O que é um nabo e quais benefícios para a saúde ele oferece? Como cultivá-lo e o que cozinhar com ele?

Os nabos são um milagre fácil de digerir, mas cheio de vitaminas.

Os cientistas ainda acreditam que poderia desempenhar um papel importante na luta contra o câncer.

Como incluir nabos em sua dieta?

Por que a população o esqueceu?

Nabos são um superalimento milagroso

Ele fornece ao corpo uma ampla gama de substâncias que afetam significativamente a saúde humana. É uma fonte das conhecidas vitaminas A, C, E, K, mas também de substâncias menos conhecidas, como luteína, zeaxantina e niacina. Também possui um grande suprimento de minerais e oligoelementos, especialmente cálcio, magnésio e zinco.

Também deve ser mencionado que os nabos contêm antioxidantes muito importantes chamados glucosinolatos. Graças a estas substâncias, os nabos têm o seu típico sabor picante e pungente, mas acima de tudo – efeitos medicinais.

Segundo numerosos estudos, essas substâncias afetam diretamente a redução do risco de formação de câncer 3 . A sociedade científica assume que, no futuro, alimentos como o nabo poderão fazer parte de tratamentos no combate ao câncer de pulmão, cólon e reto 4 .

Os nabos são uma cultura de baixa caloria que pode ajudar significativamente no controle de peso. É, portanto, um suplemento dietético ainda mais adequado do que, por exemplo, batatas. Além disso, também possui baixo índice glicêmico, por isso não afeta os níveis de açúcar no sangue e, portanto, é adequado para diabéticos.

folhas de nabo

Em termos de vitaminas, as folhas de nabo são ainda mais benéficas do que a própria cultura. São as folhas que contêm as substâncias luteína e zeaxantina. O corpo não consegue produzir esses carotenóides por conta própria, por isso é necessário recebê-los em quantidades suficientes na dieta. Eles protegem a retina da parte azul do espectro de luz visível. Uma dose diária suficiente de luteína e zeaxantina também reduz a probabilidade de desenvolver catarata.

Qual é a parte azul visível do espectro eletromagnético da luz?
O olho humano é sensível a parte do espectro eletromagnético da luz, a chamada luz azul. Essa luz está em toda parte, ela torna o céu azul. O corpo humano o usa para “ajustar o relógio” para acordar e dormir.

No entanto, fontes de luz artificial (televisão, celulares, computadores) sobrecarregam as defesas da retina do olho, que não consegue se defender do excesso dessa luz. A exposição prolongada à luz azul artificial pode facilmente causar sérios danos à retina. Sem o apoio de vitaminas e antioxidantes, o risco de perda total da visão aumenta com a idade.

raiz de nabo
100 g 1
folhas de nabo
100 g 2
valor energético 28 kcal 32 kcal
Proteínas 0,9 g 1,5 g
Gorduras 0,1 g 0,3 g
Carboidratos 6,43 g 7,13 g
Fibra 1,8 g 3,2 g
Açúcares 3,8 g 0,81 g
Cálcio 30 mg 190 mg
Magnésio 11 mg 31 mg
Potássio 191 mg 296 mg
Sódio 67 mg 40 mg
Zinco 0,27 mg 0,19 mg
Manganês 0,13 mg 0,47 mg
Vitamina C 21 mg 60 mg
Niacina 0,4 mg 0,6 mg
folato 15 µg 194 µg
Vitamina A 0 µg 579 µg
Luteína + zeaxantina 0 µg 12.800 µg
Vitamina E 0,03 mg 2,86 mg
Vitamina K 0,1 µg 251 µg

Nabo ou nabo?

Nabos e nabos são duas culturas de aparência semelhante, por isso costumam ser confundidas. No entanto, eles são diferentes. Antes da descoberta da América e da chegada da batata, era o nabo que fornecia às culturas europeias pratos em forma de acompanhamentos. No entanto, o nabo é um cruzamento entre o nabo e o repolho, e seus tubérculos são visivelmente maiores que os tubérculos do nabo.

O que é um tubérculo?
Um tubérculo bulboso comestível que serve como órgão de armazenamento de nutrientes para toda a planta, incluindo as raízes. O tubérculo também é freqüentemente chamado de raiz de armazenamento.

Nabo (nabo de colza)
Brassica rapa rapa
Nabo (nabo nabo estupro)
Brassica napus napobrassica
cor da lâmpada branco, com uma cabeça de bulbo vermelho ou roxo branco, com uma cabeça de bulbo roxo ou verde
diâmetro do bulbo 5–15 cm 10-20 cm
a forma como o tubérculo cresce cresce principalmente no subsolo cresce principalmente acima do solo
cor da folha verde azulado

Nabos e nabos
fonte: sloely.com, dtbrownseeds.co.uk

Nos países europeus, ambas as culturas são cultivadas principalmente como alimento para consumo humano, enquanto nos países americanos, pelo contrário, exclusivamente como forragem para animais de fazenda.

Os tubérculos para consumo humano são colhidos jovens e, portanto, pequenos, o tamanho da ração é maior – até 2 kg no caso dos nabos, até 5 kg no caso dos nabos.

tipos de nabos

O número exato de espécies é desconhecido. Estima-se que existam mais de 30 variedades diferentes no mundo, que podem ser espécies, subespécies ou mesmo híbridos de nabos. Abaixo você encontrará os nabos que estão mais disponíveis no mercado regular.

nabo branco

A variedade mais comumente cultivada em jardins e campos tchecos. O clássico nabo branco-roxo, como o conhecemos nas lojas. Tem um sabor picante de rabanete e fica melhor cru, por exemplo, em pastas ou saladas.

rutabaga

Este tipo de nabo é facilmente reconhecível à primeira vista – tem uma cor amarela, tanto à superfície como no interior. Embora não haja como negar o sabor pungente típico dos nabos, eles estão entre os mais saborosos – cozidos têm sabor doce e amanteigado, semelhante à batata-doce.

Rainha Escarlate

Um pequeno nabo vermelho semelhante a rabanetes. É menos amadeirado e mais suculento. Devido à sua cor característica, sabor mais doce e crocância, é usado como ingrediente em saladas frescas, na maioria das vezes em combinação com molho de mel.

Nabo branco Rutabaga Scarlet Queen
fonte: freshop.com, farmersalmanac.com, foodhubri.com

bando de bebê

Os nabos baby são uma variedade pequena que nunca atingirá o tamanho de um nabo grande. Tem uma cor branca cremosa, sabor azedo e não precisa ser descascado. Torna-se um ingrediente muito versátil na cozinha. É saboroso em vinagre, em puré de nabo ou grelhado e estufado com manteiga.

nabo Hida Beni

É o vegetal icônico do Japão. Mais de 80 variedades diferentes deste nabo são cultivadas ali mesmo. Eles diferem em cor, sabor e forma. O mais famoso nabo Hida Beni é rosa escuro a vermelho, com uma raiz esférica e polpa branca com manchas vermelhas irregulares. Muitas vezes é em conserva, que é colorida por seu pigmento vermelho e serve como um substituto de caldo para molhos e sopas.

Baby Bunch e nabos Hida Beni
fonte: specialproduce.com, mediterraneanfoods.com

Hinona Kabu

Outra variante japonesa de nabo, única especialmente por sua forma. Como uma das poucas, não possui raízes esféricas, mas sim cilíndricas, delgadas e com até 30 cm de comprimento. É usado principalmente como tempero para sopas – a raiz picada é seca e triturada ou moída.

Oásis

Os nabos têm o sabor mais interessante. Tem gosto de melancia crua. O tratamento térmico confere-lhe um sabor mais picante, mas mantém-se bastante doce. É uma variedade indicada para lanches infantis, principalmente em sua forma doce crua.

Hinona Kabu e nabos Oasis
fonte: specialproduce.com, media.istockphoto.com

Como cozinhar nabos?

  • Folhas de nabo têm gosto de rúcula. Seu delicado sabor picante naturalmente destaca os pratos mais picantes em particular. As folhas mais jovens são usadas principalmente, que não são tão amargas e não dominam todos os outros sabores do prato. Você pode experimentá-los em poke bowls , saladas de legumes ou molhos (em vez de ervas). É comido cru e cozido.

  • A raiz de nabo (ou tubérculo) é verdadeiramente um alimento universal. Pode usá-lo para fazer, por exemplo, uma sopa de nabo cremosa e ligeiramente picante, que o vai aquecer nas noites mais frias.

  • Também é usado como acompanhamento – por exemplo, em vez de batatas. Nabos assados com ervas frescas são excelentes, principalmente com carne.

  • Também é ideal para grelhar. Basta descascar o nabo, cortá-lo às rodelas, salgar e colocar na grelha. Juntamente com o molho de alho, você pode criar canapés saudáveis para acompanhar vinho e cerveja. Também pode preparar chips de nabo no forno de forma muito semelhante.

  • Você pode enriquecer qualquer receita que conheça com nabos. Tente adicioná-lo à carne cozida com vegetais de raiz , misture-o em purê de batatas ou cenouras cozidas.

  • Alho, gengibre, tomilho, alecrim, alcaçuz, cominho, mel, maçã, pêra e parmesão; ingredientes que vão bem com nabos.

Uma colheita esquecida

Segundo registros históricos, já ocorreu na Grécia antiga. Aqui era usado não apenas como alimento, mas também como meio de expressar desaprovação – era jogado em alto-falantes durante discursos públicos.

Você sabia que os nabos são a cultura original para esculpir lanternas de Halloween?

How To Carve A Halloween Turnip

Os nabos são resistentes e prosperam em condições frias. É por isso que no passado fazia parte da dieta principalmente da classe trabalhadora, como um alimento facilmente disponível.

Também se tornou uma forragem literalmente revolucionária para animais de fazenda. A história mostra que os fazendeiros matavam seus rebanhos antes do inverno; eles não tinham dinheiro ou espaço para armazenar feno nos meses úmidos de inverno. Depois de descobrir que os nabos prosperam no inverno (ao contrário de outras culturas), eles conseguiram abandonar essa tradição sangrenta.

O nabo é parte integrante da dieta humana há séculos. Com o tempo, porém, foi totalmente substituída pela batata, principalmente por causa de seu sabor neutro. Em termos de efeitos medicinais, no entanto, os nabos (mesmo que um pouco picantes e amargos) permanecem absolutamente insuperáveis.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X