Cenouras, um vegetal subestimado que está longe de ser bom apenas para os olhos. Você sabia que nem sempre precisa ser laranja?

A cenoura é um dos primeiros vegetais que as crianças aprendem a reconhecer.

Costumamos associá-lo principalmente à cor laranja e a um efeito positivo em nossa visão.

Mas esta raiz esconde muito mais.

Você sabia que também é muito benéfico para nossa digestão e coração?

Qual é a diferença entre uma cenoura e uma cenoura?

E a eterna questão de descascar ou não as cenouras?

Vamos dar uma olhada mais de perto nesta cultura extraordinariamente comum.

Cenoura ou cenoura?

A cenoura comum ou Daucus carota pertence aos tubérculos juntamente com a salsa, o aipo, a raiz-forte ou o rabanete. Na verdade, ela é a mais famosa. Todas as variedades de cenoura que vemos hoje foram originalmente criadas a partir da cenoura comum selvagem, caracterizada por uma raiz branca e fina.

A cor típica das cenouras atuais é o laranja, porém, dependendo da variedade, também podem ser encontradas outras variantes de cores, por exemplo, roxo, vermelho, branco ou amarelo. Variedades que têm uma cor diferente por fora e por dentro não são exceção.

Palmeiras com diferentes variantes de cores de cenoura, laranja, roxo, branco ou amarelo.
fonte: health.clevelandclinic.com

O que é uma cenoura baby?

O termo cenoura também é freqüentemente usado em conexão com cenouras. Esta é uma das variedades precoces de cenoura, que tem polpa macia com sabor adocicado e o formato de sua raiz é mais arredondado, sem a típica ponta pontiaguda.

Você é um amante de cenoura bebê? Apesar da crença equivocada de muitos de nós, esta não é uma variedade especial, mas uma cenoura comum picada e moída em uma forma típica. Vem principalmente de cenouras que não duram nas lojas por causa de sua aparência, então elas são modificadas. Surgiu pela primeira vez na virada dos anos 80 e 90 na América, de onde se espalhou rapidamente para outros países.

O que contém a cenoura?

A cenoura é amplamente conhecida como uma excelente fonte de beta-caroteno, que é posteriormente convertido no corpo em vitamina A. Além disso, esta raiz vegetal também é rica em outras vitaminas e minerais, especialmente potássio. Por último, mas não menos importante, também é uma ótima fonte de fibra. É interessante comparar a cenoura com dois outros representantes de tubérculos, salsa e aipo.

Valores nutricionais da cenoura

cenoura crua
100g
Cenouras cozidas
100g
salsa crua
100g
aipo cru
100g
Energia 41 kcal 35 calorias 36 kcal 42 kcal
Água 88,3 g 90,2 g 87,7 g 88 g
Carboidratos 9,58 g 8,22 g 6,33 g 9,2 g
Proteínas 0,93 g 0,76 g 2,97 g 1,5 g
Gorduras 0,24 g 0,18 g 0,79 g 0,3 g
Fibra 2,8 g 3 g 3,3 g 1,8 g

Vitaminas e minerais

cenoura crua
100g
Cenouras cozidas
100g
salsa crua
100g
aipo cru
100g
Betacaroteno 8280 µg 8330 µg 5050 µg 0 µg
Vitamina B1 0,066 mg 0,066 mg 0,086 mg 0,05 mg
Vitamina B2 0,058 mg 0,044 mg 0,098 mg 0,06 mg
Vitamina B3 0,983 mg 0,645 mg 1,31 mg 0,7 mg
Vitamina B5 0,273 mg 0,232 mg 0,4 mg 0,352 mg
Vitamina B6 0,138 mg 0,153 mg 0,09 mg 0,165 mg
Vitamina C 5,9 mg 3,6 mg 133 mg 8 mg
Potássio 320 mg 235 mg 554 mg 300 mg
Fósforo 35mg 30 mg 58 mg 115 mg
Magnésio 12 mg 10 mg 50 mg 20 mg
Sódio 69 mg 58 mg 56 mg 100 mg
Cálcio 33 mg 30 mg 138 mg 43 mg
Zinco 0,24 mg 0,2 mg 1,07 mg 0,33 mg
Ferro 0,3 mg 0,34 mg 6,2 mg 0,7 mg

Por que comer cenouras

Graças às muitas vitaminas, minerais e antioxidantes que as cenouras contêm, elas nos dão inúmeras razões para incluí-las em nossa dieta.

  • Saúde ocular – essa propriedade se deve principalmente à grande quantidade de betacaroteno, que posteriormente é convertido em vitamina A em nosso corpo, o que é muito importante para a nutrição da retina. Além do beta-caroteno, as cenouras também contêm outras substâncias, como a luteína, que protegem nossa visão de vários outros problemas e doenças, como degeneração macular ou catarata.

  • Sistema digestivo – esta raiz vegetal contém uma grande quantidade de fibras, o que tem um efeito muito positivo no nosso intestino. Um dos problemas que o consumo regular de cenoura crua ajuda a prevenir é a prisão de ventre. Por outro lado, cenouras cozidas, por exemplo na forma de purê de cenoura, são uma maneira simples, mas comprovada, de nos ajudar a eliminar a diarreia.

  • Doença cardiovascular – todos os que têm problemas com colesterol alto devem incluir cenouras regularmente em sua dieta. Estudos comprovaram que ajuda a diminuir os níveis de colesterol, beneficiando assim o nosso coração.

  • Sistema imunológico – devido ao alto teor de vários antioxidantes e vitamina C, comer cenoura fortalece nosso sistema imunológico e previne diversas doenças e inflamações.

  • Controle de peso – como a maioria dos vegetais, as cenouras contêm muito poucas calorias e, ao mesmo tempo, uma grande quantidade de água. É, portanto, um dos alimentos frequentemente recomendados para dietas de redução.

Cenouras cozidas ou cruas?

A cenoura é um daqueles vegetais que se come melhor cozido do que cru. É precisamente por causa do beta-caroteno. Enquanto nosso corpo é capaz de absorver aproximadamente 25% desse importante antioxidante das cenouras cruas, absorvemos o dobro das cenouras cozidas. A propósito, não é verdade que apenas as variedades de cenoura alaranjadas contenham beta-caroteno, ele pode ser encontrado em todas as variantes de cores, mas sua quantidade varia ligeiramente.

Comparação entre cenoura crua inteira e cenoura cozida cortada em rodelas.
fonte: foodly.tn

Descascar ou não descascar?

Uma das questões frequentemente discutidas em relação às cenouras. A resposta depende de vários fatores, principalmente do método de preparo e preferência pessoal. Algumas pessoas não gostam do sabor amargo da casca. Com a casca, é claro, também removemos algumas substâncias benéficas para a saúde que estão escondidas nela e logo abaixo dela.

Em geral, não é necessário descascar as cenouras no preparo de saladas, sopas, antes de refogar ou assar. É mais conveniente descascá-lo ao usá-lo em bolos de cenoura ou preparar purê infantil. A conveniência de comer a casca também depende, é claro, se a cenoura foi tratada com pesticidas.

Cenouras inteiras com casca e cenouras inteiras descascadas.
fonte: fruitnveggie.com

Como lidar com cenouras na cozinha

Uma das vantagens da cenoura é que ela pode ser preparada de várias maneiras, desde saladas com cenoura crua, até cozinhar ou ensopado, para usar em massa de panificação.

cenoura crua

Você também é daqueles que gosta de morder cenouras frescas cruas? Em seguida, corte-o em pedaços ou rale-o e use-o para preparar saborosas saladas de cenoura , uma daquelas que não podem ser feitas sem cenoura é, por exemplo, salada de repolho.

Se você gosta de assar e quer preparar vários pãezinhos e bolos de forma mais saudável, acrescente cenoura ralada à massa. Desta forma, você não apenas dará um sabor doce à massa, mas também a massa ficará mais elástica. Você sabe fazer o mais delicioso bolo de cenoura com o qual surpreenderá todos os seus visitantes?

Além disso, é claro que você também pode fazer suco de cenoura crua. O suco pode ser bebido sozinho ou combinado com outros tipos de frutas e vegetais e transformado em um smoothie desintoxicante saudável .

Cenouras cozidas

Limpe as cenouras e ferva-as inteiras ou picadas em água levemente salgada até ficarem macias, depende de como você deseja usar as cenouras. Uma maneira é fazer um purê. Você também pode misturar cenouras cozidas com manteiga e ervas frescas picadas.

Cenouras cozidas, mas também cozidas no vapor, são muito úteis em várias receitas de carne de porco com cenoura . Você pode não apenas cortar cenouras e carne de porco em rodelas, macarrão ou cubos, mas também parece interessante fatias de carne de porco servidas em palitos de cenoura.

Por último, mas não menos importante, as cenouras cozidas fazem parte de muitas sopas de legumes. Misturado com vários temperos, ervas e outros vegetais, você pode usá-lo para preparar deliciosas sopas de cenoura .

Cenouras assadas

Outra maneira de preparar cenouras é assá-las. Corte a cenoura limpa em palitos ou tiras, de preferência da mesma espessura. Em seguida, misture o azeite com sal e outras especiarias e cubra as cenouras uniformemente nesta mistura. Em seguida, espalhe em uma assadeira com papel manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 200°C por aproximadamente 25 minutos. As cenouras assadas preparadas desta forma podem ser comidas sozinhas ou usadas como acompanhamento de carnes.

Como servir cenouras assadas com salsa picante.
fonte: 2teaspoons.com

Cenouras cozidas no vapor

Você deve se lembrar de cenouras cozidas da sua infância na cantina da escola. Mas esqueça estes pratos, porque se o combinar com especiarias e ervas frescas, obterá uma iguaria que surpreenderá quem se aproxima da cenoura cozida com preconceitos com o seu sabor.

A forma mais fácil de preparar cenouras cozidas é cortá-las às rodelas ou tiras, cobri-las com um pouco de água, adicionar sal e refogar delicadamente num pedacinho de manteiga e em lume brando. Recomenda-se então polvilhar levemente as cenouras amolecidas com farinha e, se necessário, adicionar um pouco de açúcar e manteiga. Maneiras de preparar cenouras cozidas , mas há muito mais. Fica ótimo com, por exemplo, ervilhas, batatas ou carne picada.

Cenouras cozidas no vapor

Cenouras cozidas no vapor também são ótimas e muito saborosas. Limpe as cenouras, corte-as e coloque-as em uma panela a vapor com água fervente. Cubra e cozinhe até ficar crocante. Misture a cenoura pronta com manteiga e ervas frescas picadas. Adicione sal e pimenta a gosto.

Cenouras Caramelizadas

Uma verdadeira iguaria da qual se pode fazer um acompanhamento muito original são as cenouras caramelizadas. Aqueça uma pequena quantidade de óleo em uma panela e derreta a manteiga nela. Adicione a cenoura cortada em rodelas ou tiras e refogue em fogo baixo. Quando perceber que as cenouras começaram a escurecer e amolecer, acrescente o açúcar e deixe caramelizar. No final, adicione sal, pimenta e, eventualmente, um pouco de suco de limão.

E os palitos de cenoura?

Se você mesmo cultivar cenouras, além da raiz, também terá as estacas disponíveis. E seria uma pena jogá-lo no lixo. Contém muitas substâncias promotoras da saúde, especialmente vitamina C, cálcio e ferro. Em geral, pode ser usado de forma muito semelhante a um raminho de salsa, ou seja, para aromatizar e decorar sanduíches, sopas, massas ou pastas. Você pode usá-lo não apenas na forma fresca, mas também seca.

Um pote de pesto feito de palitos de cenoura.
fonte: gsofarmersmarket.org

Como cultivar cenouras

As cenouras estão entre os vegetais mais cultivados em nossos jardins. Escolha para ele um local ensolarado com solo macio, que precisa ser bem desenterrado e composto antes de semear as cenouras. Se houver caroços ou pedras no solo, a cenoura pode crescer em diferentes formas ou ficar atrofiada.

Semeie as sementes em fileiras até uma profundidade máxima de 1 cm. Linhas individuais devem ter aproximadamente 15 cm de distância. A época normal de semeadura é em meados de abril, as variedades tardias são semeadas apenas no final da primavera. Rega regular e cuidados são necessários. Mudas fracas precisam ser arrancadas e dar lugar a outras fortes e saudáveis. Variedades precoces são geralmente colhidas 8 semanas após a semeadura, variedades tardias após 12 semanas. Uma cenoura está madura quando sua pele começa a murchar.

Cenouras plantadas em fileiras prontas para a colheita.
fonte: bustlingnest.com

A origem da cenoura

As cenouras comuns pertencem à extensa família dos vegetais crucíferos, assim como a salsa, a pastinaga, o funcho, o cominho e o endro. Ele vem originalmente da área onde hoje encontramos o Afeganistão, Irã e Paquistão. Provavelmente chegou à Europa com ataques de nômades da Ásia durante a Idade Média.

A cenoura laranja como a conhecemos hoje foi criada no século XVII na Holanda. A China é atualmente o maior produtor de cenouras, seguida pelo Uzbequistão, Estados Unidos da América e Rússia. Na Europa, também é amplamente cultivada na Alemanha, Polônia e Ucrânia.

Tipos e variedades de cenouras

Ao longo de séculos de cultivo, foi possível criar muitas variedades de cenouras, que se dividem em vários grupos ou espécies.

nantes

A origem desta espécie remonta à França, onde foi cultivada há 200 anos. As raízes são cilíndricas, de comprimento médio, com extremidade romba. Tem um sabor doce típico. Quando a cenoura é mencionada, na maioria das vezes são as variedades que pertencem a esse grupo.

Tipo de cenoura Nantes como exemplo de uma cenoura clássica.
fonte: gardenhobby.in

Chantenay

Uma raiz cônica mais curta é típica de Chantenay, que também é adequada para cultivo em solos rasos ou pesados. As raízes são doces e têm um sabor agradável. Sua desvantagem é que, se não forem colhidas a tempo, podem se tornar lenhosas.

Um tipo de cenoura Chartenay com raízes pequenas e bulbosas.
fonte: organiccatalogue.com

Danvers

Esta espécie foi criada em 1800 no estado americano de Massachusetts. São cenouras mais robustas, com formato alongado e pontiagudo, fáceis de cultivar.

Enormes cenouras Danvers acabaram de sair da terra.
fonte: dtbrownseeds.co.uk

As seguintes variedades são adequadas para cultivo doméstico:

  • Scarlet Nantes – uma variedade doce que é muito fácil de cultivar
  • Nápoles
  • Bolero – cenouras maciças de laranja brilhante
  • Cetim branco – uma variedade popular de cenoura branca
  • Cenouras dragão – cenouras com casca roxa e interior laranja
  • Mercado de Paris – são cenouras não tradicionais com uma raiz redonda curta que lembra rabanetes laranja

Armazenando cenouras

As cenouras são melhor armazenadas em local fresco e escuro, por exemplo, em um porão ou mesmo em uma varanda. Se precisar refrigerar, não guarde em sacos plásticos. O melhor local é um compartimento para legumes com uma temperatura entre 0 e 3 °C. Você pode envolvê-lo em um saco de pano ou mantê-lo submerso em uma tigela com água na geladeira.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X