Noz, uma das fontes mais ricas de antioxidantes. Você sabe como é benéfico para o corpo?

Noz, uma cultura rica em gorduras saudáveis e antioxidantes.

É utilizada na gastronomia, mas também na medicina popular.

Você sabe como processá-lo e incluí-lo em sua dieta? Você aprenderá tudo no artigo a seguir!

Noz, uma semente comestível rica em antioxidantes

A noz é a semente drupa comestível de uma árvore do gênero Juglans (família Juglandaceae), especialmente a nogueira persa ou inglesa Juglans regia.

Durante a era bizantina, a noz também era conhecida pelo nome de “nogueira real”. Era originalmente conhecida como nogueira galesa, ou seja, chegou aos falantes de germânico via França ou Itália (alemão Walnuss, holandês okkernoot ou walnoot, dinamarquês valnød, sueco valnöt).

Embora considerada uma “noz” na gastronomia e utilizada como tal, não é uma verdadeira noz botânica. É uma drupa com uma semente comestível. Quando totalmente maduro, a casca é jogada fora e o caroço é comido. Durante o processo de amadurecimento, a pele torna-se quebradiça e a casca endurece. A casca geralmente consiste em duas metades separadas por uma divisória de membrana.

As nozes têm longas folhas compostas com 5 a 23 folíolos curtos com pecíolo. Ambos os órgãos reprodutivos masculinos e femininos são produzidos em diferentes grupos de flores sem pétalas, conhecidas como cravos, na mesma árvore. Os galhos contêm caracteristicamente uma medula com várias câmaras.

Por que consumir nozes?

Eles são uma das fontes alimentares mais ricas em antioxidantes. Estes incluem ácido elágico, elagitaninos, catequina e melatonina.

Além de antioxidantes, eles também contêm gorduras saudáveis. As nozes são compostas principalmente de proteínas e gorduras poliinsaturadas. Eles contêm uma porcentagem relativamente alta de gordura ômega-3, que está associada a vários benefícios à saúde.

Comer essas nozes pode reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer, além de melhorar a função cerebral e possivelmente retardar a progressão da doença de Alzheimer.

Eles também são usados na medicina popular. As nozes foram listadas como uma das 38 substâncias usadas para preparar os Florais de Bach.

Eles também são usados para fazer óleo de noz. É considerado um óleo de cozinha caro, frequentemente usado em molhos.

Na maioria das vezes, você pode comer nozes sozinhas como lanche ou adicioná-las a saladas, massas, cereais matinais, sopas e assados.

Embora essas nozes sejam muito saudáveis, algumas pessoas podem desenvolver alergias. Isso é causado pelo ácido fítico, que pode prejudicar a absorção de minerais.

Valores nutricionais

As nozes são principalmente uma fonte de gorduras saudáveis de alta qualidade. Além destes, eles também contêm uma quantidade elevada de vitamina C, fibras, cálcio. Você pode ver outros valores na tabela a seguir:

Valores nutricionais Nozes 100 g
Caloria 654 calorias
Proteínas 15 g
Carboidratos 14 g
Gorduras 65 g
Fibra 6,7 g
Cálcio 98 mg
Potássio 441 mg
Ferro 2,91 mg
Vitamina C 1,3 mg

tipos de nozes

Existem dois tipos principais de nozes. Estas são nogueira inglesa e nogueira preta. Podemos considerar ambas as variedades como árvores valiosas que produzem nozes comestíveis. Vamos apresentá-los!

noz inglesa

Também chamado persa, latim Juglans regia. Originalmente do Irã, eles foram cultivados na antiga Pérsia e, graças às viagens dos comerciantes ingleses, chegaram ao continente europeu e cruzaram o oceano até a América, onde os monges franciscanos da Califórnia descobriram seu sabor delicado de nozes. A Califórnia é atualmente o maior produtor.

A árvore produz nozes de qualidade apenas em solos férteis e bem drenados de textura média. As cascas desta árvore são finas e contêm uma saborosa carne de noz. À medida que a árvore amadurece, sua casca muda de marrom escuro para cinza prateado.

Frutos de noz inglesa abertos
Fonte: euforgen.org

Noz preta

Latin Juglans nigra, vem da parte oriental da América do Norte. Tem um sabor forte, mas devido à sua casca dura e fracas propriedades de descamação, não é cultivada comercialmente em pomares. Numerosas cultivares de nozes foram desenvolvidas comercialmente, quase todas híbridas da nogueira inglesa. Outras espécies incluem a nogueira preta da Califórnia ou a nogueira do Arizona.

Folhas e frutas de nogueira preta
Fonte: en.wikipedia.org

A noz preta contém a maior quantidade de proteína de qualquer noz de árvore. Esta árvore produz nozes valorizadas por seu sabor terroso, e os produtores geralmente colhem sua madeira para madeira dura.

cultivo de nozes

A maioria das nogueiras atinge uma altura de 15 m, uma árvore adulta produz 23 a 36 kg de nozes por ano. Você sabe como cultivar nozes? Vamos conferir!

Cultivar nozes é um processo demorado que requer muito cuidado e paciência, mas no final vale a pena.

Tudo começa com o plantio de uma árvore. Recomenda-se plantar a muda em local ensolarado, em solo fértil e bem drenado. Prepare um grande buraco quebrando o solo e adicionando bastante matéria orgânica bem apodrecida. Um buraco largo é melhor do que um muito fundo. Após o plantio, cubra e envolva o tronco com uma gaiola de arame ou tubo protetor para proteger a muda jovem de pragas de animais e insetos.

Depois que uma muda é plantada, pode levar de cinco a sete anos para se tornar um adulto. Durante este tempo, a árvore deve ser cuidadosamente cuidada. Não se esqueça da cobertura morta regular da primavera.

As nozes devem ser cultivadas em pomar próprio, longe da horta. Eles podem limitar o crescimento de outras plantas na área porque muitas plantas (incluindo tomates) são sensíveis à juglona, uma substância presente nas raízes, folhas e madeira das nogueiras.

Depois que a árvore amadurece, a colheita geralmente começa no final de agosto. Você pode saber quando as nozes estão prontas para a colheita pela secagem da casca verde externa e pelo fato de que estão começando a rachar. Retire a pele às nozes e seque-as.

Processamento de nozes

As nozes, como outras nozes, devem ser processadas e armazenadas adequadamente. O armazenamento inadequado os torna suscetíveis ao ataque de pragas ou fungos. A temperatura ideal para o armazenamento a longo prazo de nozes é de -3 a 0 °C (27 a 32 °F) com baixa umidade.

As nozes podem ser comidas sozinhas (cruas, torradas ou em conserva), ou como parte de uma mistura como muesli, ou como ingrediente em um prato: por exemplo, sopa de nozes, bolo de nozes, bolo de café com nozes, bolo de banana, biscoitos, fudge . Se quer fazer um bolo com nozes, inspire-se com várias receitas de bolos de nozes com café ou chá .

Você também pode adicionar nozes a receitas como:

  • baklava
  • galinha circassiana
  • frango ao molho de nozes
  • Goulash
  • bolas de carne
Tigela com nozes
Fonte: evoluindotable.com

Nos dias quentes de verão, você certamente apreciará o refresco na forma de sorvete de nozes.

sorvete de nozes

Para o sorvete você vai precisar de :

  • 2 natas para bater (31%)
  • 250 ml de leite
  • 250 ml de xarope de ácer
  • 250 g de nozes
  • 5 gemas
  • 1 colher de amido de milho
  • pitada de sal

Método:

  1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
  2. Coloque as nozes em uma assadeira, leve ao forno e asse por cerca de 10 minutos até que estejam levemente douradas.
  3. Após esfriar, pique-os grosseiramente.
  4. Adicione as gemas a uma tigela grande, misture e reserve.
  5. Adicione o xarope de bordo a uma panela média e leve para ferver. Cozinhe até que a calda seja reduzida em um terço. Em seguida, reduza o fogo e misture um creme, leite e sal.
  6. Em fogo médio, bata a mistura ocasionalmente até ficar quente.
  7. Misture cuidadosamente a mistura de creme nas gemas, não bata e bata até ficar homogêneo.
  8. Retorne a mistura ao fogão e acrescente mais creme de leite e amido de milho. Mexa a mistura novamente até aquecer.
  9. Deixe a mistura pronta esfriar até a temperatura ambiente, mexendo ocasionalmente.
  10. Se você tiver uma sorveteira, siga as instruções que acompanham a máquina. Caso contrário, despeje a mistura em um recipiente lacrado e deixe no freezer durante a noite.
  11. Desfrute de sua refeição!

produtos de nogueira

Nicono – licor feito de nozes verdes verdes embebidas em álcool com calda adicionada.

Nozes em conserva – um prato tradicional inglês. Nozes em conserva são consideradas um acompanhamento adequado para um prato de peru frio ou presunto, bem como para queijo azul.

Óleo de noz – um ingrediente ideal para molhos de salada. Não recomendado para fritar.

Estudos demonstraram que comer nozes reduz o risco de doenças cardíacas, câncer e, acima de tudo, melhora a função cerebral. Há muitas maneiras de processá-los e fornecer ao corpo uma dose de gorduras saudáveis.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X