Imagine um sabor picante, mas cítrico, que cria uma sensação incomum, mas agradável na língua.
Esta é a pimenta Szechuan ou fagara.
Um elemento-chave dos pratos tradicionais chineses, bem como uma adição saudável à sua dieta.
Por que o nome desse tempero é um pouco enganador?
Com quais pratos eles combinam melhor?
Siga os passos desta interessante especiaria conosco.
O que é Pimenta Szechuan?
A pimenta Szechuan, ou fagar se preferir, é uma especiaria que vem da casca de um arbusto chamado Zanthoxylum piperitum em latim, que pertence à família Rutaceae, assim como os cítricos. Além desses dois nomes mais usados, às vezes é chamada de pimenta chinesa ou japonesa, dependendo do país de origem.
É uma das especiarias chinesas mais antigas, junto com funcho, anis estrelado, cravo e canela, faz parte da conhecida mistura de especiarias de cinco aromas e, portanto, também de vários pratos clássicos da culinária chinesa.
Colhidos apenas uma vez por ano no final do verão, os pequenos frutos irregulares são cuidadosamente colhidos à mão de galhos espinhosos e colocados para secar naturalmente ao sol quente. Quando secas, as frutas se abrem em uma característica “forma de flor”, que rendeu à especiaria o apelido de hua jiao, ou “pimenta de flor”.
No entanto, o nome “pimenta” não é um nome muito feliz a esse respeito, porque a pimenta-amarela não está relacionada à pimenta-do-reino (Piper nigrum), de onde vêm as pimentas preta, branca, verde e vermelha.

Qual é a aparência de Fagara?
Curiosamente, apenas as cascas ao redor das sementes são usadas como tempero, enquanto as próprias sementes são descartadas porque são muito granuladas e amargas. As cascas podem ter uma cor diferente dependendo da origem, desde o vermelho, típico das variedades da China, passando pela cor marrom-avermelhada da pimenta Szechuan nepalesa, até a cor preta das especiarias da Índia. As cascas geralmente são moídas em um pó fino, mas também é possível usá-las inteiras. Nesse caso, é aconselhável remover primeiro as possíveis sementes que eles escondem deles.

Qual é o sabor da pimenta Szechuan?
A pimenta Szechuan é aromática e tem um sabor ardente muito específico, que é acentuado de uma forma completamente diferente do que estamos acostumados, mesmo com a pimenta clássica ou o pimentão. Um gosto amargo aparece primeiro na língua, depois uma sensação de queimação entorpecente, seguida por um sabor cítrico. Quando usados em grandes quantidades, causam uma agradável sensação de dormência na língua e nos lábios. O cheiro da pimenta Szechuan é surpreendentemente comparado com a lavanda.
Pimenta Szechuan inteira vs. moído
Fagara pode ser encontrado em duas formas, inteiro e moído. No caso de cascas inteiras com sementes, é necessário preparar adequadamente o fagar antes de usar. A maioria das receitas pede pimenta Szechuan torrada e moída. Primeiro, remova todos os galhos, folhas e principalmente as sementes pretas.
Em seguida, aqueça suavemente as peles em uma panela em fogo médio-baixo até perfumar. Reserve e moa ou esmague após esfriar. As peles assadas também podem ser armazenadas em uma jarra hermética “em estoque” e moídas antes do uso.

A origem da Fagara
Antes de os pimentões picantes serem trazidos do Novo Mundo para a China, a pimenta Szechuan e o gengibre eram usados para adicionar calor aos pratos da culinária chinesa. Muitas pessoas ficam surpresas ao saber que a pimenta Szechuan não é realmente uma pimenta. Não vem da árvore de pimenta-do-reino (Piper nigrum) e não é parente das pimentas que vêm da América. Além da província de Sichuan, no sudoeste da China, a pimenteira amarela também cresce no leste da China, na Tailândia, Indonésia e Taiwan.
Como uma das especiarias chinesas mais antigas, que também era altamente valorizada e reverenciada, a fagara era usada como oferenda aos deuses. Os soldados o carregavam em bolsas de couro em seus cintos e acreditavam que os protegia de ferimentos. Diz-se que mastigar pimenta Szechuan também os mantinha alertas durante as marchas cansativas.
Pimenta Szechuan na cozinha
Este tempero é um ingrediente básico da culinária de Sichuan, dando aos pratos picantes uma sensação única de embriaguez na boca. Juntamente com a pimenta malagueta chinesa, cria um sabor conhecido como “calor entorpecente”.
A sensação única de formigamento e o agradável aroma floral também lhe permitem transformar ingredientes básicos em pratos complexos e saborosos.
Em toda a China, os chefs usam pimenta Szechuan em assados, ensopados e até salsichas. Por último, mas não menos importante, chá verde com “especiaria” de pimenta Szechuan torrada.
Além da culinária chinesa, também podemos encontrá-lo na culinária indiana, nepalesa ou tailandesa.
- Tente usar pimenta Szechuan da mesma forma que é usada na culinária chinesa para temperar aves. Torne as receitas festivas de pato ou frango especiais com ele.
- Você pode usar fagar moído para adicionar tempero a muitos molhos. Faz parte do famoso macarrão Dan Dan, mas você também pode usá-lo para apimentar outros pratos de macarrão chinês .
- Além das aves, essa pimenta também combina bem com a carne bovina. Experimente em receitas de macarrão com carne , não apenas no Sichuan.
- Fagar também pode ser usado na preparação de iguarias para grelhar, você pode facilmente usá-lo para fazer várias marinadas especiais de carne .
- Outra opção é adicionar pimenta Szechuan a uma variedade de receitas de carne moída . Com seu sabor e aroma, pode fazer almôndegas, bolos de carne e pimentões recheados especiais.
- Uma maneira simples de usar o fagaru em combinação com outras especiarias distintas é em receitas de sopas picantes feitas com especiarias , como sopa de curry ou sopa de gengibre.
- O óleo de pimenta Szechuan também é feito de especiarias moídas torradas.
- Em combinação com o sal, também é produzido o sal aromático da pimenta Szechuan, que é usado como tempero para pratos de carne.
- Como substituto ou renascimento da clássica pimenta, o fagar também pode ser utilizado no preparo de molhos de pimenta .

Com o que substituir a pimenta Szechuan?
Se você não tiver acesso à pimenta Szechuan, uma alternativa é usar pimenta-do-reino moída na hora e sementes de coentro. Se você tiver pimenta Tellicherry disponível, pode ser um bom substituto. É uma variedade de pimenta-do-reino que amadurece por mais tempo e, assim, desenvolve seu sabor e aroma.
Armazenar
Guarde a pimenta Szechuan em um frasco fechado ao abrigo da luz. Desta forma, as peles inteiras mantêm o seu sabor. A pimenta moída deve ser utilizada o quanto antes, pois logo perde sua complexidade de sabor e aroma.
Efeitos medicinais da pimenta Szechuan
A pimenta Szechuan contém vários minerais diferentes, antioxidantes e outros nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente. Tudo isto é adicionalmente complementado por uma vasta gama de fitoesteróis, terpenos e carotenos. O que essa combinação única de nutrientes faz em termos de efeitos na saúde?
- Ajuda na anemia e estimula a circulação sanguínea – a alta quantidade de ferro contida na pimenta Szechuan ajuda a garantir que haja hemoglobina suficiente em nosso corpo, o que oxigena os glóbulos vermelhos e estimula o sistema circulatório.
- Fortalece os ossos – Esta especiaria contém muitos minerais importantes, incluindo fósforo, manganês, cobre e ferro, que são essenciais para construir ossos fortes e prevenir doenças relacionadas à idade, como a osteoporose.
- Reduz a inflamação – antioxidantes e ácidos orgânicos contidos na pimenta Szechuan têm certos efeitos anti-inflamatórios. A inflamação é resultado do estresse oxidativo, que por sua vez pode ser causado pela atividade dos radicais livres no corpo. Os compostos desta pimenta podem neutralizar esses radicais livres e interromper a inflamação pela raiz. Isso pode ser útil para problemas como artrite ou gota.
- Apoia o bom funcionamento do sistema digestivo – fagara estimula o processo digestivo e reduz os processos inflamatórios nos intestinos. Vários compostos também previnem cólicas, inchaço e constipação.
- Ajuda a baixar a pressão arterial – graças à quantidade significativa de potássio, esta especiaria pode ser um excelente impulsionador da saúde cardiovascular. O potássio atua como um vasodilatador, fazendo com que os vasos sanguíneos e as artérias relaxem, evitando a pressão alta e reduzindo o efeito potencial de coágulos sanguíneos. A redução da pressão arterial ajuda a proteger contra a aterosclerose, ataque cardíaco e derrame.
- Melhora a saúde ocular – graças ao alto teor de beta-caroteno, a pimenta Sichuan tem um efeito muito positivo em nossos olhos, reduzindo o risco de degeneração macular e perda de visão.
- Reduz a dor – as substâncias químicas que o fagara contém atuam nos receptores da dor e, assim, eliminam parcialmente o sistema nervoso de gerar sensações desagradáveis ou dor.
- Melhora a imunidade – esta especiaria é rica em zinco, que tem um efeito importante no nosso sistema imunológico. Além disso, o fagara também contém antioxidantes e outras substâncias com propriedades antifúngicas e antivirais.
- Ajuda na perda de apetite – vários compostos desta pimenta estimulam o apetite e também melhoram sua taxa metabólica, o que significa que você pode obter energia e nutrientes dos alimentos que come mais rapidamente.
Valores nutricionais, vitaminas e minerais na pimenta de Sichuan
A pimenta de Sichuan é uma excelente fonte de antioxidantes na forma de alcaloides e flavonoides, mas os cientistas identificaram mais de 140 compostos diferentes nessa especiaria.
É rico em vitaminas A e algumas vitaminas do grupo B. Quanto aos minerais mais importantes, destacam-se o manganês, o fósforo, o cobre, o ferro, o potássio, o zinco e o selênio. Pimenta Szechuan (100 g) contém:
Caloria | Proteínas | Gorduras | Carboidratos |
373 calorias | 6,7 g | 8,9 g | 63,5 g |