O ruibarbo é um vegetal comumente usado como fruta. Mas você sabia que algumas de suas partes são venenosas?

Ruibarbo, uma planta perene que produz colheitas por vários anos e também tem um ótimo sabor.

Sua popularidade aumenta ano a ano, pois é versátil, barato, mas também extremamente simples de processar.

Você sabia que é uma versão mais saudável e barata do tão amado abacate?

Como cozinhá-lo e o que observar?

O que é ruibarbo?

Ruibarbo encaracolado ( Rheum rhabarbarum ) é uma planta comumente conhecida como ruibarbo.
Seus caules são classificados como vegetais, embora sejam processados mais como frutas; eles têm um sabor suculento e azedo e são muito populares. Você certamente os conhece, pelo menos pelas receitas de nossas avós.

As hastes ou pecíolos também são a única parte comestível da planta ruibarbo.

Talos de ruibarbo sem folhas
fonte: whats4eats.com

O ruibarbo é venenoso?

As folhas, que crescem até 60 cm de comprimento, são tóxicas. Eles contêm uma grande quantidade de ácido oxálico, ou seja, nefrotoxina, que, entre outras coisas, afeta negativamente a função renal, portanto, o consumo pode causar a formação de cálculos renais.

As folhas de ruibarbo também causam sintomas de envenenamento leve – vômitos, diarréia, falta de ar e desmaios. 6-8 kg de folhas consumidas é geralmente considerado uma quantidade tóxica que pode levar à morte e consideravelmente menos (0,5 kg) em animais.

ruibarbo e saúde

Os caules do ruibarbo são constituídos principalmente por água, 93% do peso total. Eles contêm uma quantidade insignificante de carboidratos e gorduras, mas, ao contrário, são ricos em vitaminas, especialmente vitamina K. O ruibarbo fornece até 41% da dose diária recomendada dessa vitamina. Este último é fundamental para a densidade óssea, a ponto de reduzir significativamente o risco de fraturas e prevenir a osteoporose 1 .

Brócolis, espinafre e repolho são geralmente considerados os vegetais mais ricos em vitamina K, e o abacate é a fruta. Comparado ao abacate, no entanto, o ruibarbo é uma fonte ainda maior de vitamina K.

ruibarbo cru
100 g 2
abacate cru
100 g 3
valor energético 21 kcal 160 calorias
Proteínas 0,9 g 2 g
Gorduras 0,2 g 14,7 g
Carboidratos 4,54 g 8,53 g
Fibra 1,8 g 6,7 g
Vitamina C 8 mg 10 mg
Betacaroteno 61 μg 62 μg
Vitamina K 29,3 μg 21 μg
Manganês 0,196 mg 0,142 mg
Potássio 288 mg 485 mg
Cálcio 86 mg 12 mg

Devido ao seu baixo teor de carboidratos, o ruibarbo é adequado para diabéticos. No futuro, o extrato dos pecíolos pode até se tornar um tratamento complementar para diabetes. Regula o nível de glicose e, assim, reduz o risco de choque hipoglicêmico 4 .

Os caules do ruibarbo também contêm antocianinas – pigmentos que lhes conferem a cor avermelhada. Demonstrou-se que as antocianinas têm efeitos anticancerígenos e podem ser usadas para fabricar medicamentos contra o câncer menos tóxicos. De acordo com estudos recentes, também pode matar células cancerígenas resistentes à quimioterapia 5 . Em particular, o ruibarbo mostra efeitos muito promissores no tratamento do câncer de cólon e estômago. Além disso, verificou-se que após o tratamento térmico, o nível de antocianinas anticancerígenas no ruibarbo aumenta, em comparação com outras culturas, onde tende a diminuir.

raiz de ruibarbo

A raiz de ruibarbo faz parte da medicina tradicional chinesa. Decocções das raízes de plantas com pelo menos 6 anos de idade são usadas para efeitos medicinais. Eles são usados para tratar colesterol alto, úlceras estomacais, inflamação dos intestinos e do fígado e, na maioria das vezes, constipação. Por causa de seus efeitos laxantes, a raiz de ruibarbo é frequentemente incluída em óleos de ervas para limpar e desintoxicar os intestinos.

A raiz (assim como os pecíolos, mas em menor quantidade) contém a substância emodina. Possui efeitos antibacterianos, antiinflamatórios e antivirais, pelo que foi rotulado como um potencial medicamento contra o vírus SARS-CoV. Em um ambiente de laboratório, bloqueou significativamente a ligação do vírus às células humanas e até reduziu sua infectividade geral 6 .

raiz de ruibarbo
fonte: hobbyfarms.com

Quanto tempo o ruibarbo cozinha?

Embora os talos de ruibarbo possam ser comidos crus, devido ao seu sabor (às vezes extremamente) azedo, na maioria das vezes são cozidos com açúcar.

  1. Corte as hastes lavadas em pedaços pequenos (cerca de 1 cm de tamanho).
  2. Despeje-os em uma panela, adicione o açúcar e a água. Proporção: 7 xícaras de ruibarbo / 1 xícara de açúcar / 3 colheres de sopa de água.
  3. Cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, mexendo sempre.
  4. O ruibarbo cozido dessa maneira pode ser consumido imediatamente.
Ruibarbo cozido com açúcar
fonte: thehomecookskitchen.com

Receitas doces e ruibarbo no papel principal

  • Quem não conhece uma maravilhosa torta de ruibarbo? Requeijão, com farofa ou nata ou em forma de espumante, existem várias variantes, mas todas têm um sabor delicioso. Inspire-se nas melhores receitas de torta de ruibarbo e experimente aquela que mais chama a sua atenção.

  • O ruibarbo é matéria-prima básica para a produção de alguns tipos de hidromel e vinhos de frutas. Adicione ruibarbo cozido (xarope) a coquetéis mistos caseiros, misture com gin e limão, rum e hortelã ou vodka e limão.

  • O sorvete de ruibarbo também merece destaque, pois é sensacional. No verão, você certamente apreciará, tanto a conhecida versão creme quanto o sorbet de ruibarbo. Você pode fazer ambos de forma fácil e rápida em uma sorveteira. Não sabe qual comprar? Veja um grande teste de comparação de fabricantes de sorvete e aprenda sobre as vantagens de máquinas individuais.

  • Refrescante, nem doce nem azedo – isso é marmelada de ruibarbo. Você pode espalhar no pão, panquecas ou adicionar ao iogurte natural. Também é excelente como recheio de pães de fermento, experimente a receita de geléia de ruibarbo e avalie por si mesmo.

Receitas salgadas de ruibarbo

O ruibarbo costuma fazer parte de pratos doces, por isso seu uso em pratos salgados é menos conhecido. No entanto, adicione-o a uma salsa picante ou a qualquer versão de chutney, bem como a uma marinada de carne – e você ficará agradavelmente surpreso!

Como armazenar ruibarbo?

Guarde as hastes limpas e secas, inteiras ou picadas, em recipientes herméticos na geladeira, onde duram até 1 mês sem danos. Você pode armazenar ruibarbo congelado por até 1 ano.

Antes de congelar, é aconselhável escaldar primeiro o ruibarbo, como a maioria dos vegetais. Graças a isso, manterá sua rica cor e suculência. Se você não sabe o que é branqueamento, leia este guia simples . O ruibarbo é branqueado sem sal e só precisa ser fervido e resfriado por 30 segundos.

variedades de ruibarbo

Cherry Red – esta variedade é extraordinariamente doce, não precisa ser adoçada com açúcar, por isso é popular em dietas com pouco carboidrato.

O Canada Red é caracterizado por hastes muito mais largas em comparação com outras espécies. Também é significativamente mais suculento porque contém mais água.

Crimson Red é especialmente popular em áreas chuvosas, prospera em um ambiente úmido, por isso tem uma colheita muito mais rica.

Prince Albert, uma variedade com o nome do marido da rainha Victoria da Grã-Bretanha. As hastes ficam rosa intensas durante o tratamento térmico.

Riverside Giant é uma das variedades de crescimento mais lento. Normalmente, o ruibarbo está pronto para a colheita no segundo ano, o Riverside Giant no quarto. As hastes não têm a clássica cor vermelha, mas verde.

Victoria – é a variedade mais difundida e popular de ruibarbo, por isso é comumente encontrada nas lojas.

Cultivo de ruibarbo

O ruibarbo é uma das plantas menos exigentes para crescer. Como perene, dá frutos por dez anos. É resistente ao gelo, por isso também cresce, por exemplo, no Alasca. É plantada no outono e colhida na primavera. No entanto, não é recomendado cultivar ruibarbo a partir de sementes, pois leva várias estações para que as plantas cresçam até uma altura adequada para a colheita. A melhor opção é comprar mudas com vários anos.

A estação ou quando não comer ruibarbo?

Os talos de ruibarbo são colhidos entre abril e maio, o mais tardar em junho. Depois disso, a planta floresce, os caules aumentam seu teor de ácido oxálico e podem causar problemas de saúde semelhantes às folhas não comestíveis.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X