O gengibre ajuda contra náuseas e gripes. Com quais alimentos e bebidas esse tempero pungente combina bem?

O gengibre é uma das poucas especiarias que usamos na forma fresca e seca.

Acrescenta um “calor picante” característico aos pratos e bebidas.

É usado para dar sabor a tudo, desde molhos e refogados a biscoitos e chá.

Você sabia que o gengibre na verdade não é uma raiz, mas um rizoma?

Que compostos lhe conferem seu sabor pungente característico?

Como assar e cozinhar com gengibre?

Vamos revelar todos os segredos deste superalimento para você nas linhas a seguir.

O que é gengibre?

Embora o gengibre seja frequentemente referido como uma raiz, na verdade ele vem do rizoma, ou caule subterrâneo, do gengibre (Zingiber Officiale), que pertence à família do gengibre, junto com o açafrão e o cardamomo. Originário do Sudeste Asiático, chegou à Europa através do comércio de especiarias.

Na cozinha, o gengibre tem diversos usos, sendo utilizado para aromatizar pratos doces e salgados e bebidas. O gengibre tem uma longa tradição, especialmente na culinária indiana, chinesa e japonesa. A palavra gengibre vem do antigo termo sânscrito singabera, que significa “em forma de chifre”.

Gengibre fresco inteiro e fatiado.
fonte: womenshealthmag.com

Qual é o sabor do gengibre?

O sabor do gengibre fresco é levemente apimentado e doce ao mesmo tempo, o aroma é forte e picante. Como o alho, o gengibre fresco amolece quando cozido e fica amargo quando queimado. O gengibre seco moído tem um sabor menos distinto e picante do que o gengibre fresco.

O aroma e sabor únicos do gengibre vêm dos óleos voláteis que compõem 1-3% da composição do gengibre fresco. Esses óleos são compostos de zingerona, shogaol e gingerol, sendo o componente principal e a molécula mais ativa o gingerol, que confere ao gengibre sua pungência distinta.

Como comer gengibre?

O gengibre geralmente está disponível em várias formas diferentes – fresco, seco, em conserva, em conserva, cristalizado e moído.

  • Gengibre fresco – A raiz madura geralmente tem uma casca marrom clara que precisa ser descascada e uma polpa amarela fibrosa. Pode ser ralado, picado ou moído para uso. Se você notar um anel azul depois de cortar o gengibre fresco, não se preocupe, não é mofo. É apenas uma variedade havaiana que fica azul com o tempo durante o amadurecimento. Recentemente, além do gengibre fresco maduro, também está disponível o gengibre jovem, que possui uma casca fina e clara que não precisa ser descascada e cujo sabor é mais delicado.

  • Gengibre cristalizado – Pedaços de gengibre são fervidos em calda de açúcar até ficarem macios e depois cobertos com açúcar granulado. É usado principalmente em sobremesas.
Tigela com gengibre cristalizado.
fonte: montanahappy.com

  • Gengibre em conserva – conhecido por sua cor rosa. É gengibre em conserva em uma solução de açúcar, coli e vinagre de arroz, é usado principalmente na culinária asiática. No Japão, é chamado de gari e é parte integrante de comer sushi.
Uma tigela de gengibre rosa em conserva.
fonte: petitegourmets.com

  • Gengibre seco – disponível em diferentes variedades, cortado em pedaços ou rodelas, ou adoçado. Pode ser consumido puro ou também pode ser transformado em chá.
Fatias de gengibre seco.
fonte: indiamart.com

  • Gengibre moído – raiz de gengibre moída seca, sua vantagem é a facilidade de uso. É usado, por exemplo, em marinadas, ao assar ou fritar arroz.
Uma tigela de gengibre moído seco.
fonte: organicauthority.com

  • Gengibre em conserva – é o gengibre preservado em uma mistura de açúcar e sal. Na culinária asiática, costuma ser usado como confeitaria ou adicionado a sobremesas.
Frasco com pedaços de gengibre em conserva.
fonte: izzycooking.com

Por que o gengibre queima?

A pungência do gengibre vem de seus compostos específicos. Gingerol é um fenol encontrado no gengibre fresco e não cozido e é quimicamente relacionado à capsaicina, mas muito mais suave. Também está relacionado ao eugenol, encontrado na canela e noz-moscada, e à piperina, comumente encontrada na pimenta-do-reino. O que faz você sentir o sabor picante do gengibre é o gingerol, que ativa os receptores na língua.

Quando o gengibre é seco, o shogaol é produzido a partir do gingerol. Essa conversão dobra o calor, e é por isso que muitas pessoas acham o gengibre seco mais quente do que o fresco. Quando o gingerol é exposto ao calor, torna-se zingerona. Já o Zingeron é mais doce porque tem muito mais em comum com a baunilha do que com a capsaicina.

O que o gengibre contém?

Esta especiaria contém toda uma gama de substâncias valiosas e compostos vegetais que, além de seu sabor, também lhe conferem efeitos medicinais excepcionais. É interessante comparar os valores nutricionais do gengibre fresco e sua forma moída seca mais concentrada. A tabela mostra uma comparação de 100 gramas de ambas as formas.

gengibre fresco Gengibre seco moído
Energia 80 calorias 335 calorias
Água 78,9 g 9,94 g
Carboidratos 17,8 g 71,6 g
Proteínas 1,82 g 8,98 g
Gorduras 0,75 g 4,24 g
Fibra 2 g 14,1 g

Em termos de vitaminas, o gengibre contém principalmente vitaminas do grupo B e vitamina C, e contém uma quantidade relativamente grande de cobre, potássio e magnésio das substâncias minerais.

gengibre fresco Gengibre seco moído
Vitamina B1 0,025 mg 0,046 mg
Vitamina B2 0,034 mg 0,17 mg
Vitamina B3 0,75 mg 9,62 mg
Vitamina B6 0,16 mg 0,636 mg
Vitamina C 5mg 0,7 mg
Potássio 415 mg 1320 mg
Fósforo 34 mg 168 mg
Magnésio 43 mg 214 mg
Cobre 0,226 mg 0,48 mg
Cálcio 16 mg 114 mg
Zinco 0,34 mg 3,64 mg
Ferro 0,6 mg 19,8 mg

Para que serve o gengibre?

Esta especiaria adiciona um ‘chute’ a muitos pratos doces e salgados e bebidas em uma ampla variedade de cozinhas. É quase impossível listar as maneiras pelas quais ele pode ser usado. Na culinária asiática, a raiz fresca de gengibre é usada em muitos pratos de carne e vegetais. Nas cozinhas anglo-saxônicas, o gengibre moído é frequentemente usado como tempero em biscoitos e conservas.

É um ingrediente incrivelmente versátil em bebidas quentes e frias, como chás, limonadas e coquetéis. Recentemente, a cerveja de gengibre também se tornou muito popular. Gengibre naturalmente combina bem com mel e limão.

  • O chá está longe de ser a única receita popular de gengibre . A limonada de gengibre é muito refrescante nos meses de verão. Também nele, o gengibre costuma ser combinado com limão e hortelã.

  • Você também apreciará um pedaço de gengibre fresco ao preparar muitas sopas cremosas . É mais frequentemente fornecido para intensificar o sabor em sopas de abóbora ou cenoura.

  • Você gosta de assar pão de gengibre e biscoitos de gengibre? Então você sabe que o gengibre é uma das especiarias que não pode faltar neles. Além dessas especiarias, você também precisará de mel e bicarbonato de sódio para os mais deliciosos biscoitos de gengibre de Natal .

  • Além de assar, você também pode usar o gengibre moído no preparo de marinadas de carne , nas quais você pode marinar principalmente o frango antes de grelhar.

  • Fatias de gengibre fresco também podem animar uma variedade de ensopados, sejam de carne ou vegetais.

  • A culinária indiana usa o gengibre com muita frequência, você vai apreciá-lo, por exemplo, no preparo de tikka masala , pedaços de frango marinado em molho de curry.

  • Outro clássico da culinária asiática é o arroz frito, experimente o tempero de gengibre em receitas de arroz frito .

  • O gengibre em conserva é um acompanhamento importante ao servir sushi caseiro . Outros acompanhamentos tradicionais desta iguaria japonesa são o molho de soja ou o wasabi.

Biscoitos redondos de gengibre.
fonte: italianfoodforever.com

Como escolher o gengibre fresco?

Gengibre fresco pode ser encontrado na maioria das lojas hoje, mas sua qualidade pode variar muito. Em geral, escolha uma raiz de casca lisa com aroma fresco e picante e evite raízes que apresentem sinais de mofo nas pontas. Os tubérculos devem ser firmes ao toque.

Evite aqueles cuja carne está enrugada, isso também significa que o gengibre não está mais nas melhores condições. Quando você quebra um pedaço de raiz, ele deve quebrar de forma limpa e nítida e não dobrar.

Como descascar gengibre fresco?

Se você descasca a raiz fresca ou não, depende de você, pois a casca é comestível. Em geral, a pele marrom enrugada do gengibre maduro costuma ser removida. Isso ocorre principalmente porque falta sabor e, dependendo de como você planeja processar o gengibre, também pode adicionar uma textura desagradável ao prato. Existem várias opções para remover a casca:

  • colher

  • descascador de legumes

  • com uma faca

O gengibre maduro tem fibras que correm longitudinalmente por ele, então a chave para obter pedaços macios é sempre cortar o grão, assim como você faria ao fatiar um bife.

Descascando a raiz de gengibre com uma colher.
fonte: bhg.com

armazenamento de gengibre

Você pode armazenar o gengibre fresco em um local escuro, fresco e bem ventilado por até um mês. Guarde na geladeira embrulhado em papel toalha e saco plástico. Você também pode congelar a raiz e ralar conforme necessário diretamente do freezer, sem a necessidade de descongelar. O gengibre misturado em um purê também pode ser congelado, pois estará pronto para uso posterior.

O gengibre moído, cristalizado e seco deve ser armazenado em um recipiente hermético em local seco e escuro. Guarde o gengibre em conserva e em conserva em sua embalagem original na geladeira.

Com o que substituir o gengibre?

Se você não tiver gengibre moído fresco ou seco à mão, pode substituí-lo até certo ponto por uma mistura de outras especiarias quentes, como pimenta da Jamaica, cardamomo, canela, noz-moscada ou noz-moscada.

Gengibre e seus efeitos

Na Índia, na China e no Oriente Médio, o gengibre é usado há milhares de anos não apenas como tempero, mas também como remédio, principalmente para aliviar náuseas. Também é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Por que vale a pena incluir o gengibre na dieta?

  • Efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios – de acordo com pesquisas, o gingerol tem fortes efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes. Ajuda a reduzir o estresse oxidativo, resultado de uma quantidade excessiva de radicais livres no organismo. Gingerol pode ajudar a reduzir o risco de infecção inibindo o crescimento de muitos tipos diferentes de bactérias, como aquelas associadas à gengivite e infecções respiratórias.

  • Propriedades anticancerígenas – o gengibre também foi pesquisado como um agente alternativo contra várias formas de câncer. Em um estudo com pessoas com risco normal de desenvolver câncer de cólon, 2 gramas de extrato de gengibre por dia reduziram significativamente a quantidade de moléculas de sinalização pró-inflamatórias no cólon. Existem algumas evidências, embora limitadas, de que esse tempero pode ser eficaz contra outros cânceres do trato digestivo, bem como câncer de mama e ovário. Mas mais pesquisas precisam ser feitas.

  • Ajuda com náuseas – O gengibre é altamente eficaz contra uma variedade de náuseas, como enjôo na gravidez, enjôo ao dirigir e náusea relacionada à quimioterapia.

  • Alivia a indigestão crônica – Esta especiaria acelera o esvaziamento do estômago, o que pode ser benéfico para pessoas com indigestão e problemas estomacais relacionados. Além disso, a pesquisa mostra que pode ajudar a aumentar o movimento através do trato digestivo, o que pode aliviar ou prevenir a constipação.

  • Ajuda na perda de peso – estudos mostram que a suplementação de gengibre reduz significativamente o peso corporal e a relação cintura-quadril em pessoas com sobrepeso ou obesas. A capacidade do gengibre de influenciar a perda de peso pode estar relacionada a certos mecanismos, como seu potencial para ajudar a aumentar o número de calorias queimadas.

  • Alivia a osteoartrite – consumir gengibre contribui para reduzir a dor e a rigidez nas articulações afetadas por esta doença degenerativa.

  • Reduz o açúcar no sangue – Este tempero demonstrou reduzir o açúcar no sangue e melhorar vários fatores de risco para doenças cardíacas em pessoas com diabetes tipo 2.

  • Tem um efeito positivo no nível de colesterol – o consumo de gengibre pode levar a uma redução significativa no nível de colesterol ruim, colesterol total e triglicerídeos no sangue.

  • Alivia dores menstruais – um dos usos tradicionais do gengibre é aliviar dores, inclusive menstruais. Estudos mostram que pode reduzir a dor de forma tão eficaz quanto os analgésicos.

  • Melhora a função cerebral – estudos sugerem que antioxidantes e compostos bioativos no gengibre podem suprimir as respostas inflamatórias que ocorrem no cérebro. Há também algumas evidências de que pode ajudar diretamente a melhorar as funções cerebrais, como tempo de reação e memória de trabalho.

Chá de gengibre

Especialmente nos meses de outono e inverno, o chá de gengibre é uma bebida popular. É preparado com gengibre fresco ralado ou cortado em pedaços e água quente. Deixe o gengibre em infusão por aproximadamente 10 a 15 minutos. Depois que esfriar, além do mel e do limão, você também pode aromatizá-lo com algumas folhas de hortelã.

Uma xícara de chá de gengibre.
fonte: Nutritionforce.com.au

xarope de gengibre

Xarope de gengibre também pode ajudar com resfriados. Basta ferver rodelas de gengibre fresco em água com açúcar por aproximadamente um quarto de hora. Depois de ferver, adicione suco de limão espremido na hora à calda e deixe esfriar.

Efeitos negativos do gengibre

Em geral, não é recomendado consumir mais de 4 gramas de gengibre fresco ou 1 grama de gengibre seco por dia. Quantidades maiores podem causar vários problemas digestivos, incluindo gases, diarréia ou azia.

Excepcionalmente, o consumo excessivo também pode se manifestar por um batimento cardíaco acelerado. As pessoas que tomam medicamentos para coagulação sanguínea, pressão arterial ou diabetes devem consultar seu médico sobre seu uso.

gengibre na gravidez

As mulheres grávidas costumam usar gengibre para aliviar o enjôo matinal nos primeiros estágios da gravidez, mas seu consumo não é recomendado no terceiro trimestre, pois pode desencadear contrações do trabalho de parto.

cultivo de gengibre

O gengibre (Zingiber officinale) é uma erva perene que cresce até um metro de altura. Os rizomas que se escondem no subsolo geralmente têm 2-3 cm de largura. As folhas de gengibre são longas e estreitas. Se aparecerem flores, elas geralmente são de cor amarela ou roxa. O gengibre prospera em áreas tropicais, é cultivado principalmente na Índia, China, África Ocidental, México, Indonésia e América do Sul. A Índia tem sido o maior produtor.

Planta inteira de gengibre.
fonte: gardenerspath.com

Como cultivar seu próprio gengibre?

Embora o gengibre seja originalmente uma planta tropical medicinal, não é difícil cultivá-lo em casa. Como fazer isso?

  • Seleção – Ao selecionar uma raiz de gengibre para plantar, procure por raízes que sejam gordas e jovens. Quaisquer botões de crescimento nas pontas das raízes, ou botões, são uma vantagem.

  • Preparação – você pode plantar uma raiz de gengibre inteira ou cortá-la em vários pedaços. Antes de plantar, é aconselhável mergulhá-lo em água durante a noite. Certifique-se de que cada peça plantada tenha pelo menos dois ilhós.

  • Solo e localização – plante o gengibre em solo bem drenado e levemente ácido para evitar o apodrecimento. Se plantar em vaso, use um vaso mais largo, pois a planta cresce horizontalmente. A melhor época para o plantio é a virada do inverno para a primavera. O gengibre prospera em sombra parcial, você pode colocá-lo do lado de fora no verão, mas deve ficar dentro de casa no inverno.

  • Plantio – coloque os pedaços de raízes a uma profundidade de 2-4 cm, com os olhos para cima. Se você estiver plantando gengibre em um vaso, plante apenas um pedaço de gengibre em cada vaso, pois precisará de muito espaço.

  • Rega – regue a planta imediatamente após o plantio. Mantenha o solo úmido, mas não saturado.

O vídeo a seguir também mostra como cultivar gengibre em casa:

How to Grow Ginger in Containers And Get a Huge Harvest

Como colher gengibre?

Quando as folhas e caules do gengibre começam a morrer, geralmente oito a dez meses após o plantio, o gengibre está totalmente maduro e pronto para a colheita. Se você deseja obter gengibre jovem, pode colher após três a quatro meses.

Duas a três semanas antes de planejar desenterrar o gengibre, apare o topo de seus caules. Retire cuidadosamente a terra com as mãos ou com uma pequena pá, corte parte do rizoma e cubra o restante com terra novamente. Lave o rizoma em água corrente para remover o máximo de sujeira possível. Depois disso, seu gengibre está pronto para cozinhar, decapar, secar ou qualquer outra preparação.

A origem e a história do gengibre

As raízes históricas do gengibre remontam a 5.000 anos, quando era usado como raiz medicinal na medicina ayurvédica e tradicional chinesa. Por exemplo, o filósofo chinês Confúcio escreveu sobre sua importância para a digestão já em 500 AC.

O gengibre foi uma das primeiras especiarias orientais a chegar à Europa e foi trazido para a Grécia e Roma antigas por comerciantes árabes. Na Idade Média, já era usado em toda a Europa, mas era apenas uma especiaria para os ricos. Você ganha uma ovelha viva por meio quilo de gengibre.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X