Se você se apega às receitas da culinária francesa, não pode deixar de usar o estragão.
A erva, conhecida no nosso país por absinto, é um complemento de quase todas as receitas deste país e talvez por isso os pratos que vêm de lá sejam tão incrivelmente deliciosos!
Leia porque isso acontece, qual a melhor forma de usar a erva, que sabor preparar e como cultivá-la no conforto da sua casa em um vaso de flores!
O que é estragão?
O estragão é uma erva conhecida por suas folhas finas e brilhantes e sabor aromático. O tipo mais comum usado na culinária é a variedade francesa.
O estragão é um ingrediente de muitos pratos franceses e seu sabor suave combina bem com peixe, frango e ovos. Referido na França como o “Rei das Ervas” por sua capacidade de complementar um prato, é uma das quatro ervas amplamente utilizadas na culinária francesa ao lado de uma combinação de salsa, cerefólio e cebolinha.
O estragão é perene, o que significa que, uma vez plantado, crescerá novamente a cada ano. Os caules são rígidos e lenhosos e as folhas são longas e finas com pontas pontiagudas.

tipos de estragão
Embora o estragão francês seja o mais comum, existem outras variedades, incluindo o espanhol (também conhecido como mexicano) e o estragão russo.
O estragão mexicano tem um sabor muito semelhante ao estragão francês, embora um pouco mais rico com um sabor mais mentolado, também possui pequenas flores douradas.
Embora o estragão russo seja muito semelhante ao estragão francês, seu sabor é mais forte e mais amargo e é usado com mais frequência para dar sabor a bebidas.
Qual é o gosto do estragão?
O estragão é uma daquelas ervas que as pessoas amam ou odeiam. Depende principalmente de sua relação com o alcaçuz. Esta erva tem um sabor complexo que traz mais do que apenas sabor de anis.
É uma combinação de amargo e doce, com notas de baunilha, menta, pimenta e eucalipto, diferenciando-o de outros alimentos com sabor de alcaçuz, como erva-doce.
fresco vs. seco
Tal como acontece com muitas ervas, há uma grande diferença entre estragão fresco e seco. No entanto, essa diferença é ainda mais óbvia porque o estragão é uma erva delicada e perde suas propriedades de sabor durante a secagem.
Muitos cozinheiros não usam estragão seco porque ele perdeu seu sabor delicado. Se usar seco em vez de fresco, 1 colher de chá deve ser substituído por 1 colher de sopa.

Benefícios para a saúde do estragão
Conteúdo de nutrientes benéficos, poucas calorias e carboidratos
O que o estragão contém em uma colher de sopa (2 gramas):
Caloria | Carboidratos | Manganês | Ferro | Potássio |
5 kcal | 1 g | 7%* | 3%* | 2%* |
- Manganês – é um nutriente essencial que desempenha um papel na saúde do cérebro, crescimento, metabolismo e redução do estresse oxidativo em seu corpo
- Ferro – é a chave para a função celular e formação de sangue. A deficiência de ferro pode levar à anemia e levar à fadiga e fraqueza
- Potássio – é um mineral essencial para o bom funcionamento do coração, músculos e nervos. Além do mais, a pesquisa descobriu que pode reduzir a pressão arterial
Pode ajudar a diminuir o açúcar no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina
A insulina é um hormônio que ajuda a levar a glicose para as células, para que você possa usá-la como energia. Verificou-se que o absinto ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e a maneira como seu corpo usa a glicose.
Pode melhorar o sono
O sono insuficiente está associado a resultados ruins para a saúde e pode aumentar o risco de doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. O grupo de plantas Artemisia, que inclui o estragão, é usado como parte de remédios para dormir mal.
Pode aumentar o apetite
A perda de apetite pode ocorrer por vários motivos, como idade, depressão ou quimioterapia. Se não for tratada, pode levar à desnutrição e redução da qualidade de vida. O extrato de estragão pode ajudar a aumentar a sensação de fome.
Pode ter propriedades antibacterianas
Aditivos são adicionados aos alimentos para ajudar a preservá-los e matar bactérias que causam doenças transmitidas por alimentos, como E. coli. Os resultados mostraram que todas as amostras tratadas com óleo essencial de absinto tiveram um efeito antibacteriano, o que significa que o estragão pode ser um conservante eficaz em alimentos como o queijo.

Como cultivar estragão?
O estragão é uma erva perene com folhas verdes longas e pálidas e pequenas flores brancas esverdeadas ou amareladas.
Plantio
- Você não pode cultivar absinto francês a partir de sementes. Você tem que comprar a planta. Plante na primavera ou no outono.
- Plante as plantas em solo bem drenado com cerca de 60 a 90 cm de distância para dar a cada planta espaço para crescer.
- As plantas devem crescer até uma altura de cerca de 60 a 90 cm.
Cultivo
- Certifique-se de podar a planta regularmente para mantê-la com cerca de 60 cm de altura ou a planta quebrará.
- Se você mora em um clima mais frio, certifique-se de cobrir as plantas no final do outono para proteger as raízes durante o inverno.
Colheita
- Colha a planta regularmente. Com cuidados regulares, duas ou três plantas serão suficientes.
- O estragão é melhor usado fresco no verão.
- Você pode congelar ou secar as folhas. Depois que as folhas estiverem secas, armazene-as em recipientes herméticos.

Para que serve o estragão?
O absinto fresco e seco é usado de maneira diferente nas receitas. Ao cozinhar com folhas frescas, as folhas devem ser enxaguadas e secas antes do uso. As folhas são então removidas do caule, o que pode ser feito simplesmente passando os dedos ao longo do caule de cima para baixo. As folhas podem ser usadas inteiras ou picadas.
O estragão fresco deve ser adicionado no final da cozedura, se for deixado a cozinhar durante muito tempo, o sabor ficará amargo.
O estragão fresco pode ser incorporado em molhos e molhos para salada, bem como em saladas de frango e batata. Pode ser fatiado e jogado em uma salada verde ou usado como guarnição. O absinto também é uma erva ideal para fazer vinagre aromatizado.
O estragão seco é adicionado no início das receitas, mas devido ao seu sabor mais fraco, não produz o mesmo efeito do fresco.
Molho de nozes com manteiga de estragão para esta receita de poleiro |
Prepare uma pasta com ela e use-a para sanduíches, sobre os quais você lerá em nosso artigo |
Esta salada de frango ficará ótima se você adicionar absinto fresco a ela |
Adicione a ovos mexidos ou fritos |
Use-o como guarnição de frango assado como estas receitas supremas de frango |
Misture em molhos como pesto ou nosso espaguete aglio olio |
Adicione-o a peixes, como estas receitas de salmão ou estas saladas de atum |
Misture o absinto com azeite e regue a mistura sobre os legumes assados |
Dicas para receitas com estragão
- vinagre de estragão
- Molho de manteiga (Béarnaise)
- Molho de salada de ervas
- Omelete com estragão fresco
- Maionese Estragão Aioli
- Salada quente de batata com estragão
- Bolo de caranguejo com estragão
- Tomate, mozzarella e estragão

O que pode ser substituído por estragão?
Se a sua receita pedir estragão fresco e você não tiver nenhum, há várias opções para substituí-lo.
O cerefólio fresco tem sabor relativamente próximo.
Sementes e bulbos de funcho trazem notas de alcaçuz, assim como sementes de anis.
Basil também vale a pena tentar. Se estiver procurando outra erva fresca, troque-a por uma com manjericão, endro ou manjerona.

onde comprar estragão
O estragão seco pode ser encontrado no corredor de especiarias da maioria dos supermercados e também está disponível online.
O estragão fresco pode ser um pouco mais difícil de encontrar, pois não é tão popular quanto outras ervas, como salsa, cebolinha, endro e coentro. Na primavera e no início do verão, você pode encontrá-lo no mercado do fazendeiro local.
Plantas de estragão também podem ser encontradas em vasos em lojas de jardinagem, coloque o vaso em um local ensolarado e lembre-se de regá-lo regularmente.
Como armazenar estragão?
O estragão fresco pode ser armazenado em temperatura ambiente ou na geladeira.
Coloque os talos de estragão em um pequeno copo de água e deixe na linha por cerca de uma semana.
Para um armazenamento mais longo, guarde a erva na geladeira. Enxágüe e seque o estragão fresco, embrulhe em uma toalha de papel úmida e coloque em um recipiente hermético onde ficará na geladeira por cerca de duas semanas.
Você também pode congelar estragão fresco por até cinco meses.
O estragão seco dura até um ano se armazenado em um recipiente hermético em local fresco e escuro.