As ervilhas são uma cultura despretensiosa que o surpreenderá pela sua versatilidade.

As ervilhas contêm uma grande quantidade de proteína vegetal sem colesterol.

Também é cheio de vitaminas e minerais que nosso corpo absolutamente precisa.

As vagens de ervilhas comestíveis são uma excelente escolha para um lanche saudável.

O que é uma ervilha e o que é uma ervilha?

As ervilhas são um legume ou uma leguminosa?

Não apenas essas perguntas serão respondidas em nosso artigo.

Ervilhas ou Ervilhas?

Ervilhas e ervilhas fazem parte do fruto (vagem) da mesma planta ( Pisum sativum ).

Uma ervilha é um grão imaturo, enquanto uma ervilha é uma semente totalmente madura. Após a colheita, as ervilhas são secas e tratadas termicamente (processo semelhante à pasteurização), mas as ervilhas não sofrem nenhum tratamento, permanecem cruas.

Ervilha

É uma fruta verde doce cheia de água e açúcar. Destina-se a um consumo rápido, mantém-se fresco no máximo 3 dias no frio. Perde sua doçura e suculência apenas algumas horas após a colheita. O açúcar transforma-se em amido e as ervilhas novas têm um sabor mais farináceo.

Contém uma quantidade significativa de vitaminas, especialmente vitamina A, C, K, tiamina e ácido fólico. A vitamina A é um elemento importante para o funcionamento do sistema imunológico, também auxilia na formação de glóbulos vermelhos.

Meia xícara de ervilhas jovens contém 1,84 mg desta vitamina, o que é ainda mais do que a dose diária recomendada. Para mulheres grávidas que são aconselhadas a consumir uma quantidade maior por dia, este copo meio cheio fornece até 115%.

Ervilhas verdes jovens em uma vagem
fonte: freepik.com

O que cozinhar de ervilhas?

  • É mais frequentemente usado em saladas de vegetais frescos em combinação com ervas frescas e iogurte. Também irá adicionar um toque de frescura a uma deliciosa salada caseira .
  • Se gosta de snacks saudáveis, não deixe de experimentar o creme de ervilhas . Também é adequado como acompanhamento levemente frito para peixes ou você pode experimentar uma versão mais saudável do risoto.
  • O creme de ervilha também é um prato universal, que serve como sopa, mas se necessário, pode ser facilmente transformado em um ótimo acompanhamento para carnes.

Ervilha

As ervilhas contêm até 85% menos água do que as ervilhas, sua vida útil é de vários anos quando armazenadas em recipientes que podem ser fechados novamente.

Em comparação com o seu “eu mais jovem”, perde o seu teor de vitaminas, por outro lado, tem muito mais minerais. É uma importante fonte de ferro, potássio, magnésio e também carboidratos; dá ao corpo mais energia.

O potássio é indispensável para o corpo humano. É importante para o bom funcionamento dos tecidos e músculos; sua deficiência se manifesta justamente nos espasmos musculares. A ingestão diária recomendada para um adulto é de 390 mg. A boa notícia é que uma porção de acompanhamento na forma de purê de ervilha é suficiente para você obter essa dose ideal de potássio.

Leguminosas secas de ervilhas verdes
fonte: freepik.com

estou brincando na cozinha

  • As ervilhas secas são as que você mais conhece nas lojas. É classicamente utilizado na conhecida sopa de ervilhas . O mingau de ervilha com carne defumada também é popular, mas também outras variantes – com linguiça ou linguiça, com açafrão ou curry, com ovo frito e cebolinha.
  • Cenouras cozidas no vapor com ervilhas são fáceis de preparar. Devido às saudáveis cenouras (que liberam 35% a mais de beta-caroteno devido ao preparo no vapor) e às ervilhas como fonte de potássio, este prato torna-se o almoço mais saudável para as crianças.

Vagens de ervilha

O naturalista morávio JG Mendel 1 já estava envolvido no primeiro cruzamento de variedades de ervilha e assim lançou as bases para o campo da genética. Também graças a esta iniciativa, ao longo do tempo, foram criadas variedades que têm comestíveis não só sementes, mas também vagens inteiras. Uma dessas variedades são as ervilhas-de-açúcar, e é por isso que essas vagens costumam ser chamadas de ervilhas-de-açúcar.

As vagens não permanecem frescas por muito tempo depois de colhidas, por isso é necessário processá-las o mais rápido possível. Eles são ricos em fibras solúveis, vitaminas A e C. Eles também têm baixo teor de gordura e sem colesterol.

A fibra solúvel contida nas vagens atua como um probiótico natural para o intestino humano. Quanto à vitamina C, apenas 20 vagens de ervilha fresca fornecem cerca de 51% da ingestão diária recomendada para um adulto. Esta vitamina atua como um antioxidante natural e protege o DNA dos danos causados pelos radicais livres.

Vagens verdes de ervilhas e ervilhas
fonte: greenprophet.com

Vagens de ervilha e o que cozinhar com elas

  • As vagens são uma ótima opção para um lanche saudável e crocante – assim mesmo, cruas. Levemente salteado na manteiga, acompanha saborosos bifes. Você também pode combiná-los com qualquer legume fresco para criar saladas únicas e, acima de tudo, saudáveis.
  • Também é indicado como outro tipo de legume no chamado prato de frango , recomenda-se adicioná-los somente no final do cozimento para que não fervam. E se você gosta de aperitivos, experimente algumas variações de vagens frescas recheadas com recheio ou pasta.

Comparação nutricional e vitaminas em ervilhas / ervilhas

Ervilhas frescas
100 g 2
ervilhas secas
100 g 3
Vagens de ervilha
100 g 4
Carboidratos 14,5 g 60,4 g 7,55 g
Proteínas 5,4 g 24,6 g 2,8 g
Fibra 5,1 g 25,5 g 2,6 g
Açúcares 5,7 g 8,0 g 4 g
Gorduras 0,4 g 1,2 g 0,2 g
Vitamina A 765 UI 149 UI 180 UI
Vitamina C 40,0 mg 1,8 mg 60 mg
Vitamina K 24,8 mcg 14,5 mcg 25 mcg
Niacina 2,1 mg 2,9 mg 0,6 mg
folato 65,0 mcg 274 mcg 42 mcg
colina 28,4 mg 95,5 mg 17,4 mg
Cálcio 25,0 mg 55,0 mg 43 mg
Magnésio 33,0 mg 115 mg 24 mg
Potássio 244 mg 981 mg 200 mg
Selênio 1,8 mcg 1,6 mcg 0,7 mg
Ferro 1,5 mg 4,4 mg 2,08 mg

Verduras ou leguminosas?

A resposta é: os dois. Ervilhas e vagens jovens cruas são classificadas como vegetais amiláceos. Considerando que uma semente de ervilha madura é uma leguminosa.

A maioria das variedades são cultivadas com características específicas e com um propósito claro de produção. Ou seja, tipos específicos produzidos como ervilhas e vagens (legumes) e por outro lado os outros – como ervilhas (leguminosas). No entanto, pode acontecer que uma variedade destinada ao cultivo de hortaliças simplesmente amadureça e se torne uma leguminosa.

Ervilhas e ervilhas – espécies

Vamos nos familiarizar com as variedades de ervilhas e ervilhas.

ervilhas inglesas

Uma variedade cultivada para ervilhas cruas e sem vagens comestíveis. Também é chamada de ervilha verde ou ervilha de jardim.

ervilhas

Muitas vezes referido como ervilhas chinesas ou vagens chinesas. Possui vagens planas comestíveis, que, no entanto, não devem ser recheadas com ervilhas antes da colheita se a intenção for produzir apenas vagens. Portanto, é colhido completamente plano.

ervilhas tortas

É uma variedade cruzada de ervilhas inglesas e de neve. Nesta espécie, as ervilhas jovens podem crescer. As vagens são comestíveis e podem ser comidas ao mesmo tempo que as ervilhas jovens dentro.

ervilhas semeadas

Produzida como leguminosa, ou seja, por suas sementes maduras. Este tipo de leguminosa é mais utilizado para consumo humano, quer seja submetido a um processo de secagem ou enlatamento. É vendido inteiro e em metades.

ervilhas

Tem um revestimento de semente firme e grãos grandes. É cultivado para fins de leguminosas e posterior processamento – para a produção de amido. Em alguns casos, é cultivada em vez de ervilhas – é, portanto, uma espécie que também é colhida como grão imaturo.

Ervilhas amarelas (campo)

Às vezes também chamado de ervilhas brancas ou Matar Dal. As sementes desta variedade são bastante brancas, cultivadas com a finalidade de forma seca madura. Esta ervilha obtém sua cor amarela ao descascar a pele. Assim como as ervilhas partidas, elas estão disponíveis inteiras ou partidas.

(Maple) ervilha de bordo

As ervilhas de bordo têm um sabor de nozes e uma cor marrom a vermelha. As sementes podem não apenas amadurecer, mas também secar naturalmente pelo maior tempo possível antes de serem colhidas. Essa variedade não é comum e, portanto, não é tão acessível quanto, por exemplo, ervilhas verdes.

É óptimo em sopas, mas também como assado no forno – muitas vezes como acompanhamento de carne de vaca. A ervilha de bordo é fácil de reconhecer durante a estação de crescimento, suas flores são roxas, enquanto outras variedades são brancas.

Atenção! Ervilhas de olhos pretos não são ervilhas

Embora seja chamado de ervilha, na verdade é um feijão. Outras leguminosas que às vezes são erroneamente chamadas de ervilhas incluem grão-de-bico, feijão-boer e ervilha-borboleta.

Ervilhas e ervilhas, vegetais e legumes – uma visão geral

Cultivado
para sementes imaturas
(ervilha)
Cultivado
para sementes maduras; depois secou

(ervilha)
Cultivado
para vagens comestíveis verdes
(ervilha)
Vegetais leguminosas leguminosas
após o amadurecimento da semente
ervilhas verdes Sim Não Não Sim Não Sim
Ervilhas Sim Não Não Sim Não Sim
ervilhas inglesas Sim Não Não Sim Não Sim
Matar Dal (ervilhas amarelas) Não Sim Não Não Sim Sim
ervilhas semeadas Não Sim Não Não Sim Sim
Ervilhas Maple (Maple) Não Sim Não Não Sim Sim
ervilhas tortas Sim Não Sim Sim Não Sim
ervilhas Não Não Sim Sim Não Sim
ervilhas Sim Sim Não Sim Sim Sim

Inchaço e gases

Como outras leguminosas, as ervilhas também contêm rafinose – carboidratos que literalmente escapam da digestão. Eles são absorvidos apenas no intestino grosso, e as bactérias intestinais liberam os chamados gases residuais durante sua decomposição; causando gases.

As ervilhas também contêm lectinas, toxinas naturais encontradas nas plantas. No entanto, essas toxinas podem coagular e suprimir os glóbulos vermelhos. Pessoas com digestão mais sensível podem ter problemas com essa proteína específica na forma dos já mencionados inchaço, dores estomacais e intestinais ou até diarreia.

A interrupção do efeito das lectinas pode ser conseguida embebendo ou escaldando as ervilhas.

Mergulho

Para facilitar a digestão das ervilhas, é recomendável mergulhá-las em água por pelo menos 24 horas antes de cozinhar. Este procedimento elimina grande parte dos carboidratos problemáticos e também reduz o tempo de cozimento.

Branqueamento

O branqueamento é um processo verdadeiramente universal que oferece muitos benefícios, por isso passa a fazer parte da preparação de muitos vegetais.

  • Reduz o inchaço.
  • Preserva o sabor original (doçura das ervilhas).
  • Ele retém todos os nutrientes, minerais e vitaminas necessários na cultura.
  • Ajuda a manter a cor verde brilhante (para cada vegetal) mesmo durante o acabamento.
  • Evita a ebulição durante o tratamento térmico subsequente; mantém a forma e a textura.
  • Prolonga a vida útil dos vegetais congelados (as ervilhas branqueadas podem durar até 8 meses no congelador sem danos).
Branqueamento de ervilhas e ervilhas
fonte: Foolproofliving.com

Como escaldar ervilhas?

  1. Encha uma panela grande com água até a borda (a base do branqueamento é mesmo muita água), adicione sal suficiente (recomenda-se pelo menos 30 g de sal para 1 litro de água) e deixe ferver.
  2. Prepare ervilhas, ervilhas, vagens; limpe, se necessário lave.
  3. Coloque os legumes na água fervente e deixe cozinhar por 2 minutos (não mais).
  4. Em seguida, escorra rapidamente e coloque imediatamente em uma tigela com água gelada; não tenha medo de adicionar pedaços de gelo, por exemplo. O resfriamento deve ser imediato e o mais forte possível.
  5. Após 2 minutos em água com gelo, as vagens escaldadas, as ervilhas e as ervilhas estão prontas para o congelamento final e armazenamento no congelador.

Legumes branqueados e congelados dessa maneira não precisam ser descongelados antes de serem cozidos. Tudo o que você precisa fazer é fritá-lo levemente ou cozinhá-lo no vapor por um tempo.

Tratamento térmico e tamanho de porção adequado

Se você tiver problemas para digerir ervilhas, também é possível fervê-las por pelo menos 15 minutos; não coma semi-cru ou cru. Se você quiser evitar gases, também é uma boa ideia adicionar bicarbonato de sódio ao preparar os alimentos. Tem a propriedade de quebrar carboidratos específicos e, assim, reduzir a quantidade de gases intestinais.

Além disso, não se esqueça das porções adequadas. Embora as ervilhas sejam de fato uma cultura saudável, a regra se aplica – muito é demais. A ingestão diária ideal de leguminosas é de no máximo 190 g (para um adulto).

produtos de ervilha

O processamento de plantas, frutos e sementes de ervilha fornece “resíduos” na forma de caules, folhas e, em algumas variedades, vagens e, no caso de ervilhas amarelas, também cascas de sementes. Todo esse desperdício contém tanta fibra, proteína e outros nutrientes que continua a ser processado em produtos de ervilha.

amido de ervilha

É um subproduto da extração de proteína para proteína de ervilha. Portanto, devido aos baixos custos de produção, torna-se o amido mais barato do mercado. É uma rica fonte de amilose, por isso tem melhores propriedades de espessamento do que o amido de milho ou de batata. A fécula de ervilha pode ser utilizada em sopas e molhos, mas também para fazer sobremesas doces ou massas. Também é usado em vez de farinha para revestir a carne antes de fritar.

Farinha de ervilha

É feito principalmente a partir da variedade de ervilha amarela, moendo as sementes descascadas. A farinha de ervilha contém cerca de 23% de proteína, o que não é pouco, mas o contrário. É uma ótima alternativa sem glúten à farinha de trigo. Devido ao seu sabor e propriedades, no entanto, deve ser combinado com outros tipos de farinha ou, por exemplo, proteína de ervilha durante a produção de produtos.

proteína de ervilha

Este produto é feito retirando o amido e a fibra das sementes, de modo que apenas as proteínas permaneçam, ou seja, as proteínas. A proteína de ervilha é uma das melhores proteínas vegetais disponíveis no mercado. É uma parte essencial das barras de proteína na esfera do fitness. Ajuda no processo de digestão, é rico em ferro e por isso ajuda no crescimento muscular.

Macarrão de Ervilha e Ervilha

Existem vários tipos disponíveis no mercado. De farinha de ervilha verde, de farinha de ervilha amarela ou em combinação com proteína de ervilha. Eles são sem glúten, veganos e ricos em proteínas e fibras. Principalmente pelo sabor não muito delicioso que lhes resta da farinha, são mais indicados para saladas e não como acompanhamento à parte.

Ervilhas – uma cultura barata e sem desperdício

Esta cultura é a segunda leguminosa mais importante em escala global. As ervilhas são populares principalmente por seu cultivo pouco exigente – elas não demoram muito para amadurecer e prosperar mesmo em condições frias e semiáridas. Os baixos custos de produção, portanto, o colocam entre os alimentos mais baratos e acessíveis.

Como as ervilhas são cultivadas e colhidas, por exemplo? Assista o vídeo:

Snow Pea Farming and Harvest - Snow Pea Cultivation

Outra vantagem desta cultura é que a produção de ervilhas é quase sem desperdício. As partes da planta que não se destinam ao consumo humano direto são posteriormente transformadas nos já mencionados produtos de ervilha; quando apropriado, são usados como forragem para animais de fazenda.

Vale ressaltar que as ervilhas são mais benéficas para o corpo em sua clássica forma seca do que, por exemplo, enlatadas. As leguminosas enlatadas contêm muito sódio, conservantes inadequados para o corpo, sal e açúcar adicionado.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X