Tomate, uma fruta exótica com uma vasta gama de utilizações. Descubra todas as suas vantagens!

O tomate não é uma das frutas duas vezes conhecidas, mas isso a torna ainda mais interessante!

Você conhece todas as suas espécies?

Você sabe como armazená-lo corretamente?

Ou onde é usado em toda a cozinha?

Contaremos tudo isso e muito mais em nosso artigo!

O que exatamente é um tomate?

São frutos de uma fruta também chamada de treetomato, treetomato ou tomate francês, que vem de um arbusto chamado tamarillo da região do Peru. Esta fruta é pequena, do tamanho de um ovo de pato, e vem da família dos tojos. Suas tonalidades são vermelho, dourado e âmbar, e contém sementes pequenas, frágeis e comestíveis (semelhantes às do tomate). Eles têm uma forma oval e são cobertos por uma pele dura e lisa com um sabor amargo.

Qual é o gosto de um tomate?

Imagine um tomate doce, depois adicione um toque picante e cítrico, um tom amargo, e você terá o sabor de um tomate. A textura é semelhante a um tomate, incluindo pequenas sementes comestíveis. A cor da fruta pode afetar seu sabor – tomates menores e de cor âmbar têm a carne mais doce e são melhores em sobremesas.

Se o tomate for vermelho, será mais acentuado com um perfil mais cítrico, por isso vai bem com o prato principal ou em molhos salgados. E depois temos os tomates dourados, que não são tão doces quanto os âmbar, mas têm mais açúcar que os tomates vermelhos.

Tomate fresco.
www.eatme.eu

Benefícios do tomate para a saúde

Comer tomate tem vários benefícios para a saúde, como:

Eles contêm muitas vitaminas

O tomate é rico em vitaminas A, C, E e provitamina A. Também é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, como niacina, tiamina e riboflavina. Outros nutrientes no tomate são carboidratos, proteínas, gorduras, cálcio, potássio e sódio. Também contém minerais como fósforo, manganês, magnésio, cobre, zinco e ferro. É enriquecido com muitos nutrientes que ajudam a melhorar o sistema imunológico.

Eles ajudam na perda de peso

É benéfico para pessoas que querem perder peso. O suco de tomate, consumido cru, polvilhado com ervas ou tomate na forma de saladas, atua como agente desintoxicante quando consumido. Suas propriedades ácidas ajudam a reduzir a gordura.

É bom para a pele

As vitaminas A, C e E contidas nos tomates são responsáveis por manter a pele saudável e brilhante. Antocianinas, fenóis e flavonoides protegem a pele do estresse oxidativo e da poluição. O tomate também ajuda no combate ao envelhecimento. Assim como os tomates comuns, eles podem ser usados em remédios caseiros para vários problemas de pele.

Ajuda a controlar a diabetes

O ácido clorogênico presente no tomate ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue no diabetes tipo II. Tipo. Os tomates também contêm excelentes antioxidantes que podem reduzir o estresse oxidativo em órgãos como o pâncreas e o fígado. Comer polpa de tomate ou consumir seu suco com o estômago vazio garantirá melhores resultados.

Trata amígdalas inflamadas

No Equador, os nativos esquentavam folhas de tomate e as enrolavam no pescoço para tratar amígdalas inflamadas. A absorção de calor pelas folhas ajuda a reduzir a dor.

Trata a pressão alta

Aumente a ingestão de tomate para diminuir os níveis de pressão alta. Embalado com boas fontes de minerais e potássio, esta fruta ajuda a regular a pressão arterial.

É bom para o coração

O potássio, um nutriente abundante no tomate, ajuda a compensar os efeitos nocivos dos altos níveis de sódio no coração. Além disso, também contém magnésio, importante para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Além disso, possui alto teor de fibras, o que ajuda a limitar a absorção do colesterol ruim no organismo. Graças às suas excelentes propriedades antioxidantes, ajuda a reduzir o estresse oxidativo que poderia levar ao acidente vascular cerebral.

Melhora a visão

Os tomates também são muito bons para manter a visão saudável. As antocianinas presentes no tomate ajudam a melhorar a visão.

Eles são a prevenção do câncer

As antocianinas nos tomates têm poderosos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres causadores de câncer. Eles também têm propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias que afastam o surto de câncer.

Valores nutricionais do tomate

Na tabela a seguir, veja uma comparação dos valores nutricionais de 100 g de tomate fresco vs. tomates.

Valores nutricionais Quantidade em 100 g de tomate fresco Quantidade em 100 g de tomate fresco
Energia 31 kcal 16 calorias
Gorduras 0,36 g 0,2 g
Carboidratos 3,8 g 3,9 g
Fibra 3,3 g 1,2 g
Proteínas 2 g 0,9 g

Vitaminas e minerais no tomate

Observe também a quantidade de minerais e vitaminas que os tomates frescos contêm em comparação com os tomates.

Vitaminas e minerais Quantidade em 100 g de tomate fresco Quantidade em 100 g de tomate fresco
Vitamina A 630 UI 833 UI
Vitamina B1 0,043 mg 0,037 mg
Vitamina B3 0,271 mg 0,594 mg
Vitamina B6 0,198 mg 0,080 mg
Folatos 4 µg 15 µg
Vitamina C 29,8 mg 13 mg
Vitamina E 2,09 mg 0,54 mg
Cálcio 10,7 mg 10 mg
Ferro 0,57 mg 0,3 mg
Magnésio 20,6 mg 11 mg
Manganês 114 µg 0,15 mg
Fósforo 38,9 mg 24 mg
Potássio 321 mg 237 mg
Sódio 1,44 mg 5mg
Zinco 0,15 mg 0,17 mg

tipos de tomate

Tomates vermelhos

São ótimas tanto cruas como cozidas ou como guarnição de outros pratos. Eles têm uma pele vermelha escura e pigmentação vermelha escura ao redor das sementes. Eles são uma grande fonte de antioxidantes e contêm muitas vitaminas e minerais.

tomate âmbar

Esta variedade é a mais doce de todas. É o menor em tamanho e tem um sabor mais suave e doce. A pele é dourada com um blush vermelho, criando uma atraente combinação de cores em sua mesa. Basta cortá-lo ao meio e escavá-lo com uma colher. Também é um ótimo purê ou cobertura para panquecas ou sorvetes.

tomate dourado

Os tomates dourados são um pouco mais doces que os tomates vermelhos, mas não tão doces quanto os tomates âmbar. Eles são uma escolha fantástica quando você procura versatilidade e deseja adicionar um toque extra ao seu prato. Acompanha bem molhos ou chutneys.

Tomate dourado, vermelho e âmbar.
www.mummabearsdiaryofagoodlife.files.wordpress.com

Onde comprar tomates e como armazená-los?

Apesar de sua popularidade em alguns países, não é fácil encontrá-lo, principalmente fresco. Atualmente você pode comprá-lo em e-shops especiais com frutas exóticas ou no Makro. Escolha sempre um tomate que seja firme, mas não duro e que também tenha uma cor viva e sem manchas.

Caso contrário, armazene tomates frescos como tomates – no balcão, longe da luz solar direta. Tomates inteiros também podem ser guardados na geladeira para mantê-los frescos por mais tempo, mas não duram mais do que alguns dias. Depois de fatiar, coloque o tomate fresco em um recipiente hermético na geladeira e coma ou processe em até três dias. Se o tomate já estiver cozido, pode durar quatro dias na geladeira se for guardado em recipiente fechado.

Como podemos usar tomates na cozinha?

Os tomates são normalmente adicionados a sumos e smoothies, pratos doces, compotas, compotas , mas também são consumidos crus. Ao contrário de um tomate, tem uma pele amarga, por isso é melhor descascá-lo antes de comer. Isso pode ser feito primeiro fervendo a fruta por um minuto para soltar a casca, que é facilmente removida. Você também pode simplesmente colocá-los em uma tigela e cobri-los com água fervente. Deixe-os descansar por três a quatro minutos e depois esfrie-os com água fria. Faça um pequeno corte com a faca e a pele deve sair facilmente.

Porém, se quiser comer o tomate cru , corte-o ao meio e retire a polpa com uma colher. Pode ser azedo, por isso é frequentemente polvilhado com açúcar quando comido.

Em países exóticos onde o tomate é cultivado, é adicionado a ingredientes quentes ou como guarnição de pratos frios , juntamente com queijo, pimenta e pão torrado. Também pode ser cozido como tomates.

Na Colômbia , um suco ou coquetel refrescante é preparado a partir dele, as frutas são maceradas ou misturadas com água ou leite. Na Nova Zelândia, é usado como vegetal em saladas e ensopados salgados ou adicionado a sobremesas.

Mais dicas de como consumir tomates

  • Adicione ao curry .
  • Faça uma salsa fácil cortando um tomate cru e misturando-o com abacate e pimenta picada, ou use tomate picado com maçã, cebola, vinagre e especiarias para um saboroso chutney .
  • Corte o tomate pelado e misture em um smoothie de frutas com iogurte, mel, leite, sorvete e banana.
  • Use o tomate pelado em diversos assados, refeições e sobremesas (fica ótimo em muffins, por exemplo).
  • Misture o tomate pelado picado com o molho de maçã e sirva a mistura com sorvete .
  • Você também pode usar tomates picados para pizza .
  • Corte o tomate cru em rodelas, depois sirva as fatias com queijo fatiado ou acrescente biscoitos ou rodelas a uma salada mista .
  • Faça um molho luxuoso com eles: frite as cebolas ou chalotas picadinhas e o alho em um pouco de azeite ou óleo de coco. Adicione o tomate sem pele picado grosseiramente, tempere e cozinhe até reduzir a um molho espesso.
Geléia de tomate em uma jarra e em uma colher com um tomate fresco ao lado.
www.viva.co.nz

Usar em receitas

Cultivo de tomates

Os tomates crescem em arbustos subtropicais de tamarillo e se dão bem em áreas com 600 a 4.000 milímetros de chuva e temperaturas anuais entre 15 e 20°C. Ele odeia estresse de seca e geada. Eles se dão bem em solos profundos, leves e férteis. Tem flores perfumadas em muitas cores. Tamarillo tem raízes rasas e cresce até uma altura de 5 metros. Tem uma vida útil curta e pode sobreviver por 12 a 15 anos. As folhas são em forma de coração e as flores são azul claro, rosa e branco. As flores são substituídas por frutas laranja, amarelas, vermelhas ou roxas que têm um caule longo de 3 polegadas de comprimento e 1 1/2 polegadas de largura. As sementes são achatadas, finas e duras.

Os frutos aparecem de maio a outubro. A fruta é cultivada no Havaí e a planta sobrevive lá por até 15 anos. Depois de emergir da flor, o fruto leva 25 semanas para atingir a maturidade. Hoje, a Nova Zelândia é o maior produtor mundial de tomates.

Um tomate crescendo em uma tamarilla.
www.plantura.garden

A história do tomate

Os historiadores acreditam que os arbustos de tamarillo se originaram nos Andes peruanos e provavelmente também na Bolívia, Equador e Chile. Eles parecem ter desaparecido de seu habitat nativo, mas atualmente são cultivados na Colômbia, Brasil, Venezuela e Argentina.

Os arbustos de tamarillo têm sido uma importante cultura comercial na Nova Zelândia desde a década de 1920. A planta ganhou popularidade neste país após a Segunda Guerra Mundial, quando as culturas tropicais produtoras de vitamina C eram escassas. As sementes do tamarillo argentino foram fornecidas ao Departamento de Agricultura dos EUA em 1913, seguidas alguns anos depois pelas sementes de Sumatra e Ceilão. Embora cultivado na Flórida e na Califórnia, o tamarillo não é uma cultura importante nos Estados Unidos.


Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X