Mirtilos, milagrosas bagas azuis, ricas em vitamina C. O que mais deve saber sobre elas?

Mirtilos, pequenas bagas que contêm uma série de benefícios para o nosso corpo.

O que eles contêm? Onde e para que você pode usá-los?

Ele nos protege das doenças da civilização? Você aprenderá sobre isso no próximo artigo.

Mirtilos, a milagrosa baga azul

Cranberry mirtilo, latim chamado Vaccinium. Tem bagas azul-púrpura suculentas e ligeiramente doces. Ocorre com mais frequência na Europa, Ásia e América do Norte.

As pessoas comem mirtilos há 13.000 anos. Novos são os mirtilos canadenses, que começaram a ser cultivados e criados no início do século XX.

As pequenas bagas roxo-azuladas crescem em arbustos que podem ter de 10 cm a 4 metros de altura. Os mirtilos são fáceis de cultivar, só precisam de condições de solo adequadas.

O que causa sua cor típica? Eles contêm o composto antocianina, que lhes confere uma cor roxo-azulada.

Por que consumir mirtilos?

Mirtilos são considerados um superalimento. Eles têm um alto teor de nutrientes, antioxidantes, fibras e vitaminas.

Uma xícara de mirtilos contém a dose diária recomendada de vitamina C – 24%.

Os mirtilos contêm polifenóis e flavonoides que promovem a saúde. Compostos vegetais que têm fortes efeitos antioxidantes. Graças ao seu alto teor de antioxidantes, eles podem proteger sua pele contra danos e promover sua cicatrização.

Eles também ajudam o corpo a criar mais colágeno e proteína, graças à vitamina C e antocianina.

Os mirtilos podem ser consumidos frescos ou transformados em várias receitas – iogurtes, batidos ou sobremesas doces. Se você não consegue pensar em uma receita, leia a receita de deliciosos muffins de mirtilo ou um refrescante smoothie de mirtilo .

Se ele os consumir com moderação, não precisamos nos preocupar com reações alérgicas.

Mirtilos e saúde

Foi demonstrado que os mirtilos protegem contra doenças cardíacas e câncer. Eles suportam pressão sanguínea saudável, saúde mental e mantêm a força óssea.

Os mirtilos também afetam o bom funcionamento do cérebro. Os antioxidantes contidos mantêm a mente afiada e saudável. O estudo mostrou que depois de consumir mirtilos por 90 dias, a memória dos participantes melhorou e eles cometeram menos erros no teste.

Vários estudos mostram que os mirtilos são eficazes contra a diabetes, melhoram a sensibilidade à insulina e reduzem o açúcar no sangue. Para pessoas com diabetes, os mirtilos podem ajudar no processamento de glicose, perda de peso e sensibilidade à insulina.

Se você estiver tomando o anticoagulante Warfarin, consulte seu médico sobre a dosagem de mirtilo. Eles contêm uma alta proporção de vitamina K, que pode afetar a coagulação.

Mirtilos e saúde
Fonte: pixabay.com

Valores nutricionais

Os mirtilos são baixos em calorias e gordura porque são compostos principalmente de carboidratos e água. Também oferece uma gama de vitaminas como C e K. Os valores nutricionais, minerais e vitaminas são os seguintes:

Valores nutricionais Mirtilos crus 100 g
Caloria 57 kcal
Proteínas 0,7 g
Carboidratos 14 g
Gorduras 0,3 g
Fibra 2,4 g
Sódio 1mg
Cálcio 6 mg
Ferro 0,3 mg
Potássio 77 mg
Vitamina A 3 mcg
Betacaroteno 32 mcg
Vitamina B3 0,418 mg
Vitamina B5 0,124 mg
Vitamina C 9,7 mg
Vitamina E 0,57 mg
Vitamina K 19,3 mcg

tipos de mirtilos

amoras silvestres

Também chamados de mirtilos silvestres (Vaccinium angustifolium). Como o nome sugere, eles crescem principalmente em áreas florestais.

Os arbustos de mirtilo podem ser encontrados na floresta em locais onde as raízes têm umidade e luz solar suficientes. Eles são baixos, crescendo de 5 a 60 cm.

A fruta é uma baga pequena e doce de cor preto-azulada. Eles são coletados à mão ou com um pente. No entanto, está provado que o cume do mirtilo destrói.

mirtilo Kamchatka

Latim Vaccinium praestans. Uma planta nativa de Kamchatka, no leste da Rússia, também é encontrada na América do Norte e no leste da Ásia.

Cresce livremente na natureza, mas no Japão, por exemplo, é utilizada como planta ornamental em jardins.

mirtilo Kamchatka
Fonte: fruitipedia.com

Cresce até uma altura de 20 cm. Tem pequenos ramos folhosos, flores branco-rosadas e bagas vermelhas. Estes o distinguem de outras espécies.

Tem um cheiro forte, e é por isso que costuma ser chamada de “fruta fedorenta”. No entanto, é muito resistente devido ao clima rigoroso e frio em que cresce.

Se você deseja cultivar o mirtilo de Kamchatka como planta ornamental, é uma boa ideia plantar suas sementes em um vaso de flores no final do inverno. As sementes requerem três meses de armazenamento no frio e às vezes levam até um ano para germinar. Quando a muda crescer, plante-a no final da primavera ou início do verão.

mirtilo indiano

Mirtilo indiano ou Flycatcher (Amelanchier). É mais freqüentemente encontrado na América do Norte, depois na Ásia e na Europa.

Assemelha-se a uma pequena árvore que pode atingir 20 m de altura, a casca é cinza ou marrom claro, as flores são brancas. Os frutos do mirtilo são vermelhos a roxos quando maduros e são colhidos no verão.

As frutas são doces e excelentes para comer, principalmente cruas.

mirtilos Chukchi

Às vezes chamado de madressilva (Lonicera caerulea). Eles não receberam esse apelido por acaso. Eles podem suportar temperaturas de até cerca de -47 °C.

O arbusto atinge uma altura de 1,5 a 2 m, possui folhas ovais, flores branco-amareladas resistentes ao gelo e bagas azuis. As bagas comestíveis medem em média 1 cm¹⁹ e pesam 1,3 – 2,2 gramas.

Os mirtilos Chukchi são colhidos na virada da primavera e do verão. As bagas prontas para a colheita são roxas escuras ou azuis por dentro.

Pode transformá-los em compotas, sumos, gelados ou iogurtes.

mirtilos Chukchi
Fonte: logees.com

mirtilos canadenses

Chamado Vaccinium corymbosum em latim. É uma das variedades mais comuns de mirtilos que podem ser encontradas nas lojas. Seu maior produtor é o Canadá, produzindo aproximadamente 40% da produção mundial.

Os arbustos atingem uma altura de 1,8 a 3,7 m e têm folhas verde-escuras brilhantes, que ficam vermelhas, laranja ou amarelas no outono. Suas flores são brancas, às vezes rosa claro e têm forma de sino.

A fruta preto-azulada é suculenta, doce e grande com um diâmetro de 6,4 a 12,7 mm. Devido ao seu sabor adocicado, são muito procurados para consumo. Elas podem ser utilizadas em diversas receitas na cozinha, e você pode se inspirar em várias delas. Veja várias variantes de processamento de mirtilos na cozinha .

Os mirtilos canadenses são criados para lidar com temperaturas frias e produzir um alto rendimento de frutas grandes e doces. Eles se dão melhor em solo ácido.

Os mirtilos canadenses são produzidos em várias variedades:

Patriota

Uma safra resistente que amadurece como uma das primeiras. Os frutos desta variedade de mirtilo canadense são de alta qualidade – grandes, suculentos e doces.

Variedade de mirtilo canadense - Patriot
Fonte: wedrowski.pl

Blueray e Bluecrop

Estas são espécies grandes e muito resistentes de mirtilos canadenses. Eles são muito parecidos, mas existem diferenças entre eles.

Blueray tem frutos ligeiramente maiores e é mais suscetível às condições naturais.

ouro azul

Um mirtilo canadense de tamanho médio. Esta é uma espécie mais resistente.

Um tipo de mirtilo canadense - Ouro Azul
Fonte: ttseeds.com

herbert

Os frutos desta variedade são muito macios, pelo que se recomenda colher apenas à mão. Sofre com as temperaturas flutuantes da primavera. É por isso que é bom envolvê-lo com um filme protetor.

Cultivo de mirtilo canadense

Os mirtilos canadenses precisam de solo ácido, o pH do solo deve estar entre 4,5 e 5,5. Se o seu solo não for ácido o suficiente, adicione enxofre finamente moído ou sulfato de alumínio. Fertilizantes especialmente misturados para mirtilos canadenses também são vendidos e podem ser encontrados em qualquer loja de jardinagem.

Quando plantar mirtilos canadenses? Depende da variedade. Alguns são melhor plantados na primavera, outros no início do verão.

Devem ter uma distância de 1,2 a 1,8 m, é bom combinar as variedades, dão mais frutos.

O local ideal para o cultivo de mirtilos canadenses é aquele com declive suave e bastante luz solar.

Após o plantio, é claro que o cuidado é importante. Apare os mirtilos regularmente e regue-os o suficiente.

Polvilhe cobertura morta em torno dos mirtilos para protegê-los e reter a água. Você também pode cobri-los com tela para evitar pragas.

Mirtilos canadenses e saúde

Eles são baixos em calorias e contêm antioxidantes benéficos para a saúde. Eles podem ser considerados uma fonte de alta qualidade de vitamina C e manganês.

Seu consumo previne uma série de doenças, como mal de Alzheimer, câncer ou infarto.

Processamento de mirtilo

Você pode comer mirtilos frescos ou processá-los como:

  • Mirtilos liofilizados
  • Purê
  • Suco
  • marmelada
  • Mirtilos secos
  • Molho

Eles são mais frequentemente congelados e enlatados. No entanto, estudos mostraram que o congelamento de mirtilos reduz a anticianina em 59%. E como resultado, os nutrientes benéficos para o nosso corpo são reduzidos. É por isso que é melhor enlatá-los.

Para carregar os mirtilos você vai precisar de:

  • mirtilos frescos
  • açúcar
  • Suco de limão
  • Água
  • jarro
  • Tampas
  • uma panela grande
  • luvas de cozinha

Método:

  1. Lave bem os mirtilos e deixe-os escorrer em uma peneira.
  2. Lave e seque bem os frascos e as tampas.
  3. Encha os copos com mirtilos.
  4. Aqueça a água em uma panela, adicione o açúcar e o suco de limão. Mexa até que o açúcar dissolva.
  5. Quando a mistura ferver, deixe borbulhar um pouco e retire do fogo.
  6. A mistura deve esfriar, pelo menos 5 minutos.
  7. Despeje sobre os mirtilos e feche bem os potes.
  8. Despeje metade da água em uma panela grande e deixe ferver.
  9. Coloque os frascos na água fervente, cubra com uma tampa e cozinhe por 15 minutos.
  10. Em seguida, deixe os frascos na panela para esfriar por 5 minutos.
  11. Retire com cuidado!

Se quiser se inspirar em outras receitas, leia as receitas de conservas de mirtilo . Você pode usar mirtilos enlatados em iogurte, em molhos ou para assar.

Bolo com mirtilos
Fonte: pixabay.com

Se você guardar os mirtilos na geladeira, eles permanecerão frescos por até 10 dias.

produtos de mirtilo

Chá de mirtilo – feito das folhas do arbusto de mirtilo, que são mergulhadas em água quente. Ele oferece uma série de benefícios para a sua saúde. O chá melhora as funções do coração e do cérebro e é adequado para diabéticos. Também possui alto teor de vitamina C.

Vinho de mirtilo – feito a partir da polpa e casca das bagas. Muitas vezes é feito em casa.

Xarope de mirtilo – você pode usá-lo para fazer limonada caseira ou dar sabor a panquecas e waffles.

Muitos estudos sugerem que o aumento do consumo de mirtilos reduz o risco de obesidade, diabetes e doenças cardíacas. Não se esqueça de incluí-los em sua dieta no verão, sua saúde agradece.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X