Batata, uma cultura extremamente comum, sem a qual nossa dieta seria muito mais pobre

A batata está entre as culturas alimentares mais utilizadas em todo o mundo.

Mesmo na culinária tcheca, eles fazem parte de um grande número de pratos diferentes.

Você sabe quais batatas são melhores para preparar uma salada e quais são as melhores para fazer bolinhos?

É melhor comê-los com ou sem casca?

É verdade que a batata-doce é mais saudável?

Vamos encontrar as respostas para essas perguntas juntos.

Batatas e sua divisão

Atualmente, a batata é a quarta cultura alimentar mais utilizada no mundo, depois do arroz, trigo e milho. Embora muitos, sob a influência da frequência com que as batatas são matéria-prima em nossa cozinha, as considerem uma cultura tcheca, esse não é o caso. Você deve se lembrar de suas aulas de história que eles originalmente vieram da América do Sul e chegaram à Europa no século 16, graças às descobertas no exterior.

variedades de batata

Atualmente, existem mais de 4.000 variedades de batata no mundo, mas nem todas são cultivadas para uso comercial. Na República Tcheca, as variedades Adéla, Marabel, Dali e Antonia são cultivadas com mais frequência. Variedades individuais diferem umas das outras, por exemplo:

  • a cor da casca e/ou polpa – a casca da batata pode ser amarela, acastanhada, vermelha ou roxa. A polpa é mais frequentemente esbranquiçada, amarela ou marmorizada ou roxa.

  • forma – algumas variedades são ovais, outras esféricas, outras oblongas.

  • época da colheita – de acordo com a duração da estação de crescimento e a data da colheita, as batatas são geralmente divididas em variedades precoces, intermediárias e tardias.

  • teor de amido – do ponto de vista da cozedura, esta é a característica mais importante com base na qual se distinguem os tipos de cozedura das batatas.
Várias variedades de batatas.
fonte: bonappetit.com

Cozinhar tipos de batatas

Dependendo do tipo de prato que queremos preparar com batatas, devemos escolher o tipo de cozimento certo. Algumas batatas são adequadas para preparar saladas, outras para assar e outras para fazer bolinhos de batata ou mingau. Os tipos de cozimento individuais diferem entre si principalmente em termos de teor de amido. Isso subsequentemente afeta sua consistência, estrutura e farinha. De um modo geral, quanto mais amido uma batata contém, mais rápido ela cozinha.

Ebulição tipo A ou AB

  • variedades sebáceas, muito pouco farinhentas e de consistência firme.
  • eles não fervem
  • às vezes as batatas deste tipo de cozimento são chamadas de cerosas
  • adequado para receitas: salada de batata, batata cozida , salada viena, batata assada, batata com casca

Ebulição tipo B ou BC

  • variedades levemente farinhentas com estrutura de polpa firme a carnuda.
  • variedades versáteis a partir das quais a maioria dos pratos de batata pode ser preparada.
  • adequado para receitas: sopa de batata , batata assada , batata francesa , purê de batata , ensopado de batata , também como acompanhamento, por exemplo, na forma de batatas fritas.

Ebulição tipo C

  • variedades de batata farinhenta com uma estrutura áspera,
  • propenso a ferver
  • às vezes as batatas deste tipo de cozimento são chamadas de amiláceas
  • adequado para receitas: purê de batata , bolo de batata , pão de batata, bolinho de batata, nhoque e batatas doces
pratos adequados
Cozinha tipo A salada de batata, salada vienense, acompanhamentos (batatas cozidas ou assadas com casca e sem casca)
Ebulição tipo B sopa de batata, batata frita, batata assada, batata assada, batata frita, purê de batata, ensopado de batata
Ebulição tipo C purê de batata, bolinho de batata, bolo de batata, massa de batata, panquecas de batata, pão de batata, bolinhos de batata, saquinhos de batata, pudim de batata

Batata doce ou batata doce

Além das batatas clássicas, há vários anos também vemos batata-doce, ou batata-doce, nas prateleiras das nossas lojas. Estes são os tubérculos de uma planta conhecida como batata-doce. Do ponto de vista botânico, a batata-doce e a batata pertencem à mesma ordem das berinjelas. A batata-doce vem originalmente da região da América Central, provavelmente da Península de Yucatán, no México.

Eles geralmente têm pele marrom e carne laranja ou vermelha. Mas também podem ter pele vermelha e carne branca, amarela ou roxa. A batata-doce e a batata comum têm sabor semelhante, mas como o nome sugere, a batata-doce é naturalmente mais doce, principalmente devido ao maior teor de frutose, glicose e sacarose. Na cozinha, a batata-doce tem utilizações semelhantes às da batata, são consumidas cozidas, assadas, assadas, fritas e na forma de papas ou sopa de batata-doce .

Três variantes de batata-doce colorida.
fonte: myfoodbook.com.au

Por que consumir batatas?

Muitas vezes você pode ver artigos na Internet que tratam se as batatas são saudáveis ou não. A resposta a esta pergunta não depende tanto das batatas em si, mas sim da forma como são preparadas. É senso comum que as batatas prontas para fazer xixi são diferentes do ponto de vista da saúde das batatas fritas.

A batata-doce é mais rica em calorias, carboidratos e fibras, enquanto a batata é mais rica em proteínas e gorduras. Ambas as culturas são ricas em várias vitaminas e minerais. A batata-doce tem maior teor de vitaminas A, B2 e E, cálcio e cobre. As batatas são mais ricas em vitamina C, B3 e B6, ferro, fósforo e potássio. Por último, mas não menos importante, a batata-doce tem um índice glicêmico mais baixo do que a batata.

Valores nutricionais das batatas

O valor nutricional das batatas é geralmente declarado em seu estado bruto. No entanto, deve-se ter em mente que o tratamento térmico altera os valores e se os comemos com a pele ou não também afeta.

Batatas cruas com pele
100g
Batatas cozidas sem pele
100g
Batatas assadas com pele
100g
Batata doce crua com pele
100g
Batata-doce arada sem pele
100g
Batata doce assada com pele
100g
Energia 77 kcal 86 kcal 93 kcal 86 kcal 76 kcal 90 calorias
Água 79 g 77,5 g 74,9 g 77,3 g 80,1 g 75,8 g
Carboidratos 17,5 g 20g 21,1 g 20,1 g 17,7 g 20,7 g
Proteínas 2,05 g 1,71g 2,5 g 1,57 g 1,37 g 2,01 g
Gorduras 0,09 g 0,1 g 0,13 g 0,05 g 0,14 g 0,15 g
Fibra 2,1 g 1,8 g 2,2 g 3 g 2,5 g 3,3 g

Vitaminas e minerais

Batatas cruas com pele
100g
Batatas cozidas sem pele
100g
Batatas assadas com pele
100g
Batata doce crua com pele
100g
Batata doce cozida sem pele
100g
Batata doce assada com pele
100g
Vitamina C 19,7 mg 7,4 mg 9,6 mg 2,4 mg 12,8 mg 19,6 mg
Vitamina B1 0,081 mg 0,098 mg 0,064 mg 0,078 mg 0,056 mg 0,107 mg
Vitamina B2 0,032 mg 0,019 mg 0,048 mg 0,061 mg 0,047 mg 0,106 mg
Vitamina B3 1,06 mg 1,31 mg 1,41 mg 0,557 mg 0,538 mg 1,49 mg
Vitamina B6 0,298 mg 0,269 mg 0,311 mg 0,209 mg 0,165 mg 0,286 mg
Potássio 425 mg 328 mg 535 mg 337 mg 230 mg 475 mg
Fósforo 57 mg 40 mg 70 mg 47 mg 32 mg 54 mg
Magnésio 23 mg 20 mg 28 mg 25mg 18 mg 27 mg
Cálcio 12 mg 8 mg 15mg 30 mg 27 mg 38 mg
Ferro 0,81 mg 0,31 mg 1,08 mg 0,61 mg 0,72 mg 0,69 mg

Batata e saúde

Embora as batatas sejam frequentemente consideradas um alimento relativamente comum, nos últimos anos tem-se falado cada vez mais sobre o fato de que seu consumo pode ser muito benéfico para o corpo humano. Especialmente quando se trata de comer batatas com casca. Que efeitos têm na nossa saúde?

  • Doença cardiovascular – a hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas. As batatas contêm vários minerais, especialmente potássio e outros compostos vegetais que podem ajudar a baixar a pressão arterial.

  • Controle de peso – alimentos saciantes podem contribuir para o controle de peso, prolongando a sensação de saciedade após uma refeição, reduzindo assim a ingestão de alimentos e calorias. Em comparação com outros alimentos ricos em carboidratos, as batatas são particularmente satisfatórias.

  • Câncer – as acrilamidas são substâncias que se formam nos alimentos ricos em carboidratos durante seu tratamento térmico em temperaturas muito altas, principalmente durante a fritura. Uma grande variedade de iguarias de batata frita, como batatas fritas, croquetes, batatas fritas, contém uma grande quantidade de acrilamidas. As acrilamidas são consideradas um possível fator de risco para câncer.

  • Toxicidade – As batatas produzem um composto tóxico chamado solanina. Sob certas condições adversas, no entanto, as plantas de batata podem aumentar a produção de solanina, especialmente se estiverem a pleno sol. A solanina confere à batata o sabor amargo e a cor verde. Os sintomas de envenenamento por solanina podem incluir diarréia, vômito, febre e dor abdominal.

suco de batata

A medicina natural e alternativa costuma falar sobre os efeitos milagrosos do suco de batata. Diz-se que seu consumo ajuda em muitos problemas diversos do sistema digestivo, como azia, úlceras estomacais ou náuseas, além de enxaquecas e dores de cabeça. O suco de batata pode ser obtido com muita facilidade, basta descascar as batatas cruas e ralar finamente. Posteriormente, as batatas raladas são espremidas e o suco resultante é bebido cru.

Como armazenar batatas

Você também é daqueles que coloca as batatas compradas em primeiro lugar que encontra de graça em casa e depois fica surpreso ao ver que, quando querem usar as batatas, elas estão macias, germinadas e danificadas de todas as maneiras? O problema está no armazenamento inadequado. A regra básica é fria e escura. A temperatura é muito importante para armazenar batatas, idealmente deve estar entre 4-6 °C. Adegas, porões, garagens ou galpões são locais ideais para armazenamento.

Cuidado com o inverno e a luz

Se você acha que iria resfriá-los colocando-os na geladeira ou mesmo no freezer, não o faça. Por um lado, temperaturas muito baixas convertem parte do amido em açúcares redutores e, quando as batatas são expostas ao gelo, a água contida nelas se expande e as batatas ficam moles. Se as batatas forem armazenadas ao abrigo da luz, a casca pode ficar verde. Além disso, a luz torna as batatas propensas à produção de solanina, que por sua vez causa um sabor amargo.

Além da regra básica do frio e da escuridão, valem também as seguintes recomendações:

  • As batatas precisam de ar, por isso não as guarde em sacos plásticos ou recipientes fechados.
  • Não lave as batatas antes de guardá-las, pois isso aumentará desnecessariamente o risco de mofo.
  • Não armazene batatas junto com outros vegetais e frutas, algumas culturas liberam substâncias durante o amadurecimento que causam o amolecimento e brotação das batatas.
Diferentes variedades coloridas de batatas em cestas.
fonte: brandnewvega.com

Dicas para preparar batatas

Antes de qualquer preparação, primeiro esfregue levemente as batatas com uma escova em água fria corrente. Se for descascar batatas, use um descascador ou uma faca afiada. Você sabia que deve sempre mover o raspador para longe de você, não em sua direção?

Peel Potatoes Fast
fonte: youtube.com

Às vezes acontece que as batatas descascadas, cortadas ou raladas ficam levemente marrons. É causada pela reação dos carboidratos dos alimentos com o oxigênio do ar. A coloração é completamente inofensiva e geralmente desaparece com o cozimento. Se quiser evitar que escureçam, coloque as batatas em água fria, de preferência com um pouco de suco de limão ou vinagre.

How to Prevent Potatoes From Discoloration | Real Simple
fonte: youtube.com

Batatas assadas

Batatas assadas ideais são crocantes na superfície e fofas no meio. Assar batatas é fácil. Pré-aqueça o forno a 180-200°C. Depois de lavadas, corte as batatas e regue-as com azeite, polvilhe com sal e/ou outras especiarias. Asse as batatas espalhadas em uma assadeira com papel manteiga por aproximadamente 30-40 minutos, dependendo do tamanho.

BEST ROASTED POTATOES | how to make oven roasted potatoes
fonte: youtube.com

batatas cozidas

A maioria dos pratos de batata, de salada de batata a purê de batata, começa fervendo as batatas. Lave as batatas e coloque as batatas menores em uma panela com bastante água. O ideal é que todas as batatas tenham aproximadamente o mesmo tamanho para que o tempo de cozimento não varie. Se necessário, adicione sal e cozinhe as batatas até ficarem macias ou semi-macias. Depende do que você deseja usá-los. Durante o cozimento, verifique a consistência com um garfo.

Você cozinha batatas em suas peles? Confira um truque simples para descascá-los de forma rápida e fácil depois.

Amazing Potato Peeling Trick!
fonte: youtube.com

Purê de batata

Descasque as batatas e corte-as em pedaços aproximadamente do mesmo tamanho. Leve uma panela com água ao fogo e cozinhe as batatas até ficarem macias. Escorra as batatas, deixe escorrer e volte para a panela em fogo baixo. Em seguida, amasse as batatas usando um espremedor ou outra ferramenta. Adicione a manteiga, o leite, o sal e bata com a batedeira até ficar cremoso.

Mashed Potatoes Recipe
fonte: youtube.com

O que é feito de batatas?

A batata não só tem de ser processada crua na cozinha, como também dá origem a toda uma gama de outros produtos, por exemplo, produtos instantâneos secos, como puré de batata ou massa de batata, e produtos congelados pré-fritos, como batatas fritas ou croquetes .

A farinha de batata é feita de batatas inteiras que são secas e depois moídas em farinha. Absorve facilmente líquidos e por isso é muito adequado como espessante para sopas e molhos. É um ingrediente ideal para assar pão, nhoque ou panquecas de batata. Por último, mas não menos importante, enfatiza a fragilidade da massa e, portanto, pode ser adicionado em conjunto com outras latas de massas, como massa folhada.

A fécula de batata, também conhecida sob o nome de solamil , é usada como ingrediente na panificação e também para engrossar pratos. A sua vantagem é que, ao contrário da farinha de batata, não contém glúten, pelo que também é adequada para celíacos.

Álcool de batata, um dos tipos de álcool alimentar. Está relacionado com o uso da batata para fazer aguardente.

O papel de batata é feito de cascas de batata moídas, que são adicionadas à polpa de papel clássica. O resultado é um papel fosco com aparência incomum e superfície áspera.

Cultivo de batatas e fatos interessantes

Pertence à família da berinjela, assim como o tomate e o pimentão. As batatas foram cultivadas pela primeira vez pelos incas no Peru por volta de 8.000 a 5.000 aC Em 1536, os conquistadores espanhóis conquistaram o Peru e trouxeram batatas para a Europa. Eles foram originalmente cultivados na Europa como planta ornamental.

Atualmente, as batatas são cultivadas em todo o mundo. A China é surpreendentemente o maior produtor de batatas, quase um terço de todas as batatas são colhidas na China e na Índia. Na Europa, a maioria das batatas é cultivada na Rússia, Ucrânia, Polônia e Alemanha. Os Estados Unidos da América são outra potência mundial da batata. Na República Tcheca, a maioria das batatas é tradicionalmente cultivada na região de Vysočina.

Batata em forma de coração com mapa mundi.
fonte: euppa.eu

A batata comum é cultivada como uma erva anual que cresce até 100 cm de altura. À medida que a batata cresce, suas folhas produzem amido que é transferido para as pontas dos caules subterrâneos. Essas hastes engrossam e produzem vários tubérculos próximos à superfície do solo. O número de tubérculos depende da umidade e nutrientes disponíveis no solo. Os tubérculos podem variar em forma e tamanho.

A propósito, a batata foi o primeiro vegetal cultivado no espaço. Em colaboração entre a NASA e a Universidade de Wisconsin, as batatas de semente foram cultivadas no espaço pela primeira vez em 1995 a bordo do ônibus espacial Columbia.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X