Pêssegos e nectarinas vêm da mesma árvore! O que mais irá surpreendê-lo?

Os pêssegos estão entre as frutas de verão mais populares.

Algumas variedades são tão suculentas que devem ser consumidas lentamente na pia, porque o suco delas escorre em um riacho.

Por outro lado, quais variedades são secas, duras e farinhentas?

Você vai aprender tudo (e muito mais) neste artigo!

O que são pêssegos e em que crescem?

Os pêssegos são frutos da árvore de folha caduca Prunus persica . O chamado pessegueiro foi domesticado pela primeira vez no leste da China já em 6.000 aC. Tem sido uma parte importante da cultura chinesa desde então. Arcos e flechas eram feitos de madeira de pessegueiro no passado. Amuletos que protegem contra espíritos malignos e doenças preservam a tradição até os dias atuais.

Os pêssegos, frutas carnosas e macias com um caroço no meio, pertencem à família das drupas, assim como as cerejas, damascos, ameixas e amêndoas.

Pêssegos e amêndoas são ainda muito próximos botanicamente. O caroço do pêssego tem um sabor muito semelhante ao da amêndoa. É por esse motivo que uma versão mais barata do maçapão, o chamado persipan, é feita a partir do caroço do pêssego.

Nectarinas e outros tipos de pêssegos

Existem milhares de variedades de pêssegos, os frutos maduros podem ter casca laranja, vermelha, amarela, mas também marfim ou verde.

A pele também pode ser com penugem tradicional, mas também sem nectarina.

A carne também é diferente na cor – dependendo da variedade específica, pode ser amarela, branca ou até vermelha ou roxa.

Variedades comerciais com uma pele firme que não machuca durante o transporte e manuseio posterior são geralmente preferidas.

Os mais apreciados pelos consumidores são os pêssegos vermelhos, seja com casca aveludada (penugem fina e curta) ou nectarinas (totalmente lisa, sem penugem).

Por que os pêssegos têm pele “peluda”? A penugem fina é um mecanismo de defesa que protege o pêssego dos insetos. As pragas não podem depositar seus ovos através dos minúsculos pêlos, nem podem chegar à carne doce, que de outra forma serviria de alimento.

Os pêssegos são classificados em três grupos gerais com base em vários critérios: (não) é fácil separar a polpa do caroço, a cor da polpa, a forma do fruto e a casca sem penugem.

Adesão da polpa ao forno

Freestone: como o próprio nome sugere, a pedra é muito facilmente separada da polpa. Estes pêssegos são muito apreciados nas feiras livres, para comer à mão. Geralmente são maiores e mais firmes, muitas vezes com carne branca e menos suculenta. Os pêssegos Freestone são adequados para assar, grelhar e congelar.

Clingstone: a polpa destes pêssegos não se separa facilmente do caroço. Na maioria das vezes, são variedades com polpa amarela e suculentas, cheias de suco de pêssego. Os pêssegos Clingstone são macios e ideais para serem transformados em compotas, compotas e xaropes.

Pêssegos brancos e amarelos
fonte: specialproduce.com

Cor de carne

Polpa amarela: os pêssegos que se enquadram neste grupo apresentam polpa amarela, laranja ou vermelha. Eles são geralmente descritos como mais azedos, menos doces.

Polpa branca: ao contrário, pêssegos com polpa branca ou marfim tendem a ser mais doces, com acidez mínima.

Na Europa e na América do Norte, as cultivares mais populares são as mais ácidas, ou seja, as de polpa amarela. Ao contrário de países asiáticos como China e Japão, onde toleram variedades doces com polpa branca.

nectarinas

As nectarinas são uma mutação genética dos pêssegos. A diferença está na pele lisa sem penugem, que também é a única diferença entre nectarinas e pêssegos. Semelhante aos pêssegos, as nectarinas podem ter polpa branca ou amarela, dependendo da variedade. Eles também se distinguem conforme a polpa pode ou não ser separada da pedra (freestone e clingstone).

Em geral, as nectarinas são ligeiramente mais doces que os pêssegos. Devido à falta de penugem, eles parecem mais vermelhos visualmente e também são mais propensos a hematomas e danos à pele.

Nectarinas amarelas e brancas
fonte: specialproduce.com

rosquinha de pêssego

O pêssego achatado, também conhecido como rosquinha ou rosquinha, é uma variedade relativamente nova. É caracterizada por uma forma achatada que se assemelha a uma pequena abóbora em vez de um pêssego. Em comparação com variedades normalmente grandes, os pêssegos donut têm uma pele menos “peluda”. Existem também cultivares sem penugem, ou seja, rosquinhas de nectarina.

Donut Pêssegos e Nectarinas
fonte: specialproduce.com

Vitaminas e valores nutricionais

Os pêssegos são compostos principalmente de água (89%) e carboidratos (10%). Eles pertencem a frutas com baixo teor de açúcar, seu índice glicêmico médio é o número 5.

Pêssegos e nectarinas são particularmente ricos em vitamina C e E. Eles também contêm açúcares naturais (saudáveis) e uma quantidade menor de minerais – potássio, cálcio e magnésio. As nectarinas têm um teor ligeiramente maior de calorias e carboidratos, enquanto os pêssegos têm mais açúcar.

pêssegos crus
100g
nectarinas cruas
100g
valor energético 39 kcal 44 kcal
Proteínas 0,91 g 1,06 g
Gorduras 0,25 g 0,32 g
Carboidratos 9,54 g 10,6 g
Fibra 1,5 g 1,7 g
Açúcares 8,39 g 7,89g
Cálcio 6 mg 6 mg
Magnésio 9mg 9mg
Potássio 190 mg 201 mg
Vitamina C 6,6 mg 5,4 mg
Vitamina E 0,73 mg 0,77 mg

O pêssego mais doce do mundo foi cultivado no Japão e teve uma pontuação Brix de 32°. Os graus Brix medem o teor de açúcar da fruta. Para se ter uma ideia, pêssegos típicos comprados em lojas tendem a ter uma pontuação Brix de no máximo 15°.

Por que comer pêssegos e nectarinas?

Pêssegos e nectarinas fornecem quantidades significativas de fibras, tanto solúveis quanto insolúveis. A fibra insolúvel previne a constipação, enquanto a fibra solúvel suporta bactérias benéficas nos intestinos e sua produção. Estes subsequentemente produzem ácidos graxos de cadeia curta: acetato e propionato. De acordo com estudos recentes, esses ácidos tratam a inflamação nos intestinos e podem, assim, melhorar os sintomas clínicos de pacientes com doença de Crohn, colite ulcerativa e síndrome do intestino irritável.

A pele do pêssego é extremamente benéfica para a saúde. Portanto, geralmente é recomendado não descascar pêssegos antes do consumo. A casca contém carotenóides e ácido cafeico. Esses antioxidantes têm propriedades anti-câncer comprovadas.

Os pêssegos também são ricos em outro grupo de antioxidantes – polifenóis. Eles também têm propriedades anticancerígenas, limitando o crescimento e a disseminação de células cancerígenas. Eles demonstraram ser particularmente eficazes na prevenção do desenvolvimento do câncer de mama. Mulheres na pós-menopausa que consumiram dois pêssegos ou nectarinas por dia tiveram um risco 41% menor de desenvolver câncer de mama em um período de 24 anos.

Como processar pêssegos?

Os mais vendidos são pêssegos enlatados ou compotas de pêssego, não só na República Tcheca, mas também em muitos outros países. Por isso, pertence à gama básica dos supermercados de todo o mundo.

No entanto, os pêssegos frescos são os mais saudáveis, seguidos pelos congelados e, por último, mas não menos importante, os enlatados. Se você comprar pêssegos enlatados, escolha aqueles que são:

  • sem adição de açúcares
  • em conserva no próprio suco ou água
  • com casca

E que tal pêssegos em compota caseira? Leia o artigo sobre conservas de pêssegos . Nele, você encontrará um procedimento detalhado, mas também dicas de como fazer conservas sem açúcar ou no micro-ondas.

Pêssegos em calda

São adequados como base de frutas para limonadas ou sundaes gelados. Também é excelente em bolos. Inspire-se nas receitas de tartes de pêssego e experimente, por exemplo, uma tarte de pêssego com creme ou uma tarte ao contrário. E o que dizer do pudim de arroz doce ? Definitivamente não está completo sem pêssegos enlatados!

pêssegos frescos

Eles são ótimos não apenas para qualquer tipo de cozimento, mas também para cozinhar! Eles são particularmente excelentes, por exemplo, em salsas ou molhos de frutas e especiarias. Vale a pena experimentar a receita da geléia de pêssego, também conhecida como marmelada , que vai colocar um sorriso de verão no rosto em qualquer época do ano.

No entanto, se preferir assar com pêssegos frescos, experimente algo original em vez de um bolo ou pãozinho clássico. Sanduíche doce de pêssego é uma excelente alternativa ao conhecido pão de banana. Da mesma forma, fica muito saboroso com gelado, mas também como pequeno-almoço com iogurte ou manteiga de amendoim!

Os pêssegos combinam muito bem com açúcar mascavo, baunilha, mel, xarope de bordo e tâmaras, coco, erva-doce, canela, hortelã, gengibre e aves.

nectarinas

As nectarinas costumam ser mais firmes que os pêssegos, por isso são popularmente adicionadas a saladas de vegetais ou queijos, onde atuam como um elemento doce, mas também crocante. Inspire- se na receita de salada de pêssego com espinafres e queijo de cabra e experimente-a numa versão com nectarinas.

Devido à sua firmeza, as nectarinas também são muito mais adequadas para cozinhar, saltear, assar ou grelhar. As nectarinas grelhadas são um prato de verão muito apreciado, principalmente durante o próprio churrasco, quando são servidas como sobremesa – sozinhas ou com gelado.

Combine nectarinas com queijos de cabra e ovelha, gorgonzola, manjericão, hortelã, coentro, amoras, groselhas, groselhas, limas, romãs, carne de porco, aves e vacas, peixes e camarões.

TOP receita de verão para nectarinas grelhadas

As nectarinas grelhadas estão entre os pratos que você deve experimentar pelo menos uma vez na vida! As nectarinas grelhadas são deliciosas em combinação com ingredientes doces, mas nos restaurantes você também pode encontrá-las em saladas leves de vegetais ou massas, geralmente com frango e maionese.

Matérias-primas:

  • azeite ou óleo de coco
  • 6-8 nectarinas (maduras mas firmes)
  • maple ou xarope de agave, ou mel
  • canela em pó
  • cana de açúcar
  • papel alumínio (necessário para preservar os sucos/molhos produzidos durante o cozimento)
  • conhaque ou bourbon (opcional)

Método:

  1. Lave as nectarinas, corte-as ao meio e retire-lhes o caroço.
  2. Use o papel alumínio para fazer uma bandeja – grande o suficiente para caber todas as nectarinas cortadas ao meio. Unte-o com óleo.
  3. Espalhe as nectarinas em uma bandeja de alumínio, com o lado cortado para cima.
  4. Regue levemente com calda e polvilhe com canela e açúcar. Despeje uma colher de sopa de conhaque/bourbon sobre cada peça. No caso da versão sem álcool, despeje a mesma quantidade de óleo sobre as nectarinas.
  5. Dobre as bordas do papel alumínio para criar uma tigela onde o suco não vaze.
  6. Coloque na grelha de uma grelha bem quente e grelhe por 20 minutos (em fogo médio e tampado).
  7. O papel alumínio estará cheio de sucos bem quentes, então retire-o da grelha devagar e com cuidado.
  8. Sirva as nectarinas grelhadas ainda quentes, de preferência logo após tirá-las da grelha, por exemplo com gelado de baunilha ou natas batidas.
Nectarinas grelhadas em papel alumínio
fonte: blogspot.com

Armazenando pêssegos

Uma regra geral ao escolher pêssegos é que quanto mais doce eles cheiram, mais maduros eles estão. Os pêssegos maduros mantêm-se à temperatura ambiente durante cerca de uma semana. Se precisar conservar os pêssegos por mais tempo, guarde-os na geladeira. O frio interromperá o amadurecimento natural dos pêssegos e, claro, apodrecerá.

Os pêssegos também podem ser congelados para prolongar sua vida útil por até seis meses. Suco de limão fresco deve ser polvilhado nos pêssegos imediatamente após cortá-los, para que a polpa não fique marrom devido à geada.

Como são cultivados os pêssegos e os pessegueiros?

Os pessegueiros prosperam principalmente em climas temperados, áreas tropicais ou subtropicais não são adequadas para eles. A maioria das variedades requer pelo menos 500 horas de frio, especificamente uma temperatura não superior a 10 °C.

Os pessegueiros geralmente toleram temperaturas abaixo de -30 °C, eles só têm problemas com geadas na primavera. Elas florescem no início de março e, se a temperatura cair abaixo de -4 °C durante esse período, as flores congelam e toda a colheita com elas.

Para que os pêssegos amadureçam, eles precisam de calor de verão prolongado (pelo menos um mês) com temperaturas em torno de 25-30°C.

Os pessegueiros vivem até 20 anos em condições ideais. No entanto, a vida útil média é de apenas 7 anos e a maioria das árvores não começa a produzir pêssegos até o terceiro ano de vida/crescimento.

Qual variedade escolher? Os pêssegos mais saborosos:

  • Dixired: variedade precoce de polpa amarela, originária dos EUA, que amadurece no início de agosto.
  • Favorita Morettini: variedade precoce de polpa amarela, com maturação no final de julho e originária da Itália.
  • Redhaven: a variedade mais cultivada no mundo, também popular entre os produtores da República Tcheca. Esta é uma variedade de meados do início que tem polpa amarela e amadurece em meados de agosto.
  • Cresthaven: outra variedade popular com polpa amarela. Amadurece muito tarde, geralmente no final de setembro.

Algumas variedades são adequadas apenas para grandes jardins (como Cresthaven) porque atingem uma grande altura. No entanto, a maioria das variedades não atinge tais dimensões, portanto podem ser cultivadas em qualquer lugar, mesmo em jardins menores.

Quando colher pêssegos?

A popular variedade Redhaven prospera principalmente nas regiões vinícolas da Morávia, onde geralmente amadurece durante a primeira semana de agosto. No entanto, os pêssegos amadurecem mais rapidamente em climas extremamente quentes; eles podem, portanto, ser colhidos já na terceira semana de julho.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X