Millet está longe de ser apenas para pássaros. Inclua-o em sua dieta na forma de painço!

Os cereais representam uma das fontes básicas de sustento da humanidade.

Embora o trigo, a cevada, o centeio e a aveia sejam os mais importantes para nós, isso não ocorre no resto do mundo.

Um dos cereais muito importantes na Ásia e na África é o painço.

Acha que não vai encontrar na nossa cozinha?

E você sabia que o painço também já foi um painço tradicional?

O que se pode preparar a partir deles e que benefícios seu consumo nos traz?

Vamos dar uma olhada mais de perto nesta cultura antiga.

O que é milheto?

Se você teve ou tem um periquito ou outro papagaio em casa, é muito provável que você os alimente justamente com o painço ou bico de pássaro do qual faz parte. Além disso, o painço também é um grão muito antigo que ainda é usado tanto para consumo humano quanto como forragem para animais de fazenda.

Existem mais de trezentos tipos diferentes de painço no mundo. No entanto, o milheto (Panicum miliaceum) é de particular importância econômica. Como cereal, o milheto desempenha um papel importante na vida de milhões de pessoas, especialmente na África e na Ásia.

No passado, também foi uma cultura muito importante na Europa por muitos séculos. Felizmente, o painço, especialmente na forma de milho, está voltando às nossas mesas recentemente. A razão não são apenas seus excelentes valores nutricionais, mas também sua natureza sem glúten.

O que são milhetos?

Devido ao fato de os grãos de milho terem uma pele dura e não comestível, o milho com casca não pode ser consumido. É assim que o milheto é descascado desde os tempos antigos, e foi justamente para os grãos descascados que o nome milheto foi adotado. Na cozinha, podem ser usados de forma semelhante ao trigo sarraceno ou à quinoa.

Painço em uma tigela de cerâmica.
fonte: schaer.com

Qual é o sabor e a aparência do painço?

Quanto ao sabor do milheto, depende do modo de preparo, seja doce ou salgado, pois absorvem com muita facilidade os sabores de outros ingredientes. Quanto aos próprios milhos, seu aroma de noz lembra a maioria das pessoas da quinoa, embora pareçam mais com cuscuz.

A propósito, ao escolher o painço, tome cuidado para que as bolas fiquem brilhantes e amarelas, não pretas. Bolas pretas são amargas. Devido ao fato de que os painços ficam rançosos com o tempo, eles só podem ser armazenados por um tempo limitado, mesmo em local seco e fresco. O prazo de validade pode ser prolongado colocando-o no congelador.

Por que comer milho?

O painço é um cereal muito rico em vários nutrientes. Contém uma grande quantidade de hidratos de carbono, proteínas e uma vasta gama de vitaminas e minerais. Graças aos seus valores nutricionais, geralmente é considerado uma cultura saudável que vale a pena incluir no cardápio por vários motivos.

A maior parte do milho é representada pelos carboidratos, que são lentamente absorvidos após a ingestão e, por isso, os pratos de milho nos saciam bem. Por último, mas não menos importante, o painço também contém uma quantidade significativa de fibras solúveis e insolúveis.

Valores nutricionais, vitaminas e minerais no painço

Uma comparação com outros cereais comuns e pseudocereais também nos convencerá por que devemos incluir o painço em nossa dieta.

Painço
100g
Trigo sarraceno 100 g Quinoa
100g
Trigo 100g Cevada
100g
Centeio
100g
Aveia
100g
Energia 378 calorias 343 calorias 368 calorias 337 calorias 354 calorias 338 calorias 379 calorias
Água 8,67 g 9,75 g 13,3 g 11,1 g 9,44 g 10,6 g 10,8 g
Carboidratos 72,8 g 71,5 g 64,2 g 70,6 g 73,5 g 75,9 g 67,7 g
Proteínas 11g 13,2 g 14,1 g 14,5 g 12,5 g 10,3 g 13,2 g
Gorduras 4,22 g 2,1 g 6,07 g 2,13 g 2,3 g 1,63 g 6,52 g
Fibra 8,5 g 10 g 7 g 11,1 g 17,3 g 15,1 g 10,1 g

Dentre os minerais, o milheto se destaca especialmente pelo alto teor de zinco, magnésio, fósforo e selênio. Quanto às vitaminas, é rico em toda a gama de vitaminas B.

Painço
100g
Trigo sarraceno 100 g Quinoa
100g
Trigo 100g Cevada
100g
Centeio
100g
Aveia
100g
Vitamina B1 0,421 mg 0,101 mg 0,36 mg 0,566 mg 0,646 mg 0,316 mg 0,45 mg
Vitamina B2 0,29 mg 0,425 mg 0,318 mg 0,184 mg 0,258 mg 0,251 mg 0,155 mg
Vitamina B3 4,72 mg 7,02 mg 1,52 mg 6,38 mg 4,6 mg 4,27 mg 1,12 mg
Vitamina B6 0,384 mg 0,21 mg 0,487 mg 0,259 mg 0,318 mg 0,294 mg 0,1 mg
Potássio 195 mg 460 mg 563 mg 403 mg 452 mg 510 mg 362 mg
Fósforo 285 mg 347 mg 457 mg 364 mg 264 mg 332 mg 410 mg
Magnésio 114 mg 231 mg 197 mg 130 mg 133 mg 110 mg 138 mg
Cálcio 8 mg 18 mg 47 mg 22 mg 33 mg 24 mg 52 mg
Zinco 1,68 mg 2,4 mg 3,1 mg 3,68 mg 2,77 mg 2,65 mg 3,64 mg
Ferro 3,01 mg 2,2 mg 4,57 mg 3,77 mg 3,6 mg 2,65 mg 4,25 mg

milho e saúde

O painço fornece mais aminoácidos essenciais do que a maioria dos outros grãos. Os aminoácidos são os blocos de construção das proteínas. Que outros benefícios o consumo de painço traz ao nosso corpo?

  • Regulação do açúcar no sangue – o painço é rico em fibras e polissacarídeos não amiláceos que ajudam a regular o açúcar no sangue. Também possui baixo índice glicêmico, por isso é considerado um cereal ideal para pessoas com diabetes. Por exemplo, um estudo realizado em pessoas com diabetes tipo 2 descobriu que a substituição de um café da manhã à base de arroz por um café da manhã à base de painço reduziu os níveis de açúcar no sangue pós-prandial.

  • Redução do colesterol – esta cultura contém fibra solúvel que cria uma substância viscosa no intestino. Posteriormente, captura gorduras e ajuda a reduzir os níveis de colesterol.

  • Não contém glúten – como cereal sem glúten, é uma escolha adequada para pessoas com doença celíaca ou que seguem uma dieta sem glúten.

  • Sistema digestivo – a fibra que o milheto contém beneficia o sistema digestivo, especialmente os intestinos. Seu consumo é, por exemplo, uma prevenção adequada contra problemas de prisão de ventre.

  • Antioxidantes – o milheto é rico em compostos fenólicos, especialmente ácido ferúlico e catequinas. Essas moléculas atuam como antioxidantes que protegem o corpo do estresse oxidativo prejudicial.

Preparação de painço

Como mencionamos acima, o painço é consumido na forma de grãos sem casca ou painço. A preparação do painço é em grande parte semelhante à preparação do trigo sarraceno ou da quinoa. Antes da preparação propriamente dita, é necessário enxaguar os painços em água fria. Em seguida, despeje-os em uma panela com o dobro da quantidade de água, ou seja, adicione dois copos de água para um copo de painço.

Se você quiser fazer mingau de painço, use 3-4 xícaras de água. Cubra a panela com uma tampa e quando a água começar a ferver, adicione um pouco de sal. Cozinhe delicadamente por aproximadamente 15-20 minutos. Se quiser usar o painço como acompanhamento, é aconselhável fritá-lo levemente em um pouco de óleo antes de cozinhar.

Uma panela de milho cozido como acompanhamento.
fonte: mariaushakova.com

O que cozinhar de painço?

  • O painço assado é um prato muito saboroso e único. Eles podem ser preparados de várias maneiras. O sabor do milho combina bem, por exemplo, com cogumelos, legumes, queijo e ervas. Mas também existem variantes doces, caso em que costuma ser chamado de jagelník ou bolo. Por exemplo, você pode se inspirar na receita de pudim de milho com maçã, canela e nozes .

  • O uso do milheto para preparar mingau é muito popular, tanto na forma salgada quanto na forma doce. O mingau de painço doce é servido com frutas frescas, nozes ou mel, versões salgadas com queijo, legumes ou cogumelos. Várias receitas de mingau de trigo sarraceno podem ser uma inspiração.

  • O painço também pode ser utilizado com muita facilidade como uma saborosa conserva para sopa, podendo ser utilizado, por exemplo, na preparação de várias sopas de legumes . Por último, mas não menos importante, podem ser usados não só para fazer sopa, mas também bolinhos.

  • Você pode usar painço cozido como acompanhamento para muitos pratos diferentes, como trigo sarraceno, quinoa ou arroz. Uma das opções são várias receitas de carne estufada com legumes .

  • Você tem uma queda por risoto? Nesse caso, experimente adicionar milheto ao arroz, ou use-o sozinho e prepare um risoto de milheto. Você pode se inspirar em receitas de risoto de carne e legumes .

  • A farinha de painço também pode ser facilmente usada para preparar vários bolos, bolinhos e pães.

  • Por último, mas não menos importante, você apreciará o milho ao preparar almôndegas de aipo saudáveis . Mas você também pode adicioná-los a almôndegas, repolho ou rissóis de couve-flor.
Um pedaço de espeto com maçãs em um prato.
fonte: buonapappa.net

O que é feito de milho?

Não só o painço é feito a partir do painço, mas também uma série de outros produtos que têm uma ampla gama de usos na cozinha.

Devido à sua natureza sem glúten , a farinha de milho ou farinha de milho é uma ótima alternativa à farinha de trigo. É usado no cozimento, cozimento e espessamento. Devido ao seu aroma específico, é mais adequado combiná-lo com outras farinhas.

Os flocos de painço são produzidos da mesma forma que a farinha de aveia, ou seja, por vaporização e prensagem dos grãos. Têm uma gama muito vasta de utilizações na cozinha, desde a preparação de puré, passando por espessantes, até à preparação de rissóis ou pastas para barrar.

A sêmola de milho tem usos semelhantes à farinha de milho. Pela sua delicadeza, é mais indicada para engrossar molhos ou sopas.

Várias formas de mingau de milho instantâneo também são populares hoje em dia por sua velocidade e facilidade de uso.

Tigelas com milho e farinha de milho e uma colher de pau com flocos de milho.
fonte: mz-store.com

Como é o milheto?

Do ponto de vista botânico, o milheto, como todos os outros cereais, pertence à extensa família das plantas de azevém. O gênero de painço (Panicum) contém mais de trezentas espécies, a maioria das quais cresce principalmente em zonas tropicais e subtropicais.

Dependendo da variedade, o painço pode crescer de vinte centímetros a quatro metros de altura. Plantas altas geralmente tendem a reclinar. De maio a setembro, inflorescências panículas semelhantes a uvas aparecem nos caules lisos, de onde surgem espiguetas posteriores com grãos, sua cor, tamanho e forma dependem do tipo de milho.

Campo com plantas de milho.
fonte: mindenpictures.com

Tipos de painço

O tipo mais importante de painço (Panicum miliaceum), que é um dos cereais mais antigos do mundo, vem do leste da Ásia, onde é cultivado há pelo menos 10.000 anos. Além dela, há, por exemplo, o milheto (Panicum capilare), que é cultivado como gramínea ornamental. Como alimento para várias aves exóticas, é usado principalmente painço senegalês ou bérberis italiano (Panicum italicum).

Tigelas com grãos de milho e espigas de milho multicoloridas.
fonte: apollosugar.com

Onde o milho é cultivado?

Comparado com outras culturas, o milheto tem uma série de vantagens, incluindo resistência à seca e pragas. Também é capaz de sobreviver em ambientes hostis e solos menos férteis. Em locais onde a fertilidade do solo é alta e a disponibilidade de umidade é ótima, o rendimento do milheto é maior do que em áreas onde essas condições são limitadas.

A importância do painço na história humana é evidenciada por muitos achados arqueológicos. Foi encontrado na Europa em restos de edifícios da Idade da Pedra e na área da antiga Mesopotâmia. O painço também era a comida preferida dos eslavos, que com ele preparavam vários mingaus e pastéis.

O milheto tem sido uma cultura popular na Índia, China e países da África Subsaariana. A Índia é atualmente o maior produtor, seguida por países africanos como Nigéria, Níger, Mali e Sudão.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X