Bananas, uma fruta tropical cheia de surpresas! O que você deve saber sobre eles?

A banana é a segunda fruta mais vendida no mundo.

Por que eles são tão populares?

Em que receitas os utiliza?

Você aprenderá tudo no artigo a seguir!

Bananas, o que são exatamente?

As bananas são frutos comestíveis de plantas do gênero Musa , das quais existem mais de 100 espécies diferentes. Embora pareçam árvores – seus “troncos” não são lenhosos. São apenas cachos de caules, bananeiras não são árvores, mas ervas gigantescas.

Também pertence às primeiras plantas que foram domesticadas e propositadamente cultivadas por humanos para alimentação por volta de 10.000 aC nas selvas da Malásia. As bananas foram provavelmente cultivadas muito antes do que, por exemplo, o arroz.

Atualmente, o maior produtor de bananas é a Índia, que responde por mais de 26% da produção mundial, ao passo que dificilmente exporta sua produção e as bananas são destinadas ao consumo interno.

Embora a bananeira seja uma planta perene que pode produzir frutos por várias décadas, as bananas são frutas. Eles podem ser confundidos com ervas, mas possuem sementes e, portanto, são classificados botanicamente como bagas.

As bananas contêm sementes, e não muito pequenas. No entanto, variedades cultivadas comercialmente são geneticamente modificadas para não terem sementes.

tipos de banana

Existem mais de 1.000 subespécies, cultivares e variedades conhecidas de bananas em todo o mundo, cerca de metade das quais não são comestíveis. Para melhor orientação entre elas, as bananas passaram a ser divididas em dois grupos principais: bananas de sobremesa e bananas de cozimento.

Bananas de sobremesa ou frutas: amarelas e vermelhas

Bananas de sobremesa crescem em plantas da espécie Musa acuminata e são cultivadas em mais de 140 países. São macios, doces e utilizados principalmente para consumo cru. Portanto, eles também estão comumente disponíveis em supermercados em todo o mundo.

Cavendish é a variedade de banana de fruta amarela mais produzida no mundo. Bananas maduras têm gosto de creme de limão, enquanto as maduras têm gosto de crème brulee de caramelo. Muitas vezes são combinados com abacaxi, limão, manga, mamão, canela, baunilha, chocolate e caramelo.

Banana Cavendish Amarela
specialitiesproduce.com

As bananas vermelhas foram criadas através do cultivo natural e da seleção biológica. Eles são geralmente menores que o Cavendisch amarelo e também “mais gordinhos”. A casca dessas bananas pode ser laranja, vermelha ou até castanha. A carne é geralmente rosada e muito macia. O sabor das variedades de frutas vermelhas é extremamente doce e lembra framboesas ou mangas. Acompanha bem gengibre, curry, cardamomo, morango, mirtilo, groselha, nozes e camarão.

banana frutas vermelhas
specialitiesproduce.com

Cozinhar bananas também conhecidas como plátanos

Bananas vegetais (as chamadas bananas-da-terra) são frutos de plantas híbridas de M. acuminata e M. balbisiana . Em comparação com as bananas de sobremesa, elas são mais amiláceas e têm sabor neutro, ou seja, muito menos doces.

Em geral, eles são mais adequados para cozinhar e assar, eles são comidos crus com menos frequência. As bananas-da-terra são cultivadas em toda a Ásia, onde existem dezenas de variedades. Essas bananas também são chamadas de “bananas verdadeiras”. Eles são mais semelhantes às variedades antigas originais, não são modificados e contêm sementes de tamanhos diferentes.

Estão entre os alimentos básicos e indispensáveis das regiões tropicais, são tratados de forma semelhante à batata. É comumente cozido em combinação com curry, peixe, leite de coco, aves, soja e espinafre.

bananas plátanos
specialitiesproduce.com

Que vitaminas contêm?

As bananas são uma excelente fonte de antioxidantes dietéticos, minerais e vitaminas, incluindo potássio e vitaminas C e B6. Em comparação com outras frutas, também fornecem uma quantidade significativa de ácido málico, que ajuda a reduzir a fadiga e acelera o metabolismo.

Bananas, meio maduras
100g
ácido málico 369 mg
Cálcio 5mg
Magnésio 28 mg
Potássio 326 mg
Manganês 0,258 mg
Vitamina C 12,3 mg
Niacina 0,662 mg
Vitamina B6 0,209 mg

Por que comer banana?

A comida perfeita para os atletas – são as bananas! Eles suportam a regeneração durante e após o exercício. Eles contêm não apenas carboidratos facilmente digeríveis, mas também magnésio e potássio – os chamados eletrólitos que são perdidos do corpo através do suor. Comer uma banana pode reduzir cãibras musculares e dores que surgem após o exercício

Estudos recentes também confirmaram os efeitos das bananas na asma em pacientes pediátricos. O suco de banana reduz a intensidade do chiado e da falta de ar, especialmente após exercícios extenuantes.

Uma banana de tamanho médio (115 g) fornece até 100% da dose diária recomendada de potássio. A ingestão regular de potássio na dieta reduz o risco de doença cardíaca em até 27%.

O amido resistente contido nas bananas tem um efeito muito positivo na microflora intestinal. Atua como prebiótico, ou seja, nutre as bactérias benéficas do intestino. Comer bananas alivia muito os sintomas desagradáveis associados ao inchaço em pacientes com doença inflamatória intestinal (DII).

As bananas também contêm fibras solúveis – pectina. Alguns estudos sugerem que atua como preventivo contra o câncer de cólon. As proteínas da banana (lectinas) têm efeitos antioxidantes e impedem o crescimento de células leucêmicas. Este efeito foi comprovado especialmente em crianças, nas quais o consumo de bananas reduz o desenvolvimento de leucemia.

Quando não comer banana?

Como as bananas contêm uma grande quantidade de potássio, elas podem ser prejudiciais para pessoas que estão sendo tratadas com problemas renais. Os rins doentes não conseguem filtrar o conteúdo excessivo de potássio e liberá-lo no sangue. Um nível aumentado de potássio no sangue pode danificar o coração e causar não apenas arritmia, mas também parada cardíaca.

Bananas – calorias e valores nutricionais:

Uma banana contém cerca de 110 calorias, sendo composta principalmente por água, carboidratos e fibras. É baixo teor de gordura, não contém gordura.

Bananas verdes
100g
Bananas, muito maduras
100g
Água 75,3 g 78,3 g
valor energético 98 calorias 85 calorias
Proteínas 0,74 g 0,73 g
Gorduras 0,29 g 0,22 g
Carboidratos 23g 20g
Fibra 4,62 g 2,02 g
Açúcares 15,8 g 15,8 g
sacarose 4,18 g 2,1 g
Glicose 5,55 g 7 g
Frutose 6,09 g 6,7 g
Amido 3,66 g 0,41 g

Os carboidratos contidos nas bananas verdes são compostos principalmente de amido resistente (fibra não digerível). Isso, em combinação com a fibra solúvel, regula o apetite e retarda a digestão dos alimentos no estômago. As bananas (principalmente as menos maduras) ajudam assim a perder peso, porque saciam e reduzem a sensação de fome a longo prazo.

receitas de banana

  • Nos últimos anos, a popularidade de cafés da manhã saudáveis cresceu consideravelmente. Claro, variações de pratos tradicionais de café da manhã também estão relacionadas a isso. O favorito de todos os tempos é a receita de panqueca de banana sem farinha , que é popular em toda a sociedade, de treinadores de fitness a pais preocupados com a saúde e seus filhos.

  • Outro prato muito interessante é o pão de banana . Esta é uma versão doce da massa normal e não tem concorrência! Além de ser simples de preparar, também é incrivelmente delicioso, pois as bananas caramelizam durante o cozimento.

  • Você tem muitas bananas maduras em casa e não sabe o que fazer com elas? Experimente a receita de American Banana Muffins . Uma sobremesa saborosa e ao mesmo tempo saudável que “gosta” até das crianças!

  • Se você não tiver uma forma de muffin, não se preocupe. Inspire-se nas receitas de banana buns e experimente, por exemplo, um bolo de banana, ou mesmo um bolo – por exemplo, uma banana vegana!

  • Devido aos efeitos do suco de banana na saúde descritos acima, definitivamente não se esqueça de experimentar um smoothie de banana . É especialmente excelente como pequeno-almoço, porque graças às suas propriedades, sacia-te durante toda a manhã.

Receita de Bacon com Casca de Banana

As cascas de banana são comumente usadas (cruas e cozidas) em muitas receitas e pratos. Especialmente nos países asiáticos, são a matéria-prima básica para a preparação de rolos de caril, mas também para a produção de vinagre ou chá.

Usar cascas de banana é uma ótima maneira de não desperdiçar comida e operar o mais livre de desperdício possível. Enquanto as receitas de carne desfiada da casca de banana (para tortilhas, por exemplo) não são muito saborosas, o bacon de banana é realmente incrível! É levemente picante, crocante e ao mesmo tempo levemente mastigável – exatamente como o bacon clássico.

A matéria-prima mais importante é, obviamente, a casca de banana. Como fazer bacon de banana realmente saboroso? A regra básica e mais importante é usar bananas bem maduras, de preferência muito maduras (quanto mais marrons, melhor). Bacon de peles verdes não é comestível.

Matérias-primas:

  • cascas de 3 bananas maduras
  • 50 ml de molho de soja
  • 15 ml de xarope de ácer
  • 1 colher de chá de páprica defumada
  • 1 dente pequeno de alho
  • 20 ml de azeite ou óleo de gergelim

Método:

  1. Divida as cascas individuais em 3-4 tiras e raspe a parte interna branca. Para que apenas a pele permaneça.
  2. Em uma tigela adequada (um pouco mais longa), misture a marinada – molho de soja, xarope de bordo, páprica defumada, óleo e alho espremido).
  3. Coloque as cascas de banana na marinada, deixe marinar por pelo menos 30 minutos, mas de preferência por várias horas (durante a noite).
  4. Aqueça uma frigideira com azeite.
  5. Adicione as peles marinadas e frite em fogo médio por cerca de 5 minutos de cada lado. As peles estão prontas quando ficam douradas e começam a formar “bolinhas” como o bacon clássico.
  6. Retire da panela e deixe esfriar e escorra em papel toalha. As peles resfriadas são mais crocantes e, portanto, mais saborosas.
Bacon de banana de cascas de banana
fonte: pittsburghhearthday.org

Ao fritar, os açúcares queimam, as cascas de banana podem fumegar muito em panela quente.

Cultivo de banana

As bananeiras precisam de muita água para crescer, então os produtores comerciais precisam regá-las pelo menos três vezes ao dia. Embora possam suportar temperaturas extremamente altas, mas não por muito tempo. A temperatura ideal para o cultivo de bananas é entre
26-30°C. Por exemplo, se cair abaixo de 14°C, as bananas simplesmente param de crescer e geralmente não “se recuperam”.

Uma bananeira geralmente cresce por 6 meses antes de produzir um cacho de bananas. As bananas vão amadurecer nos próximos 2 meses.

Quando e como as bananas amadurecem?

Para consumo local, as bananas são colhidas apenas quando estão maduras (amarelas).

As bananas destinadas à exportação para o exterior são colhidas ainda verdes. Ou seja, imaturo para suportar o transporte. Assim que as bananas chegam ao seu destino, elas são tratadas com gás etileno.

O que é gás etileno?
É um gás incolor que ocorre naturalmente em frutas e vegetais. Ele atua como um regulador de crescimento, ou seja, inicia o processo de amadurecimento. Em casa, por exemplo, você pode colocar uma pêra madura em um saco com uma banana verde. Ele liberará seu gás etileno e a banana amadurecerá graças a ele.

As bananas são frutas tropicais, por isso não gostam do frio. Eles não são armazenados na geladeira, mas em temperatura ambiente, quando amadurecem ao mesmo tempo.

Bananas – fatos interessantes e outros usos

A casca de banana reduz o inchaço, é adequada como uma ajuda rápida após uma picada de inseto (semelhante a, por exemplo, cebola).

As cascas de banana podem limpar a água contaminada com metais pesados, por exemplo, da indústria nuclear. Eles são bem sucedidos em até 70%.

Graças às enzimas da banana, até mesmo uma lasca que está profundamente enraizada na pele sobe à superfície. Basta esfregar o local incriminado com a polpa ou casca de uma banana.

Mesmo a tinta não lavável pode ser removida usando uma casca de banana.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

A banana-da-terra não é uma erva daninha, mas uma erva curativa! Leia sobre seus benefícios e seus usos variados

A banana-da-terra é uma erva curativa da semente à raiz.

Neste artigo você aprenderá como é, como processá-lo e apreciá-lo fresco, seco ou em calda.

O que é banana?

Paradoxalmente, a erva pertence ao grupo das ervas daninhas abundantes em todo o mundo. A banana-da-terra pura do seu jardim não é apenas comestível, mas também nutritiva.

As folhas são ovais, ligeiramente ovais, têm nervuras paralelas que percorrem cada folha e tem pequenas flores que crescem num caule alto.

No entanto, não é apenas comestível e prontamente disponível, mas também tem sido usado na medicina tradicional há séculos.

Uma planta com flor que cresce em um prado.
Fonte: naturallivingideas.com

Quando e como coletar banana?

Procure novos brotos de banana no início da estação de crescimento. Estes têm um leve sabor semelhante ao aspargo.

Você pode até comer sementes de banana, mas colhê-las dificilmente vale o esforço, pois são muito pequenas.

Algumas pessoas comem todo o broto de sementes depois que suas flores florescem. Esses brotos com sementes podem ser consumidos crus ou levemente cozidos.

Como processar banana?

As folhas podem ser comidas inteiras em qualquer estágio de crescimento, mas suas folhas jovens são as mais saborosas.

Por exemplo, use folhas cruas como espinafre e adicione-as a saladas e sanduíches.

Você também pode usar as folhas mais velhas cruas, mas elas tendem a ser mais amargas e fibrosas.

A erva também pode ser fervida, mas é uma solução melhor para folhas mais velhas, maiores e fibrosas. Ao branquear rapidamente ou fritar brevemente, você reduz o amargor e amolece a fibra.

Você pode até branquear as folhas e depois congelá-las para usar mais tarde em sopas e molhos.

A planta seca também pode ser adicionada a produtos naturais para cuidados com a pele, incluindo protetores labiais, loções e pomadas.

Folhas secas de bananeira.
Fonte: chasdomundo.pt

O que a banana cura?

A planta não é apenas nutritiva, mas também cheia de substâncias e compostos promotores de saúde que há muito são usados por suas propriedades antimicrobianas, cicatrização de feridas e tratamento de diarréia.

A planta é rica em vitaminas A, C e K e também contém vários minerais importantes, como cálcio e ferro.

A erva reduz a inflamação. Em particular, suas folhas contêm vários compostos anti-inflamatórios que podem reduzir, por exemplo, a inflamação no fígado.

Ajuda na cicatrização de feridas e é eficaz no tratamento de úlceras nas pernas.

Promove uma melhor digestão e alivia a indigestão. Vários compostos nas sementes e folhas, especialmente o psyllium, são ingredientes muito eficazes e são usados como laxante natural. O extrato de ervas ajuda na cicatrização de úlceras estomacais.

Efeitos colaterais da banana

Suplementos dietéticos podem causar sintomas leves, como náuseas, vômitos, diarreia, inchaço e erupção cutânea em alguns casos.

Altas doses podem causar efeitos colaterais mais graves, incluindo uma reação alérgica.

Suplementos derivados de sementes de banana, como psyllium, também podem causar problemas digestivos, incluindo gases, inchaço e plenitude desconfortável.

Um extrato de uma erva que tem propriedades curativas.
Fonte: freepik.com

receitas com banana

Banana cozida no vapor – escalde brevemente as folhas em água fervente e esfrie imediatamente. Escorra, adicione algumas colheres de sopa de manteiga ou azeite à panela e jogue as folhas. Frite-os rapidamente por 1 a 2 minutos. Adicione-os aos pinhões ou pedaços de bacon.
Sopa de banana-da-terra – pique as folhas e cozinhe-as em caldo de galinha ou carne por 4 minutos. Pode adicionar outros ingredientes ao caldo, desde noodles a legumes ou mesmo pedaços de frango ou tiras de carne ou caça. (faça uma destas deliciosas receitas de caldo de galinha )
Goma Ae Japonesa – Ferva as folhas por 4 minutos em água fervente e depois coloque em água gelada. Esprema a água e misture com 2 colheres de sopa de óleo de gergelim e 2 colheres de sopa de molho de soja. Sirva frio.
Salada verde de uma erva medicinal.
Fonte: eattheinvaders.org

Receita de xarope de banana

  1. Lave as folhas, escorra e coloque em uma jarra
  2. Primeiro adicione um pouco de açúcar, depois as folhas e amasse com uma colher de pau até o fundo
  3. Repita o processo até que todo o frasco esteja cheio e selado
  4. Coloque o frasco em um local escuro por 3 meses
  5. Abra os frascos e coe o conteúdo e esprema bem
  6. Aqueça ligeiramente a calda resultante e cozinhe por 2-3 minutos
  7. Despeje a calda resultante, ainda quente, em potes esterilizados e feche bem
Extrato de banana infundido.
Fonte: sovetplus.com

A quantidade diária padrão para infusões ou chás é de cerca de 150ml, 3-4 vezes ao dia.
Na forma de pó, a quantidade varia entre 3-5 gramas por dia.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X