Batata-doce não é apenas batata-doce. Por que incluir esta bomba de vitaminas em sua dieta? Descubra mais!

A batata-doce, ou batata-doce, está se tornando cada vez mais popular.

Não é de admirar, eles são carregados com nutrientes e vitaminas que o corpo humano claramente precisa.

Você certamente conhece as variedades de laranja, mas e as brancas e as roxas?

Como preparar batata-doce? Receitas simples, dicas e fatos interessantes – tudo em um artigo!

O que são batatas doces?

Ao contrário da batata comum, a batata-doce é considerada um vegetal de raiz, semelhante à cenoura ou beterraba. Batata-doce, ou batata-doce, são as raízes tuberosas comestíveis de uma planta chamada batata-doce ( Ipomoea batatas ). É originário da América Central e do Sul, os europeus não os conheceram pela primeira vez até 1492, graças a Cristóvão Colombo.

As batatas-doces costumam ser erroneamente chamadas de inhame ou inhame. No entanto, inhame é o nome comum para os tubérculos comestíveis de plantas do gênero Dioscorea , que são nativas da África e não são botanicamente relacionadas à batata-doce.

Cultivo de batata-doce ou batata-doce

Atualmente, a batata-doce é cultivada principalmente na América e na Ásia, especificamente a China é o maior exportador desta cultura. A batata-doce é uma hortaliça tropical, na Europa seu cultivo é muito exigente e por isso caro. Eles normalmente requerem até 110 dias com temperaturas acima de 30°C, incluindo noites quentes quando a temperatura não deve cair abaixo de 20°C.

Os agricultores plantam mudas no início da primavera. Plantas pequenas são transplantadas no verão e batatas-doces são colhidas manualmente no outono. O rendimento médio de batata-doce por hectare é de aproximadamente 15 toneladas, muito inferior ao rendimento da batata clássica na Europa – 44 toneladas por hectare.

Batata doce e saúde

Embora as batatas doces e normais cresçam de forma muito semelhante, ou seja, subterrâneas como tubérculos, elas são muito diferentes em seu conteúdo de nutrientes. A batata-doce, especialmente as cultivares de polpa alaranjada, possui quantidades incríveis de beta-caroteno. Por isso, seu cultivo é recomendado, por exemplo, na África, onde a carência de vitamina A na alimentação da população é um grande problema. Essa deficiência causa sérios problemas de saúde nos países em desenvolvimento, principalmente a cegueira chamada xeroftalmia, ou seja, deficiência visual grave.

Batatas doces
cru
100 g 1
Batatas
cru
100 g 2
Abóbora
cru
100 g 3
Cenoura
cru
100 g 4
rutabaga
cru
100 g 5
damascos
cru
100 g 6
Salsinha
cru
100 g 7
Fibra 3 g 2,4 g 0,5 g 2,8 g 2,3 g 2 g 3,3 g
Cálcio 30 mg 9mg 21 mg 33 mg 43 mg 13 mg 138 mg
Potássio 337 mg 407 mg 340 mg 320 mg 305 mg 259 mg 554 mg
Vitamina C 2,4 mg 9,1 mg 9mg 5,9 mg 25mg 10 mg 133 mg
colina 12,3 mg 11 mg 8,2 mg 8,8 mg 14,1 mg 2,8 mg 12,8 mg
Betacaroteno 8.510 μg 5 mg 3100 mg 8.280 μg 1 mg 1090 μg 5050 μg
Vitamina E 0,26 mg 0,01 mg 1,06 mg 0,66 mg 0,3 mg 0,89 mg 0,75 mg

A batata-doce é ainda mais rica em beta-caroteno do que a cenoura. O beta-caroteno é uma provitamina, que o corpo converte em vitamina A ativa. Uma única batata-doce cozida com a casca fornece 156% da ingestão diária recomendada de vitamina A 8 .

O beta-caroteno também é um poderoso antioxidante que reduz o risco de alguns tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão e próstata 9 . Variedades de batata-doce com polpa roxa também contêm antocianinas, que também retardam o crescimento de células cancerígenas. A batata-doce roxa demonstrou ser muito eficaz na supressão, por exemplo, do câncer de bexiga, cólon, estômago e até câncer de mama 10 .

Qual é o sabor da batata-doce?

As batatas-doces têm uma estrutura de amido semelhante às batatas comuns, são macias e macias após o cozimento e uma crosta crocante se forma do lado de fora após assar. No entanto, a batata-doce, como o próprio nome sugere, não é salgada, mas sim doce.

Como comer batata-doce?

A batata-doce é comida crua e cozida, assada, cozida ou, por exemplo, cristalizada em açúcar. Sua casca é comestível e nutritiva, por isso não precisa ser retirada com descascador. A batata-doce fornece ao corpo uma grande quantidade de carboidratos, sem gordura, por isso é adequada para atletas e vegetarianos como fonte de energia saudável. Os mais saudáveis são aqueles com pele, que contém mais nutrientes, fibras e antioxidantes.

Quanto tempo a batata-doce cozinha?

Cozinhar batata-doce aumenta o conteúdo do benéfico beta-caroteno, que também é melhor absorvido pelo corpo do que cru. Cozinhar em uma panela com tampa por 20 minutos preserva até 95% de todos os nutrientes da batata-doce.

batata doce crua
100 g 1
Batata-doce cozida por 20 min.
com a casca
100g 11
Batata-doce cozida por 20 min.
sem casca
100g 12
Água 77,3 g 75,8 g 80,1 g
valor energético 86 kcal 90 calorias 76 kcal
Proteínas 1,57 g 2,01 g 1,37 g
Carboidratos 20,1 g 20,7 g 17,7 g
Fibra 3 g 3,3 g 2,5 g
Açúcares 4,18 g 6,48 g 5,74 g
Amidos 12,6 g 7,05 g 5,22 g
Betacaroteno 8.510 μg 11.500 μg 9.440 μg

Batatas doces assadas

As batatas doces assadas no forno são muito parecidas com as chamadas batatas “americanas”. Na maioria das vezes, eles são preparados inteiros, com a pele e furados com um garfo em vários lugares, no forno a 220 °C por cerca de 50 minutos (até que a pele inche bastante).

Como Preparar Batata Doce – O Grande Resumo

Assado a 200-220°C Cozido em fogo baixo Grelhado em uma grelha quente
50 minutos
batata doce inteira
40 minutos
batata doce inteira
35 minutos
batata doce inteira
30 minutos
batata doce cortada ao meio
20 minutos
batata doce em cubos
12 minutos
batata doce cortada em rodelas
(6 min. de cada lado)
descoberto coberto com uma tampa coberto pela tampa da grelha

Receita de batata doce frita (frita e assada no forno)

Batatas fritas “doces” são um prato muito popular nos Estados Unidos, e é por isso que também estão disponíveis em redes de fast food. No entanto, também pode preparar batatas-doces crocantes em casa, tanto fritas como assadas no forno.

Matérias-primas:

  • 4 batatas doces
  • 1 xícara de amido de milho
  • óleo de girassol/azeite
  • sal pimenta

Método:

  1. Descasque e lave as batatas-doces, depois corte-as em tiras/batatas fritas.
  2. Lave essas batatas fritas pelo menos duas vezes em água fria.
  3. Em uma tigela funda, misture o amido de milho com sal e pimenta.
  4. Cubra as batatas fritas, uma de cada vez, nesta mistura de amido.
  5. Em caso de fritura, aqueça o óleo de girassol em uma panela. Se for assar, pré-aqueça o forno a 200°C.
  6. Frite as batatas fritas em uma panela em várias porções, sempre totalmente imersas em óleo por aproximadamente 7 minutos. (para ouro). Leve ao forno todas as batatas fritas de uma só vez (se o tamanho do tabuleiro o permitir), regue com azeite e espalhe numa única camada sobre papel vegetal, durante cerca de 25 minutos (também até dourar).
  7. Em seguida, tempere as batatas fritas e tostadas com sal, pimenta ou ervas picadas. Sirva ainda quente e crocante.
Batata-doce frita e assada
fonte: cookingclassy.com

Dicas para receitas ou o que mais cozinhar com batata-doce

  • A batata-doce crua é um ótimo ingrediente parasmoothies saudáveis, de café da manhã ou desintoxicantes . Eles também são popularmente servidos para crianças como lanches em vez de frutas. Imediatamente após o corte, recomenda-se mergulhar os pedaços de batata-doce em água fria por 10 minutos para preservar sua rica cor.

  • A batata-doce é naturalmente um acompanhamento muito adequado para a carne, quer em pedaços assados ou cozidos, quer na forma de puré ou puré de batata-doce. Também recomendamos experimentar a receita maravilhosa de frango assado de outono , que inclui batata-doce.

  • Devido ao seu sabor doce, também fazem parte de pratos doces, como sobremesas, bolos, compotas ou compotas. A comida americana tradicional é batata-doce cristalizada misturada com açúcar, marshmallow, xarope de bordo, suco de laranja, nozes ou tâmaras.

Variedades de batata doce

Batatas-doces foram criadas em vários cultivares com diferentes cores de carne e pele. Graças a isso, não existem apenas batatas doces laranja, mas também brancas e roxas. Algumas variedades são até reconhecidas como vegetais do estado, como na Carolina do Norte e no Alabama.

Beauregard

É a variedade mais comumente cultivada, portanto, também comumente vendida em lojas. A batata-doce Beauregard tem polpa amarelo-alaranjada e casca vermelho-escura. É uma das variedades mais suculentas, pelo que é especialmente indicada para fazer compotas, ou como ingrediente de sobremesas, biscoitos ou pastelaria.

Batata-doce variedade Beauregard
fonte: specialproduce.com

Jóia

Em comparação com Beauregard, esta variedade tem uma casca mais alaranjada, assim como a polpa, que é realmente profunda e laranja escura. As batatas-doces Jewel são versáteis, cozinhando, assando e grelhando bem.

Batata-doce variedade Jóia
fonte: specialproduce.com

Granada

A batata-doce desta variedade tem pele vermelha escura a marrom e polpa laranja brilhante. Eles estão cheios de água e, portanto, ainda mais suculentos do que a variedade Beauregard. A variedade Garnet é comumente utilizada em tortas doces e salgadas, mas também para fazer mingaus, purês e sopas. É popular principalmente porque não perde sua cor rica mesmo após o tratamento térmico.

Batata-doce Variedade Garnet
fonte: specialproduce.com

Ana

São batatas-doces de polpa branca que podem ser facilmente confundidas com batatas “salgadas” normais à primeira vista. A batata-doce desta variedade está entre as primeiras a serem cultivadas na América. São firmes, amiláceos, próprios para assar, cozinhar e fritar (chips de batata-doce); eles não são propensos a cozinhar demais.

Variedade de batata doce Hannah
fonte: specialproduce.com

Okinawa

A batata-doce de Okinawa é uma das variedades roxas mais famosas. Eles têm pele clara e carne roxa brilhante com padrões de luz irregulares. Devido à sua cor específica e textura seca, costumam ser servidos como acompanhamento de carnes, assados inteiros ou cozidos e levemente amassados com manteiga.

Batata-doce da variedade Okinawa
fonte: specialproduce.com

branco japonês

Japenese White é o completo oposto da variedade Okinawa, ou seja, tem uma pele roxa escura e polpa branca e amarela cremosa. Estas batatas-doces são ligeiramente amiláceas, cremosas, com um sabor específico a castanha. Ficam ótimos assados, levemente salteados ou guisados, cortados em pedaços menores ou fatiados.

Variedade de batata-doce branca japonesa
fonte: specialproduce.com

Stokes Purple

A batata-doce Stokes Purple® é uma variedade patenteada cultivada na Carolina do Norte e só foi descoberta em 2003. Ela tem casca marrom clara e firme e polpa roxa profunda. Em comparação com as variedades de laranja, Stokes Purple® é uma variedade seca, ou seja, adequada como substituta das batatas “salgadas” comuns.

Batata-doce da variedade Stokes Purple
fonte: specialproduce.com

Como armazenar batata-doce

As batatas-doces são armazenadas da mesma forma que as batatas normais, ou seja, em local fresco, seco, escuro e bem ventilado, de preferência colocadas em caixotes ou cestos. Como a batata-doce é um vegetal tropical, ela pode ser armazenada em temperatura ambiente.

Em condições adequadas de armazenamento, a batata-doce pode durar até um mês sem danos, após o que amolece, murcha e apodrece. A batata-doce tratada termicamente pode ser armazenada na geladeira por até uma semana e congelada no freezer por até seis meses.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X