A abobrinha é uma cultura cada vez mais popular para crescer em jardins. O que ele pode oferecer e como processá-lo?

A abobrinha ultrapassou até mesmo o pepino para salada em popularidade nos últimos anos.

É cultivada em quase todos os jardins e dá frutos em incrível abundância.

O que os autocultivadores devem observar?

Como processar a colheita de abobrinha?

Uma grande coleção de informações e dicas úteis. Tudo em um só lugar!

O que é abobrinha? Frutas ou vegetais?

Semelhante aos melões ou abóboras, as abobrinhas também pertencem às abóboras ( Cucurbita pepo ). No entanto, as abóboras são classificadas como abóboras de inverno – são colhidas apenas quando estão maduras e com uma crosta dura. Por outro lado, as abobrinhas são abóboras de verão e são colhidas na fase jovem e imatura, ou seja, enquanto têm pele macia e comestível.

A abobrinha é classificada como uma baga. Talvez por esse motivo, eles são geralmente (e erroneamente) chamados de bagas falsas e os chamados vegetais de frutas. Embora as abobrinhas sejam comumente usadas mais como vegetais, botanicamente elas são na verdade frutas – elas se desenvolvem a partir de flores e contêm sementes.

As abóboras foram cultivadas há 7.000 anos, mas a abobrinha moderna só foi criada a partir delas no final do século XIX. Em seguida, experimentou o sucesso do consumidor nos anos posteriores (por volta de 1930).

Benefícios para a saúde da abobrinha

A abobrinha é rica em vitaminas, minerais e outras substâncias que promovem a saúde. Por exemplo, contém grande quantidade de potássio e vitamina C. Também é uma boa fonte de luteína e zeaxantina, nutrientes importantes para a saúde ocular – seu efeito é comparável à vitamina A e ao beta-caroteno.

Teor de vitaminas e minerais em 100 g de abobrinha crua:

abobrinha crua
100g
ingestão diária recomendada
Fibra 1 g 3%
Cálcio 16 mg 1,6%
Ferro 0,37 mg 3,7%
Magnésio 18 mg 5%
Fósforo 38 mg 5%
Potássio 261 mg 70%
Vitamina C 17,9 mg 18%
Niacina (vitamina B3) 0,451 mg 4%
Vitamina B6 0,163 mg 12%
colina 9,5 mg 2%
Luteína + zeaxantina 2.120 μg 23%

De acordo com os estudos mais recentes, são os antioxidantes mencionados (luteína e zeaxantina) que reduzem o risco de doenças ou danos à visão. E principalmente aquelas que normalmente estão relacionadas à idade e ao envelhecimento. Uma dieta que inclui alimentos ricos em luteína e zeaxantina previne até a catarata.

A abobrinha também ajuda a estabilizar o açúcar no sangue. Evita um aumento acentuado do açúcar no sangue após uma refeição. A casca da abobrinha, que contém muito mais antioxidantes do que a carne, é uma prevenção eficaz do diabetes. Portanto, geralmente é recomendado não descascar a abobrinha e comê-la com a casca.

Quando a abobrinha é venenosa?

A abobrinha selvagem pode ser tóxica para os humanos porque contém cucurbitacinas – toxinas extremamente amargas. Estes causam problemas digestivos ou sintomas de intoxicação leve:

  • vômito
  • diarréia
  • dor forte no abdômen
  • tonturas e desmaios

As variedades comerciais são criadas para não conter toxinas, portanto, são totalmente seguras para consumo. No entanto, os produtores que cultivam abobrinha em casa devem ter um cuidado especial. Geralmente acontece que abobrinhas tóxicas não comestíveis crescem de uma variedade comestível cultivada. A polinização por cabaças silvestres ou ornamentais é um problema. As abobrinhas comestíveis fertilizadas dessa maneira podem começar a produzir muito mais cucurbitacinas e, assim, tornar-se tóxicas.

É possível saber que a abobrinha da horta é tóxica? Sim, abobrinhas venenosas são anormalmente amargas.

Abobrinha, serve para emagrecer?

A abobrinha é um alimento muito valorizado, principalmente pelo seu baixo teor calórico e alto teor de nutrientes essenciais. A abobrinha contém uma quantidade mínima de carboidratos, por isso é um ótimo substituto para macarrão ou arroz em todas as dietas com pouco carboidrato.

Também é composto principalmente de água (95%) e, portanto, induz uma sensação de saciedade a longo prazo. A abobrinha, assim como outros vegetais sem amido, é altamente recomendada para qualquer perda de peso.

Valores nutricionais de uma abobrinha

abobrinha crua
1 pedaço médio (196g)
Água 186g
valor energético 33 kcal
Proteínas 2,37 g
Gorduras 0,62 g
Carboidratos 6,1 g
Fibra 1,96 g
Açúcares 4,9 g

Abobrinha é igual a pepino?

Principalmente entre os cozinheiros novatos, é bastante comum confundir abobrinha com pepino. E não é de admirar, eles realmente parecem exatamente iguais à primeira vista. Quais são as diferenças entre eles?

Abobrinha verde:

  • geralmente é tratado termicamente
  • a pele dela é seca
  • é muito sólido, duro
  • vai amolecer durante o cozimento

Salada de pepino:

  • é servido bastante cru
  • a pele dela está mais molhada
  • é macio ao toque
  • mantém uma ligeira crocância durante a cozedura

Teor de vitaminas – comparação entre pepino e abobrinha

A abobrinha é mais nutritiva porque fornece muito mais substâncias que promovem a saúde. Comparado ao pepino, contém mais vitaminas do complexo B. Também possui um teor 6 vezes maior de vitamina C e é uma fonte maior de potássio e ferro.

abobrinha crua
1 pedaço médio (196g)
pepino cru
1 pedaço médio (196g)
Cálcio 31,4 mg 30,6 mg
Ferro 0,725 mg 0,548 mg
Potássio 512 mg 287 mg
Vitamina C 35,1 mg 5,4 mg
Vitamina B6 0,319 mg 0,078 mg
Vitamina B3 0,884 mg 0,192 mg

tipos de abobrinha

A abobrinha comum tende a ser de cor verde, clara ou escura. No entanto, também existem variedades amarelas, alaranjadas ou até pretas. A abobrinha clássica que você conhece das lojas e jardins cresce até uma forma alongada e um tamanho de 18 a 30 cm. Como indicado acima, nem todas as variedades de abobrinha são iguais. Então você também pode encontrar uma abobrinha pequena e redonda que se parece com uma maçã.

Abobrinha verde

A abobrinha mais cultivada e difundida de todos os tempos. Eles são cultivados durante todo o ano para que estejam disponíveis nos supermercados mesmo no inverno.

A abobrinha verde tem uma polpa branca cremosa que contém sementes pequenas, delicadas e comestíveis. Seu sabor é mastigável, esponjoso com um toque de noz. É mais frequentemente combinado com tomate, alho, milho, berinjela, salsa, manjericão, orégano, azeite e óleo de arroz, ovos, ricota, mussarela, parmesão, aves simples e assadas.

Abobrinha verde em um fundo branco
fonte: specialproduce.com

Golden aka abobrinha amarela

Como o nome sugere, essas abobrinhas têm uma casca amarela dourada. Variedades dessa cor foram cultivadas por pouco tempo, aparecendo pela primeira vez no mercado comercial em 1973.

A abobrinha amarela não tem um gosto muito diferente da abobrinha verde, é apenas um pouco mais doce. Excelente com tomate, alho, pimentos, tomilho, orégãos, nozes e pinhões, queijo feta, borrego, porco e aves.

Abobrinha amarela e dourada sobre um fundo branco
fonte: specialproduce.com

abobrinha listrada

Essas abobrinhas distintas vêm da Itália, onde têm uma longa história e são muito populares. São inconfundíveis, caracterizados por listras brilhantes ao longo de todo o seu comprimento.

A abobrinha listrada é muito parecida com a amarela, também é mais doce que a clássica variedade verde. No entanto, é popular principalmente por sua pele específica, que ilumina qualquer prato sem graça. Fica ótimo em combinação com vinagre, açúcar de cana, cebola, alho, endro, azeite, curry, pimenta, camarão e atum.

Abobrinha verde listrada em um fundo branco
fonte: specialproduce.com

Qual é a maneira mais saudável de comer abobrinha?

Abobrinha são comumente disponíveis em supermercados, frescos e refrigerados ou congelados. Semelhante à maioria dos vegetais e frutas – a abobrinha crua é a mais saudável. Portanto, a melhor forma de consumir a abobrinha é comê-la fresca e crua.

Uma ótima opção é a massa de abobrinha crua, ou zoodles. É abobrinha cortada em tiras finas que parecem espaguete ou macarrão. Você também pode comprá-los na loja ou fazê-los em casa; de forma simples e sem adição de conservantes.

Macarrão de abobrinha – como fazer e preparar?

Macarrão de abobrinha é uma excelente base para receitas dietéticas e sem glúten. Se ainda não experimentou, não hesite! E como fazer espaguete de abobrinha?

Usando um descascador de juliana . Este descascador de legumes é um ajudante de cozinha muito popular. É pequeno, compacto e adequado para preparar tiras delicadas de qualquer vegetal. Os descascadores julienne de alta qualidade são feitos de aço inoxidável sólido, de modo que até vegetais muito duros podem ser cortados com eles.

Descascador Julienne e espaguete de abobrinha crua
fonte: downshiftology.com

Você também pode fazer macarrão usando um espiralizador manual . Este último é um utensílio de cozinha relativamente novo, mas sua popularidade está aumentando consideravelmente por ser extremamente versátil. Você pode usá-lo para cortar rodelas de cebola, mas também repolho para salada de repolho ou maçãs para strudel. O macarrão espiralizador é encaracolado, torcido e, portanto, muito mais semelhante ao espaguete clássico.

Macarrão de abobrinha e espiralizador de mão
fonte: downshiftology.com

Macarrão de abobrinha é melhor deixado cru, pois fica crocante al dente. Deve ser lembrado que a abobrinha está cheia de água. Portanto, macarrão fraco será cozido imediatamente, geralmente em um único minuto.

A regra básica para preparar macarrão de abobrinha quente é: apenas reaquecer, não ferver .

  • basta misturá-los com um molho quente para aquecê-los o suficiente
  • eles podem ser aquecidos em forno de microondas, mas apenas por meio minuto a 700 W
  • você pode fritá-los em uma panela quente com azeite, idealmente um minuto no máximo dois

Em quais pratos devo adicioná-los? Como saboreá-los? O que cozinhar com eles? Confira as melhores receitas de espaguete de abobrinha e experimente ótimas alternativas saudáveis, você não vai saber a diferença das massas clássicas!

Cozinhar com abobrinha

Se você não gosta de abobrinha crua, é claro que também pode cozinhá-la. Em termos de valores nutricionais, a abobrinha cozida é muito semelhante à abobrinha crua. Cozido, porém, contém um pouco menos de vitaminas, principalmente a vitamina C, que desaparece durante o cozimento.

Comparação de valores nutricionais de abobrinha crua e cozida:

abobrinha crua
100g
abobrinha cozida
100g
valor energético 17 calorias 15 calorias
Proteínas 1,21 g 1,14 g
Carboidratos 3,11 g 2,69 g
Fibra 1 g 1 g
Vitamina C 17,9 mg 12,9 mg

receitas de abobrinha

  • Quer você plante ou compre abobrinha, não hesite em usá-la também em pratos doces! Dê uma olhada nas receitas de pãezinhos de abobrinha , você ficará surpreso com o que pode ser assado com uma abobrinha comum. Por exemplo, definitivamente vale a pena experimentar o pão de gengibre de abobrinha.

  • A abobrinha assada é um dos pratos mais populares de todos os tempos. Pode ser assada de talvez uma centena de maneiras, inspire-se nasreceitas de abobrinha assada e experimente, por exemplo, abobrinha assada com carne moída ou batata assada em combinação com abobrinha e cebolinha.

  • Uma versão sem carne de almôndegas? São panquecas de abobrinha , populares não só entre os vegetarianos, mas também entre os carnívoros. Panquecas assadas no forno são um ótimo (e principalmente leve) substituto para batatas fritas gordurosas e pesadas.

  • Verão, churrascos, festas e temporada de abobrinha. Claro, você pode grelhar abobrinha, mas também pode usá-la para fazer uma pasta saudável e saborosa para canapés e sanduíches. As receitas de pasta de abobrinha são simples, rápidas, novas e frescas! Você e seus convidados ficarão encantados.

  • É amante de sopas e não imagina almoçar sem elas? Boas notícias – você também pode fazer sopa de abobrinha. Você pode experimentar os cremosos, mas também os não tradicionais com gengibre ou agrião, conheça todos – receitas de primeira para sopas de abobrinha .

Cultivo de abobrinha

A abobrinha prospera em um clima ameno, então cultivá-la na República Tcheca é muito fácil. O ideal é que sejam plantadas em um local onde tenham bastante espaço e pelo menos seis horas de sol por dia.

Eles são populares entre os jardineiros porque produzem em abundância (em média 20 abobrinhas em uma temporada). Durante o crescimento, no entanto, a abobrinha deve ser colhida continuamente, pois a planta não produzirá mais de 6 frutos por vez.

Você conhece isso…?
Em 2010, a abobrinha se tornou o centro das atenções globais depois que uma mulher de Montana usou uma abobrinha de 20 cm para expulsar um urso de 91 kg de seu jardim, que acabara de atacar seu cachorro.

Milan & Ondra

Somos fãs de boa comida e gostamos de cozinhar. Neste site, queremos inspirá-lo com receitas tradicionais, mas também menos comuns. Ficaremos felizes se você experimentar nossas receitas e nos contar se gostou delas. Bom apetite! :)

X