O alcaçuz domina especialmente na confeitaria, mas seu uso é muito mais amplo.
Você sabia que tem usos medicinais extensivos e que os antigos egípcios usavam essas propriedades?
Leia o nosso artigo e descubra que outras utilizações, para além das gomas, tem esta erva, em que receitas a incorporar e que benefícios para a saúde nos pode proporcionar!
O que é alcaçuz?
A raiz de alcaçuz é uma erva antiga que se acredita ter propriedades medicinais. Aparece em documentos históricos em todo o mundo, desde o início da medicina chinesa até o antigo Egito.
O alcaçuz ainda é usado como ingrediente na popular bebida do Oriente Médio erk-soos , que supostamente acalma o estômago, e está ressurgindo como um ingrediente popular em chás devido às suas propriedades calmantes.
A raiz de alcaçuz é um ótimo ingrediente culinário com um elegante sabor de ervas e notas de anis e erva-doce. Alcaçuz funciona igualmente bem em pratos salgados e doces.

Uma Breve História do Alcaçuz
A planta de alcaçuz é uma erva nativa do sudoeste da Ásia e do Mediterrâneo, e é mencionada no primeiro herbário chinês. O alcaçuz, uma das plantas mais importantes da Ásia, tem sido usado medicinalmente desde os tempos antigos para tratar tosses, doenças do fígado e intoxicações alimentares.
Antes disso, foram os egípcios, assírios e gregos os primeiros a tirar proveito de suas propriedades terapêuticas, enquanto os monges dominicanos foram os primeiros a trazê-lo para a Europa.
Onde cresce o alcaçuz?
O alcaçuz é nativo do sul da Europa e é cultivado principalmente no Mediterrâneo e em partes dos Estados Unidos.
A erva pode crescer até 1 metro de altura e possui folhas compostas com quatro a oito folíolos ovais. O alcaçuz tem cachos de flores azuis e produz vagens planas de 7 a 10 cm de comprimento.
As raízes utilizadas têm cerca de 1 metro de comprimento e cerca de 1 cm de diâmetro. Eles são macios, fibrosos e flexíveis e são coloridos de amarelo brilhante por dentro.

Como é feito o alcaçuz?
As raízes de alcaçuz, colhidas no outono, são moídas com um moedor especial. O suco é extraído da raiz moída, que é fervida e transformada em um líquido espesso.
Uma vez alcançada a consistência certa, a pasta é despejada em recipientes e depois cortada nas formas desejadas.
O alcaçuz pode ser comprado em raiz crua, pura, em pó, em xarope, existem muitas variedades de alcaçuz no mercado e tem uma utilização muito ampla não só na indústria alimentar, mas também na cozinha, por exemplo, na produção de pastelaria ou gelados.
A raiz de alcaçuz é rara, mas pode ser encontrada em lojas especializadas. Pó moído, misturas e chás são muito mais comuns e frequentemente encontrados em lojas de produtos naturais.
Efeitos de saúde de alcaçuz
Se vamos usar alcaçuz como medicamento, então seus efeitos anti-inflamatórios são essenciais, mas também é uma boa fonte de vitaminas B1, B2, B3 e B5, além de vitamina E, e contém cálcio, ferro, fósforo , magnésio, potássio e zinco. Outros benefícios para a saúde estão listados abaixo.
Ajuda com doenças de pele
A raiz de alcaçuz contém mais de 300 compostos, alguns dos quais com fortes efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e antivirais.
O extrato de raiz de alcaçuz é usado para tratar várias condições de pele, incluindo acne e eczema.
Ajuda nos distúrbios digestivos
O extrato de raiz de alcaçuz é frequentemente usado para aliviar problemas digestivos, como refluxo ácido, dor de estômago e azia.
Auxilia no tratamento de úlceras pépticas
As úlceras pépticas são úlceras dolorosas que se formam no estômago, esôfago inferior ou intestino delgado. Eles geralmente são causados por inflamação causada por bactérias.
O extrato de raiz de alcaçuz pode ajudar a tratá-los.
Pode ter propriedades anticancerígenas
O extrato de raiz de alcaçuz tem sido estudado por seus efeitos protetores contra alguns tipos de câncer devido ao seu conteúdo de numerosos compostos vegetais com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.
O extrato de alcaçuz tem sido associado a retardar ou prevenir o crescimento celular em cânceres de pele, mama, cólon e reto e próstata.
Também pode ajudar a tratar úlceras na boca, que as pessoas com câncer às vezes sofrem como efeito colateral da quimioterapia e da radiação.
Alivia a inflamação das vias respiratórias
O extrato e o chá da raiz de alcaçuz podem ajudar nos problemas do trato respiratório superior, graças aos seus efeitos antiinflamatórios e antimicrobianos.
Alguns estudos relatam que o chá e o extrato de raiz de alcaçuz podem proteger contra infecções na garganta e prevenir dores de garganta após a cirurgia.
Para que serve o alcaçuz?
- mastigar a raiz ajuda com dores de garganta
- alivia os sintomas do resfriado
- alivia espasmos e inflamações
- ajuda a expelir o muco dos pulmões, limpa os brônquios
- laxante suave e natural
- ajuda com azia e problemas digestivos
- ajuda no tratamento de úlceras estomacais
- reduz os níveis de colesterol no sangue
- é adicionado a medicamentos para a tosse

Como cozinhar com alcaçuz
Raízes de alcaçuz duras e lenhosas liberam a maior parte de seu sabor quando embebidas em líquido quente. Assim, chás, xaropes, molhos e pudins podem ser enriquecidos com raiz de alcaçuz adicionando sua raiz, aquecendo-a no líquido e removendo-a antes de servir. Aumente a intensidade do sabor adicionando mais raízes ou aumentando a quantidade de tempo que as raízes são infundidas nessas receitas de chá de ervas . |
As raízes de alcaçuz têm aroma e sabor intensos sem a necessidade de aquecê-las. Como as vagens de baunilha, elas podem ser usadas para aromatizar o açúcar e, como as bagas de zimbro secas, podem ser usadas para animar marinadas saborosas. |
O pó de alcaçuz ou a mistura de alcaçuz podem ser adicionados diretamente às receitas. Seja uma pitada misturada a uma pasta de carne, misturada a uma massa de bolo ou a um pudim doce. Também pode ser adicionado à farinha para fazer nossos biscoitos especiais de Natal com erva-doce ou massa fresca. |
O seu sabor combina-se melhor com caça como pombo, codorniz ou nestas receitas de patos festivos , bem como com esta paleta de porco com maçãs . |
As notas de ervas amargas do zimbro também combinam bem com o sabor de alcaçuz, por exemplo, em uma receita de bacalhau. |
Em versão doce, o alcaçuz vai bem com algo menos ousado, como uma receita de sorvete ou nossa receita de Panna Cotta . |
Alcaçuz também combina bem com outras ervas, como gengibre e hortelã, ruibarbo e framboesas. |
No final da festa, podemos ainda servir licor de alcaçuz, que se prepara em casa à base de pó, açúcar, água e álcool. |

O que o bastão contém?
A glicirrizina (também chamada de ácido glicirrízico) é uma substância química encontrada no alcaçuz preto que dá ao doce seu sabor característico.
Deve-se notar que muitos alimentos à base de alcaçuz não contêm alcaçuz real, mas usam um aroma substituto chamado anis. Além disso, a maioria dos doces raramente contém extrato de alcaçuz. Em vez disso, eles são infundidos com aromas que conferem sabor de cereja ou morango.
Produtos que contêm alcaçuz verdadeiro são geralmente rotulados como tal e listam extrato de alcaçuz ou ácido glicirrízico entre os ingredientes.