Amêndoas, drupas, que as pessoas comem em todo o mundo há milhares de anos.
Comê-los garantirá uma melhor digestão ou pele lisa. E o que mais?
Você aprenderá como processar amêndoas e incluí-las em sua dieta no artigo a seguir!
Amêndoas, uma rica fonte de proteína
A amêndoa, do latim Prunus amygdalus, é um tipo de árvore nativa do Irã. Eles foram uma das primeiras árvores frutíferas domesticadas. O fruto da amêndoa é uma drupa, composta por uma casca externa e uma casca dura com uma semente.
É uma árvore caducifólia que cresce até uma altura de 4 a 10 metros. Os ramos jovens são verdes no início, tornam-se roxos ao sol e tornam-se cinzentos no segundo ano. As folhas têm 8 a 13 cm de comprimento. A cor das flores é branca a rosa claro. O fruto da amêndoa tem aproximadamente 3,5-6 cm de comprimento.
As amêndoas são vendidas com ou sem casca. Eles são usados em muitas cozinhas, muitas vezes aparecendo principalmente em sobremesas como maçapão.
Eles se dão melhor em um clima mediterrâneo com verões quentes e secos e invernos amenos e úmidos. A temperatura óptima para o seu crescimento situa-se entre os 15 e os 30 °C.
Por que consumir amêndoas?
As amêndoas são consideradas uma boa fonte de proteína. Além da proteína, eles contêm outros valores nutricionais importantes que beneficiam seu corpo. Por exemplo, se você deseja fortalecer o coração, os ossos ou até a libido.
Comer amêndoas ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim. Eles também têm propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam a protegê-lo de doenças cardíacas.
Embora contenham uma grande quantidade de calorias, eles podem realmente ajudar a reduzir o risco de ganho de peso. A proteína e a fibra nas amêndoas fazem você se sentir satisfeito mais rápido, para que você possa controlar melhor sua ingestão de calorias enquanto satisfaz sua fome.

As amêndoas são ricas em nutrientes valiosos, como magnésio, vitamina E e fibras. Graças ao cálcio e ao fósforo, eles melhoram a saúde dos ossos e podem protegê-lo de fraturas.
Se você sofre de pele seca, use óleo de amêndoa. Graças ao conteúdo de gorduras saudáveis, sua pele ficará macia e hidratada.
Qual a dose diária recomendada ? Aproximadamente 28 a 30 gramas de amêndoas.
Atenção, as amêndoas podem ser um alérgeno em potencial.
Valores nutricionais
Amêndoas são literalmente embaladas com nutrientes. São uma excelente fonte de magnésio, cálcio ou vitamina E. Pode consultar todos os valores nutricionais, minerais e vitaminas na tabela seguinte:
Valores nutricionais | Amêndoas cruas 100 g |
Caloria | 579 calorias |
Proteínas | 21g |
Carboidratos | 22 g |
Gorduras | 50g |
Fibra | 13g |
Cálcio | 269 mg |
Ferro | 3,7 mg |
Magnésio | 270 mg |
Potássio | 733 mg |
Vitamina B3 | 3,618 mg |
Vitamina E | 25,63 mg |
tipos de amêndoas
Agora vamos apresentar os tipos de amêndoas mais consumidos.
amêndoas doces
Você provavelmente está mais familiarizado com amêndoas doces, Prunus dulcis em latim. Estas são frutas saborosas que são usadas para fazer óleo de amêndoa.
Você também pode comê-los sozinhos ou usá-los no cozimento. As rodelas de amêndoa ou as amêndoas picadas conferem sempre um sabor mais doce às suas sobremesas.

Amêndoas amargas
A amêndoa amarga, uma variedade de Prunus dulcis amara, é usada para fazer um óleo que é usado para aromatizar licores e extratos.
As amêndoas amargas contêm vestígios de ácido prússico, também conhecido como ácido cianídrico, em estado bruto. O ácido cianídrico é uma solução de cianeto de hidrogênio e água, sendo o subproduto uma versão orgânica do conhecido veneno, o cianeto. As amêndoas amargas perdem sua toxicidade ao serem cozidas.
Essas amêndoas são usadas em países europeus. Eles são vendidos em farmácias na Alemanha e são um ingrediente do bolo de Natal. Eles são usados para fazer maçapão, biscoitos ou calda doce.
amêndoas verdes
As amêndoas verdes são amêndoas verdes que estão dentro do fruto produzido pela amendoeira.
Esta variedade tem gosto de pêssego verde e é levemente crocante. A semente em si ainda não está firme e tem uma consistência mais parecida com a de uma geleia, embora tenha um sabor forte de amêndoa.
Eles são um lanche popular em algumas partes do Oriente Médio, comidos mergulhados em sal para compensar o sabor azedo.

Amêndoas em crescimento
Ao cultivar amêndoas, é importante saber que as árvores não toleram solo muito úmido e são extremamente suscetíveis às geadas da primavera. Eles prosperam em invernos amenos e úmidos e verões quentes e secos em pleno sol.
Muito poucas variedades de amêndoas são autopolinizadoras e, portanto, precisam de polinização cruzada para produzir frutas, então você precisará plantar pelo menos duas árvores lado a lado. Se faltar espaço, você pode até plantar duas no mesmo buraco. À medida que as árvores crescem e se entrelaçam, elas permitem que as flores cruzem a polinização.
As amêndoas devem ser plantadas em solo arenoso profundo, fértil e bem drenado. Plante-os com cerca de 6 a 8 metros de distância.
Os cuidados variam de acordo com a estação. Eles devem ser podados no inverno ou durante o período de dormência (dezembro/janeiro) para estimular o crescimento, permitir a entrada de luz e remover quaisquer galhos ou brotos mortos ou doentes. Durante o período de floração da primavera, os cuidados com as amêndoas devem incluir a fertilização de árvores maduras com ureia ou estrume. Durante o verão, regue e fertilize as árvores até a colheita.
As árvores começam a frutificar aproximadamente no terceiro ano após o plantio. Os frutos de amêndoa são colhidos depois que as cascas se abrem e a casca seca e fica marrom. As amêndoas levam de 180 a 240 dias para amadurecer. Para colher as amêndoas, sacuda a árvore e depois separe as cascas da noz.
processamento de amêndoa
Embora as amêndoas sejam frequentemente consumidas sozinhas, cruas ou torradas, elas também fazem parte de vários pratos. Você pode usá-los em diferentes formas, como inteiros, fatiados ou moídos em farinha.
Eles são uma adição comum ao muesli e sobremesas de café da manhã. Desde o século 19, as amêndoas são usadas para fazer:
- pão
- manteiga de amêndoa
- bolos
- doces cristalizados
- pastéis recheados com creme de amêndoa
- torrone
- biscoitos (macarrão, biscotti e qurabiya)
- Biscoitos natalinos
Para se inspirar, você pode ler várias receitas de pãezinhos com amêndoas .

O leite também pode ser feito de amêndoas. É uma alternativa ideal ao leite vegetal e você pode prepará-lo em casa em minutos.
Leite de amêndoa
Para fazer o leite você vai precisar de :
- 250 g de amêndoas cruas (demolhadas durante a noite em água fria)
- 1,25 l de água filtrada
- uma pitada de sal marinho
- 2 datas
- 1 colher de chá de extrato de baunilha
Procedimento :
- Coloque todos os ingredientes em um liquidificador robótico.
- Misture em alta velocidade por pelo menos 1-2 minutos até que a mistura fique lisa e cremosa.
- Usando um pano fino, coe a mistura do liquidificador em uma tigela.
- Esprema até que todo o líquido seja extraído.
- Você pode jogar fora a polpa restante ou adicioná-la a produtos de panificação (especialmente biscoitos).
- Despeje o leite em um copo ou garrafa tampada e leve à geladeira.
- O leite de amêndoa permanece fresco por até 4-5 dias. Agite bem antes de beber, pois tende a se separar.
produtos de amêndoa
Óleo de amêndoa – é uma rica fonte de vitamina E. É obtido a partir do caroço seco das amêndoas. É usado em cosméticos e aromaterapia.
Farinha de Amêndoa – amêndoas torradas moídas. Você pode usá-lo no cozimento.
Marzipan – pasta de amêndoa suave e adoçada que é usada em confeitaria.
Pesquisas recentes sugerem que as amêndoas podem proteger a saúde e a imunidade do trato gastrointestinal. Comer um punhado de amêndoas ou um copo de leite de amêndoa ajudará a manter o trato gastrointestinal em movimento e prevenir a constipação. Lembre-se, um intestino mais saudável significa um sistema imunológico melhor e um corpo mais forte.