Urtiga, medicinal e comestível do rizoma às flores. Aprenda a incluí-lo facilmente em sua dieta!

Na floresta evitamos para que não nos morda, no jardim costumamos considerá-la uma erva daninha.

Mas não podemos imaginar o recheio de Páscoa sem ele e o buscamos mesmo em caso de vários problemas de saúde.

A urtiga é uma planta única com vários efeitos medicinais.

Aprenda a incluí-lo no cardápio de outras formas que não seja na forma de recheio ou chá.

Para que serve a urtiga?

Contaremos tudo isso e muito mais nas próximas linhas.

O que é urtiga?

A urtiga (Urtica dioica) é uma das primeiras plantas que as crianças aprendem a reconhecer durante um passeio na natureza. Uma das características distintivas das urtigas é que toda a planta é coberta por pêlos urticantes, ou tricomas. A propósito, o nome latino da urtiga, urtica, foi derivado da palavra uro, ou queimar.

Do ponto de vista botânico, pertence à família das urtigas. No nosso território, para além da urtiga de casco duplo, podemos ainda encontrar duas outras espécies, a urtiga e, excecionalmente, a urtiga dos prados. Todos eles têm efeitos medicinais e usos semelhantes.

Além da medicina e da farmácia, também são encontrados na gastronomia, na cosmética e na indústria têxtil, sendo utilizados na produção de tecidos duráveis, cordas e redes de pesca, além de servirem de forragem para animais de fazenda.

Uma vista de uma urtiga em flor.
fonte: britannica.com

O que a urtiga contém?

A urtiga contém um grande número de diversas substâncias e compostos vegetais que juntos lhe conferem seus efeitos medicinais. Em cem gramas de urtigas frescas encontramos:

Caloria Proteínas Gorduras Carboidratos Fibra
42 kcal 2,71 g 0,11 g 7,49 g 6,9 g

Em termos de vitaminas, a planta é rica em vitamina A, K e algumas vitaminas do complexo B. As folhas jovens de urtiga também contêm uma grande quantidade de vitamina C.

Vitamina A Vitamina B1 Vitamina B2 Vitamina B3 Vitamina B6 Vitamina K
2010 UI 0,008 mg 0,16 mg 0,388 mg 0,103 mg 499 µg

No que diz respeito aos minerais, a urtiga contém, por exemplo, potássio, ferro e magnésio.

Potássio Fósforo Magnésio Manganês Cálcio Zinco Ferro
344 mg 71 mg 57 mg 0,779 mg 481 mg 0,34 mg 1,644 mg

Para que servem as urtigas?

A urtiga tem sido uma parte importante da medicina popular há séculos, onde é usada para tratar ou aliviar os sintomas desagradáveis de toda uma gama de problemas de saúde. Pode ser usado interna e externamente. Por que vale a pena tomar chá ou sopa de urtiga de vez em quando?

  • Reduz a inflamação – a inflamação crônica pode causar danos significativos ao nosso corpo, a urtiga contém vários compostos que podem reduzir a inflamação. Aplicar creme de urtiga ou consumir produtos de urtiga alivia condições inflamatórias, como artrite.

  • Melhora os sintomas do aumento da próstata – estudos confirmam que a urtiga pode ajudar no tratamento do aumento da próstata. Especificamente, pode impedir a conversão da testosterona em diidrotestosterona. Parar esta conversão reduz o tamanho da próstata.

  • Ajuda nos problemas do sistema urinário – a urtiga tem efeito diurético e antiinflamatório, por isso é utilizada no tratamento de várias inflamações do trato urinário e da bexiga. Também ajuda a prevenir cálculos urinários e renais e ajuda a excretar o excesso de água do corpo.

  • Resfriados – devido às suas propriedades antivirais e anti-inflamatórias, a urtiga também pode ajudar com resfriados e vários problemas respiratórios, como bronquite.

  • Alivia a alergia e a febre do feno – As evidências sobre a eficácia da urtiga no alívio da alergia variam, mas há evidências de que a urtiga pode interromper o processo de alergia, suprimindo a produção de histamina do corpo e a inflamação associada.

  • Reduz a pressão arterial – A urtiga tem sido tradicionalmente usada para tratar a pressão arterial elevada. Estimula a produção de óxido nítrico, que atua como vasodilatador. Os vasodilatadores relaxam os músculos dos vasos sanguíneos, ajudando-os a se dilatar. Ele também contém compostos que podem atuar como bloqueadores dos canais de cálcio, que relaxam o coração reduzindo a força das contrações.

  • Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue – em um estudo de três meses, tomar 500 mg de extrato de urtiga três vezes ao dia reduziu significativamente os níveis de açúcar no sangue em comparação com um placebo.

  • Reduz o sangramento excessivo – O extrato de urtiga reduz o sangramento excessivo, não apenas após procedimentos cirúrgicos, mas também em relação a hemorróidas ou menstruação.

  • Apoia o bom funcionamento do fígado, baço e vesícula biliar

  • Ajuda na saúde da pele e do cabelo – o uso externo é recomendado para vários problemas de pele, como acne ou eczema, ou para problemas de caspa.

  • Contém muitos antioxidantes – contém várias substâncias que atuam como antioxidantes naturais. Estes são conhecidos por ajudar a proteger as células dos danos dos radicais livres.

Efeitos adversos da urtiga

Comer urtiga seca ou cozida é geralmente seguro. Os efeitos colaterais ocorrem raramente, ou nunca. A picada pode causar uma erupção cutânea ou reação alérgica em algumas pessoas.

As mulheres grávidas devem evitar comer urtiga porque pode induzir contrações uterinas, o que pode aumentar o risco de aborto espontâneo. Se estiver a tomar anticoagulantes, hipertensão, diabetes ou diuréticos, é aconselhável consultar o seu médico antes de tomar urtiga ou suplementos de urtiga. A urtiga pode interagir com esses medicamentos.

Coletando urtigas

A urtiga é uma das plantas das quais podemos aproveitar tudo, desde a raiz até a flor. Na maioria das vezes, no entanto, suas estacas, ou seja, folhas e caule, são coletadas. Geralmente, recomenda-se que seja coletado principalmente nos meses de primavera, aproximadamente até meados de maio.

As plantas jovens são mais saborosas, mais delicadas e contêm mais algumas substâncias valiosas e vitaminas, por exemplo, vitamina C. Sempre tentamos coletar urtigas em um ambiente limpo, ou seja, não perto de estradas, e tomamos cuidado para não vaporizar as urtigas ao transportá-las lar. Pode ser usado fresco ou facilmente seco ou congelado para uso posterior.

Uma tigela de folhas de urtiga secas.
fonte: dryallfoods.com

Como processar a urtiga?

As urtigas recém-colhidas devem ser levemente escaldadas antes de serem comidas cruas, por exemplo, quando adicionadas a uma salada, ou esmagadas em luvas ou enroladas com um rolo para neutralizar os pelos urticantes. Se você processar a urtiga com calor, não é necessário escaldar. Branquear folhas de urtiga é muito simples.

Primeiro, lave as urtigas levemente em água fria para remover a sujeira. Em seguida, coloque a água salgada para ferver na panela. Quando a água começar a ferver, coloque as folhas de urtiga por cerca de 30 segundos a um minuto. Em seguida, escorra a urtiga e lave imediatamente em água fria.

Folhas de urtiga branqueadas.
fonte: gettystewart.com

chá de urtiga

A urtiga é frequentemente consumida na forma de chá de urtiga. Pode ser preparado a partir de folhas frescas ou secas. No caso de urtigas frescas, despeje duas colheres de sopa de folhas frescas em 250 mililitros de água fervente. Em seguida, deixe o chá em infusão por aproximadamente 10 a 15 minutos, de preferência sob a tampa.

Para urtigas secas, use uma colher de sopa de urtigas secas para a mesma quantidade de água. O chá preparado a partir de plantas secas tem uma cor mais pronunciada. Recomenda-se beber o chá de urtiga o mais rápido possível, pois com o tempo torna-se amargo. A maioria das pessoas recomenda 2-3 xícaras por dia por no máximo três semanas. A urtiga, como outras ervas, não é adequada para consumo a longo prazo.

Uma xícara de chá de urtiga.
fonte: greenvalleyspices.com.au

xarope de urtiga

Além do chá de urtiga, muitas vezes também é preparado um xarope de urtiga, que é consumido às colheradas ou adicionado a várias bebidas. Deixe as folhas de urtiga fresca de molho em água fervida por 24 horas. Em seguida, misture as urtigas na solução e coe. Ferva o açúcar na água e misture a mistura resfriada com a infusão de urtiga. Você também pode adicionar suco de limão. Guarde a calda em um local escuro e fresco.

infusão de urtiga

Uma infusão de urtiga é recomendada para todos os tipos de problemas de pele, que podem ser preparados de forma muito simples a partir de um punhado de urtigas frescas, que deixamos infundir durante a noite em meio litro de água fervida fria. Da mesma forma, você também pode preparar uma infusão destinada à lavagem do cabelo.

urtiga na cozinha

Além do chá ou xarope, você pode fazer muitos pratos saborosos e saudáveis \u200b\u200bcom a urtiga. Você pode adicioná-lo a uma série de pratos frios e quentes.

  • As urtigas frescas são uma parte importante do recheio da Páscoa. Você sabe preparar o melhor recheio ? Use o máximo de ervas diferentes possível, além da urtiga, use também cebolinha, salsa, sálvia ou orégano.

  • Simplificando, pode-se dizer também que assim que você ver algumas receitas com espinafre , pode soltar a imaginação e substituir os espinafres por urtigas, principalmente as mais novas.

  • De farinha, ovos, urtigas frescas e sal, você pode facilmente fazer uma massa com a qual você pode fazer massas caseiras simples.

  • Urtigas também combinam bem com batatas. Prepare um molho de urtiga com a ajuda de creme de leite, caldo e cebola, que você pode adicionar a várias novas iguarias de batata .

  • O mel de urtiga é produzido misturando mel com suco de urtiga obtido de folhas jovens moídas.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X