Rabanetes, frutas crocantes que se caracterizam pelo sabor apimentado.
Eles são baixos em calorias e especialmente ricos em vitaminas e minerais importantes.
Como eles são? Você vai descobrir no próximo artigo!
Rabanetes, raízes crocantes
Os rabanetes são vegetais de raiz anuais que pertencem à família Brassicaceae. Esta família inclui, por exemplo, brócolis, repolho, couve-flor, repolho e raiz-forte.
É uma cultura resistente que é cultivada por suas raízes crocantes e coloridas com sabor apimentado. Toda a planta é comestível, da raiz às folhas, e pode ser consumida crua ou cozida.
Entre as variedades mais consumidas estão os pequenos rabanetes com casca vermelha e polpa branca. Também populares são os rabanetes pretos, que têm um sabor muito suave e são frequentemente usados na culinária asiática.
Por que consumir rabanetes?
Eles são uma rica fonte de ácido fólico, potássio, vitamina B6, magnésio, riboflavina e cálcio. Além disso, eles contêm grandes quantidades de vitamina C. Cerca de meia xícara de rabanetes oferece 14% da dose diária recomendada. A vitamina C desempenha um papel fundamental na formação de colágeno, que sustenta a saúde da pele e dos vasos sanguíneos. Além disso, ajuda o corpo a se livrar de toxinas.
Os rabanetes são de baixa caloria, praticamente não contêm gordura. No entanto, eles oferecem fibra suficiente. Graças a ele, você pode prevenir problemas intestinais. A fibra também pode ajudá-lo a controlar seus níveis de açúcar no sangue e tem sido associada à perda de peso e ao colesterol mais baixo. Folhas de rabanete também contêm fibras suficientes.
Comer vegetais crucíferos, como rabanetes, pode ajudar a prevenir o câncer. De acordo com o Instituto Linus Pauling, este vegetal contém compostos que se decompõem em isotiocianatos quando misturados com água. Estes ajudam a limpar o corpo de substâncias cancerígenas e prevenir o desenvolvimento de tumores.
Quantos você pode consumir por dia? Cerca de 30 a 40 gramas.
Valores nutricionais
Os rabanetes são uma excelente fonte de vitamina C e também são baixos em calorias. Valores nutricionais adicionais, minerais e vitaminas podem ser vistos na tabela a seguir:
Valores nutricionais | Rabanetes crus 100 g |
Caloria | 16 calorias |
Proteínas | 0,7 g |
Carboidratos | 3,4 g |
Gorduras | 0,1 g |
Fibra | 1,6 g |
Cálcio | 25mg |
Potássio | 233 mg |
Ferro | 0,3 g |
Sódio | 39 mg |
Vitamina B3 | 0,254 mg |
Vitamina C | 14,8 mg |
tipos de rabanete
Existem rabanetes de “primavera” e “inverno”. Vamos imaginar as espécies mais comumente consumidas.
Cherry Belle
A variedade Cherry Belle está entre as mais populares e consumidas. Os frutos são pequenos, redondos, vermelhos com polpa branca.
Têm um sabor fresco e leve. Cherry Belle é perfeito para saladas e muitos outros pratos. Estão disponíveis durante todo o ano e têm um sabor crocante e apimentado.

rabanete rosa
A variedade rosa de rabanetes é bastante rara. Tem uma bela pele rosada, uma textura crocante e um delicioso sabor doce.
A espécie única amadurece em menos de 30 dias, então você não terá que esperar muito para comê-los.

Variedade de rosa chinesa
É um dos tipos mais antigos de rabanete e também é muito resistente. Possui raízes que atingem um comprimento de até 12 centímetros. A cor rosa é característica dela.
Também é fácil de cultivar e se dá melhor em climas amenos.

rabanetes de páscoa
Na verdade, são cachos de múltiplas variedades de pequenos rabanetes vermelhos, rosa, roxos e brancos. Eles são lindos e podem ser usados como os tradicionais rabanetes vermelhos.

Cultivo de rabanetes
Este tipo de tubérculo pode ser plantado tanto na primavera quanto no outono. Para o plantio na primavera, semeie as sementes 4 a 6 semanas antes da última geada da primavera e, para o plantio no outono, semeie as sementes 4 a 6 semanas antes da primeira geada do outono.
Como os rabanetes amadurecem muito rapidamente, você pode plantá-los em qualquer lugar. Por exemplo, onde houver um espaço vazio ou semeie-os entre as fileiras de outros vegetais, como cenoura ou beterraba. Eles também são ótimas plantas companheiras para ajudar a deter as pragas de outros vegetais.
Escolha um local ensolarado que receba pelo menos seis horas de luz solar direta por dia. O preparo do solo também é importante, retire todas as pedras, raízes. Se o solo for argiloso, misture um pouco de matéria orgânica para soltá-lo e melhorar a drenagem.
As sementes têm uma vida útil relativamente longa, então não tenha medo de plantar sementes com até 5 anos de idade. Semeie as sementes diretamente no solo, com cerca de 1,5 centímetro de profundidade e cubra com o solo. Quanto à rega, é importante manter a umidade consistente e uniforme.
Cubra os rabanetes com composto enriquecido com cinza de madeira, que ajudará a manter a umidade em estado seco e ao mesmo tempo protegerá contra vermes.
Processando rabanetes
Você pode armazenar rabanetes na geladeira por cerca de 3-4 dias, de preferência em um saco perfurado. Sempre corte as folhas antes de guardar, pois elas absorvem a umidade do próprio rabanete. Para aumentar a crocância dos rabanetes, mergulhe-os em água gelada por várias horas.
Muitas pessoas não percebem que têm muito mais usos do que apenas salada. Rabanetes são ótimos misturados com cenouras ou fermentados em kimchi. Você também pode ralá-los em almôndegas de vegetais para adicionar sabor. Se quiser se inspirar, leia as receitas de ótimas panquecas de legumes.
A planta inteira é comestível, então as folhas podem ser refogadas em azeite com um pouco de alho ou transformadas em pesto.
molho de rabanete
O molho também é excelente, pode juntar a uma salada ou a carne. Você vai precisar de :
- 1/2 xícara de iogurte grego
- 1/4 xícara de rabanetes picados
- 1 dente de alho
- 1 colher de chá de vinagre de vinho tinto
Método:
- Pique finamente o alho.
- Coloque todos os ingredientes em um processador de alimentos.
- Misture até ficar homogêneo.
Você também pode adicionar rabanetes a receitas como:
- rabanetes assados com alho e cominho
- Tartine com rabanete e manteiga
- salada com molho curry-laranja
- pizza com rabanetes assados
Se você não tem tanto tempo para cozinhar, a combinação de rabanete + manteiga + baguete também fica uma delícia.
produtos de rabanete
Rabanetes em conserva – fatias de rabanetes em conserva em um verniz composto por vinagre, açúcar, sal e especiarias. São adequados para sanduíches, saladas ou carnes frias.
Chips de rabanete – rabanetes cortados em rodelas, temperados com especiarias e fritos.
Este tipo de vegetal de raiz tem sido usado como medicamento popular há séculos. É mais comumente usado em Ayurveda e Medicina Tradicional Chinesa para tratar doenças como febre, dor de garganta, distúrbios biliares e inflamação. Portanto, inclua-os em sua dieta!