Patizon, uma variedade de abóbora que se assemelha a um disco voador em forma. Como e por que incluí-lo em nossa dieta?

A maioria de nós imagina uma abóbora como uma grande bola laranja.

No entanto, a cabaça, ou abóbora, tem várias variedades e variantes, uma das quais é o patizon.

Tem uma forma e sabor específicos, por isso tem uma variedade de usos na cozinha.

O que pode ser cozido a partir dele e como você pode cultivá-lo em casa?

Por que deve ser consumido não só por quem está tentando emagrecer, mas também por gestantes?

Nosso artigo contará tudo isso e muito mais sobre essa cultura incomum.

O que é patizon?

Embora muitos de nós muitas vezes admiremos a forma não tradicional dos patizões, geralmente não nos ocorre que se trata na verdade de uma cultivar de abóbora ou cabaça comum (Cucurbita pepo). No entanto, as patizonas, como por exemplo a abobrinha, são mesmo uma das suas variedades. As primeiras abóboras, em latim Cucurbita pepo var. patissonina, já foram criados na América Central.

Qual é a aparência e o sabor do patizon?

Patizon é na verdade uma abóbora achatada em forma de disco com bordas onduladas. Sua superfície pode ser enrugada ou lisa. Embora os patizões brancos sejam os mais famosos em nosso país, também é possível encontrar variantes em amarelo, laranja ou verde.

Ao contrário das abóboras, suas sementes geralmente não são consumidas. A carne é farinhenta e, se devidamente amadurecida, tem um sabor adocicado, mais suave que a abóbora, mas mais pronunciado que a abobrinha. Em comparação com a abobrinha, o patizon também é menos aguado.

Diferentes variantes de cores de patizon.
fonte: delishably.com

O que o patizon contém?

Patizon contém muito poucas calorias, pois contém uma grande quantidade de água e apenas alguns carboidratos. Em comparação com seus parentes botânicos mais próximos, abóbora e abobrinha, contém mais fibras.

Valores nutricionais de patizon

Pato cru
100g
abóbora crua
100g
abobrinha crua
100g
Energia 18 calorias 26 kcal 17 calorias
Água 94,2 g 91,6 g 94,8 g
Carboidratos 3,84 g 6,5 g 3,11 g
Proteínas 1,2 g 1 g 1,21 g
Gorduras 0,2 g 0,1 g 0,32 g
Fibra 1,2 g 0,5 g 1 g

Vitaminas e minerais

Este vegetal também contém uma ampla gama de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, ácido fólico, potássio, magnésio e manganês.

Pato cru
100g
abóbora crua
100g
abobrinha crua
100g
Betacaroteno 130 µg 3100 µg 120 µg
Vitamina B1 0,07 mg 0,05 mg 0,045 mg
Vitamina B2 0,03 mg 0,11 mg 0,094 mg
Vitamina B3 0,6 mg 0,6 mg 0,451 mg
Vitamina B5 0,102 mg 0,298 mg 0,204 mg
Vitamina B6 0,109 mg 0,061 mg 0,163 mg
Vitamina C 18 mg 9mg 17,9 mg
Potássio 182 mg 340 mg 261 mg
Fósforo 36 mg 44 mg 38 mg
Magnésio 23 mg 12 mg 18 mg
Sódio 1mg 1mg 8 mg
Cálcio 19mg 21 mg 16 mg
Zinco 0,29 mg 0,32 mg 0,32 mg
Ferro 0,4 mg 0,8 mg 0,37 mg

Por que incluir patisons no menu?

Devido aos seus valores nutricionais e conteúdo de substâncias valiosas, o consumo de patizons traz uma série de benefícios ao nosso corpo.

  • Doença cardiovascular – graças ao seu alto teor de potássio e baixo teor de sódio, o patizon ajuda a melhorar os problemas de pressão arterial, reduzindo assim a carga sobre o sistema cardiovascular e prevenindo coágulos sanguíneos, ataques cardíacos e derrames. Além disso, o alto teor de fibras também contribui para a redução dos níveis de colesterol.

  • Sistema digestivo – patisons contêm uma grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, o que tem um efeito muito positivo em nosso sistema digestivo, especialmente nos intestinos.

  • Melhorar a visão : devido ao conteúdo de beta-caroteno e outros antioxidantes, incluir patizonas na dieta ajuda a reduzir o risco de doenças oculares, como a degeneração macular.

  • Sistema imunológico : a vitamina C é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico. Se você é propenso a gripes ou resfriados, definitivamente vale a pena consumir mais patizona nos meses de outono.

  • Redução de peso – os patisons são baixos em calorias, mas por serem ricos em fibras, são muito saciantes, contribuindo positivamente para a redução da ingestão de alimentos, sendo assim uma parte popular das dietas de perda de peso.

  • Redução da incidência de defeitos congênitos – as gestantes também devem incluir esses vegetais em sua dieta, principalmente nos primeiros meses de gravidez. Um dos muitos nutrientes contidos nas patizonas é o ácido fólico. O folato, que é uma das vitaminas B, ajuda a garantir o desenvolvimento adequado do cérebro e da medula espinhal do feto em desenvolvimento e previne defeitos do tubo neural.

Como preparar patizon?

Uma das vantagens dos patisons é que eles podem ser preparados de várias maneiras, por exemplo, guisados como parte de vários pratos de legumes ou carne, recheados, assados, grelhados ou fritos. Existem muitas receitas diferentes com patizon . Além disso, eles também podem ser esterilizados ou fermentados.

Como descascar patizon?

Embora não seja absolutamente necessário remover o patizon de sua pele, especialmente para frutas jovens, algumas pessoas ainda preferem descascá-lo. Claro, quanto mais velha a fruta, mais dura a casca. Uma faca afiada é uma obrigação.

Como remover a pele de forma rápida e fácil? Primeiro lave o patizon em água corrente e depois corte-o ao meio. De cada parte, com a ajuda de uma faca, retiramos os restos do caule na parte superior e os restos da flor na parte inferior. Em seguida, corte cuidadosamente cada metade em fatias ou fatias, dependendo de como queremos processar o patizon depois. A pele e as sementes podem ser facilmente removidas dos pedaços menores.

Patizon cortado em uma placa de corte.
fonte: eatwellenjoylife.com

O que cozinhar de patizon?

  • Patizon cortado em pedaços pequenos pode ser usado em uma variedade de receitas ou em várias misturas de vegetais, que podem ser usadas como base para outros pratos ou como um acompanhamento saudável.

  • Se você cortar o patizon em fatias, basta embrulhá-lo em filme plástico e usá-lo para fazer deliciosas costeletas de patizon. Quanto mais finas as fatias, mais crocantes serão as costeletas. O patizon frito pode ser embalado não apenas em um clássico pacote de três, mas também em massa de cerveja, por exemplo.

  • O patizon assado também é muito popular. Como assar patizon? Juntamente com outros legumes, como batatas, cenouras ou beringelas, corte-os em pedaços, tempere, regue com azeite e leve ao forno. Batatas fritas feitas de patizon e outros vegetais preparados dessa maneira podem ser uma iguaria à parte, bem como um saboroso acompanhamento.

  • Você sabe preparar uma saborosa omelete ? Use patizon ralado nele. Basta cozinhá-lo delicadamente em uma panela e depois cobrir com uma mistura de ovos com um pouco de creme de leite e farinha de rosca.

  • Patizon com ovos, bacon e queijo também é uma iguaria. Em combinação com pão fresco ou batatas assadas, terá um jantar ou almoço rápido e saboroso.

  • Além disso, a pasta patizon também pode ser um jantar ou lanche saboroso e saudável. Basta misturar patizon ralado com queijo ralado, espalhar manteiga e ervas.

  • Patizon em combinação com outros vegetais, como tomate, queijo e ervas, também pode ser assado de várias maneiras. Várias receitas de abobrinha assada podem servir de inspiração.

  • Você pode se surpreender ao saber que também pode conservar patizons da mesma forma que os pepinos são em conserva. Basta colocá-los picados em uma mistura de água, sal, endro e outras ervas e deixá-los fermentar por alguns dias. Patisons preparados desta forma são ótimos em saladas ou como acompanhamento. Além disso, o patizon também pode ser enlatado.

  • Se você gosta de preparar sopas cremosas de abóbora , certamente ficará satisfeito porque uma sopa semelhante também pode ser preparada com muita facilidade a partir do patizon. A sopa Patizon costuma ser servida com croutons.

  • Por último, mas não menos importante, os patisons também podem ser recheados da mesma forma que as vagens de pimenta. Basta esvaziá-los e enchê-los com, por exemplo, carne, queijo, cogumelos ou uma mistura de outros vegetais.
Patizon recheado com arroz, carne e legumes.
fonte: food52.com

cultivo de patizon

Patizon pertence à extensa família das cabaças, por isso está relacionada, por exemplo, ao pepino ou à melancia. O próprio patizon (Cucurbita pepo, variedade patissonina) é uma das cultivares da cabaça comum. Originária das regiões da América Central, onde vários tipos de cabaças foram cultivadas há mais de 5.000 anos. Chegou à Europa da mesma forma que a batata, o tomate e o pimentão durante o século XV, graças às descobertas ultramarinas.

A própria planta patizon é um pouco semelhante à planta de abóbora, mas tem a forma de um arbusto. Flores amarelas são formadas nas cavidades das folhas, que lembram flores de pepino. Posteriormente, produzirão frutos adequados para serem colhidos já no verão, quando ainda não estão totalmente maduros. Um patizon ideal tem um diâmetro de 10-15 cm.

Patison planta com uma fruta.
fonte: sandiegoseedcompany.com

Como crescer seu próprio patizon?

Infelizmente, não vemos esse vegetal com muita frequência nas prateleiras das lojas. Patizon geralmente só pode ser encontrado em mercados de agricultores ou fazendas orgânicas, por isso é melhor cultivá-lo você mesmo em seu jardim.

Se possível, escolha um local ensolarado com solo permeável e nutrientes suficientes. Antes da semeadura, também é aconselhável adicionar composto ao solo. No início de abril, plante as sementes em vasos ou xícaras, pois é mais conveniente pré-cultivar as plantas antes de plantá-las no canteiro. Plante apenas uma semente em cada copo.

Mudas pequenas geralmente são plantadas no solo apenas em meados de maio. Semelhante a, por exemplo, pepinos, patisons também requerem rega regular, mas não excessiva. Tenha cuidado para não molhar as folhas ao regar.

Flor Patizon com frutas crescentes.
fonte: thespruce.com

As variedades mais populares de patizons cultivadas em nossos jardins incluem as variedades brancas Delikates, Snowdisc F1 ou Patinova, bem como a amarela Sunseance F1 ou a variedade verde escura Greendisc F1.

Colheita e armazenamento de patizon

Colhemos patizonas jovens já em julho, quando a pele ainda não está tão dura. Com o tempo, os frutos amadurecem e a casca endurece, mas também podem ser colhidos durante o outono. Frutos mais velhos devem ser cortados, os mais jovens podem ser “domados”. Se você deseja armazenar patisons durante o inverno, como abóboras, eles precisam de um local seco e fresco.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X