Raclette, queijo para uma noite perfeita com os amigos! Aprenda a dissolvê-lo, processá-lo e combiná-lo

Raclette vem fazendo muitas aparições em todas as redes sociais nos últimos anos. É em particular, graças à sua consistência e textura, que o tornam o queijo ideal para um interessante espetáculo visual de culinária!

Mas este queijo tem, entre outras coisas, uma rica história que começa no coração dos Alpes Suíços, onde foi inventado como forma de aquecer depois de um longo dia nas encostas nevadas.

Leia mais sobre ele e aprenda a combiná-lo perfeitamente com diferentes ingredientes, mas também com vinhos!

O que é Raclete?

É um queijo alpino de leite de vaca, de textura firme, lisa e cremosa, de cor amarelo-marfim pálido com pequenos orifícios irregulares, de casca comestível castanho-alaranjada e bastante caro.

O sabor da raclette varia um pouco dependendo da região em que é feita, mas geralmente tem aroma floral e sabor de noz, frutado, picante e leitoso.

O principal produtor é a Suíça, mas suas fábricas também podem ser encontradas na França. Enquanto o queijo suíço pode ter um sabor mais forte, com um sabor levemente floral, amanteigado e levemente picante, o queijo francês é mais suave e amanteigado.

Uma grande roda de queijo cortada ao meio.
Fonte: cheesemaking.com

Como é feita a Raclette?

Produz exclusivamente a partir de leite de vaca não pasteurizado, utilizando métodos de produção tradicionais.

Seu sabor vem do leite de alta qualidade, de vacas alimentadas com capim e bactérias especiais que produzem ácido lático.

O queijo é moldado em rodelas, as rodelas prensadas são embebidas em salmoura e cobertas com uma mistura de fermento.

As rodadas são então colocadas na adega em bancos de pinho vermelho, onde envelhecem por três a seis meses. Durante este processo, o queijo é lavado e virado em intervalos regulares.

Fonte: Gregoire Michaud

Qual é o sabor da Raclette?

O queijo tem textura cremosa e sabor salgado, levemente adocicado e de nozes.

Também é conhecido como um tipo de queijo bastante aromático, cujo cheiro se torna mais forte à medida que envelhece.

Existem também versões com sabor que incluem ervas e especiarias como pimenta, alho e trufa.

Como dissolver Raclette?

No forno
Corte o queijo em cubos menores ou fatias de espessura média.

Coloque o queijo em pratos individuais próprios para forno. Grelhe o queijo nas placas em fogo baixo a médio até que o queijo derreta.

no microondas
Corte o queijo em cubos menores e coloque-os em uma tigela com tampa para micro-ondas.

Aqueça o queijo no microondas por cerca de 1 minuto, mexendo a cada vez, até que o queijo esteja completamente derretido.

Como ela come Raclette?

Basta raspar o queijo derretido na comida que você cozinhou.
Batatinhas – sirva batatinhas cozidas e descascadas inteiras, cortadas ao meio ou amassadas e cobertas com queijo quente. Experimente as nossas receitas de batata assada no forno , onde pode adicionar o queijo logo nos últimos minutos de cozedura
Pastelaria – corte-a e depois mergulhe-a no queijo derretido
Picles – são uma escolha tradicional para o banquete suíço, assim como as cebolas em conserva, que são um ótimo complemento de sabor para o rico queijo
Salsichas – presunto, salame e outros produtos de carne combinam bem com queijo. Na Suíça, carne seca especial chamada viande séchée é comumente servida com Raclette. Opte por frios como presunto (leia mais sobre esse presunto italiano em nosso artigo ), salame e chouriço.
Legumes – cogumelos, pimentão, brócolis, abobrinha, aspargo, couve-flor e couve chinesa vão bem com queijo, ou prepare legumes grelhados clássicos como este
Ingredientes adicionais – você também pode escolher entre uma variedade de acompanhamentos exclusivos, como fatias de maçã, tomate seco, nozes, alho assado e fatias de cogumelos
Vinho, cerveja e sidra são excelentes acompanhamentos para este queijo (ver harmonizações de vinhos abaixo)
Um deleite noturno com queijo derretido, que é complementado por frutas, legumes e carne.
fonte: wsj.com

Emparelhamento de vinho

Vinhos espumantes secos:

  • champanhe
  • Prosecco

Vinhos brancos secos:

  • Sauvignon Blanc
  • Riesling seco
  • Chenin Blanc Seco
  • Pinot Grigio (Itália)

Vinhos tintos secos com baixo teor de taninos:

  • Pinot Noir
  • Cabernet Franc
  • Barberá
  • lambrusco

Com o que substituir a Raclette?

Se você não tiver queijo à mão, procure queijos semelhantes com um poder de derretimento semelhante, como o suíço Gruyère, o Emmenthal e o Vacherin Fribourgeois ou o francês Beaufort e Comté.

Um pedaço de queijo desenhado com uma garrafa de bom vinho.
Fonte: winefolly.com

Armazenar

Para guardar o queijo na geladeira, embrulhe-o em papel manteiga ou pergaminho e coloque-o em um saco ziplock ou em um recipiente de plástico.

Se o molde se formar sobre ele, apare-o completamente. A raclette pode ser mantida na geladeira por até seis semanas.

Também pode ser congelado por até três meses sem afetar adversamente seu sabor e textura. Descongele o queijo durante a noite na geladeira antes de usar.

Onde comprar raclette?

Provavelmente não o encontrará numa loja tradicional, provavelmente o encontrará com mais sucesso em lojas especializadas em queijos ou lojas online.

Este queijo é bastante caro, por isso custará um pouco mais do que alguns dos queijos disponíveis no mercado. Seu preço começa em 600 CZK por quilo.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X