O dente-de-leão não é apenas uma erva daninha intrusiva, ele faz maravilhas na cozinha. Prepare uma salada, mel, chá ou café!

Uma planta com flores amarelas que está quase em toda parte na primavera.

Muitos jardineiros também travam uma batalha sem fim com ela, por considerá-la uma erva daninha.

O dente-de-leão também pode ser um ingrediente culinário que pode ser usado para fazer toda uma gama de iguarias.

É comestível desde a raiz até as folhas e as flores.

Como se livrar do amargor excessivo?

Com quais problemas de saúde seu consumo pode nos ajudar?

Siga-nos nos passos desta erva subestimada.

O que é um dente-de-leão?

Quando pensamos em um dente-de-leão, a maioria de nós pensa em uma planta com flores amarelas profundas que eventualmente se transformam em uma penugem branca que as crianças pequenas sopram alegremente. Na virada da primavera e do verão, prados, gramados e jardins da cidade estão cheios disso. Existem muitos tipos de dentes-de-leão, eles foram confundidos anteriormente com um. No entanto, a maioria de nós não consegue reconhecer as espécies individuais, pois elas são muito semelhantes.

Do ponto de vista botânico, o dente-de-leão (Taraxacum officinale) é um representante da família das plantas estelares. Como pode ser visto em seu nome genérico, contém muitos efeitos medicinais que são usados pela humanidade há séculos. Há também muitas maneiras de incluir esta erva em nossa dieta. Pode ser consumido praticamente inteiro.

Planta de dente-de-leão inteira com raiz em uma cesta de vime.
fonte: tasteofhome.com

Dente de leão ou creme?

Muitos de nós chamam de creme de dente-de-leão. Esta designação prende-se simplesmente com o facto de, depois de arrancado o caule ou a folha, sair da planta um líquido branco que se assemelha a nata, por vezes também referido como leitoso. Este látex também deixa manchas marrons na pele ou na roupa após a secagem.

Qual é o sabor de um dente-de-leão?

O dente-de-leão, como por exemplo a chicória, da qual é parente distante, é geralmente caracterizado por um sabor amargo. Se esse amargor te incomoda, retire as flores antes de usar as sépalas verdes, e para as folhas, prefira as folhas jovens, que são menos amargas. Mergulhá-los em água salgada ou fervê-los também pode ajudar.

O que contém o dente-de-leão?

O creme contém muitas substâncias valiosas e compostos vegetais que lhe conferem efeitos curativos. A tabela mostra os valores para 100 gramas de folhas frescas de dente-de-leão.

Caloria Água Proteínas Gorduras Carboidratos Fibra
45 calorias 85,6 g 2,7 g 0,7 g 9,2 g 3,5 g

O creme contém minerais como cálcio, cobre ou ferro.

Potássio Fósforo Magnésio Manganês Cobre Cálcio Zinco Ferro
397 mg 66 mg 36 mg 0,342 mg 0,171 mg 187 mg 0,41 mg 3,1 mg

Além disso, também contém uma grande quantidade de vitaminas A, E e K.

Betacaroteno Vitamina A Vitamina B1 Vitamina B2 Vitamina B3 Vitamina B6 Vitamina C Vitamina E Vitamina K
5850 µg 10200 UI 0,19 mg 0,26 mg 0,806 mg 0,251 mg 35mg 3,44 mg 778 µg

Como comer dente de leão?

As folhas de dente-de-leão são consumidas com mais frequência, que são adicionadas a saladas, ou as flores são usadas para fazer mel, vinho ou óleo de dente-de-leão. A farinha de dente-de-leão é feita a partir das raízes secas e moídas e, por último, mas não menos importante, pode ser usada como substituto do café. Existem muitas maneiras diferentes de processar o dente-de-leão .

  • Folhas jovens de dente-de-leão de nosso próprio jardim, que temos certeza de não terem sido tratadas quimicamente, são especialmente adequadas para o preparo de saladas. Folhas de creme podem ser muito bem utilizadas para animar saladas de ovos .

  • No entanto, as folhas de dente-de-leão também podem ser utilizadas em pratos quentes, por exemplo, em receitas de sopas cremosas . Eles animam perfeitamente e adicionam outra cor verde à sopa de espinafre ou repolho.

  • Você também pode adicionar folhas de creme à massa ou cozinhá-las no vapor, de maneira semelhante às receitas de espinafre . Um acompanhamento simples fica muito gostoso quando você refoga as folhas com alho e cebola.

  • Juntamente com outras ervas, sementes e nozes, você pode usar folhas de dente-de-leão para preparar pesto caseiro .

  • As flores de dente-de-leão também podem ser facilmente usadas como decoração comestível para várias sobremesas.
Um prato com salada de dente de leão, cebola, toranja e romã.
fonte: myrecipes.com

Quando e como coletar dente-de-leão?

Quase tudo pode ser coletado do dente-de-leão, folhas, flores e raízes. As folhas podem ser colhidas durante toda a estação de crescimento de abril a setembro, as mais saborosas são as folhas jovens, que não são tão amargas e ao mesmo tempo têm um maior teor de vitamina C. As flores são colhidas melhor logo após a floração, especialmente se você quiser secá-los depois.

A raiz pode ser coletada na primavera ou no outono. A regra geral é colhê-la quando a planta não está em flor, quando a casca é mais doce e contém mais nutrientes. As flores e folhas são colhidas simplesmente com uma tesoura, você precisará de uma pequena pá ou pá para coletar a raiz.

mel de dente-de-leão

O preparo desse lanche é muito simples, além das flores frescas de dente-de-leão, você só vai precisar de água, açúcar de cana e limão. 1,5 litro de água e 1,5 quilo de açúcar são recomendados para duas xícaras de flores. Primeiro, ferva as flores junto com as rodelas de limão em água. Em seguida, deixe a mistura esfriar e infundir durante a noite. No dia seguinte, coe tudo, acrescente o açúcar e deixe ferver para dissolver o açúcar e engrossar a mistura.

Frasco com mel de dente de leão e flores de dente de leão.
fonte: nordicforestfoods.com

Chá de dente de leão

As flores de dente-de-leão também podem ser usadas para fazer um chá saboroso. Geralmente é recomendado derramar 250 mililitros de água quente sobre oito flores frescas de dente-de-leão e deixar em infusão por aproximadamente 5 a 10 minutos. Em seguida, coe o chá e, se necessário, tempere com mel ou limão. A quantidade recomendada é de 2 a 3 xícaras por dia. A raiz de dente-de-leão seca e moída também pode ser usada para preparar o chá. Nesse caso, leite ou creme costumam ser adicionados ao chá.

Uma xícara de chá feito de flores de dente-de-leão.
fonte: gardeningknowhow.com

calda de dente-de-leão

Chá ou outras bebidas podem ser adoçadas não apenas com mel de dente-de-leão, mas também com xarope. Para prepará-lo, você precisará de flores frescas de dente-de-leão, água, açúcar e suco de limão fresco. O procedimento é semelhante ao preparo do mel.

Primeiro, as flores são fervidas muito brevemente, depois a mistura é deixada esfriar e infundir e, no dia seguinte, adiciona-se açúcar e limão e tudo é fervido até que a quantidade seja reduzida à metade. Você também pode usar a calda para dar sabor a sobremesas.

café dente de leão

Raízes de dente-de-leão secas e moídas podem ser usadas para fazer uma bebida que se assemelha ao café, mas não contém cafeína. As raízes limpas devem primeiro ser secas por 30 minutos em forno pré-aquecido a 200°C e depois moídas. O pó resultante pode ser processado imediatamente ou armazenado em um recipiente hermético, semelhante ao café comum.

Duas colheres de chá de pó moído da raiz geralmente são usadas para fazer uma xícara de café de dente-de-leão. Basta derramar água quente e temperar de acordo com as preferências pessoais.

Folha com pedaços picados de raiz de dente de leão.
fonte: putumayokitchen.com

Para que serve o dente-de-leão?

O creme é usado em muitas formas de medicina tradicional e também pode ser encontrado em muitos suplementos dietéticos.

  • Suporta uma digestão saudável – A raiz do dente-de-leão é rica em carboidratos inulina, um tipo de fibra solúvel encontrada em plantas que apóia a saúde das bactérias intestinais no trato digestivo.

  • Prevenção do Diabetes – O dente-de-leão contém compostos bioativos, ácido cecânico e ácido clorogênico, que demonstraram reduzir os níveis de açúcar no sangue.

  • Prevenção de doenças cardiovasculares – alguns compostos do dente-de-leão podem reduzir o nível de triglicerídeos e colesterol, que são fatores de risco para várias doenças cardíacas. O dente-de-leão também contém potássio, um mineral associado à redução da pressão arterial.

  • Desintoxicação e ajuda nos problemas do sistema urinário – o creme tem efeito diurético e anti-inflamatório, por isso é utilizado no tratamento de várias inflamações do sistema urinário. Ao mesmo tempo, limpa os rins e todo o corpo de toxinas.

  • Efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes – o creme azedo pode reduzir a inflamação graças a certos compostos, como os polifenóis. Além disso, contém uma série de antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres e reduzir o risco de doenças crônicas.

  • Reduzir o crescimento do câncer – algumas pesquisas vincularam a raiz do dente-de-leão à supressão de vários tipos de câncer, como fígado, estômago e cólon.

  • Melhora a saúde da pele – O extrato de dente-de-leão ajuda a proteger a pele da luz solar, envelhecimento e acne. Estudos mostram que o creme também pode apoiar a formação de novas células da pele.

Efeitos colaterais

O consumo de dente-de-leão é geralmente bem tolerado. Pessoas com pele sensível podem desenvolver dermatite de contato. De acordo com algumas pesquisas, o dente-de-leão também pode interagir com certos medicamentos, incluindo certos tipos de antibióticos ou medicamentos para baixar o açúcar no sangue.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X