas uma. Por que é considerado o melhor do mundo?

Acompanhe connosco os passos destas bolas aromáticas.

O que é pimenta Kampot?

A pimenta-do-reino (Piper nigrum), planta trepadeira cujos frutos são provavelmente a especiaria mais difundida no mundo, é originária da Índia, onde já era cultivada em 2.000 aC. Mas os especialistas afirmam que a melhor pimenta não vem da Índia, mas do Camboja. Esta variedade rara é cultivada principalmente na região de Kampot, daí o nome de pimenta Kampot.

Tigelas com três variantes coloridas de pimenta Kampot.
fonte: angkorchef.com

A pimenta Kampot vem em quatro variantes de cores que diferem ligeiramente em sabor e uso:

  • pimenta preta – geralmente usada principalmente em carne
  • pimenta vermelha – usada principalmente para sobremesas
  • pimenta branca – tem seu uso para peixes, saladas e molhos
  • pimenta verde – usada em alguns frutos do mar e pratos de frango

O que torna a pimenta Kampot especial?

A província de Kampot, no sudoeste, fica no sopé das montanhas Damrei, onde o clima quente e úmido, a altitude e o solo rico em quartzo criam excelentes condições para o cultivo de pimenta. As suas bagas têm um excelente sabor e aroma, pelo que a pimenta Kampot é considerada a melhor do mundo.

Os maiores produtores de pimenta em geral hoje são o Vietnã e o Brasil, mas nesses países as plantas costumam ser fortemente tratadas com produtos químicos para obter altos rendimentos e preços baixos. É claro que isso tem um efeito negativo na qualidade da pimenta. No caso da pimenta Kampot, você não precisa se preocupar com nada disso.

Bagas verdes de pimenta Kampot.
fonte: bbc.com

Qual é o sabor da pimenta Kampot?

O perfil de sabor da melhor pimenta do mundo é muito rico e difícil de descrever. Quando você prova a pimenta Kampot, geralmente é verdade que a princípio parece picante, mas depois seu sabor se acalma e se transforma em frutado com um toque cítrico. Além disso, você também pode sentir o cheiro de notas de eucalipto e menta. A pimenta preta Kampot tem sabor e aroma mais intensos, é mais terrosa com um toque de pinho. Pelo contrário, o mais suave e doce é o sabor da pimenta vermelha, que cheira a damasco seco.

Origem e história

Um dos primeiros registros da pimenta Kampot vem do final do século 13, quando o diplomata chinês Zhu Daguan observou que a pimenta era cultivada em torno da antiga cidade de Angkor. Na história do Camboja, comerciantes da Indonésia, Holanda e França estiveram significativamente envolvidos no cultivo da pimenta.

Os europeus só aprenderam sobre Kampot e a pimenta Kampot no século 19, graças ao porto de lá. No final do século 19, o sultão de Aceh queimou as plantações de pimenta em vez de deixá-las para os holandeses. A pimenta Kampot era muito popular entre os chefs de Paris no início do século 20, era usada nos restaurantes parisienses mais famosos. Nas décadas de 1920 e 1930, a maior parte da pimenta francesa veio de Kampot.

A produção de pimenta do Camboja entrou em colapso sob o Khmer Vermelho na segunda metade da década de 1970. Os agricultores foram forçados a cultivar alimentos em vez de pimenta. Foi apenas no início dos anos 2000 que os produtores de pimenta voltaram às suas tradições e salvaram essa variedade de pimenta da extinção total.

Em 2010, a pimenta Kampot recebeu o certificado de denominação de origem da Organização Mundial do Comércio, tornando-se para a pimenta o que o champanhe está para o espumante ou o presunto de Parma para o presunto. Como em outros produtos, há verificações constantes para manter o resultado desejado.

Processamento manual de pimenta Kampot.
fonte: thespicehouse.com

Pimenta Kampot na cozinha

A pimenta Kampot é utilizada em diversos pratos, dos salgados aos doces, dos simples aos sofisticados. Um dos pratos mais famosos é o caranguejo de pimenta Kampot, é um caranguejo frito em uma wok com alho, cebola e bolinhas de pimenta.

Os chefs recomendam adicionar pimenta Kampot aos pratos no final porque, como o alho, pode ficar um pouco amargo quando cozido demais. Na culinária cambojana, esse tempero costuma ser combinado com açafrão, gengibre, anis estrelado e cardamomo.

  • A pimenta Kampot é um excelente tempero para qualquer frutos do mar, experimente em receitas de camarão .

  • Surpreendentemente, esta pimenta também é usada com alimentos doces, como frutas frescas, chocolate amargo ou uma bola de sorvete de baunilha. Não tenha medo de usá-lo ao preparar xícaras de frutas .

  • Os molhos são populares na culinária cambojana. Você pode fazer o seu próprio com pimenta Kampot moída na hora, molho de peixe, suco de limão e sálvia picada.

  • Na culinária italiana, essa pimenta é um ingrediente essencial para o espaguete cacio e pepe. Use-o para preparar outras receitas de massas italianas .

  • Você também pode usar as bolas inteiras em pepinos em conserva, chalamades ou para fazer azeite picante.
Prato com caranguejo frito na pimenta Kampot.
fonte: travelcambodiaonline.com

Armazenar

Armazene a pimenta Kampot em um recipiente fechado e hermético em local fresco e seco, longe da luz e da umidade. Só então ele manterá todo o seu sabor e aroma. Moer ou esmagá-lo antes de usar.

Pimenta Kampot e saúde

Este tempero não é apenas uma iguaria, mas também um remédio. Além de cozinhar, a pimenta Kampot também encontrou seu caminho na medicina ayurvédica e tradicional chinesa. As razões são muitas, incluindo o fato de a pimenta ter um alto teor de antioxidantes e ter um efeito antiinflamatório.

Está cientificamente comprovado que os frutos da aroeira atuam contra os radicais livres e a inflamação crônica. A pimenta Kampot pode, portanto, ajudar a prevenir alguns tipos de câncer, incluindo câncer de cólon e próstata.

A presença de piperina nas bagas melhora a memória e geralmente beneficia o cérebro. Também tem um efeito positivo na digestão. Aumenta a absorção de nutrientes e apóia a produção de sucos digestivos que ajudam a decompor os alimentos com mais eficiência.

Como a pimenta Kampot é uma variedade de pimenta clássica, sua composição nutricional e efeitos na saúde são semelhantes. A pimenta Kampot é uma boa fonte de vitamina K, importante para a formação dos ossos e a coagulação do sangue. Em termos de minerais, é particularmente rico em ferro, manganês e potássio.

Por último, mas não menos importante, as mulheres no Camboja costumam passar por um tratamento de peeling de pimenta. A sensação após a aplicação é semelhante à sensação após a aplicação da Tiger Ointment.

Cultivo de pimenta Kampot

A pimenta Kampot é cultivada em algumas fazendas de pimenta na província de Kampot, no sul do Camboja. As plantas de pimenta crescem em estacas colocadas em fileiras bem espaçadas. Os grãos de pimenta verde aparecem pela primeira vez em setembro e depois amadurecem até o ano novo.

Plantação de pimenta em Kampot.
fonte: bbc.com

Os agricultores colhem os grãos de pimenta à mão e secam alguns ao sol durante vários dias, tornando-os pretos. Os grãos de pimenta branca são grãos de pimenta preta que foram embebidos em água e descascados. Dois meses depois, é a vez da pimenta vermelha, que são grãos de pimenta totalmente maduros até adquirirem uma cor carmesim brilhante. Geralmente, a pimenta Kampot é colhida de fevereiro a maio, a produção atual gira em torno de 100 toneladas por ano.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X