O espinheiro-mar é conhecido por suas propriedades curativas.
Frutas alaranjadas fortalecerão todo o seu corpo.
O que você pode preparar com eles?
Como isso afetará sua saúde?
Saiba tudo e muito mais a seguir!
O que é espinheiro marítimo?
Sea buckthorn é um arbusto nativo da costa leste da Inglaterra. Mas pode crescer facilmente em outro lugar, até mesmo em seu jardim.
No outono, você pode apreciar as frutas laranjas brilhantes, cheias de vitaminas e minerais.
Você pode ter o arbusto ao ar livre durante todo o ano e cresce até uma altura de 1 a 8 metros.
O arbusto é caracterizado por sua densidade, galhos espinhosos e bagas alaranjadas brilhantes.
Você pode reconhecê-lo simplesmente por suas folhas longas e estreitas e pequenas flores verdes. A característica mais marcante são os frutos alaranjados que podem ser vistos no outono.
Uso de espinheiro marítimo
O espinheiro marítimo é um superalimento ainda negligenciado que foi apelidado de “limão nórdico”.
Você pode comprar ou fazer xarope de espinheiro ou óleo de espinheiro. O xarope pode ser usado para fazer bebidas deliciosas, enquanto o óleo pode ser usado externamente para tratar e cuidar da pele.
Os amantes de bebidas alcoólicas certamente ficarão satisfeitos em saber que também podem desfrutar de licor de espinheiro marítimo.
Espinheiro mar na cozinha
As receitas de espinheiro-mar não são difíceis de encontrar e você pode se inspirar em receitas de bebidas, sobremesas, bolos ou leite.
O espinheiro marítimo é uma bomba de vitaminas que pode ser apreciada de várias maneiras. As receitas de espinheiro-mar podem ser assim, por exemplo:
- xarope com mel para fortalecer a imunidade,
- Melaço de cana
- compota ou marmelada,
- Suco fresco,
- chá,
- óleo doméstico,
- licor caseiro,
- Curry indiano com sabor adocicado de espinheiro marítimo,
- marinada de carne.

Cultivo de espinheiro marítimo
Nos últimos anos, o espinheiro marítimo tornou-se popular não apenas para consumo, mas também para cultivo. Uma grande vantagem é que você obtém uma grande quantidade de frutas de um único arbusto.
No entanto, é recomendável plantar pelo menos um arbusto masculino e um feminino para garantir a polinização adequada.
As plantas são mais parecidas com árvores devido ao seu tamanho, então você vai precisar de bastante espaço. Você pode até fazer uma cerca viva com eles plantando-os densamente ao redor da cerca.
Cultivo de espinheiro marítimo a partir de estacas
Apenas as plantas femininas produzem frutos, portanto, você só deve colher mudas de arbustos femininos.
Você precisará de estacas com cerca de 15 centímetros de comprimento. Mergulhe-os em água para que cubram 2/3 do comprimento. Troque a água todos os dias.
Depois de apenas uma semana, as raízes começarão a crescer. Quando tiverem pelo menos 2 a 3 centímetros de comprimento, você pode movê-los para um vaso de flores. Deixe-os lá por 2 meses até que estejam prontos para serem transferidos para o jardim.
Cultivo de espinheiro-mar a partir de sementes
Você pode comprar sementes na loja. Você pode plantá-los no outono ou na primavera.
Você precisa prepará-los com antecedência em um copo ou outro recipiente em um local quente para permitir que a semente germine antes de movê-la para o jardim. Transplante-os primeiro do copo para o vaso de flores. Quando as plantas estiverem grandes o suficiente, você pode transplantá-las para o jardim.
A maneira mais fácil de cultivar é, claro, comprar uma planta maior em uma loja de horticultura e cultivá-la diretamente no jardim.
Como colher espinheiro marítimo maduro?
Você pode reconhecer um espinheiro marítimo maduro por sua cor. Quando estiver laranja escuro, você pode coletá-lo.
Prepare calças velhas, mangas compridas e luvas de trabalho para a coleta. Há espinhos em cada galho. Tenha cuidado para não se machucar.

Benefícios para a saúde do espinheiro marítimo
Os frutos alaranjados deste arbusto são conhecidos pelas suas propriedades. Mas muitas pessoas não percebem quanta coisa boa está escondida nelas. Vamos ver o que você pode esperar do consumo regular de espinheiro marítimo. O melhor é consumir o espinheiro marítimo na alimentação, na forma de xarope de espinheiro marítimo ou na forma de chá de espinheiro marítimo, quando se obtém uma quantidade concentrada de vitaminas e minerais.
O espinheiro marítimo é um tesouro nutricional
O espinheiro marítimo contém muitas vitaminas, minerais e compostos vegetais. Também é cheio de antioxidantes, que são muito importantes para o corpo humano.
É rico principalmente em vitaminas A, C, E e K, mas também em ferro, cálcio, magnésio, potássio, zinco e cobre.
As frutas e folhas contêm fitoesteróis, que são capazes de impedir a absorção do colesterol no corpo.
O conteúdo de ácido palmitoleico acelera a cicatrização de feridas e apoia a saúde da pele.
O efeito positivo do espinheiro marítimo na pele
Gorduras insaturadas, antioxidantes, fitoesteróis, carotenóides e vitaminas E e K são ingredientes valiosos para a saúde da pele.
O espinheiro marítimo também é uma fonte de ácido linoleico e ácidos graxos ômega-6, que têm um efeito positivo na acne e na pele seca. Mas as frutas também previnem o envelhecimento da pele, reduzem os sintomas da psoríase e geralmente ajudam na saúde da pele.
Espinheiro marítimo como proteção para o coração
O óleo de espinheiro marítimo é muito benéfico para o coração. Fitoesteróis e antioxidantes ajudam a protegê-lo contra danos.
Ao mesmo tempo, o colesterol é absorvido e reduzido, o que é muito bom para o coração.
A quercetina é outro antioxidante que reduz o risco de doenças cardíacas.
Espinheiro-mar como suporte do sistema imunológico
A fruta não é chamada de “limão nórdico” à toa. Graças ao alto teor de vitaminas e flavonoides, pode fortalecer o sistema imunológico, assim como os cítricos.
Reduzindo o açúcar no sangue com frutas doces
De acordo com especialistas, o consumo de espinheiro marítimo pode prevenir o diabetes e promover níveis saudáveis de glicose no sangue. A fruta ou óleo melhora a estimulação da insulina, o que pode evitar que você desenvolva diabetes.
Proteção do fígado
Graças às gorduras saudáveis, vitamina E e carotenóides, você também protegerá seu fígado e apoiará sua funcionalidade.
Um aliado contra o câncer
Os antioxidantes e flavonoides do espinheiro marítimo podem ter propriedades anticancerígenas. A pesquisa mostrou que o espinheiro marítimo pode proteger as células saudáveis da radioterapia, e é por isso que vale a pena consumir regularmente, mesmo durante o tratamento do câncer.
Efeitos colaterais do espinheiro marítimo
A boa notícia é que os efeitos colaterais são muito poucos e raramente relatados. Algumas pessoas com pressão arterial elevada desenvolveram inchaço, dores de cabeça, tonturas ou palpitações.
Ao usar as frutas na pele, pode ocorrer uma reação alérgica na forma de erupção cutânea.
Também pode atuar como um anticoagulante e causar sangramento. Pode ser um problema principalmente para os diabéticos que tomam medicamentos para baixar o açúcar no sangue.
Valores nutricionais do espinheiro marítimo
Segundo os especialistas, basta consumir 10 bagas de espinheiro marítimo para complementar a dose diária de vitamina C. O teor de vitamina C no espinheiro marítimo é 15 vezes maior do que na laranja.
Valor nutricional do espinheiro mar por xícara:
Caloria | 158 calorias |
Fibra | 3 g |
Proteínas | 2 g |
Gorduras | 7 g |
Carboidratos | 22 g |
Vitamina C | 700 mg (por 100 g) |
O espinheiro marítimo é um superalimento incrível que merece mais atenção. Ele oferece muitos benefícios para a saúde. Além disso, você pode consumi-lo de várias maneiras. Você nem precisa gastar dinheiro com isso quando cultiva em seu jardim e tem as frutas disponíveis gratuitamente. Depois de transformá-lo em calda ou geléia, você pode consumi-lo durante todo o ano e desfrutar não apenas do sabor, mas também da saúde.