Inclua a jaca na sua dieta. Você sabia que ele também pode ser um substituto da carne?

A antiga jaca pode ser salgada e doce, dependendo de quão madura está.

Quer saber como prepará-lo corretamente?

Quais são seus benefícios para a saúde?

E como é diferente de durian?

Tudo isso e muito mais em nosso artigo!

O que exatamente é jaca?

A jaca (Artocarpus heterophyllus) é uma fruta tropical cultivada na Ásia, África e América do Sul. É até a fruta nacional em Bangladesh. Pertence à mesma família dos figos e amoras. Sob a casca grossa e esburacada, há uma polpa fibrosa que você pode comer crua ou cozida em uma variedade de pratos.

A jaca é a maior fruta cultivada no mundo, pesando até 18 kg ou mais, e pode crescer até um metro de comprimento incrível. Felizmente, você também pode comprá-lo em porções em saquinhos ou enlatados em latas. Está sendo cada vez mais usado como substituto vegetariano da carne em todo o mundo.

Jaca fresca inteira e meia jaca.
www.specialtyproduce.com

Qual é o sabor da jaca?

O sabor varia dependendo se é uma jaca madura ou verde. A jaca jovem e verde é muito macia. Seu sabor neutro costuma combinar bem com pratos mais apimentados – muitas vezes usado como substituto de carne de porco ou frango desfiada.

A jaca madura, por outro lado, tem um sabor doce. O sabor é semelhante a outras frutas tropicais, como manga ou abacaxi, e fica ótimo em smoothies.

Benefícios para a saúde e efeitos colaterais de comer jaca

Além de conter a mistura típica de vitaminas e minerais encontrados na maioria das frutas, a jaca é uma ótima fonte de magnésio, vitamina B6 e antioxidantes . Por ter uma textura carnuda quando cozida, você pode substituí-la facilmente por carne em muitas receitas, embora seja importante observar que a jaca não é particularmente rica em proteínas , que é menor do que outras alternativas à carne, como o tofu. No entanto, a vantagem é que, ao contrário das fontes de proteína de origem animal , a jaca não contém gordura saturada ou colesterol, é pobre em sódio e também baixa em calorias . O consumo regular de jaca ajuda a aumentar a imunidade e os antioxidantes que a jaca contém, por sua vez, ajudam a combater o câncer, reduzem o risco de doenças cardiovasculares, ajudam a prevenir a osteoporose e melhoram a digestão.

No entanto, a jaca não é segura para todos. Deve ser evitado por indivíduos com alergia ao látex ou pólen de bétula. Ambas as alergias podem ter uma reação cruzada com a jaca. A jaca também contém muito potássio , que pode ser prejudicial para pessoas com doença renal crônica ou insuficiência renal aguda.

Valores nutricionais da jaca

Na tabela a seguir, veja o valor nutricional da jaca in natura em 100 gramas.

Valores nutricionais Jaca
(100g)
Energia 95 calorias
Gorduras 0,6 g
Carboidratos 23g
Açúcares 19 g
Fibra 1,5 g
Proteínas 1,7 g

Vitaminas e minerais na jaca

Observe também a quantidade de minerais e vitaminas que contém 100 gramas de jaca fresca.

Vitaminas e minerais Jaca
(100g)
% da dose diária recomendada
Vitamina A 5,00 mcg 1%
Vitamina B1 0,105 mg 9%
Vitamina B2 0,055 mg 4%
Vitamina B3 0,920 mg 6%
Vitamina B5 0,235 mg 5%
Vitamina B6 0,329 mg 19%
Vitamina B9 24,00 mcg 6%
Vitamina C 13,7 mg 15%
Vitamina E 0,34 mg 2%
Cálcio 24,00 mg 2%
Cobre 0,08 mg 9%
Ferro 0,23 mg 1%
Magnésio 29,00 mg 7%
Manganês 0,043 mg 2%
Fósforo 21,00 mg 2%
Potássio 448,00 mg 10%
Sódio 2,00 mg 2%
Zinco 0,13 mg 1%

Onde comprar jaca e como armazená-la?

A maneira mais fácil de comprar jaca fresca aqui é no mercado Sapa em Praga. Processado (seco ou enlatado) eles vendem em mercearias asiáticas ou você pode comprá-lo online. Se você quiser a jaca como substituto da carne, certifique-se de procurar enlatados rotulados como jaca verde ou jovem.

Se você conseguir jaca fresca, deixe-a amadurecer por um tempo, se ainda não estiver. Se você quiser apreciá-lo ainda verde, processe-o o mais rápido possível e, possivelmente, congele-o. A jaca madura fatiada pode ser armazenada em um saco plástico na geladeira por cerca de uma semana ou no freezer por até um mês.

Como usar a jaca na cozinha?

Quando verde, a jaca tem um sabor neutro que combina bem com pratos salgados. Pode utilizá-lo, por exemplo, num caril vegetariano ou em vez de tofu ou grão-de-bico. Mas sabe melhor em um sanduíche, onde imita perfeitamente a carne de porco ou frango. Adicione-o também a tacos, burritos, omeletes ou batatas fritas. Jaca temperada é ótima em sopas ou misturas de carne cozida.

Inspire-se com nossas receitas luxuosas para almoços sem carne , que não apenas os vegetarianos irão gostar.

Para variar , a jaca madura é mais adequada como lanche ou adicionada a pratos doces. Fica ótimo, por exemplo, em um smoothie, misturado com iogurte ou adicionado ao sorvete.

A maneira mais fácil de preparar a jaca é comprá-la pronta . No entanto, se você está com vontade e conseguiu colocar as mãos em uma jaca fresquinha, arregace as mangas e vamos nessa! Comece cortando a jaca ao meio e com as mãos retire as vagens e as sementes. As vagens da jaca podem ser consumidas cruas ou cozidas. Tente fritá-los ou jogá-los em um fogão lento com um molho picante. Você pode assar as sementes em uma panela e depois adicioná-las a uma salada, smoothie, homus ou simplesmente comê-las sozinhas. O interior da jaca pode ser bastante pegajoso, então as luvas serão úteis. Os especialistas também recomendam lubrificar a faca e a superfície de trabalho antes de cortar a jaca.

Jaca fatiada e uma tigela de jaca fatiada com uma faca ao lado.
www.meticulousbplans.com

Se você optar por jaca preparada, provavelmente ela virá em lata ou saquinho .

Como cozinhar jaca enlatada?

  1. Tome jaca verde enlatada em água ou salmoura.
  2. Escorra o líquido.
  3. Se você optou pela versão com salmoura, lave bem as peças em água corrente, pois podem ter um sabor desagradável.
  4. Em seguida, separe os pedaços com os dedos para que a jaca tenha uma textura como carne de porco, frango ou carne bovina.
  5. Por ser verde, a fruta pode ter partes mais duras.
  6. Recomendamos adicioná-los a um liquidificador ou processador de alimentos para picá-los antes de adicioná-los à mistura de jaca triturada.
  7. Lave bem a jaca fatiada em água fria para remover todos os vestígios do picles.
  8. Adicione a jaca picada à água fervente sem sal e cozinhe por pelo menos 10 minutos para amolecer.
  9. Quando terminar, enxágue bem novamente (você deseja remover qualquer sabor persistente de picles
  10. Escorra e seque com uma toalha limpa.
  11. Agora você tem sua mistura básica de jaca. É aqui que você pode ser criativo e personalizar sua jaca ao seu gosto.

Por exemplo, misture jaca com temperos para churrasco e frite. Em seguida, adicione um pouco de molho barbecue e sirva em pãezinhos com uma salada vegana. Como alternativa, misture com tempero mexicano, pasta de tomate e coentro fresco para criar um recheio para fajitas, tacos, burritos, quesadillas ou nachos. Há muitas opções. Outra marinada simples pode ser feita misturando azeite, suco de limão, vinagre branco, mel, alho e ervas. Pincele a jaca ralada com a marinada resultante e deixe esfriar na geladeira por pelo menos 30 minutos (até 6 horas para um sabor mais intenso).

Agora você pode:

  • espalhe em uma assadeira e asse por cerca de 25 minutos
  • frigideira com molho barbecue defumado
  • frite mexendo sempre
  • adicione ao fogão lento junto com outros vegetais e legumes
Jaca ralada servida na travessa com milho, feijão e ervas frescas.
www.karissasvegankitchen.com

Mais dicas de como usar a jaca

  • Frite levemente a jaca marinada ralada em um pouco de óleo até dourar e acrescente à pizza junto com os tomates cereja cortados ao meio, o queijo, as azeitonas picadas, a rúcula e um pouco de vinagre balsâmico.
  • Frite a jaca junto com a cebola, o alho e os temperos por alguns minutos. Junte o feijão escorrido, o tomate, o louro e o caldo de legumes e cozinhe cerca de 20 minutos.
  • Você pode amassar a jaca ralada com cebolinha picadinha, feijão cannellini, batata-doce cozida, ervas e um pouco de farinha de trigo e, em seguida , modelar em forma de empada . Frite por 3 minutos de cada lado e sirva com uma salada verde.
  • Refogue a cebola, o alho, os temperos, os legumes e o tomate picado, depois acrescente a jaca ralada na panela e cozinhe por 20 minutos até ficar macio . Não se esqueça de marinar a jaca com antecedência em seus temperos favoritos – garam masala, cominho, coentro, açafrão e curry – todos trabalham juntos para dar uma boa cor à jaca.

Experimente também uma das nossas receitas de goulash vegetariano sem carne . É uma iguaria!

cultivo de jaca

A jaca cresce em uma árvore tropical chamada fruta-pão da família da amoreira . Pode atingir uma altura de até 24,5 metros e pode produzir de 100 a 200 jacas por ano. É mais comumente cultivada na Índia, Birmânia, Sri Lanka, China, Malásia, Filipinas, Austrália, Quênia, Uganda e Maurício. Também pode ser encontrado no Brasil, Jamaica, Bahamas, sul da Flórida e Havaí.

Em nossas condições, você só pode cultivar fruta-pão como planta de casa.

Jacas crescendo em uma árvore.
www.vegefuture.com

Qual é a diferença entre jaca e durião?

A jaca e o durião têm uma casca verde e dura que esconde a carne comestível de amarelo a laranja. Ambos também contêm várias sementes que ficam escondidas sob a polpa. Eles crescem em árvores de médio a grande porte que são comumente encontradas em áreas tropicais. Mas é aí que termina a semelhança deles. Então, como eles diferem um do outro? Observe a tabela a seguir.

Características Jaca Durian
Aparência É maior que um durião e sua pele tem espinhos pequenos e inofensivos. É menor que uma jaca e tem uma casca dura e espinhosa que pode feri-lo.
Temporada Podem ser colhidas até 2 vezes ao ano. A colheita ocorre uma vez por ano.
Sabor e textura Doce e um pouco crocante. Doce, cremoso e mais macio.
Aroma Significativamente doce, alguns o descrevem como semelhante ao chiclete de banana ou abacaxi com um pouco de cebola podre. Muitas vezes é comparado a meias fedorentas, esgoto, ovos podres ou terebintina.
Uma colagem de duas fotos - a primeira é uma jaca fatiada e a segunda é um durião.
www.izzycooking.com

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X