Saiba mais sobre este ingrediente versátil que complementa na perfeição todo o prato!
Em nosso artigo, você aprenderá como distinguir uma alcachofra fresca de uma velha, como limpá-la e prepará-la e depois prepará-la de várias maneiras diferentes!
Aproveite, por exemplo, como batatas fritas. Graças a este artigo, você aprenderá como!
O que é uma alcachofra?
Embora a alcachofra não pareça nada agradável, lembra mais um cardo, mas é um dos vegetais mais procurados e com uma gama relativamente ampla de usos.
As alcachofras exigem um pouco de esforço na preparação e no cozimento, mas fornecem um sabor sutil de nozes que complementa facilmente uma variedade de alimentos. Alcachofras são usadas para pratos principais, acompanhamentos, aperitivos e como ingrediente em molhos e molhos.

Como comprar uma boa alcachofra?
Escolha um que seja compacto e pesado para seu tamanho. Fique longe de qualquer um que seja ligeiramente roxo ou brotando. Estes são sinais de que uma alcachofra está madura demais. Muitas alcachofras têm manchas marrons nas folhas, geralmente são apenas sinais de geada e ainda são boas para comer.
Como identificar uma alcachofra fresca?
- As folhas são firmes e compactas
- As folhas rangem um pouco quando espremidas
- É pesado para o seu tamanho, o que é sinal de que tem bastante sumo e não está seco
Como reconhecer uma alcachofra estragada?
- Há um buraco no meio e as folhas estão soltas
- As pontas das folhas estão desfiadas ou murchas, o que é sinal de que estão secas
- Está leve, outro sinal de que está seco
- Parece esponjoso quando espremido

Como consumir uma alcachofra?
Coração: todo o coração é comestível
Folhas externas: as folhas não são comestíveis, exceto a polpa na parte inferior onde se juntam ao coração
Folhas internas: não possuem polpa comestível na parte inferior e, portanto, não são comestíveis
Caule: a camada externa do caule é geralmente fibrosa e dura, mas as partes internas são comestíveis e quase indistinguíveis do coração

Benefícios para a saúde da alcachofra
A alcachofra é uma planta nativa do mar Mediterrâneo. A folha, caule e raiz são usados para fazer extratos que são usados para fazer remédios.
A alcachofra também é comumente consumida como alimento. Ele contém compostos que podem reduzir náuseas, vômitos, cólicas e gases.
Esses compostos também demonstraram reduzir o colesterol e proteger o fígado e a vesícula biliar. Apoia a produção de bílis e a desintoxicação do corpo.
Também é usado para pressão alta, hepatite C, síndrome do intestino irritável e muito mais.
É recomendado após operações no sistema urinário.

Comparação de valores nutricionais em tipos selecionados de vegetais por 100 g
Um tipo de vegetal | Caloria | Maior conteúdo mineral | Maior teor de vitaminas |
Alcachofra | 197 kJ | potássio – 370 mg, sódio – 94 mg | vitamina C – 11,7 mg |
Couve-flor | 100 kJ | potássio – 299 mg, sódio – 30 mg | vitamina C – 48mg |
Brócolis | 138 kJ | potássio – 370 mg, sódio – 8 mg | vitamina C – 87mg |
Espargos | 84 kJ | potássio – 202 mg, sódio – 2 mg | vitamina C – 5,6 mg |
Repolho | 100 kJ | potássio – 170 mg, sódio – 18 mg | vitamina C – 36,6 mg |
Como preparar uma alcachofra?
Existem diferentes maneiras de cozinhar alcachofras. Cozinhar, estufar, assar e grelhar são preparações comuns.
Alcachofras inteiras são normalmente fervidas em água ou cozidas no vapor.
As folhas são retiradas da alcachofra, mergulhadas em molho ou manteiga e, em seguida, a carne da folha é consumida mordendo a parte inferior da folha e puxando-a pelos dentes.
As alcachofras baby podem ser grelhadas ou assadas. Ao contrário da alcachofra normal, toda a alcachofra baby é comestível.
Limpeza – lave cada alcachofra em água fria corrente ou mergulhe-as várias vezes em um recipiente com água para remover a sujeira de baixo das folhas. As folhas de alcachofra estão juntas e podem ser difíceis de limpar.
Preparação – corte o talo da alcachofra no talo para que fique em pé facilmente. Use uma tesoura de cozinha ou corte as pontas superiores das folhas.
Usando uma faca de cozinha resistente, corte 1/3 a 1/4 da parte superior da alcachofra. Coloque as alcachofras já cortadas em banho-maria com água e 30 ml de suco de limão ou água e 30 ml de vinagre branco. Isso ajuda a eliminar o escurecimento, que acontece rapidamente com as alcachofras. Deixe-os na água até que estejam todos prontos.

fervendo em agua
Encha uma panela grande com água suficiente para cobrir a alcachofra. Adicione 2 colheres de chá de sal e 1 colher de chá de pimenta-do-reino inteira à água.
Adicione também as raspas de 1/2 limão que você espremeu sobre a alcachofra anteriormente.
Adicione a alcachofra à água e pese (as alcachofras flutuam). Cubra a panela com uma tampa e leve ao fogo médio.
Cozinhe delicadamente por cerca de 20 minutos. A alcachofra é feita quando uma faca inserida no centro não oferece resistência, semelhante a uma batata cozida. Deixe escorrer por alguns minutos, com os pés para cima, antes de servir.

Assar
Pré-aqueça o forno a 200 graus.
Embrulhe a alcachofra preparada e temperada em duas camadas de papel alumínio grosso e feche bem. A ideia é que a alcachofra cozinhe no próprio suco.
Coloque a alcachofra na assadeira e asse por cerca de uma hora. Quando terminar, a faca deve deslizar pelo centro da alcachofra sem resistência, como uma batata assada.

cozinhar a vapor
Leve alguns centímetros de água para ferver em uma panela grande. Coloque a alcachofra em uma cesta fumegante e pendure-a sobre a água fervente.
Cubra a panela com uma tampa e reduza o fogo para médio.
Vapor por cerca de 25 minutos. A alcachofra é feita quando uma faca inserida no centro não oferece resistência, como uma batata assada.
Evite verificar muito cedo ou com muita frequência. Cada vez que você remove a tampa, o vapor e o calor escapam e devem se acumular lentamente, o que pode aumentar significativamente o tempo de cozimento.

Para que serve uma alcachofra?
Alcachofras cozidas no vapor têm três partes comestíveis: folhas, caule e coração.
Para comer as folhas, descasque-as uma a uma e raspe a polpa mole com os dentes. As folhas são deliciosas sozinhas, mas não ficam completas sem um pouco de molho. A manteiga derretida é uma escolha clássica e os molhos cremosos também são deliciosos. Experimente servi-los com nosso molho Caesar ou molho tártaro. |
Depois de comer as folhas, você fica com o coração e os caules da alcachofra em forma de xícara. Ambos são suculentos e deliciosos. Então saboreie-os com azeite, sal marinho e suco de limão ou mergulhe-os no molho que você serviu com as folhas. |
Alcachofras cozidas no vapor são uma ótima entrada para receitas de primavera como este tagliatelle com abobrinha e pancetta , macarrão com pesto ou este espaguete Aglio e Olio . |
Alcachofras são um ótimo acompanhamento. Acompanhe-os com sopa de espargos ou com qualquer carne que goste. |

Como armazenar alcachofras?
Enrole cada alcachofra em uma toalha de papel para absorver o excesso de umidade. Em seguida, guarde-os em um recipiente hermético na geladeira. Eles devem durar cerca de uma semana.
Ou armazene as alcachofras em um saco plástico, borrife-as levemente com água e coloque-as no freezer.