Uma pitada de sal e pimenta moída na hora são uma parte essencial de muitas receitas.
A pimenta pode ser preta, branca, vermelha. Mas quando alcançar o verde?
Sabia que para além do molho obrigatório, também é adequado para minutas, patês, patês ou legumes?
Como seu processamento difere de outros tipos de pimenta?
Vamos dar uma olhada mais de perto neste tempero.
O que é pimenta verde?
Pimenta verde é simplesmente pimenta em sua forma mais pura. São bagas verdes jovens da árvore da pimenta-do-reino (Piper nigrum). Por serem essencialmente frutas frescas, as bolas de pimentão verde têm uma vida útil muito curta. Após a colheita, eles são tratados com dióxido de enxofre ou liofilizados para manter sua cor verde.

Eles também podem ser preservados e em conserva. Pimenta verde fresca e não preservada é usada em algumas cozinhas asiáticas, especialmente na culinária tailandesa. O aroma e o sabor da pimenta verde são mais frescos e suaves do que no caso da clássica pimenta preta. Vários molhos são frequentemente preparados a partir dele, também é adequado para peixes, aves, carne de porco e frutos do mar.
Variantes de cores de pimenta
A palavra “pimenta” refere-se a dezenas de especiarias diferentes, algumas das quais quase nada têm em comum com a pimenta real. Existem “apenas” quatro tipos básicos de pimenta provenientes da pimenta-do-reino, que diferem por serem colhidas em diferentes estágios de maturação e, posteriormente, passarem por um processo de processamento diferente.
- Pimenta verde – bagas verdes da árvore da pimenta preta.
- Pimenta preta – claramente a variante colorida de pimenta mais conhecida e mais usada, que, surpreendentemente para muitos, vem de bagas de pimenta verde. Os grãos de pimenta verde recém-colhidos ficam pretos somente depois de secos. Tem o sabor mais intenso e acompanha bem quase todos os pratos.
- Pimenta branca – até as bolas de pimenta branca originalmente tinham uma cor completamente diferente. As bagas maduras são deixadas de molho em água por tempo suficiente para amaciar a casca ou são fermentadas. Posteriormente, a pele fina é removida das bolas e o núcleo branco acinzentado é revelado. A pimenta branca tem um sabor delicioso que combina agudeza com um toque floral a frutado. É frequentemente utilizado na preparação de legumes ou molho béchamel.
- Pimenta vermelha – bagas maduras da árvore da pimenta preta.

Todos os outros tipos de pimenta, como rosa, Szechuan ou caiena, não vêm da planta da pimenta-do-reino, mas de outras plantas.
Qual é o sabor da pimenta verde?
As bolas de pimenta verde não têm a forte nitidez das bolas pretas. Ao contrário da pimenta-do-reino, cujo calor é sentido imediatamente na boca, o sabor da pimenta-verde se desenvolve lentamente. Leva de 5 a 10 segundos para realmente senti-lo. A pimenta verde oferece um sabor picante semelhante à pimenta preta, acrescentando uma sutil vitalidade frutada aos pratos.

O que usar pimenta verde?
Você pode usar esse tempero para preparar uma variedade de pratos, na maioria das vezes molhos, e também para temperar carnes, peixes e frutos do mar. É mais comumente usado na culinária vietnamita, tailandesa e francesa.
- O clássico é sobretudo o delicioso molho com pimenta verde. Como fazer o melhor molho de pimenta? Adicione uma pequena quantidade de conhaque a ele. Em seguida, use-o, por exemplo, para despejar sobre lombo de porco ou peito de frango.
- Pimenta verde também é frequentemente usada em decapagem. Experimente em receitas de arminho em conserva .
- Além do queijo, é claro que você também pode usá-lo para preparar uma variedade de vegetais em conserva .
- Ao preparar bifes, você pode adicionar bolas de pimenta verde a várias marinadas de carne .
- Fazer a sua própria pimenta em conserva é muito simples, coloque bolinhas de pimentão verde junto com alho, ervas frescas e sal no azeite. Em seguida, use a pimenta carregada dessa maneira, por exemplo, sob a carne.
- A pimenta verde é um excelente tempero para qualquer frutos do mar, experimente em receitas de lagostins .
- Outro uso dessa pimenta também é na produção de patê caseiro .
- Por último, mas não menos importante, o pimentão verde pode ser usado em receitas de pasta de peixe . Acompanha bem, por exemplo, cavala fumada ou atum.

Armazenar
Armazene a pimenta verde seca em um recipiente hermético fechado em local seco e escuro, longe da luz. Antes de usar, você pode moer facilmente as bolas de pimenta usando um moedor de mão.
Por que incluir pimenta verde na dieta?
A pimenta verde contém uma série de substâncias e nutrientes valiosos que nosso organismo necessita para o bom funcionamento. Uma das substâncias importantes é o alcalóide piperina, que é responsável pelo sabor picante da pimenta, graças ao qual esta especiaria também faz circular o sangue e estimula o nosso organismo. A quais efeitos para a saúde a pimenta verde está associada?
- Saúde do trato digestivo – o consumo de pimenta verde ajuda na secreção de sucos gástricos, aumentando assim a velocidade da digestão. Além disso, auxilia na excreção do ácido clorídrico, ajudando assim a reduzir a flatulência. A natureza antimicrobiana do ácido clorídrico ajuda a destruir as bactérias presentes nos alimentos antes que cheguem ao trato intestinal, evitando assim doenças intestinais.
- Propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas – Estudos de laboratório confirmam que o óleo essencial de hortelã-pimenta possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas significativas que inibem o crescimento dos micróbios que causam cárie dentária, bem como o principal patógeno humano, Staphylococcus aureus.
- Rico em antioxidantes – Os grãos de pimenta verde são ricos em vitaminas C e K, que são poderosos antioxidantes e podem ajudar a reduzir a concentração de radicais livres e reduzir os riscos associados aos danos causados pelos radicais livres.
- Alto teor de compostos vegetais – embora a pimenta-do-reino tenha o maior teor de piperina, ela não ganha em termos de teor de óleo essencial. A pimenta preta contém 2-5% de óleos essenciais, a pimenta branca apenas 1-3%. A maior porcentagem foi encontrada no pimentão verde.
- É menos irritante para as cavidades nasais – muitas pessoas espirram ou têm corrimento nasal quando comem pimenta. Esses problemas surgem principalmente em conexão com especiarias moídas na hora, quando a poeira fina no ar irrita as membranas mucosas. A pimenta verde oferece duas vantagens. Muitas vezes é comido inteiro, então não há poeira microscópica no ar, e também contém menos do principal irritante piperina.
- Uma boa fonte de vitamina C – pimenta-do-reino moída não contém nenhuma vitamina C, mas 100 gramas de pimenta verde têm incríveis 1217,2 mg de vitamina C. Isso é 20 vezes a dose diária recomendada de 60 mg. Mesmo que você coma apenas uma colher de chá, ou seja, cerca de 4 gramas, ainda significa 48,7 mg de vitamina C, o que representa 81% do valor diário.
- Uma boa fonte de fibra – a fibra é um dos macronutrientes mais importantes necessários para uma digestão saudável. Embora todas as cores de pimenta sejam ricas em fibras, você comerá muito pouca pimenta-do-reino para atender às suas necessidades diárias. Duas colheres de sopa ou cerca de 15 gramas de pimenta verde contém cerca de 2 gramas de fibra, o que representa 8% da dose diária recomendada.
Cultivo de pimenta verde
Na natureza, a pimenta-do-reino trepadeira (Piper nigrum) envolve-se naturalmente em torno das árvores como uma videira, no cultivo comercial é enrolada manualmente em torno de estacas fortes, geralmente de 3 a 4 metros de altura. Pequenas flores semelhantes a uvas produzem fileiras de pequenas bagas. Assim que a primeira baga do cacho muda de verde para vermelho, todo o cacho é colhido. O resultado é pimenta verde, que pode então ser processada em pimenta preta.

As uvas de pimenta podem conter bagas de tamanhos variados, sendo que as da parte superior são geralmente maiores do que as da parte inferior. Depois de secas, as bolas de pimenta são então peneiradas em peneiras para separá-las em diferentes classes de tamanho. Quanto maiores as bolas, melhor e mais forte seu sabor. Os maiores produtores de pimenta verde são atualmente o Vietnã, a Índia e a Indonésia.