A estévia doce é uma ótima opção para substituir o açúcar na sua vida. Mas ela é realmente saudável?

A estévia é uma planta da qual obtemos um forte adoçante.

O adoçante natural não contém muitas calorias.

Ótimo para quem quer perder peso.

Mesmo os diabéticos podem consumi-lo.

O que está escondido neste produto único?

Vamos dar uma olhada em tudo importante que você precisa saber!

O que é estévia?

Stevia é um dos alimentos mais incríveis do mundo. Contém zero calorias!

O adoçante Stevia é feito de glicosídeos de esteviol. Este é o composto contido nas folhas desta planta. O produto resultante é 200 a 300 vezes mais doce que o açúcar, mas não contém calorias.

Quanto stevia em vez de açúcar? A dose diária de açúcar deve ser de 131 gramas, que você pode substituir por 0,5 grama de estévia.

Stevia pertence à família de plantas Asteraceae e seus parentes são margaridas ou ambrósia. É encontrado naturalmente no Novo México, Arizona, Texas, Paraguai ou Brasil.

História

A estévia foi descoberta por um botânico italiano chamado Moises Santiago Bertoni. Ele a descobriu no final do século XIX no Paraguai. A tribo local de pessoas chamada Guarani usa a planta há séculos na cura natural.

Os nativos utilizavam as folhas da planta para queimaduras, cólicas, problemas estomacais ou como anticoncepcional. Além disso, também eram consumidos como doces.

Um botânico levou cerca de 10 anos para descobrir a própria planta na natureza. Logo depois, a estévia começou a ser cultivada e colhida como uma planta comumente disponível.

Cultivo de estévia

A estévia é uma das plantas que você pode cultivar no jardim ou em um vaso de flores. Dessa forma, você terá folhas doces e frescas sempre que precisar.

Você pode usá-los frescos ou secos na cozinha.

Vejamos uma maneira simples de cultivar uma planta em casa:

  • Plante a estévia na primavera, depois que todas as geadas pararem.
  • Plante as plantas com cerca de 45 centímetros de distância. Se você usar um vaso de flores, precisará de um recipiente com 30 centímetros de diâmetro.
  • A planta adora sol e solo rico e bem drenado com pH de 6,7 a 7,2.
  • Você deve usar fertilizante regularmente. Escolha um fertilizante para plantas solúvel em água.
  • Sempre regue quando os 2 centímetros superiores do solo estiverem secos. Caso contrário, não regue a planta, senão suas raízes apodrecerão.

Colheita e armazenamento

Você pode colher as folhas da planta doce quando elas forem grandes o suficiente para serem usadas. Eles têm um sabor melhor durante os meses de outono e antes que as plantas floresçam.

Você pode usar folhas de estévia frescas ou secá-las. Na forma seca, duram muitos meses e também têm um sabor muito doce. Como secá-los?

  • Espalhe as folhas da planta em um pano em um dia seco e ensolarado.
  • Deixe as folhas secarem por pelo menos um dia (traga-as para dentro de casa durante a noite).
  • Você também pode usar um desidratador de alimentos se tiver um em casa. Quando as folhas estiverem secas e crocantes, você pode esmagá-las para obter um tempero seco.
  • Armazene as folhas secas ou o pó em um recipiente hermético para evitar que a umidade atinja a matéria-prima.
planta de estévia com flor
Fonte: pixabay.com

Como usar a estévia na cozinha?

Se você decidir cultivar esta planta em casa, pode usar suas folhas frescas.

Qual é o sabor da estévia? As pessoas descrevem seu sabor como totalmente doce. Como esse adoçante é muito mais forte que o açúcar, ele tem um sabor ligeiramente diferente. De qualquer forma, a estévia é incrivelmente doce.

Você pode facilmente adicionar as folhas a bebidas, chá ou limonada como adoçante. Mas você também pode adicioná-los a molhos em vez de açúcar.

O chá de ervas que você obtém depois de derramar água fervente sobre as folhas também é excelente.

As folhas frescas são menos doces que as folhas secas ou o próprio adoçante. Mesmo assim, são mais doces que o açúcar, então você deve levar isso em consideração na hora de dosar.

A boa notícia é que você pode facilmente usá-lo no lugar do açúcar em quase tudo que fizer.

Tem um sabor incrível em sobremesas, por exemplo em bolinhos de coco de várias maneiras. Mas você também pode adicioná-lo à sua aveia matinal ou mingau de trigo sarraceno , ao qual adicionará uma doçura única sem adicionar uma quantidade desnecessária de calorias.

Você também pode encontrar xarope de estévia na loja, que pode ser feito em casa com as folhas da planta. Usar o xarope é muito simples. Funciona como adoçante líquido. Use muito pouco, pois este adoçante é muito forte. Algumas gotas vão fazer.

Stevia como adoçante para diabéticos

Temos ótimas notícias para todos aqueles que sofrem de diabetes. Stevia e adoçantes semelhantes são benéficos para pessoas com diabetes, desde que não sejam usados em excesso.

Muitos benefícios estão associados ao consumo de estévia, e não apenas para os diabéticos:

  • efeitos antioxidantes combatem doenças,
  • controle da glicemia,
  • redução da fome (apoiando a perda de peso),
  • proteção contra danos hepáticos e renais,
  • redução de triglicerídeos e colesterol alto.

Valores nutricionais da estévia

Caloria 0 kcal
Gorduras 0 g
Colesterol 0 g
Carboidratos 1 g
Proteínas 0 g
folhas de estévia
Fonte: pixabay.com

A estévia é prejudicial à saúde?

Em geral, os especialistas concordam que a estévia é totalmente segura para consumir com moderação.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a ingestão diária deve ser de cerca de 4 miligramas por quilo de peso corporal. Porém, não se sabe o que pode acontecer com o consumo excessivo desse adoçante.

Algumas pesquisas mostram que o consumo também pode ter desvantagens. Alegadamente, pode haver um desequilíbrio de bactérias boas e ruins no intestino, o que pode levar a problemas digestivos.

Atualmente, não existem muitas pesquisas e estudos que comprovem o efeito negativo da estévia no corpo humano. A maioria das pessoas o consome porque é muito mais saudável que o açúcar.

Estévia e perda de peso

Comer açúcares adicionados não só causa ganho de peso, mas também diabetes tipo 2 e muitos outros problemas de saúde. Limitar o açúcar na dieta é, portanto, o objetivo de muitos de nós.

A estévia é um adoçante de baixa caloria que pode ajudar na perda de peso e reduzir o risco de certas doenças.

Muitas pessoas pensam que esse adoçante é tão ruim quanto o açúcar, mas isso não é verdade. Segundo a pesquisa, as pessoas perderam peso e consumiram menos calorias quando usaram estévia ou outros adoçantes artificiais.

A estévia é um produto maravilhoso que pode ser usado não apenas por diabéticos. Ajudará a perder peso, é benéfico para a saúde do corpo humano e substitui facilmente o açúcar clássico. Você só precisa usar algumas gotas de xarope ou algumas folhas frescas ou secas. Tudo é muito mais doce que o açúcar e funciona muito bem em chás, sobremesas e molhos.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X