Não há edam como edam! Leia mais sobre este delicioso queijo e aprenda a cozinhar com ele!

Quem não conhece edam! Mas sabe de onde vem, como é produzido ou que tipos podemos distinguir e o que significam as diferentes embalagens coloridas em que são embalados?

Se não, agora é a hora de consertar e ler mais sobre este delicioso queijo!

Graças às nossas dicas de cozinha, você vai se divertir como nunca antes!

O que é queijo edam?

A origem deste queijo pode ser encontrada nas regiões do norte da Holanda. É um queijo de pasta semimole feito com leite de vaca e a sua produção obedece a uma receita tradicional holandesa que remonta ao início do século XIII.

No entanto, a sua denominação não se enquadra na denominação protegida, pelo que pode ser apreciado em diversas partes do mundo, resultando em diferenças de sabor, qualidade dos ingredientes e textura.

No entanto, todas as variedades tendem a ter uma textura semi-sólida que é fácil de ralar e também se dissolve bem, por isso é comumente usada para o preparo de vários pratos e também popular por conta própria.

Queijo holandês redondo real em cera vermelha.
Fonte: tasteatlas.com

Como é feito o edam?

O coalho animal natural é adicionado ao leite de vaca pasteurizado. O coalho ajuda na produção da coalhada. Uma vez solidificado e formado o leite, a coalhada é cortada e o soro é coado.

A drenagem do excesso de soro promove a concentração ideal de sabor e textura. Depois de escorrer completamente, a coalhada é colocada em formas e depois bem salgada, o que evita o crescimento de bactérias e confere sabor.

Por fim, envelhece em prateleiras de madeira por mais um mês, enquanto os queijos podem envelhecer por até 1 ano. Esse processo intensifica o sabor, enquanto a textura cremosa e os tons mais sutis são apreciados nas variedades menos maduras.

A base é uma mistura delicada de notas cremosas e de nozes com toques de sal. Os queijos verdes têm uma textura flexível, que tende a ficar mais seca e quebradiça com o tempo.

Na Holanda, o edam é vendido sem a embalagem de cera. Fora da Holanda, no entanto, pode haver diferentes cores de cera para facilitar a distinção de suas propriedades:
Cera preta : envelhecida por pelo menos 17 semanas
Cera verde : com sabor de ervas
Cera marrom : aromatizada com pimenta
Cera de laranja : aromatizada com cominho

Uma pequena loja com uma vasta selecção de queijos de cera.
Fonte: myfavouritepastime.com

Qual é o sabor do edam?

Este queijo é descrito como suave porque seu sabor é geralmente suave com um toque de doçura. Alguém sente notas de nozes nele.

Algumas espécies têm sabor salgado, enquanto outras espécies têm sabor suave. Essas diferenças se devem à qualidade do leite utilizado na produção.

Valores nutricionais do edamame (por 100 g)

Caloria Carboidratos Açúcares Gorduras Ácidos graxos saturados Proteínas Fibra Sal
356 calorias 1,4 g 1,4 g 28 g 18 g 25g 0 g 965 mg

Este queijo é rico em sódio e fósforo. Ele também contém vitamina A, colina e é uma ótima fonte de cálcio.

Como usar edam na cozinha?

Pode ser usado para moldar bolinhas de queijo, rechear crostas de pizza, adicionar à massa de pão, embrulhar em triplo e fritar em palitos de queijo ou experimentar estas receitas não tradicionais de queijo frito
Também é comumente usado para fazer bolinhos salgados
Pode ser derretido em quase tudo, desde batatas e massas até estas saborosas panquecas de queijo ou estes deliciosos cheesecakes
Este queijo também é ótimo em sopas de queijo e molhos de queijo
É tradicionalmente harmonizado com vinho e geralmente aparece em travessas de queijo após o jantar ou, alternativamente, em travessas de aperitivos, muitas vezes ao lado de biscoitos e pastas de frutas.
Uma versão suave deste queijo combina melhor com frutas mais doces, como cerejas, enquanto versões mais maduras costumam ser combinadas com nozes salgadas e carnes curadas.
Como aperitivo ou sobremesa, sirva a variedade madura com maçãs ou peras ácidas

Harmonização com drinks

Vinho – Beaujolais, Champagne, Chardonnay, Malbec, Pinot gris, Riesling, Sauvignon blanc, Shiraz, Viognier

Cerveja – Lagers, Belgian Ale, Bock, Brown/Hazelnut Brown Ale, Cider and Fruit Ale, Pale Ale, Porter, Saison Ale, Stout

As mais diversas ideias para deliciosas receitas de queijos.
Fonte: befunky.com

Alho espalhado com edamame

  • 170 g de edamame
  • 5 colheres de sopa de maionese
  • 2 colheres de creme de leite
  • 3 dentes de alho
  • ¼ colher de chá de sal
  • Uma pitada de pimenta preta moída

Método

  • Rale bem o queijo
  • Descasque e esmague o alho
  • Coloque o queijo, o alho, a maionese e o creme de leite em uma tigela, tempere com pimenta e sal e misture até que tudo se incorpore.
  • Deixe a pasta de alho descansar em temperatura ambiente por cerca de 15 minutos antes de servir
Pão para barrar com uma deliciosa e cremosa pasta de queijo de alho.
Fonte: laurenslatest.com

Com o que substituir o edam?

Gouda tem um sabor igualmente fino e propriedades quase idênticas. Este queijo tem uma textura densa e macia e caracteriza-se por notas doces e cremosas com notas de avelã e manteiga macia.

Um substituto mais nítido é o cheddar. Possui notas de avelãs e manteiga caramelizada.

Armazenar

Se o queijo estiver coberto de cera, não precisa ser refrigerado.

No entanto, após desembalar, deve ser coberto para não secar. Claro, mesmo que esteja coberto com cera, o queijo não deve ser colocado em uma sala quente ou em locais onde o sol incide, para que não estrague.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X