Não podemos imaginar o cozimento sem seu aroma e sabor.
Mas a baunilha é um ingrediente indispensável não só na confeitaria.
Seu cultivo e processamento lembram a alquimia, razão pela qual é a segunda especiaria mais cara do mundo.
Qual a diferença entre extrato e essência de baunilha?
Você pode armazenar as vagens de baunilha corretamente?
Você sabia que a cor amarela da baunilha é realmente um absurdo?
Contaremos isso e muito mais sobre esse tempero excepcional em nosso artigo.
O que é baunilha?
A baunilha é uma especiaria que na verdade é o fruto das orquídeas trepadeiras do gênero Vanilla. É originária do México, onde já era utilizada pelas antigas civilizações indígenas, não só como petisco, mas também como remédio natural. Chegou à Europa na época das descobertas ultramarinas.
Esta especiaria aromática é hoje uma parte importante da indústria alimentar, onde é utilizada como ingrediente importante em muitos pratos doces e bebidas. Não podemos imaginar a confeitaria de Natal sem baunilha, ela é adicionada a toda uma gama de doces, os mais famosos são os rolos de baunilha, mas também para bolos de Natal ou biscoitos de Natal. Mas também é usado na produção de perfumes.
Baunilha de verdade
Existem mais de cem espécies de orquídeas de baunilha. Apenas uma delas, a baunilha de folha chata (Vanilla planifolia), mas produz frutos que são chamados de baunilha verdadeira. Outros representantes dos quais a baunilha é obtida são a baunilha do Taiti (Vanilla tahitensis) ou a baunilha de flor grande (Vanilla pompona), mas seu sabor é menos pronunciado.
Em seu ambiente natural, as orquídeas baunilha são polinizadas por beija-flores e abelhas. Eles são cuidadosamente polinizados à mão por humanos em fazendas de baunilha, que é uma das razões pelas quais a baunilha é uma das especiarias mais caras, perdendo apenas para o açafrão.

Qual é o sabor da baunilha?
Em geral, o sabor da baunilha pode ser descrito como doce, rico e amadeirado ou defumado. Claro, as vagens de baunilha têm o sabor mais intenso. Como regra geral, aproximadamente 3 cm de fava de baunilha equivalem a 1 colher de chá de extrato de baunilha puro. Isso significa que uma colher de sopa substitui aproximadamente uma vagem inteira.
O sabor da baunilha varia de acordo com o tipo de planta e a forma como é processada. O maior teor de vanilina e o sabor mais rico é a baunilha que vem da baunilha de folhas planas. Além da baunilha Bourbon, também vêm dela a baunilha de Madagascar, a baunilha mexicana e a baunilha indonésia. A baunilha do Taiti contém muito menos vanilina, mas tem um aroma floral único.
Baunilha Bourbon
As favas de baunilha da ilha da Reunião, conhecidas como baunilha Bourbon, são consideradas as melhores. No passado, Reunião era uma colônia francesa e era chamada de Île Bourbon em homenagem a Luís XIII. Bourbonsky.
baunilha e amarelo
Quando ouvimos a palavra baunilha, a maioria de nós pensa imediatamente na cor amarela, além de seu cheiro doce. Amarelo é sorvete de baunilha, cremes de baunilha e pudins de baunilha. Mas, na realidade, este é um grande mal-entendido. A razão de sua cor amarela não é o teor de baunilha, mas as gemas. As vagens e sementes de baunilha são marrom-escuras, apenas as flores das quais as vagens são feitas são amarelas. Hoje, corantes sintéticos amarelos são adicionados a vários produtos de baunilha que não contêm gema de ovo para torná-los mais atraentes.
Vagem de baunilha
Embora seja comumente referido como vagem de baunilha ou fava de baunilha, do ponto de vista biológico é uma cápsula. Aliás, o próprio nome baunilha vem da palavra espanhola vaina, que significa vagem ou vagem, sendo assim uma referência ao formato da fruta que usamos como tempero. As vagens de baunilha inteiras são colhidas das orquídeas de baunilha quando ainda estão verdes, tornando-se sua característica cor marrom mais tarde durante o processamento.
As próprias vagens têm aproximadamente 15-30 cm de comprimento e têm pequenas sementes nas paredes. O aroma de baunilha, que vem principalmente da vanilina, mas não só dela, está ligado a uma molécula de açúcar e só libera seu aroma quando a vagem é danificada. As vagens de baunilha frescas não têm cheiro, o aroma de baunilha vem tanto da resina pegajosa que envolve as sementes quanto da parede da vagem.

Como escolher uma vagem de baunilha?
As vagens de baunilha inteiras devem ser elásticas, úmidas, carnudas, brilhantes e muito perfumadas. Evite os que estiverem secos, quebradiços ou opacos, que são sinais de que foram armazenados de forma inadequada ou muito velhos.
Armazenamento de baunilha
Para manter as favas de baunilha frescas, guarde-as em um recipiente hermético em local fresco, seco e escuro. A cada poucas semanas, abra o recipiente por cerca de um quarto de hora para “arejar” os pods. É melhor usar as vagens dentro de seis meses, pois elas vão secar com o tempo, mesmo nas melhores condições. No entanto, eles podem ser armazenados por até um ano. Evite armazenar vagens na geladeira, o que pode causar crescimento de fungos.
Extrato de baunilha
Na maioria das vezes, as vagens de baunilha são transformadas em extrato de baunilha, que é um ingrediente comum em produtos de panificação e outros alimentos, como sorvetes, coberturas, bebidas e pudins. O extrato de baunilha puro é feito de grãos de baunilha reais, o aroma artificial de vanilina é usado na imitação de extrato de baunilha.
O extrato de baunilha puro deve conter apenas grãos de baunilha, álcool e água, sem aditivos como açúcar ou corantes ou sabores artificiais. Geralmente, se uma receita pede extrato de baunilha, ele é medido em colheres de chá.
Como é feito o extrato de baunilha?
As favas de baunilha são moídas em pequenos pedaços, revelando as sementes, que contêm vários óleos essenciais voláteis que criam o sabor e aroma característicos da baunilha pura. O principal é a vanilina. O processo de extração envolve basicamente a lavagem e a imersão das favas de baunilha moídas em uma solução de álcool e água.
Os compostos aromáticos são solúveis em álcool, o que significa que o aroma das vagens é “extraído” no álcool. Alguns processadores usam calor para acelerar a extração, o que infelizmente tem o efeito de destruir a maioria dos outros aromáticos da baunilha pura.

Essência ou aroma de baunilha
É uma imitação de extrato de baunilha aromatizado principalmente com vanilina sintética, uma versão feita em laboratório do mesmo composto químico encontrado naturalmente na baunilha real. Embora imite o aroma da baunilha, muitos argumentam que não capta todas as complexas notas florais e amadeiradas que resultam da miríade de outras substâncias da verdadeira baunilha.
pasta de baunilha
Além do extrato ou essência de baunilha, você também pode encontrar a pasta de baunilha. Esta é uma combinação de sementes de favas de baunilha, extrato, açúcar e espessantes naturais. Como regra geral, você pode substituir uma vagem de baunilha inteira por uma colher de sopa de pasta.
Baunilha moída
Baunilha moída em pó são grãos de baunilha secos que foram moídos em um pó marrom escuro e fino. Sua vantagem é o fácil processamento e maior durabilidade.

Açúcar baunilhado
É uma mistura de açúcar e baunilha moída. Além da vanilina, também contém outras substâncias aromáticas valiosas encontradas na baunilha. Infelizmente, em nenhum lugar é especificado exatamente qual porcentagem de açúcar de baunilha deve conter, da qual muitos fabricantes são um tanto culpados. É muito melhor preparar seu próprio açúcar de baunilha em casa.
Como fazer açúcar de baunilha caseiro?
Fazer seu próprio açúcar de baunilha é muito simples. Despeje qualquer tipo de açúcar, de cana ou branco (sêmola, cristal ou farinha) em um recipiente de vidro e misture com as sementes que você raspou da fava de baunilha com uma faca.
Misture e coloque a vagem raspada usada no copo. Feche o frasco e espere aproximadamente duas semanas antes de usar. Geralmente é recomendado usar duas favas de baunilha por meio quilo de açúcar.
Açúcar vanilina
É uma variante mais barata do açúcar de baunilha, porque não contém baunilha propriamente dita, mas apenas vanilina de origem sintética. Comparado ao açúcar de baunilha, é mais leve e seu aroma é menos pronunciado.

O que a baunilha contém?
Em termos de valores nutricionais e nutrientes, apenas dados de extrato de baunilha estão disponíveis para baunilha. Para ser considerado puro nos Estados Unidos, o extrato de baunilha deve conter pelo menos 35% de álcool e 100 gramas de grãos de baunilha por litro, de acordo com a US Food and Drug Administration. As tabelas mostram os valores de 100 gramas de extrato de baunilha.
Caloria | Água | Proteínas | Gorduras | Carboidratos | Fibra |
288 calorias | 52,6 g | 0,06 g | 0,06 g | 12,6 g | 0 g |
A baunilha contém minerais como potássio, cobre e manganês.
Potássio | Fósforo | Magnésio | Manganês | Cobre | Cálcio | Zinco | Ferro |
148 mg | 6 mg | 12 mg | 0,23 mg | 0,072 mg | 11 mg | 0,11 mg | 0,12 mg |
Além disso, contém algumas vitaminas B.
Vitamina B1 | Vitamina B2 | Vitamina B3 | Vitamina B6 | Vitamina C |
0,011 mg | 0,095 mg | 0,425 mg | 0,026 mg | 0 mg |
Para que serve a baunilha?
Esta especiaria aromática distinta pode ser encontrada em cozinhas de todo o mundo. É adicionado principalmente a pratos doces e sobremesas, mas também pode ser encontrado em várias bebidas alcoólicas e não alcoólicas.
- Os clássicos do Natal tcheco são vários tipos de doces. Como preparar os melhores rolos de baunilha ? Tente adicionar amêndoas a eles, além de baunilha.
- Não só as crianças pequenas adoram pãezinhos com shodó. Você pode preparar os mais deliciosos pãezinhos ducat com creme de baunilha usando baunilha, creme, açúcar, gemas, manteiga e rum.
- Já não basta ir a uma pastelaria para tomar um gelado. Claro , fazer sorvete caseiro também pode incluir sorvete com sabor de baunilha.
- Você gosta de pudim de baunilha? Faça o seu próprio com fava de baunilha, leite, açúcar, manteiga e gema de ovo. Posteriormente, você também pode usá-lo para assar biscoitos de nata ou para rechear uma tortinha.
- A culinária italiana é conhecida não só pelas pizzas e massas, mas também pelas deliciosas sobremesas. Use baunilha em receitas de panna cotta.
- Na hora de assar é difícil prescindir da baunilha, como atestam várias receitas de kremeše , uma deliciosa sobremesa feita de massa folhada com recheio cremoso.
- Pode decorar bolachas de Natal, mas também bolos e outros pastéis com vários cremes . Em vários deles, a baunilha é um dos ingredientes básicos.
- Você pode animar seu café da manhã com baunilha, adicionar uma pequena quantidade de baunilha ao arroz com leite ou usá-lo no preparo de aveia .
- Por último, mas não menos importante, você não pode prescindir da baunilha mesmo ao preparar gemada , mas também irá apreciá-la em um milk-shake ou chocolate quente.

Como processar adequadamente uma vagem de baunilha?
Use uma faca afiada para cortar a vagem longitudinalmente, deixando o fundo intacto. Em seguida, raspe as sementes e adicione-as aos outros ingredientes da receita. A vagem externa pode ser usada para adicionar sabor de baunilha ao leite, creme ou açúcar. Para receitas com vagens inteiras, geralmente corte as pontas e pique o restante. Se as vagens ficarem secas, elas podem ser reidratadas, se necessário. Mergulhe-os em leite ou água morna por várias horas.
Você também pode usar vagens inteiras para fazer seu próprio extrato de baunilha, mas esse é um processo demorado. Outra opção é usá-los para fazer pasta de baunilha. Isso pode ser usado como substituto das vagens de baunilha ou do extrato de baunilha em muitas receitas.

Baunilha como remédio
Além de sua versatilidade e importância no mundo culinário, as favas de baunilha também podem beneficiar nossa saúde. No passado, a baunilha era amplamente utilizada como afrodisíaco, já que seu aroma é considerado intimamente relacionado aos feromônios humanos. Que outros pontos positivos a baunilha nos traz?
- Efeitos antioxidantes – a vanilina é um composto vegetal fenólico encontrado nos grãos de baunilha. A pesquisa mostra que a vanilina tem poderosas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Algumas evidências sugerem que a vanilina pode ter efeitos anticancerígenos, embora a pesquisa até agora esteja limitada a estudos com células e animais.
- Efeitos anti-inflamatórios – durante séculos, a baunilha foi usada de várias formas para reduzir a inflamação em todo o corpo. Embora a inflamação seja uma parte necessária da resposta imune normal, a inflamação crônica está associada a vários problemas de saúde, incluindo um risco aumentado de doença crônica. A baunilha é particularmente eficaz para a inflamação do fígado, mas também ajuda a aliviar as condições de artrite, gota e outras doenças inflamatórias.
- Efeitos neuroprotetores – algumas pesquisas sugerem que certos compostos da baunilha, incluindo a vanilina e o ácido vanílico, podem promover a saúde do cérebro e reduzir os marcadores associados à doença de Alzheimer e reduzir o comprometimento da memória causado pela neurotoxina. Eles também podem ter propriedades neuroprotetoras, o que significa que podem proteger o sistema nervoso.
- Saúde do coração – pesquisas sobre o efeito da baunilha no sistema cardiovascular, especialmente seu ingrediente ativo vanilina, mostraram que ela pode reduzir os níveis de colesterol no corpo. Isso é importante para pessoas com alto risco de ataque cardíaco e derrame, pois níveis mais baixos de colesterol podem prevenir aterosclerose e coágulos sanguíneos.
- Saúde da pele e do cabelo – a baunilha tem um efeito positivo no cabelo e na pele. Sua natureza antibacteriana pode torná-lo um poderoso aliado na luta contra a acne, pois pode eliminar a infecção subjacente e acelerar o processo de cicatrização da pele. Também ajuda na queda e quebra excessiva de cabelo.
- Alivia problemas respiratórios – os efeitos antibacterianos da baunilha também podem ser usados para combater resfriados, tosses ou infecções do trato respiratório.
- Ajuda na digestão – o aroma da baunilha é conhecido por acalmar a sensação de náusea, enquanto o chá de ervas com baunilha ajuda a acalmar a inflamação nos intestinos e prevenir vômitos, diarreia, cólicas e problemas estomacais.
- Ajuda na perda de peso – adicionar baunilha a alimentos e bebidas pode ajudar a reduzir a ingestão de açúcar adicionado, pois o aroma de baunilha aumenta a doçura percebida. O estudo mostrou que adicionar baunilha a sobremesas à base de leite aumentou a popularidade geral das variantes com redução de açúcar em mais de 80% dos participantes.
A história da baunilha
De acordo com as informações disponíveis, a baunilha foi cultivada pela primeira vez pelos Totonacs, um grupo étnico indígena que vive na costa leste do México. Os astecas mais tarde chamaram as vagens de “flor negra”.
A baunilha chegou à Europa no século XVI graças ao viajante espanhol Hernán Cortés. Até o século 19, o México era o principal produtor de baunilha. Depois disso, a florescente indústria da baunilha foi assumida por empresários franceses que começaram a cultivar a planta nas ilhas Reunião e Maurício.
Hoje, as orquídeas de baunilha são cultivadas nas regiões equatoriais da América Central, África e Pacífico Sul. Três quartos da oferta mundial atualmente vem de Madagascar, outros produtores incluem, por exemplo, México, Tahiti, Reunião, Ilhas Maurício, Indonésia, Uganda e Tongo.
Baunilha em crescimento
Nas fazendas de baunilha, cada videira de orquídea de baunilha tem sua própria árvore ou estaca para crescer. A planta pode crescer até uma altura de aproximadamente dois metros. Leva até três anos para a planta começar a florescer. E quando isso acontece, floresce apenas por um dia.
Além disso, a flor de baunilha deve ser polinizada manualmente, exatamente no dia em que floresce. A polinização bem-sucedida de uma flor resulta em uma vagem, que amadurece por 8 a 9 meses e é então colhida. As vagens não devem estar totalmente maduras, pois isso as racharia e perderia seu valor comercial.

Processamento de baunilha
Após a colheita, as vagens de baunilha são brevemente imersas em água quente, o que interrompe o processo de amadurecimento e ativa uma enzima que inicia o desenvolvimento do sabor característico de baunilha. As vagens são então embrulhadas em pano e armazenadas em um recipiente escuro e hermético em um processo chamado transpiração, que na verdade é um processo de fermentação. A energia liberada durante a fermentação mantém as vagens quentes e úmidas.

Ao mesmo tempo, a lona com as vagens é desembrulhada todos os dias, colocada ao sol e, ao final do dia, as vagens são reembaladas e armazenadas em um container. Esse processo é repetido por até dois meses, após os quais as vagens são removidas da tela e secas ao ar em sombra parcial por mais três a quatro semanas. Desde a floração da planta até o embarque das vagens secas, todo o processo leva de 12 a 14 meses.