A papoula é um dos tesouros da culinária tcheca. Você sabia dessas informações sobre ele?

Pães, bolos, strudels, rosquinhas ou macarrão.

O que eles têm em comum? Papoula.

Em nossa cozinha, essas pequenas sementes preto-azuladas têm uma posição muito especial.

Eles fazem parte de muitos tipos diferentes de massa, mas não apenas deles.

Que efeitos positivos tem o seu consumo na nossa saúde?

Você sabia que a República Tcheca é o maior produtor de papoula do mundo?

Vamos dar uma olhada mais de perto nesta cultura interessante.

tipos de papoula

A humanidade consome vários tipos de sementes e sementes há milênios. Além disso, muitos deles são atualmente considerados uma parte importante de uma dieta saudável. Para fins alimentares, a papoila de semente ou papaver somniferum é a mais cultivada, mas existem muitas mais diversas espécies e variedades.

  • Papoila semeada (para alimentação) – sementes comestíveis de várias cores, tipicamente azul ou preto-azulado, a variedade de papoula azul tcheca é a mais cultivada na República Tcheca. Foi especialmente criado para ter um teor de alcaloides muito baixo e seu sabor é agradavelmente doce. Mas também existem variedades com sementes brancas.

  • Papoila técnica (industrial) – cultivada principalmente para fins farmacológicos. É usado para extrair alcalóides, especialmente morfina e codeína. As sementes da papoula técnica são geralmente marrons ou cinzas e seu sabor é amadeirado a quente.

  • Papoula de ópio – cultivada principalmente na Ásia para a produção ilegal de ópio

  • Papoula – uma espécie de crescimento livre com flores vermelhas típicas, que também é um símbolo dos veteranos

Nas lojas, podemos comprar papoula em duas formas diferentes – papoula inteira e papoula moída.

A diferença entre a papoula azul tcheca e a papoula branca.
fonte: tradevalley.com

papoula inteira

Estas são sementes de papoula inteiras e não perturbadas. Estes podem ser utilizados tal como estão, por exemplo, para polvilhar sobre bolos caseiros. A vantagem da papoula inteira é que ela tem uma vida útil mais longa e, ao mesmo tempo, mantém seu aroma e sabor por mais tempo. Se necessário, pode ser simplesmente moído com um moedor antes de usar. Alguns nutrientes são melhor absorvidos pelo corpo a partir das sementes de papoula moídas.

Sementes de papoula moídas

As sementes de papoula moídas na hora, que obtemos de sementes moídas em casa, são muito mais aromáticas e saborosas do que as sementes de papoula moídas embaladas compradas na loja, cuja vantagem é principalmente a facilidade e rapidez de uso.

Infelizmente, as sementes de papoula moídas se deterioram com relativa rapidez, portanto, não são adequadas para armazenamento a longo prazo. Por esse motivo, os fabricantes geralmente tratam as sementes de papoula moídas embaladas com um processo de termoestabilização. Este último prolonga o prazo de validade, pois evita que fique rançoso, mas ao mesmo tempo tem um efeito negativo no aroma e no sabor.

Palmeiras com sementes de papoula inteiras e moídas.
fonte: washingtonpost.com

papoula comestível

A papoula é utilizada para fins culinários em todo o mundo, podendo ser consumida tanto crua quanto tratada termicamente, porém seu uso varia um pouco territorialmente. É muito popular em todos os países eslavos, bem como na Alemanha, Áustria e Hungria, onde é utilizado como recheio de pãezinhos, strudels, strudels, bolos e outros produtos.

Na verdade, é uma alternativa a outros recheios, como requeijão, compota ou marmelada. As sementes de papoula também podem ser usadas junto com açúcar e manteiga como cobertura para pratos doces, como bolinhos de frutas.

Em outros países europeus e na América do Norte, as sementes de papoula são usadas principalmente para polvilhar produtos de panificação. Nos Estados Unidos, geralmente é combinado com limão em assados doces, como muffins, e também é usado em preparações salgadas, como molhos para salada e coberturas de bagel.

Armazenar

As sementes de papoula inteiras devem ser armazenadas em local fresco, seco e escuro em recipientes herméticos. Dessa forma, ele permanece fresco por até seis meses. As sementes de papoula moídas na hora são melhor consumidas imediatamente ou, se necessário, podem ser armazenadas na geladeira por três dias ou congeladas, o que as manterá por vários meses.

O que a papoula contém?

A papoula não é apenas muito saborosa, mas também interessante em termos de composição nutricional. Sua maior proporção é constituída por gorduras, com uma proporção muito favorável de ácidos graxos insaturados. Também contém muitas proteínas, fibras e uma ampla gama de vitaminas, especialmente do grupo B. Entre os minerais, destaca-se principalmente por seu alto teor de cálcio, fósforo, manganês, zinco e ferro.

Valores nutricionais das sementes de papoula

É interessante comparar a papoula com outros tipos de sementes de consumo frequente, como girassol, abóbora, linhaça, gergelim ou chia.

papoula
100g
sementes de girassol
100g
sementes de abóbora
100g
sementes de Sesamo
100g
Sementes de linhaça
100g
Sementes de Chia 100g
Energia 525 calorias 582 calorias 559 calorias 573 calorias 534 calorias 486 calorias
Água 5,95 g 1,2 g 5,23 g 4,69 g 6,96 g 5,8 g
Carboidratos 28,1 g 24,1 g 10,7 g 23,4 g 28,9 g 42,1 g
Proteínas 18 g 19,3 g 30,2 g 17,7 g 18,3 g 16,5 g
Gorduras 41,6 g 49,8 g 49 g 49,7 g 42,2 g 30,7 g
Fibra 19,5 g 11,1 g 6 g 11,8 g 27,3 g 34,4 g
Colheres com doze tipos diferentes de sementes.
fonte: lcliving.ca

Vitaminas e minerais

papoula
100g
sementes de girassol
100g
sementes de abóbora
100g
sementes de Sesamo
100g
Sementes de linhaça
100g
Sementes de Chia 100g
Vitamina B1 0,854 mg 0,106 mg 0,273 mg 0,791 mg 1,64 mg 0,62 mg
Vitamina B2 0,1 mg 0,246 mg 0,153 mg 0,247 mg 0,161 mg 0,17 mg
Vitamina B3 0,896 mg 7,04 mg 4,99 mg 4,52 mg 3,08 mg 8,83 mg
Vitamina B5 0,324 mg 7,04 mg 0,75 mg 0,05 mg 0,985 mg
Vitamina B6 0,247 mg 0,814 mg 0,143 mg 0,79 mg 0,473 mg
Vitamina C 1mg 1,4 mg 1,9 mg 0,6 mg 1,6 mg
Potássio 719 mg 850 mg 809 mg 468 mg 813 mg 407 mg
Fósforo 870 mg 1160 mg 1230 mg 629 mg 642 mg 860 mg
Magnésio 347 mg 129 mg 592 mg 351 mg 392 mg 335 mg
Manganês 6,71 mg 2,11 mg 4,54 mg 2,46 mg 2,48 mg 2,72 mg
Cálcio 1440 mg 70 mg 46 mg 975 mg 255 mg 631 mg
Zinco 7,9 mg 5,29 mg 7,81 mg 7,75 mg 4,34 mg 4,58 mg
Ferro 9,96 mg 3,8 mg 8,82 mg 14,6 mg 5,73 mg 7,72 mg

Papoula e saúde

As sementes de papoula contêm compostos químicos únicos de origem vegetal que possuem propriedades antioxidantes, preventivas e geralmente promotoras da saúde. Como as pequenas sementes preto-azuladas afetam nossa saúde?

  • Doença cardiovascular – as sementes de papoula são ricas em ácidos graxos, como os ácidos oleico e linoleico. O ácido oleico ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom no sangue. Isso ajuda a prevenir uma série de problemas cardiovasculares, incluindo ataque cardíaco ou derrame. Além disso, também é rico em magnésio e potássio, que têm um efeito positivo na pressão alta.

  • Sistema digestivo – as sementes de papoula são uma ótima fonte de fibras, que beneficiam a digestão ao promover o movimento intestinal, aumentando o número de bactérias saudáveis e aliviando alguns problemas digestivos, como a prisão de ventre. Além disso, a fibra se liga aos sais biliares, um produto do colesterol, e reduz sua reabsorção no cólon.

  • Insônia – o alto teor de magnésio ajuda a melhorar a qualidade e a duração do sono. Além disso, as substâncias contidas na papoula têm um efeito benéfico na regulação do metabolismo, o que também favorece o sono. Em caso de problemas para adormecer, nossas avós costumavam recomendar beber um copo de leite morno com mel e sementes de papoula.

  • Problemas de pele – ácidos e minerais essenciais e vitaminas do grupo B são auxiliares eficazes na luta contra uma série de problemas de pele, incluindo eczema, também beneficiam a saúde do cabelo e das unhas. A papoula também pode ser usada como um esfoliante natural para remover as células mortas da pele.
Sementes de papoula com sementes de papoula.
fonte: nbcnews.com

Náusea após sementes de papoula

A náusea após comer sementes de papoula pode ocorrer em dois casos. O primeiro caso está relacionado ao mau armazenamento da papoula, quando o óleo que contém as sementes rança. A segunda causa pode ser o consumo excessivo de papoula técnica. Suas sementes não são originalmente destinadas ao consumo, na verdade são resíduos, mas às vezes, infelizmente, acabam nas prateleiras das lojas.

Papoula como uma droga

A papoula é utilizada não apenas na indústria alimentícia, mas também na indústria farmacêutica. Deste ponto de vista, a papoula é vista como uma planta medicinal. Os efeitos calmantes e calmantes das sementes de papoula verdes têm sido usados na medicina popular desde tempos imemoriais.

A papoula verde contém alcalóides, principalmente morfina, codeína, tebaína e papaverina, que são encontrados principalmente nas chamadas papoulas, sementes de papoula e parte superior do caule. Makovina também é usado na indústria farmacêutica.

O alcaloide mais importante é a morfina. É usado principalmente para reduzir a dor intensa associada a condições pós-operatórias ou câncer. Outra é a codeína, que tem efeitos semelhantes, mas mais fracos, e é encontrada em pastilhas para tosse. A papaverina é usada em relaxantes musculares lisos.

Ópio

Ópio refere-se ao suco pegajoso seco obtido de papoulas verdes de certos tipos de papoulas. Este suco contém uma alta proporção de vários alcalóides, como morfina, codeína ou tebaína, que são referidos coletivamente como opiáceos.

No passado, o ópio era frequentemente fumado, sozinho ou em combinação com tabaco ou haxixe. Hoje, ele é usado em parte pela indústria farmacêutica, mas uma parte significativa vai parar em laboratórios clandestinos, onde é feita a heroína.

Papoulas verdes como fonte de ópio.
fonte: 88acres.com

guloseimas de papoula

As sementes de papoula têm usos muito versáteis na cozinha, mas são usadas principalmente para preparar uma grande variedade de doces e outros pratos doces. Seu sabor é aprimorado ao assá-los em uma panela em fogo moderado. A fritura suave libera óleos essenciais aromáticos nas sementes e aumenta sua crocância.

pastelaria

Na maioria das vezes, as sementes de papoula são usadas para preparar uma variedade de pastéis e sobremesas, que podem ser consumidos no café da manhã, como lanche ou servidos como lanche ou café. A maioria dos doces contém sementes de papoula na forma de recheio de sementes de papoula . Existem muitas variantes, por exemplo enriquecidas com passas, nozes, coco, baunilha ou limão. A receita básica geralmente contém sementes de papoula moídas na hora, açúcar, leite e também uma pequena quantidade de rum e canela.

Os bolos de semente de papoula mais populares são aqueles feitos com massa de fermento. As tortas de papoula são preparadas sozinhas ou combinadas com ameixas, o que é absolutamente irresistível. Além das tortas, você certamente se lembra dos pãezinhos de sementes de papoula não apenas dos contos de fadas. O terceiro clássico da semente de papoula é o strudel, que pode ser preparado não só com fermento, mas também sem fermento ou massa folhada.

Outra sobremesa popular, por exemplo, com chá ou café, são as sementes de papoula . Geralmente é um pãozinho uniforme e muito simples, no qual, dependendo das preferências pessoais, as sementes de papoula podem ser usadas inteiras ou moídas. Da mesma forma, as sementes preto-azuladas também podem ser adicionadas às receitas de brownie. Você pode tornar as festas de fim de ano mais saudáveis e interessantes com a ajuda dos biscoitos de semente de papoula , que podem ser preparados em diversas versões assadas e não assadas.

Comida doce

Não apenas as crianças, mas também muitos adultos têm uma queda por alimentos doces. Não podemos imaginar muitos deles sem sementes de papoula. Os estrangeiros costumam achar um pouco estranho esse uso da papoula, mas não permitimos essas iguarias clássicas da nossa cozinha. Quando você pensa em massa doce, o macarrão clássico com sementes de papoula está entre os primeiros que vêm à mente.

Mas não é só isso, a combinação de sementes de papoula e batata também fica muito saborosa. Seu resultado são principalmente sementes ou cones de papoula. Outra característica única da culinária tcheca são vários bolinhos de frutas. Bolinhos de ameixa combinam melhor com sementes de papoula , podem ser feitos de batata, queijo cottage e massa de fermento.

Papoula na culinária asiática

Na Índia e no Paquistão, as sementes de papoula moídas costumam ser cozidas com batatas ou abóbora, ou consumidas como uma pasta com cebola picada, pimenta malagueta, óleo de mostarda e arroz. Outra iguaria é o Posto Bora, ou pasta de semente de papoula frita. É preparado a partir de sementes de papoila moídas temperadas com cebola temperada, malagueta, óleo de mostarda e um pouco de sal, depois a sua mistura é frita.

Também uso sementes de papoula na culinária indiana como espessante, muitas vezes adicionadas a caril, molhos ou pratos doces. Uma iguaria interessante é o Pudachi Wadi, que é uma mistura de sementes de papoula, coco ralado, cebola e coentro, que é então colocado em uma embalagem de farinha de grama.

produtos de papoula

Embora muitas vezes pensemos em sementes de papoula em sua forma inteira ou moída, esse não é seu único uso. Eles também são usados para a produção de vários outros produtos.

O leite de papoula é especialmente procurado por vegetarianos e veganos como uma alternativa vegetal muito saborosa ao leite clássico, porque as sementes de papoula são muito ricas em cálcio. O processo de produção é muito simples. Basta misturar a papoula com água e deixar em infusão por aproximadamente 24 horas. Em seguida, bata bem a mistura no liquidificador. Você também pode aromatizá-lo com xarope de bordo ou baunilha. Após a mistura, filtre o líquido em um pano de algodão.

O óleo de semente de papoula é produzido pressionando as sementes de papoula, tem uma cor amarelo claro e um aroma de noz. Para além de fins alimentares, neste caso é um óleo prensado a frio, também é utilizado para pintura, para a produção de tintas a óleo e também é adicionado a vernizes ou sabões de núcleo. O óleo de semente de papoula também pode ser aplicado na pele, deixando-a macia e hidratada.

Leite de papoula em uma garrafa.
fonte: ketodietapp.com

Cultivo e atrações

A papoula é uma erva anual de origem mediterrânea e asiática pertencente à família da papoula. Seu nome latino é papaver somniferum. Requer muita luz solar e solo fértil para crescer.

Dependendo da variedade, flores brancas, vermelhas, violetas ou azuis aparecem em longos caules na primavera, que depois se transformam em papoulas esféricas ou ovais. As papoulas medem em média 4-6 cm de comprimento e 3-4 cm de largura e contêm várias sementes pequenas que chocalham quando sacudidas dentro das papoulas secas.

As sementes de papoula também podem ser de cores diferentes, dependendo da variedade. Nas condições tchecas, a papoula azul tcheca foi especialmente criada, com um teor alcaloide muito baixo e, portanto, adequada para uso alimentar.

A primeira evidência de papoula foi encontrada no Mediterrâneo, onde foi usada como um sedativo leve já em 2700 aC. Na Europa medieval, diferentes variedades de papoulas eram cultivadas como flores ornamentais.

Campo de papoula florescendo.
fonte: pixabay.com

papoula boêmia

Atualmente, a papoula é cultivada em várias dezenas de países, alguns deles ilegalmente. Em muitos países, não é utilizado para fins alimentícios, mas sim para a indústria farmacêutica. O maior produtor de papoula é a República Tcheca, seguida pela Turquia e Espanha. A propósito, a papoula não é consumida na própria Turquia, a papoula branca cultivada aqui é destinada à exportação para a Índia.

A papoula da República Tcheca é cultivada no território desde tempos imemoriais, o registro da descoberta mais antiga de papoula em nosso território é de Ostrov u Stříbra do final da Idade do Bronze, aproximadamente 800 anos aC Também podemos encontrar evidências da importância do papoula em nosso território na língua tcheca.

A palavra papoula deu origem a vários nomes próprios, por exemplo Makovský ou Makalouš, bem como nomes locais como Makov, Makotřasy, Makolusky. Os motivos da papoula também aparecem com frequência na arte popular, nas canções e nos contos de fadas. Curiosamente, a papoula também aparece em uma das primeiras canções que nossos filhos aprendem – Čižečka, čižečka.

Passarinho, passarinho, passarinho,
diga-me menina, como semeiam papoulas?
De qualquer forma, eles semeiam papoulas, de qualquer maneira, eles semeiam papoulas,
de qualquer maneira, então eles semeiam papoulas, então eles semeiam papoulas.

A República Tcheca produz uma média de 23.000 toneladas de sementes de papoula por ano. Desse total, cerca de 4.500 toneladas são consumidas em nosso país. O consumo anual de sementes de papoula por habitante é de aproximadamente 430 gramas, o que provavelmente é o maior consumo em escala global.

A papoula como símbolo dos que morreram na Primeira Guerra Mundial.
fonte: promessa-bet.de

Flor de papoula como um símbolo

A flor de papoula vermelha é um símbolo universalmente aceito de respeito e lembrança daqueles que morreram na Primeira Guerra Mundial. Diz-se que esse significado de papoula surgiu porque as papoulas, que são resistentes, mas frágeis, eram uma parte comum da paisagem na Frente Ocidental durante a Grande Guerra.

Em seu famoso poema “In the Fields of Flanders”, o Major John McCrae escreveu sobre esta linda flor vermelha que cresceu sobre os túmulos daqueles que fizeram o sacrifício final e embelezaram a paisagem arruinada. A papoula de alfinete de lapela é especialmente usada em 11 de novembro para o Dia dos Veteranos.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X