A rúcula é conhecida como uma salada verde, mas você sabia que na verdade é um vegetal crucífero?
É conhecido por seu sabor picante e apimentado que adiciona um toque especial a qualquer prato.
O que você deve saber sobre ela? Você vai descobrir no artigo!
Rúcula, um vegetal crucífero excelente para saladas
A rúcula, também conhecida como Eruca vesicaria, é uma hortaliça crucífera, parente do brócolis, repolho e repolho. Vem do Mediterrâneo, o que explica por que há muito tempo é um alimento básico da culinária italiana e grega. Foi usado pela primeira vez como erva medicinal e afrodisíaco.
As folhas têm um sabor apimentado e picante. Eles são verdes profundos com entalhes profundos para cima e para baixo em ambos os lados. Você pode comer sementes de rúcula inteiras ou prensadas em óleo.
A rúcula costuma ser comida crua como parte de uma salada, mas também pode ser apreciada cozida em uma variedade de pratos.
Por que comer rúcula?
A rúcula é cheia de antioxidantes, compostos que podem proteger suas células contra danos.
Também contém glucosinolatos. Essas substâncias naturais conferem à rúcula seu sabor amargo e aroma forte. Eles podem protegê-lo de alguns tipos de câncer, incluindo câncer de mama, próstata, pulmão e cólon.
Graças à vitamina K, combate a inflamação ou a osteoporose. Mas se você estiver tomando anticoagulantes, muito dessa vitamina pode anular seus efeitos.
Um estudo de 2015 descobriu que o sulforafano, uma substância encontrada em grandes quantidades na rúcula, pode inibir as enzimas envolvidas no câncer.
Esses vegetais são ricos em fibras, o que ajuda a regular os níveis de glicose e pode reduzir a resistência à insulina.
Valores nutricionais
Como já mencionado, a rúcula é uma excelente fonte de vitamina K, fibras e cálcio. Você pode ver outros valores na tabela a seguir:
Valores nutricionais | Rúcula crua 100 g |
Caloria | 25 calorias |
Proteínas | 2,6 g |
Carboidratos | 3,7 g |
Gorduras | 0,7 g |
Fibra | 1,6 g |
Cálcio | 160 mg |
Ferro | 1,5 mg |
Potássio | 369 mg |
Vitamina B3 | 0,305 mg |
Vitamina B5 | 0,437 mg |
Vitamina C | 15mg |
Vitamina K | 108,6 mcg |
tipos de rúcula
Até a rúcula tem várias variedades. Vamos imaginar os mais comumente cultivados e consumidos.
Rúcula Astro
De rápido amadurecimento, o Astro é uma das variedades tolerantes ao calor mais produtivas que você pode cultivar, apesar de parecer uma salada de rúcula comum.
A variedade Astro pode ser colhida como foguete em apenas 21 dias, mas as grandes folhas lobadas podem levar de 30 a 40 dias para serem colhidas.
Tem um sabor mais suave do que outras variedades de rúcula, mas como toda rúcula fica mais picante à medida que aquece. Tem boa resistência ao calor e prospera mesmo em baixas temperaturas.

rúcula jardim
Latina Eruca sativa. O foguete de jardim é uma planta anual cultivada por suas folhas apimentadas. As folhas são geralmente grandes e lobuladas.
O sabor pode ser suave a muito picante, mas geralmente é mais suave do que as variedades de rúcula selvagem. As flores desta variedade são brancas e comestíveis.

rúcula selvagem
Rúcula selvagem, Diplotaxis tenuifolia em latim, é uma planta perene que foi criada para ter o mesmo sabor apimentado da rúcula de jardim, mas geralmente é mais picante.
Esta variedade tolera muito bem o calor. Tem folhas menores serrilhadas ou em forma de carvalho e flores amarelas que também são comestíveis.

Rúcula bebê
Este tipo são apenas folhas de rúcula que são colhidas enquanto ainda são pequenas e tenras. Eles têm um sabor mais suave e não têm o poder das folhas de rúcula em tamanho natural.
Se você tem problemas com o sabor forte da rúcula, pode aproveitar mais essa variedade.
Como a rúcula e o espinafre são diferentes?
Graças ao seu sabor fresco e apimentado, a rúcula é uma adição popular às misturas de salada. As folhas são tenras com um caule crocante, semelhante ao espinafre cru. A rúcula cozida também se assemelha à textura macia do espinafre cozido.
Embora frequentemente usados de forma intercambiável, a rúcula e o espinafre são bastante diferentes em quase todos os aspectos. O espinafre pertence à família do amaranto, que também inclui a beterraba e a quinoa. Geralmente tem um sabor muito suave com uma leve doçura, dependendo de como é cozido – um forte contraste com o sabor picante da rúcula.
Quando se trata de nutrição, a rúcula não combina com o rico perfil nutricional do espinafre, que contém quase 12 vezes mais vitamina A, seis vezes mais vitamina C e 13 vezes mais vitamina K do que a rúcula, de acordo com a Harvard Health Publishing.
Mesmo assim, é benéfico para a saúde e deve constar na sua alimentação.
Cultivo de rúcula
Se você decidir cultivar rúcula, o local de plantio deve ser ensolarado e com solo bem drenado.
As sementes devem ser plantadas com cerca de 1 cm de profundidade e 2,5 cm de distância, em fileiras com cerca de 30 cm de distância.
Como muitos outros vegetais, a rúcula precisa de rega regular para um crescimento saudável e sabor ideal. Tem um sistema radicular raso. Mantenha o solo consistentemente úmido, mas não encharcado.
Geralmente está pronto para a colheita cerca de 40 dias após a semeadura. Portanto, se você cronometrar bem, poderá ter duas temporadas de rúcula. Um na primavera até o início do verão e outro no final do verão na virada do outono.
Processamento de rúcula
Como em qualquer cultura, o armazenamento é importante para a rúcula. Pode durar até cinco dias em um saco fechado. Após a abertura, use dentro de alguns dias. Cozido, pode durar até três dias na geladeira. Congelar rúcula não é recomendado.

A rúcula pode ser misturada em saladas contendo alface tenra para adicionar sabor e textura. Um molho azedo usando vinagre ou frutas cítricas equilibra bem o sabor da pimenta. Você também pode usá-lo para:
- pizza (leia e inspire-se com as receitas das melhores pizzas caseiras )
- batatas assadas
- em macarrão
- em saladas
- em sopas e molhos
- em sanduíches
- em smoothies
- pesto
pesto com rúcula
Este pesto é único por causa da rúcula que lhe dá um toque apimentado. Use-o como pasta ou em massas. Você vai precisar para isso:
- 350g de rúcula
- 350 g de manjericão
- 170 g de pinhões
- 8 dentes de alho
- 190 ml de azeite extra virgem
- ½ limão espremido
- 1 colher de chá de vinagre de vinho
- uma pitada de cominho moído
- uma pitada de pimenta caiena moída
- Sal e pimenta a gosto
Método:
- Coloque a rúcula, manjericão, pinhões e alho em um processador de alimentos.
- Pique os ingredientes em uma pasta grossa.
- Adicione azeite, suco de limão, vinagre, cominho, pimenta caiena, sal e pimenta.
- Bata até obter uma pasta lisa.
- Desfrute de sua refeição!
produtos de rúcula
Sementes de rúcula – utilizadas para o plantio de rúcula.
Óleo de rúcula – sementes prensadas, ideais para aromatizar saladas.
Se você deseja incluir mais vitamina K, cálcio ou fibras em sua dieta, a rúcula definitivamente não pode faltar! Além disso, dará um toque diferente aos seus pratos.