Basil embeleza o jardim de muitos lares.
Ela é extremamente saudável! Supera até a fruta mais conhecida em seu conteúdo vitamínico.
O que pode curar?
Em quais receitas eles definitivamente pertencem?
Leia tudo sobre esta erva!
O que é manjericão verdadeiro?
O verdadeiro manjericão ( Ocimum basilicum ) pertence à família Lamiaceae , que também inclui alecrim, sálvia e lavanda. Esta erva de cozinha também é conhecida como manjericão grande ou manjericão.
O manjericão é cultivado como uma planta anual em climas temperados, enquanto em regiões tropicais cresce como uma planta perene. É originária da Índia e civilizações antigas atribuíam-lhe poderes mágicos. Foi considerado um forte antídoto para picadas de escorpião ou picadas de cobra. No Egito, o manjericão era usado como erva de embalsamamento e conservante, por isso era uma parte muito importante da mumificação.
Hoje em dia, o manjericão é mais usado na culinária italiana e asiática.
Como reconhecer o manjericão?
Existem mais de 150 variedades diferentes de manjericão e, devido às ambições de criação, esse número continua a aumentar acentuadamente.
Dependendo da variedade específica, as folhas de manjericão podem ser:
pequeno (3-5 cm) | grande (8-11 cm) |
oval | apontado |
suave | caranguejo |
verde (claro, escuro) | roxo para preto |
O aroma do manjericão é geralmente comparado a uma combinação de anis, cravo, canela e limão. No entanto, cada uma das variedades oferece um aroma e sabor específicos diferentes. Alguns cheiram a alcaçuz e outros a mentol ou frutas cítricas.

Tipos básicos de manjericão : manjericão doce, manjericão anão, manjericão roxo e manjericão com um aroma específico (limão, lima, canela…).
Manjericão doce, também chamado de manjericão para salada
- é a base da cozinha italiana
- as folhas são verde pálido, enrugadas e enrugadas, grandes – até 12 cm de comprimento e 7 cm de largura
- este tipo de manjericão é conhecido nos países europeus sob o termo geral “manjericão”
- tem um sabor suave e levemente picante de anis

manjericão anão
- cresce principalmente em largura e é usado como planta ornamental
- as folhas são quase redondas, verde-escuras, lisas e pequenas, 3-5 cm
- este manjericão tem folhas tão pequenas que geralmente nem são cortadas e são usadas inteiras (para polvilhar em saladas ou aperitivos)
- tem um sabor muito específico, o seu aroma é com notas de anis e gengibre

manjericão roxo
- é uma variedade culinária e ornamental muito popular
- as folhas são lisas, pontiagudas e com cerca de 7 cm de comprimento
- tem um sabor doce de ervas que lembra uma combinação de anis, gengibre, cravo, canela e hortelã

manjericão limão
- é uma das variedades mais modernas, assim como, por exemplo, canela ou manjericão limão
- as folhas são verde pálido brilhante, lisas e até 10 cm de comprimento
- este tipo de manjericão é utilizado como repelente natural contra insetos, ou seja, é plantado como planta ornamental perto de terraços, piscinas e pérgulas
- como o próprio nome sugere, o sabor é fortemente limão com notas sutis de menta e pimenta

Efeitos medicinais do manjericão
Pesquisas científicas preliminares sugerem que o manjericão:
- é benéfico para uma memória saudável e evita sua perda também em conexão com o envelhecimento
- apoia a recuperação do cérebro após um acidente vascular cerebral
- ajuda a manter a pressão arterial estável, evitando assim a hipertensão
- assim como a aspirina dilui o sangue e relaxa os vasos sanguíneos, é adequada para pessoas que tiveram um ataque cardíaco
- previne a cárie dentária
- também trata infecções causadas por bactérias resistentes a antibióticos
teor de vitaminas
O manjericão é uma ótima fonte de vitamina K, que ajuda a curar feridas e queimaduras, entre outras coisas. Há também uma quantidade relativamente grande de ferro, manganês e cálcio no manjericão.
Folhas frescas, cortadas 2 colheres de sopa (5,3 g) | Folhas secas, esmagadas 1 colher de sopa (4,5 g) | |
Vitamina K | 22% do DDP | 81% do DDP |
Cálcio | 1% DDP | IVA de 10% |
Ferro | 1,5% DDP | 40% DDP |
Manganês | 0,6% DDP | 4% do IVA |
Teor de vitamina K da fruta mais comum (para comparação com manjericão seco):
- 100 g de abacate cru – 22% DDP
- 100 g de maçã crua – 2% DDP
- 100 g de mirtilos crus – 20% DDP
Manjericão na medicina tradicional
O manjericão sagrado, ou Tusil , tem sido usado na medicina tradicional e na Ayurveda há séculos. Trata-se de uma variedade muito antiga de manjericão, que inclusive é cultuada em diversas religiões por seus efeitos medicinais.

Um chá ou decocção é geralmente feito para uso medicinal. Segundo a medicina ayurvédica, é mais eficaz se for preparado a partir de plantas inteiras, incluindo flores.
Você também pode prepará-lo!
- Prepare 3 colheres de chá de manjericão seco.
- Despeje um litro de água na panela e deixe ferver,
- Despeje o manjericão na água fervente e retire imediatamente a panela do fogo.
- Cubra com uma tampa e deixe em infusão por 6 min.
- Use o chá/decocção conforme necessário.
Para que serve a decocção de manjericão?
- É adequado para o tratamento local da acne, mas também ajuda com eczema e outras erupções cutâneas.
- É usado como um envoltório de cabelo, previne a queda de cabelo, previne o ressecamento do couro cabeludo e reduz a formação de caspa.
- Acalma os olhos irritados e até alivia os sintomas de conjuntivite ou terçol.
- Ajuda a remover a nicotina do corpo mais rapidamente e evita o gosto por cigarro (mastigar as folhas do próprio manjericão tem efeito semelhante).
- É um repelente natural, repele não só insetos comuns (mosquitos e moscas) como também carrapatos.
Com o que combinar o manjericão?
O manjericão combina bem com pistache, nozes, tomate, abobrinha, milho, ervilha, alcachofra, rabanete, pimentão, alho e cebola.
Também é excelente com frutas, principalmente limão, lima, morango, framboesa, pera, melancia, manga, abacate, ginjas e cerejas.
É também combinado com outras ervas e especiarias, nomeadamente gengibre, hortelã, orégãos, tomilho, alecrim, salsa, coentros e capim-limão.
Manjericão em receitas
- Manjericão fresco é comumente adicionado a saladas de vegetais ou queijo. A tradicional salada italiana Caprese, por exemplo, é composta por apenas quatro ingredientes: mussarela, tomate, azeite e folhas inteiras de manjericão.
- Na Itália, o manjericão é um ingrediente verdadeiramente indispensável, principalmente para a produção do tradicional pesto de manjericão . Pesto é um dos molhos mais populares para massas italianas e não só – também é usado como base de pizza em vez de creme ou tomate.
- Durante o boom do abacate ocorrido nos últimos anos, a popularidade do manjericão também aumentou, o que o complementa perfeitamente no paladar. Inspire-se nas receitas de pastas de abacate e experimente uma das mais populares – pasta de abacate com alho e manjericão.
- Claro, carne, incluindo peixe, também pode ser aromatizada com manjericão. É adequado para assar, fritar, estufar e grelhar. É melhor combinado com óleo como marinada. Leia como marinar carne corretamente e deixar suas receitas favoritas ainda melhores!
- O manjericão também é parte integrante da culinária asiática. Ele pode ser encontrado emreceitas tradicionais de arroz frito e também é popularmente usado para dar sabor à sopa Pho vietnamita , que você definitivamente deveria experimentar!
Manjericão seco versus manjericão fresco
O manjericão é mais delicioso quando fresco. Na maioria das vezes é picado e fatiado, mas também é comumente esmagado em um almofariz. O manjericão seco é usado minimamente em receitas e apenas nos casos em que não há outra opção.
O manjericão é adicionado ao prato apenas na última etapa do cozimento, para que não sofra tratamento térmico e assim não perca não só a cor, mas também o sabor.
Se você quiser usar manjericão seco em vez de manjericão fresco na receita, precisará ajustar a quantidade necessária. O manjericão seco é mais concentrado, ou seja, mais aromático.
Manjericão fresco | Manjericão seco |
1 colher de sopa | 0,5 colheres de chá |
1,5 colher de sopa | 1 colher de chá |
2 colheres de sopa | 1,5 colheres de chá |
2,5 colheres de sopa | 2 colheres de chá |
3 colheres de sopa | 2,5 colheres de chá |
Armazenando manjericão
Você pode colocar folhas de manjericão recém-colhidas em um copo de água e guardá-las na geladeira, onde duram até uma semana. O manjericão também pode ser seco, triturado e armazenado em recipientes que podem ser fechados novamente, assim como a maioria dos temperos. No entanto, durante a secagem, o manjericão perde a maior parte de seu aroma e sabor específicos.
óleo de manjericão
De que outra forma armazenar manjericão? Outro método de armazenamento é a produção de óleo de manjericão. Dura no máximo 3 dias na geladeira, mas você pode congelar em forminhas de gelo. Você pode então adicionar os cubos de manjericão congelados diretamente na panela ou frigideira, não há necessidade de descongelá-los primeiro.
Ingredientes:
- 4 xícaras de folhas de manjericão
- 100 ml de azeite
Método:
- Lave bem as folhas de manjericão e seque-as com cuidado. Sinta-se à vontade para deixá-los na grelha ou em uma peneira para escorrer durante a noite.
- Misture melhor em uma batedeira, primeiro o manjericão – finamente, quase em um purê. Em seguida, adicione o azeite e misture novamente.
- Verter o azeite assim preparado para formas de gelo e congelar. Como alternativa, guarde na geladeira por até 3 dias.

manteiga de ervas
Trabalhe o manjericão na manteiga de ervas! Você pode guardar na geladeira por até 2 meses e no freezer por até 6 meses. Experimente um clássico que todos irão gostar –a preparação da manteiga de ervas é muito simples, até mesmo um iniciante pode lidar com isso.

Onde colocar manjericão para prosperar?
Basil gosta de luz e calor. Também fica muito bem em casa no parapeito de uma janela, de preferência em uma janela leste ou oeste.
O manjericão não tolera a seca, por isso não deve ser colocado em locais abertos e com muito vento, onde o solo seca mais rápido.
As plantas de manjericão só são plantadas quando não há mais ameaça de geada – por isso não é exceção que em alguns anos elas apareçam nos jardins apenas em junho.
O manjericão é colhido pouco antes de estar em plena floração. É nesse momento que as folhas contêm os óleos mais aromáticos. Isso geralmente ocorre no final de junho ou início de julho, assim que aparecem as primeiras flores brancas.