Cravo, uma especiaria aromática, sem a qual não se pode fazer vinho quente ou conhaque de ovo. Como isso beneficia a nossa saúde?

Desde o primeiro olhar para esta especiaria original, fica claro para nós por que ela tem um nome tão especial.

Não só a forma, mas também o sabor e o cheiro dos cravos são completamente únicos.

Você sabia que na verdade são flores secas de uma árvore tropical?

Com quais alimentos e bebidas eles combinam?

Como é que tem um efeito tão benéfico em nosso estômago e dentes?

Siga os passos deste pequeno milagre conosco.

O que é um cravo?

O cravo-da-índia é uma especiaria feita a partir dos botões florais de uma árvore perene chamada cravo-da-índia (Syzygium aromaticum), que vem do arquipélago indonésio das Molucas. O cravo cresce a uma altura de 26 a 40 metros e floresce aproximadamente após 6 anos. A árvore amadurece totalmente em 20 anos e pode dar frutos por mais de 80 anos.

O cálice com o botão é recolhido no momento em que passa de verde para vermelho, pois é quando contêm as substâncias mais aromáticas. Curiosamente, assim como as flores, as folhas de cravo também cheiram. Os cravos-da-índia colhidos são marrom-avermelhados, com 0,5-0,75 cm de comprimento e consistem em hastes com quatro pétalas fechadas que formam uma pequena bola no meio.

Após a colheita, os botões de cravo são espalhados em uma fina camada sobre uma esteira e secos ao sol ou em secador artificial. Eles se parecem com pequenas unhas, daí o nome do tempero. Além de cozinhar, também é usado na medicina.

Florescendo árvore de cravo.
fonte: deepayurveda.com

Qual é o sabor do cravo?

O cravo-da-índia é uma especiaria forte e quente, com sabor e aroma intensos, graças a um óleo essencial chamado eugenol. Na língua mostra doçura, amargor e amargor com uma quantidade notável de calor. É conhecido pela sua intensidade, o que significa que terá de ter cuidado com a quantidade que usa.

Mesmo em quantidades relativamente pequenas, pode facilmente dominar outros sabores em um prato. Especiarias de aquecimento semelhantes incluem noz-moscada, canela e pimenta da Jamaica, com as quais é frequentemente combinada.

O cravo é usado para dar sabor a carne, arroz, sobremesas doces e bebidas. Devido ao seu sabor e aroma únicos, também faz parte de muitas misturas de especiarias, por exemplo garam masala, mistura de especiarias chinesas de cinco aromas ou especiarias de gengibre.

Cravo seco em uma colher de pau.
fonte: myrecipes.com

Cravo inteiro vs. cravo moído

Esta especiaria aromática pode ser adquirida em duas formas, inteira e moída. Tal como acontece com outros tipos de especiarias, o cravo-da-índia moído perde o aroma e o sabor mais rapidamente, por isso, se necessário, é melhor moer ou esmagar o cravo inteiro apenas quando precisarmos.

Como regra geral, use 3/4 colher de chá de cravo moído para 1 colher de chá de cravo inteiro exigido na receita.

  • Cravo inteiro – é usado principalmente para aromatizar bebidas, por exemplo, vinho quente, ponche ou conhaque de ovo. Também é adicionado a pratos de arroz, molhos ou sopas. Por último, mas não menos importante, também é usado para conservar cogumelos e vegetais. Cravos inteiros geralmente são removidos do prato antes de servir. Mesmo após o cozimento, eles têm uma estrutura lenhosa muito dura que seria desagradável de morder.

  • Cravo-da-índia moído – na forma moída, o cravo-da-índia é usado principalmente em pratos doces, são adicionados a pães de gengibre, doces de Natal ou tortas de maçã ou abóbora.
Tigelas com cravo moído e inteiro.
fonte: foodal.com

Origem e história

O cravo é uma árvore endêmica que originalmente crescia apenas nas Molucas, na Indonésia. O comércio de cravo-da-índia dessa cadeia de ilhas, outrora conhecida como “Ilhas das Especiarias”, era tão lucrativo que, após a Segunda Guerra Anglo-Holandesa em 1667, os britânicos cederam as ilhas aos holandeses em troca de um assentamento distante conhecido como Nova Amsterdã. Os holandeses realmente trocaram Manhattan por um cravo.

No entanto, o cravo era conhecido na Ásia e na Europa muito antes. Os primeiros registros disso vêm do século III aC da China. Na China antiga, esta especiaria aromática era utilizada não só na cozinha, na perfumaria e na medicina, mas também como anti-séptico oral para quem se encontrasse com o imperador para manter o hálito o mais fresco possível.

Mas os antigos gregos e romanos também sabiam disso. Durante a Idade Média, era uma mercadoria valiosa trazida para a Europa por comerciantes árabes. Hoje, além da Indonésia, também é amplamente cultivada na Índia, Madagascar, Zanzibar e alguns países africanos.

Como comer cravo?

O cravo-da-índia é muito versátil na cozinha, você pode adicioná-lo a muitos pratos e bebidas doces e salgadas.

  • Você sabia que o cravo é uma das principais especiarias usadas na preparação do clássico molho bechamel? Prepare o melhor molho béchamel com a sua ajuda, que irá deliciar o seu paladar.

  • O cravo é muito utilizado na culinária indiana, você vai apreciá-lo, por exemplo, no preparo de tikka masala , pedaços de frango marinado em molho de curry.

  • O cravo-da-índia também pode ser utilizado no preparo de iguarias para grelhar, você pode facilmente utilizá-lo para fazer diversas marinadas de carne especiais . Outra opção é usar cravo inteiro para simplesmente furar a carne pronta para assar ou grelhar.

  • Como assar um saboroso pão de gengibre quando os temperos para pão de gengibre acabaram em casa? Misture cravo com outras especiarias aromáticas, como anis estrelado, canela, cardamomo, pimenta da Jamaica e noz-moscada.

  • Nas sobremesas, este tempero fica ótimo, principalmente em combinação com maçãs ou abóbora. Experimente em receitas de torta de abóbora .

  • Você também pode animar vários tipos de sopas com cravo. Você vai apreciá-lo, por exemplo, ao preparar sopas de cebola , mas também pode adicioná-lo a caldos clássicos.

  • Um dos usos mais comuns dessa especiaria aromática é aromatizar bebidas quentes, como vinho quente ou cidra quente. Você não pode ficar sem ele, mesmo ao fazer conhaque de ovo caseiro .

  • Por último, mas não menos importante, adicione-o a outros ingredientes para o preparo de picles, molhos e chutney.
Presunto perfurado com um cravo inteiro.
fonte: thespruceeats.com

Como armazenar cravo?

Os cravos devem ser armazenados em um recipiente hermético, de preferência em local fresco e escuro. Os cravos-da-índia inteiros retêm sua potência por mais tempo do que os cravos moídos, com cravos frescos durando aproximadamente um ano, enquanto os cravos moídos duram apenas três meses.

Pelo que substituir o cravo?

O cravo é frequentemente usado junto com a canela e a noz-moscada em pratos doces. São essas duas especiarias na proporção de um para um que são mais usadas como substitutos do cravo. Se você não os tiver, o cravo pode ser substituído muito bem por novos temperos.

Efeitos medicinais do cravo

Na medicina tradicional, o cravo é usado na medicina ayurvédica indiana e na medicina chinesa como agente de aquecimento e estimulação. Que efeitos positivos esta especiaria aromática tem na nossa saúde?

  • Rico em antioxidantes – o cravo contém um composto chamado eugenol, que demonstrou atuar como um antioxidante natural. O estudo descobriu que o eugenol interrompeu o dano oxidativo causado pelos radicais livres cinco vezes mais eficazmente do que a vitamina E, outro poderoso antioxidante.

  • Efeitos anticancerígenos – algumas pesquisas sugerem que os compostos do cravo podem ajudar a proteger contra o câncer. Por exemplo, um estudo mostrou que uma quantidade concentrada de óleo de cravo causou a morte celular em 80% das células de câncer de esôfago ou que o eugenol promoveu a morte celular em células de câncer cervical.

  • Efeitos antimicrobianos – cravo pode ajudar a parar o crescimento de microorganismos. O óleo de cravo mata três tipos comuns de bactérias, incluindo E. coli. Por razões semelhantes, também é usado no cuidado da pele, por exemplo, para problemas de acne.

  • Beneficia a cavidade oral – as propriedades antibacterianas do cravo apoiam a saúde oral, impedindo o crescimento de bactérias que contribuem para a doença das gengivas. O eugenol é um forte anti-séptico, por isso é adicionado a enxaguatórios bucais e cremes dentais por seus efeitos desinfetantes e analgésicos.

  • Melhora a condição do fígado – o composto eugenol pode ser especialmente benéfico para o fígado. Um estudo em animais mostrou que o eugenol encontrado no cravo ajudou a reverter os sintomas da cirrose hepática. O cravo-da-índia também é rico em antioxidantes, o que pode ajudar a prevenir doenças do fígado por meio de sua capacidade de ajudar a reduzir o estresse oxidativo.

  • Regula o açúcar no sangue – A pesquisa mostra que os compostos no cravo podem ajudar a manter o açúcar no sangue sob controle. Descobriu-se que o cravo e a nigericina aumentam a absorção de açúcar do sangue para as células, aumentam a secreção de insulina e melhoram a função das células que produzem insulina.

  • Apoia a saúde óssea – certos compostos contidos no cravo ajudam a preservar a massa óssea. Um estudo em animais descobriu que o extrato de cravo, rico em eugenol, melhorou vários marcadores de osteoporose e aumentou a densidade e a força óssea. O cravo também é rico em manganês, um mineral que está envolvido na formação dos ossos e é muito importante para a saúde dos ossos.

  • Reduz a ocorrência de úlceras estomacais – as úlceras estomacais, também conhecidas como úlceras pépticas, são feridas dolorosas que se formam no revestimento do estômago, duodeno ou esôfago. Eles são mais frequentemente causados por uma redução no revestimento protetor do estômago, que é causada por fatores como estresse, infecção e genética. O óleo essencial de cravo aumenta a produção de muco gástrico, que atua como uma barreira e ajuda a prevenir a erosão do revestimento do estômago pelos ácidos digestivos.

Efeitos colaterais do cravo

Embora o cravo e o óleo de cravo sejam geralmente considerados seguros para uso tópico, descobriu-se que a ingestão afeta a diversidade da microflora intestinal devido à sensibilidade de até mesmo algumas das bactérias benéficas do bioma intestinal ao eugenol.

Em geral, não é recomendado ingerir óleo de cravo em grandes quantidades. Em vez disso, é recomendável aplicar óleo de cravo na pele ou nas gengivas ou usá-lo como enxaguante bucal. Tome especial cuidado para evitar que o óleo de cravo seja ingerido por crianças pequenas.

O eugenol também retarda a coagulação do sangue e pode aumentar o risco de sangramento. Portanto, o cravo deve ser evitado por pessoas com distúrbios hemorrágicos, pessoas que estão se preparando para cirurgias e pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes. Às vezes, o eugenol pode interagir com medicamentos como a varfarina.

Como o cravo reduz o açúcar no sangue, também deve ser evitado por pessoas com hipoglicemia.

Valores nutricionais, vitaminas e minerais no cravo

Como muitas outras especiarias, o cravo é relativamente rico em calorias. No entanto, devido ao fato de que apenas uma quantidade muito pequena é usada, esse fato não é um problema significativo. As tabelas mostram valores para uma colher de chá ou 2,1 gramas de cravo moído.

Caloria Proteínas Gorduras Carboidratos Fibra
5,75 kcal 0,125 g 0,273g 1,38 g 0,712g

Dos minerais, o cravo é particularmente rico em manganês e magnésio.

Potássio Fósforo Magnésio Manganês Selênio Cálcio Ferro
21,4 mg 2,18 mg 5,44 mg 1,26 mg 0,151 μg 13,3 mg 0,248 mg

O cravo também contém uma grande quantidade de vitamina K e algumas vitaminas do complexo B.

Vitamina B1 Vitamina B2 Vitamina B3 Vitamina B6 Vitamina C Vitamina K
0,003 mg 0,005 mg 0,033 mg 0,008 mg 0,004 mg 142 μg

chá de cravo

Além do fato de que você pode adicionar cravo a outros tipos de chá, o que lhes dará um sabor e aroma mais pronunciados, o chá também pode ser feito apenas com cravo. Basta derramar 5-6 dentes inteiros em aproximadamente 200 mililitros de água quente e deixar em infusão por aproximadamente 10 minutos. Esta bebida pode ser bebida, por exemplo, quando você está resfriado ou com dor de estômago. Além disso, pode ser usado para enxaguar a cavidade oral ou esfregar áreas problemáticas na pele.

Uma xícara de chá de cravo.
fonte: timesofindiaindiatimes.com

Como mastigar cravo?

Você pode aproveitar os efeitos curativos do cravo não apenas consumindo chá, mas também simplesmente mastigando o cravo. Dependendo da preferência pessoal, você pode mastigar cuidadosamente o cravo inteiro, geralmente dois dentes são recomendados, ou colocá-lo na boca já moído. Deixe na boca por um tempo e depois beba com água.

Além disso, o cravo moído também pode ser misturado com uma pequena quantidade de óleo de linhaça ou canela. Mastigar cravo é recomendado para aumentar a imunidade, melhorar a digestão e melhorar a saúde bucal.

Outro uso de cravo

O cravo também pode ser encontrado em muitos produtos onde não esperaríamos à primeira vista.

  • Cigarros de cravo ou kretky – na Indonésia, os cravos são misturados ao tabaco e da mistura são feitos cigarros ou charutos especiais. Eles geralmente contêm 60 a 80% de tabaco e 20 a 40% de botões de cravo moídos e óleo de cravo. Outras especiarias, como cominho, canela e noz-moscada, às vezes são adicionadas. O nome do cigarro vem do som crepitante que esses cigarros fazem quando acesos.
O conteúdo de um cigarro feito de tabaco e especiarias, incluindo cravo.
fonte: smoke-room.net
  • Molho Worcestershire – o cravo é uma das especiarias que dá um sabor específico a este famoso tempero, que tem um uso muito versátil na cozinha. É utilizado para aromatizar vários tipos de carnes, molhos, sopas, saladas e também faz parte da famosa bebida Bloody Mary.

  • Pastas dentais e enxaguatórios bucais – devido aos efeitos positivos do cravo na condição da cavidade oral, é frequentemente usado como um dos ingredientes de cremes dentais e enxaguatórios bucais.

  • Repelentes e repelentes de insetos – o forte aroma do cravo repele os insetos, por isso é adicionado a várias preparações naturais contra insetos.

  • Óleo essencial de cravo – usado na aromaterapia para aliviar o estresse.

  • Pot pourri – junto com a canela, o anis estrelado e o cardamomo, o cravo-da-índia costuma fazer parte de misturas aromáticas.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X